O Preço da Vitória

O Preço da Vitória Harlan Coben

Resenhas - O Preço da Vitória

Douglas 10/11/2013

O Preço da Vitória
"O Preço da Vitória" é o primeiro livro que eu leio do Harlan Coben.
Ouvi falar do autor há pouco tempo aqui no Skoob.
Vi este livro no supermercado há algum tempo atrás e resolvi comprar.
Na capa diz que o autor já vendeu mais de 50 milhões de livros pelo mundo. Para vender assim, eu concluí, as histórias dele devem ser boas.

Quando li na biografia do autor que ele era conhecido como "O mestre das noites em claro". logo pensei: "Bobagem, isso pode ser marketing para mascarar a pouca qualidade das histórias".

E aí eu comecei a ler o livro.
Se você chegou aqui é porque já conhece a sinopse, então vou poupar você de ler a sinopse novamente.

Comecei a leitura durante a noite e chegando a hora de ir dormir, minha vontade era de não dormir naquela noite, de ficar lendo a noite toda para chegar ao final, tendo em vista que este é um livro curto (256 pág.).
Então esta minha atitude confirmou que, realmente, Harlan Coben é "O mestre das noites em claro". Mas, com muito esforço deixei o livro para ler no outro dia.

E quanto mais eu lia, mais tempo eu queria dedicar à leitura deste livro.
E aí me surgiu uma questão: "O que faz este livro tão bom?"
Sim, porque histórias de detetives investigando sequestros, ou detetives investigando criminosos é uma história "manjada". Já foi escrita por muitos autores a ponto de já ter cansado muitos leitores.
Então, qual é o diferencial deste livro?
Depois de pensar um pouco, a única resposta foi: SIMPLICIDADE!
Myron Bolitar (o personagem principal) é MUITO diferente dos outros "heróis" de outros livros. Ele NÃO é um herói "inatingível" e NÃO tem uma inteligência "sobre-humana". Ele é um cara comum, como qualquer pessoa. Eu e você somos iguais ao Myron Bolitar, afinal ele é um cara apresentado como tendo virtudes, defeitos, questionamentos, incertezas, ou seja, como qualquer pessoa comum.
Os demais personagens também seguem a mesma linha. São apenas "pessoas normais".
E é aí o diferencial do Harlan Coben. O leitor se identifica com os personagens. E esta é a receita para um livro fazer sucesso. Quando o leitor não se identifica com nenhum personagem, ele não gosta do livro. Mas quando este leitor acaba se vendo em algum personagem, ai o leitor não tem vontade de parar de ler.

A história em si não tem nada de "novo". Sequestros e investigações são retratados em muitos outros livros, mas, pelos motivos já citados, este livro é "especial".
Uma leitura muito gostosa e um ritmo perfeito.

Por fim, o final é SURPREENDENTE!.. Não há adjetivo melhor para descrever o final.

Conclusão sobre o livro: um LIVRAÇO!.
Li, gostei e recomendo.
Porém, devo mencionar que este é um livro destinado a adultos. A linguagem do livro não é própria para crianças, portanto, não recomendaria este livro como presente a uma criança.
Outra dica: leia este livro em um final de semana, ou em feriado, ou em um dia que você possa reservar várias horas de leitura, pois este livro prende.
Vale a pena dar uma conferida.

Um abraço e meu respeito a todos.
Gabi 15/07/2015minha estante
Gostei da sua resenha mais que sincera, ao invés de fazer como tantos outros que contam a história do livro aqui ao invés (desculpa a redundância) de demonstrar o que aprenderam ou sentiram com o livro. Eu já acompanho Harlan a um bom tempo, já li os 4 primeiros do Myron Bolitar em série e li uns 4 livros "standalone" (solos) do Harlan e ele é intenso, mas simplista na forma de escrever, é direto nas palavras e na agilidade das tramas, mas com personagens humanos, como vc disse, que podem ser nós mesmos, nossos amigos, nossos vizinhos. Mas com Myron, Win e Esperanza, temos toques de Sherlock Holmes com níveis de ação (lutas, tiros, reviravoltas) e tudo muito moderno, mas com muito bom humor! E isso salva qualquer tema pesado: sequestros, mutilações, estelionatos, vinganças, o que for. Concordo que são livros com temáticas adultas, mas são deliciosos de se ler, atuais, com pano de fundo do Myron ser agente esportivo, mas ter tbm conhecimento de técnicas interrogativas e investigativas, com finais surpreendentes! Digo isso pq ninguém imaginava que, no caso deste livro específico, alguns elementos fossem tão importantes e decisivos no desenrolar da trama. Bom, vida longa ao Harlan e a Myron e cia! ;)

Douglas 22/08/2015minha estante
Oi, Gabi.

