Polaris - o Norte

Polaris - o Norte Lu Piras

Resenhas - Polaris - o Norte

Daniele Nhasser 11/07/2014

Polaris - o Norte
"O que está determinado no destino, afinal? O que é traçado por nós e o que não é? O que eu acredito de tudo o que aprendi é que o texto da história até pode estar escrito, mas as pontuações e todos os sinais, inclusive os pontos finais, quem decide somos nós."

"Polaris - o Norte" é o segundo livro da série "Equinócio" da talentosíssima e fofíssima Lu Piras. Você pode saber mais sobre o primeiro livro no blog oficial da série.

Comprei esse livro ano passado diretamente com a diva por meados de setembro, quando ele foi lançado. Porém, com a grande fila de livros para serem lidos, e dois projetos que eu estava focada em terminar, e pelo dia ter apenas 24 horas sendo que uma boa parte dela, passo dormindo...
Polaris, estava guardadinho para ser lido no momento certo.
E o momento chegou, e chegou tão calmo que pude reler o primeiro livro Equinócio- a Primavera e me apaixonar novamente pelos personagens e mergulhar de cabeça no segundo livro, com aquele coração acelerado por conhecer novas peripécias de Clara e CIA.
Como o primeiro livro Lu Piras, nos apresenta um texto inteligente, envolvendo experiências e avanços da medicina, astronomia, símbolos, poesias, lendas e cenários diversificados.
Grande maioria dos personagens que apareceram pouco no primeiro livro, fizeram total diferença no segundo, onde seus segredos foram revelados, suas personalidades e encantos explorados, e roubando sua atenção até bem mais que os próprios protagonistas.
O bacana da escrita da Lu Piras, que por mais que a personagem Clara, viva numa loucura, namorando um anjo, sendo ameaçada por um demônio, descobrindo que é guardiã de algo sagrado, isso não é estendido ao extremo tornando a escrita cansativa. Não é aquela enxurrada de informações que nem nos dá tempo de ingerir tudo o que lemos.
Entre um grande acontecimento e outro, a Lu consegue escrever cenas do cotidiano até bem simples onde nos faz refrescar a memória de quem é Clara, uma jovem normal estudante, filha, irmã e amiga. E essas cenas são bem controladas, não é enrolação, são breves porém suficientes para desacelerar nosso coração e nos preparar para o próximo capítulo.

"No fim das contas estamos todos, anjos e humanos, no mesmo barco. Os seres humanos não estão sozinhos na busca pela perfeição do caráter e do espírito. No entanto, não deixamos de ser suscetíveis do que os anjos, pois estamos num nível inferior de espiritualidade."

O ruim é que o terceiro livro ainda não foi lançado, e eu quero saber a razão de Nate, ter feito o que fez na última página.
Uma leitura imperdível para você que gosta de uma viagem repleta de mistérios, ação, bom humor, romance e que foge totalmente dos clichês.

Mari Scotti 06/11/2013

Polaris!
Estou à meia hora olhando a página em branco, pensando como começar essa resenha e continuo sem a mínima idéia! Haha. O livro é bom demais para explicar.

Polaris nos apresenta uma Clara mais confusa do que nunca! Ama o Nate, mas alguns acontecimentos a deixa insegura sobre a decisão de que ele deve realmente cair para ficar com ela. Nesta série os anjos, ao cair, tornam-se humanos, envelhecem... Tudo bonitinho. E eles possuem o livre arbítrio.
Ela descobre que a alma de Lea está nela e que ambas possuem um destino em comum: são as guardiãs terrestres de documentos apócrifos que contem revelações bombásticas!
O Nate também se apresenta confuso e mais teimoso. Enquanto a Clara busca soluções para os problemas de ambos, ele parece alheio, perdido em pensamentos, indeciso e essa indecisão nos angustia!
Ambos vivem seus conflitos e cometem o erro de não compartilharem isto, causando um redemoinho de emoções e acontecimentos que culminam em um final trágico. Ao menos para mim que já começo a imaginar o que virá no terceiro livro!
A história além de tratar do romance, é recheada de informações sobre pergaminhos sagrados, citações bíblicas relevantes, lembretes do fim do mundo que para quem conhece a Bíblia e as profecias do livro do Apocalipse, aumenta a ansiedade na leitura.
Conhecemos mais sobre os nefilins, confesso que fiquei confusa referente a eles, do porque alguns são bons e outros maus, pois não entendi bem a diferença entre os Grigori e os anjos bons ou é ao contrário? Não me recordo desta informação no primeiro livro e talvez por isso esteja confuso, pois o tempo entre uma leitura e outra foi grande, deixando certos detalhes no esquecimento.
Mas apesar disto, me encantei pelos nefilins e foi impossível não comparar com a minha série, pois em Insônia tudo é muito mais simples e em Polaris eles ganham dimensões enormes, que me encantaram profundamente!
O Jonas que antes eu não gostava, me conquistou. Se não fosse o Nate eu torceria para ele e a Clara ficar juntos.
Não posso contar muito para não soltar spoilers, mas repito o que comentei na primeira resenha: A escrita da Lu é impecável! Se não leu, corre! Está perdendo tempo.

Só desejo desesperadamente estar errada quanto as minhas teorias para o terceiro livro e espero que a dona Clara não cometa burrices por culpa do nosso amado Nate!
Estou revoltada com o anjo, oh homem burro!

Beijos

Mari Scotti