Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Jacke.Mery 14/06/2021

Chorei horrores...
Ñ tenho certeza se digo q ñ gostei ou se gostei desse livro.
Pq diria q ñ gostei?
O começo é extremamente cansativo, eu ñ gostava de nenhum personagem e ficava achando q estava perdendo tempo lendo ele.
Pq posso dizer q gostei?
A partir do Cap.25 a estória começa a tocar seu coração de forma absurda. Relatos de como uma mãe forte precisou agir p cuidar e proteger seus filhos durante uma guerra. E o final fecha com chave de ouro.

Cintia.Manfrin 12/06/2021

O melhor livro
O amor que muda a vida é contado nesta história de uma maneira tão sensível... a história de amor de uma mãe para com seus filhos.

Lorayne.Stinguel 10/06/2021

Uma mistura de romance, guerra, frio, conflitos familiares? não é um livro fácil para quem tem coração mole, mas é surpreendente e maravilhoso.
MaluSophia 10/06/2021minha estante
maravilhoso
amo essa escritora

Eloysa 01/06/2021

Winter Garden!??
Palavras? Me faltam!
Particularmente, não curto livros de guerra... Mas Jardim de Inverno se tornou um de meus livros favoritos...
Com uma narrativa simples e gostosa (Sim! Essa é a palavra! O livro é gostoso de ler!)... Sempre com tom de mistério e esperança!
Se um dia odiei Anya Whitson, foi a muito tempo, pois hoje eu a amo!
Que história! De vida, esperança, superação, medo! E aquele plot twist no fim foi TUDO!
Emocionante e perfeitoo! Nunca mais verei o inverno do mesmo jeito!
??

Cris 01/06/2021

Reconhecimento e empatia.
Nesse livro, é muito visível e destacado o lado feio de cada pessoa, menos do pai que desde o começo foi a pessoa que tentou de todas as formas unir a família. Meredith sentiu na pele a rejeição da mãe e isso ocasionou o desastre de sua vida até aqui, Nina por outro lado não sentia nada, nem empatia e nem carinho. Só respeito, por isso suas fugas para lugares longes e desenvolveu também medo de relacionamentos.

Os sentimentos dessas três mulheres representados por uma falta terrível de informações. A falta de diálogo ocasionou muitas tristezas, que poderiam apenas com uma conversa poderiam resolver todos as dificuldades e os impasses. Pois descobrir o que realmente aconteceu com sua mãe poderia de fato abalar as estruturas em torno delas, trazer compreensão e o mais importante, empatia por tudo.

Não imaginava uma reviravolta assim, juro que meus sentimentos por essa mãe eram os piores possíveis. Não havia sentido ela ser tão desprovida de ações e emoções com relação a suas filhas, mas vou dizer: compreendi seus receios, mas não perdoei a falta de carinho e atenção, que levou as meninas a não conseguirem seguir em frente em algumas áreas de suas vidas.

Uma história dramática que nos revela várias facetas de uma guerra onde várias pessoas morreram lutando ou definhando de fome, se esforçando ao trabalho árduo pelos seus familiares, deixando-se serem humilhados por aqueles que deveriam os proteger e muitas vezes pensando se vão sobreviver até o dia seguinte.

O final foi surpreendente de todas as maneiras, se tem uma forma mais bonita de trazer ao seu coração paz, amor e redenção, esse foi perfeito e revelou que tudo estava interligado de alguma maneira, ter algum sentido a sua vida nos transforma em pessoas melhores.

Esse livro nos faz refletir sobre a segunda guerra que aconteceu em Leningrado (um cerco militar pelas tropas da Alemanha nazista), um lugar frio e distante, que me emocionou e revoltou em saber como as pessoas neste lugar eram tratadas, de maneiras que deixou muitas marcas e cicatrizes.

Ingrid06 29/05/2021

Quantas cicatrizes uma guerra pode deixar no coração de uma mãe?

Busca mostrar um toque de esperança e amor.

Marcos.André 28/05/2021

Este livro me levou três meses para terminar graças a narrativa densa da Kristin Hannah, mas a história em si é interessante e até emocionante quando as peças do quebra-cabeças começa a se encaixar.

Martha 24/05/2021

Um livro de emoções fortes
Eu comprei o livro pela capa. Na verdade pela frase da capa e demorei muito para começar a leitura apesar das várias indicações.

Estou impactada com a historia... os relatos de quem já leu me prepararam para o pior, então já fui com a expectativa de ler muito sofrimento. E vamos combinar que uma relação familiar ruim que tem uma guerra como pano de fundo, o sofrimento dos personagens ja é esperado. Mas não esperei por nada que encontrei no livro.

Eu costumo dizer que cada ficção histórica que leio me trás um cenário que eu não imaginava da guerra... e esse fez isso com louvor. Doeu na alma. A fome, o frio, a solidão, o medo.

Ao contrario da maioria, eu não fiquei com ranço da mãe de cara pelo comportamento dela. As filhas estavam tão cagadas por toda aquela frieza que eu me perguntei se teria ?volta? naquela relação e no dia a dia delas.

Que livro bem amarrado.... que livro forte! Eu não imaginava o desfecho. Nenhum deles. (mas eu senti um paragrafo antes do grande final, o que ia acontecer rs)

5 Estrelas, favoritado, quero outros livro da autora. rsrsrs

Amanda 23/05/2021

Nossa, terminei esse livro já tem uns dias mas esqueci de vir aqui marcar.
De início eu achei a leitura bem arrastada, mas gente quando a história começa a se desenvolver é uma emoção atrás da outra. Não consegui parar de chorar até terminar e por mais que a história do livro seja ficção, sabemos que isso aconteceu com milhares de pessoas, o que torna tudo mais deprimente.
Ana Carolina 23/05/2021minha estante
Nossa, esse livro acabou comigo. Chorei horrores de madrugada ?