Obrigado por complementar a resenha.

É isso mesmo. O diferencial do autor é a simplicidade dos personagens. Já li outros livros do Harlan e concordo quando você diz que os os personagens dele podem ser nossos amigos, vizinhos ou até nós mesmos.
Estamos totalmente de acordo.

PS: Falando em sinceridade, sua foto de perfil é bem "vida loka". (To brincando) Hahahaha.

Um abraço.

Bocca 13/05/2020minha estante
Estou lendo na sequência, realmente tanto o personagem quanto os livros do Coben são cativantes.

Hellen.Perazzolo 25/11/2021minha estante
Me deu vontade até de ler ?

Dani 20/11/2022minha estante
A escrita do Harlan me conquistou de cara tambem você diz so vou ler mais um capitulo quando ja viu passaram horas kkkk

Mateus Fernandes 06/01/2023minha estante
Você disse certo, o grande diferencial de Harlan Coben é que os personagens são muito simples. O próprio Myron Bolitar encontra N dificuldades em desvendar os problemas do livro, precisa de ajuda de pessoas, deduz coisas erradas etc...

Vanessa704 21/06/2022

O preço da Vitória, livro da série do Myron Bolitar.
No quarto livro da série, Myron Bolitar recebe o desafio de encontrar o filho desaparecido do casal de golfistas Linda e Jack Coldren, em troca de agenciar suas carreiras.

Jack é o líder do Aberto dos EUA e está tendo sua grande chance de se consagrar como golfista 23 anos depois de sua maior derrota, que arruinou sua carreira no esporte. Mas o desaparecimento do seu filho pode arruinar sua chance de finalmente ganhar o Aberto e fazer com que seu maior fracasso se repita.

Assim, a fim de encontrar Chad Coldren, Bolitar se envolve com mentiras e segredos obscuros dos quais não fui capaz de imaginar, solucionando não apenas um, mas dois casos. Isso porque o sumiço de Chad está atrelado ao doloroso passado de Jack.

Harlan Coben mais um vez nos presenteia com uma trama acelerada, cheia de reviravoltas, com personagens complexos e bem construídos. O autor também revela um pouco do passado enigmático do Win, melhor amigo do Bolitar, que se recusa a ajudar no caso alegando desavenças familiares.

Sim, caros amigos leitores, os Coldrens são parentes de Win. O pai de Linda é tio do nosso engomadinho favorito.

Marcos 01/01/2023

O Alto Preço da Vitória
Por indicação da mãe de Win, Myron Bolitar se vê envolvido em um caso de sequestro do filho de um golfista famoso.

O Batman perdeu seu Robin? ou seria o contrário ?

Neste caso, Myron não pode contar com a ajuda de Win, por motivos familiares? o que deixa Myron em uma sinuca de bico.

A falta de Win no caso é um ponto baixo na história, mas não chega a comprometer. Por um lado, é bom ver Esperanza mais ativa nos casos de Myron.

Tem um belo momento de descontração entre Myron, Win e Esperanza, sem preocupações, o que demonstra o quão espontânea e forte é a amizade entre eles.

Fico feliz da primeira resenha do ano ser do Harlan Coben, apesar do King ser meu escritor favorito, Harlan foi a grande novidade literária de 2022.

Obviamente, eu recomendo a leitura!

trizisreading 29/12/2023

Até onde você iria pela sua vitória?
Há muitos anos atrás, eu já havia lido um livro do autor que achei muito bom (?Seis anos depois?), mas nada comparado a esse aqui.

No início, temos uma introdução dos acontecimentos que gerarão todas as controvérsias e mistérios a serem resolvidos no decorrer da história: O filho de dois golfistas famosos que foi sequestrado.