Let 18/05/2021

um novo jeito de se ver o inverno
O quanto esse livro merecia mais reconhecimento é indescritível. Uma história entre uma mãe e duas filhas rejeitadas por esta. Sem nunca saber o porque de serem tão descartaras por sua mãe, as irmãs Meredith e Nina se veem em uma situação em que precisam tomar conta dela e descobrem coisas inacreditáveis sobre seu passado. A descoberta das dificuldades enfrentadas pela sua mãe surpreende e torna elas algo próximo de uma ou até mesmo pode se dizer, uma família, emocionando e dando ao inverno um significado completamente diferente e profundo.

Van Siqueira 15/05/2021

[RESENHA] Jardim de Inverno de Kristin Hannah
Meredith e Nina são duas irmãs com vidas completamente diferentes. As únicas coisas em comum que elas possuem é um pai extremamente amoroso e dedicado e uma mãe muito fria e distante.

Mere é extremamente dedicada á sua família, por anos ela deixou suas vontades e desejos de lado para atender aos anseios de suas filhas. Colocou seus sonhos em segundo plano para que os sonhos dos outros não morresse.

Por outro lado temos Nina, que é um espírito livre. Fotógrafa renomada, saiu pelo mundo fotografando as mais diversas situações. Esteve em meio a guerra, confrontos, frente a frente com a fome, e utilizou de sua sensibilidade para capturar a essência das coisas e colocá-las em fotos.

Por anos, Nina e Mere foram distantes de sua mãe, Anya. O relacionamento delas nunca foi caloroso e tampouco afetuoso. Amor é uma palavra reservada somente para o pai delas, Evan.

Mas em seu leito de morte, Evan pede que suas filhas e sua esposa se unam e se conheçam. Ele pede que elas se permitam uma aproximação, cuidem umas das outras e se abram para escutar Anya.

Depois de todos esses anos, é difícil se aproximar de alguém que não quer se abrir, que quer ficar só. Mas Nina e sua persistência inabalável começam a cavar fundo nas memórias de Anya e o que vem á tona muda tudo o que elas sabem e pensam sobre a mãe.

Esse livro é o mais triste que eu li nos últimos tempos. Do começo ao fim precisamos lidar com sofrimento. Temos Nina precisando lidar com essa sua ânsia de não criar raízes. Temos Meredith que sofre com uma crise em seu casamento e uma crise de identidade. E temos Anya que esconde uma verdade sobre si que só de ser citada tem o poder de arrasar seu coração.

A jornada de descobrimento dessas três mulheres é incrível. Acompanhar a narração do conto de fadas de Anya nos deixa exatamente como Mere e Nina, buscando respostas para tudo. Cada parte da história traz uma reflexão as duas filhas e faz com que elas abram os olhos, mas principalmente o coração para o porque sua mãe é como é.

Um drama comovente, que me arrancou lágrimas e me deixou com o coração pesado e triste. Saber que muita gente sofreu como Anya é de deixar qualquer um deprimido. Uma triste realidade retratada nessa linda história.

villalobo 15/05/2021

Que dor no peito...
No começo desse livro eu achei que ia odiar, porque a história demora a desenvolver, mas nós entendemos como o jeito da mãe interfere nas filhas e a história vai te envolvendo.
A dor é tão grande de ler esse livro de se imaginar na situação de Vera, já li muitos livros sobre a guerra, mas esse foi tão detalhado que doeu na minha alma.
Esse livro é sobre amar, porque o amor é tão forte que nenhuma guerra conseguiu para-lo. Em meio ao frio a coisa mais quente era o coração de Vera.

Renata.Santos 13/05/2021

Leitura leve e fluída, mas a história é previsível
Kristen Hannah tem um dom de escrever de uma forma tão simples e leve que te leva nos embalos até mesmo de uma história mediana como a narrativa de o Jardim de Inverno.
A história se passa em uma família formada pela mãe, Anya, que esconde um passado sofrido, que reflete na forma como trata suas filhas, Meridith e Nina, de personalidades completamente antagônicas, mas que sofrem do mesmo mal: a não demonstração de amor por parte da mãe.
Toda a narrativa busca desvendar o motivo da frieza e seriedade com que Anya trata as filhas, o que leva a história para um caminho bem óbvio de que descobrir o passado da mãe é a chave para todos os problemas.
Apesar de a história de vida de Anya se mostrar realmente surpreendente, a resolução de problemas de toda uma vida sofridos por Meridith e Nina são diminuídos de forma quase que instantânea pelo mero conhecimento do que aconteceu.
O final da narrativa é feito de forma tão corrida e sem muitos suspenses que parece final de filme pré adolescente, em que tudo em que é óbvio se encaixa.
Esperava mais do livro por já conhecer outras obras da autora, mas, no geral, Jardim de Inverno é um livro água com açúcar que vale a leitura!

Alais Tauana 08/05/2021

E esse final? ?? Ganhei nos dias das mães, e o presente não poderia ter sido melhor. Que história ??

Larissa 22/04/2021

Mais um livro do jeito que adoro!!! Envolvendo fatos históricos reais, eu pesquisei, é um toque de romance! História envolvente e que nos instiga a ir mais fundo no que ocorreu na realidade.