Myro Bolitar passa a buscar respostas para o caso, mas parece que quanto mais procura, mais complexo se torna encontrar a solução. Questões do passado, a relação do sequestrado com os pais, dentre os demais outros personagens, tudo isso me fez desconfiar de todo mundo em algum momento.

Da metade do livro para frente, não consegui mais parar, tudo acontecendo, eu precisava de respostas. Cada capítulo acaba com uma questão a ser esclarecida no próximo capítulo, ou seja, impossível parar de ler.

O final é excelente, imprevisível, muito bem estruturado. Não sei nem como alguém pode construir uma história tão cheia de detalhes e que cada detalhe está conectado. Acho que se alguém poderia cometer o crime perfeito, seria Harlan Coben, porque UAU, a composição da escrita, a linha do tempo, os detalhes, estão excelentes.

Se alguém achar algum furo na história, convido a levantar tal ponto nos comentários, pois não encontrei nenhum.

Por fim, como nem tudo é perfeito, dei 4.5 estrelinhas porque, embora o personagem seja um tanto racista e machista e tenha consciência de seus erros nisso, ele também é machista insconsciente, várias vezes encontrei uma fala machista que não era piada nem proposital para construir o personagem? mas é um livro que vale muito a pena ser lido.
Sr. Paixão 30/12/2023minha estante
Gostei da Resenha. Por um momento achei que era sobre Agatha Christie.

trizisreading 30/12/2023minha estante
de fato, ambos os autores vão incluindo detalhes que se juntam no final, porém a escrita do harlan coben é mais descontraída, além de que, algumas histórias da agatha tem muitos furos, por exemplo, "cartas na mesa"

Felipe 09/05/2023

O quarto livro da saga
Até agora foi o que eu menos gostei, porque senti um pouco de falta do Win na investigação. Mas de qualquer forma, como todos os livros do Coben você fica imerso e não consegue parar de ler.

Myron acaba entrando no mundo do Golfe e também entrando aos poucos sobre histórias familiares de Win.

É interessante e vale a pena ler para compreender algumas coisas da série.

Mi Rubin 11/05/2022

Gostei bastante.
Pra mim, o mais tocante foi a vulnerabilidade que o Win mostrou.

Ele sempre foi a razão frente à tudo. 0 que está por trás e resolve tudo. Vê-lo escolhendo suas batalhas diz muito sobre ele. Aquela vontade de guardar num potinho, só aumentou.

E me peguei julgando Myron demais por sua vibe de salvador e que sempre arrasta todo mundo pra suas ideias. Sem pensar muito em como vai afetar todo mundo.

Mais uma narrativa válida dessa série :)

Isa 30/01/2022

Como sempre favorito mais um livro do Harlan Coben, amo a escrita dele e principalmente os livros da série do Myrion Bolitar.
Esse livro me prendeu desde as primeiras páginas, pitadas de humor na hora certa, várias reviravoltas. Recomendo muito.

Wanessa_Gabriela 03/11/2022

Tô em um caso de amor
No momento eu tô maluca pelos livros de Harlan Coben. Em especial os do Myron Bolitar. Gosto demais de personagens que se repetem em livros diferentes!!

Dani Ferreira SS 27/04/2021

O favorito até agora
Livro maravilhoso!!!
Conhecer um pouco mais do Win foi perfeito, Myron continua maravilhoso, da pra ver q ele evoluiu bem do primeiro livro até agora. Esperanza continua zero defeitos.
Enfim, só amor por Myron e sua trupe ?
Jessica 28/04/2021minha estante
Da série do Myron meus livros favoritos são: O Preço da Vitória, Sem Deixar Rastros e Volta Para Casa. Win é meu amor maior haha Saudades desses dois ?

@jana450 07/06/2020

Ameeeei
Eu leio essa série com a certeza de que Myron é Ray Donovan e Win é Dexter.
Esse como os demais não nos deixou nenhuma lacuna, tudo foi esclarecido minuciosamente.

Carol 11/05/2021

Surpreendente
Definitivamente não tem como se decepcionar com Harlan Coben?

O que gostei nesse livro foi conhecer um pouco mais sobre Win, já que é um personagem tão forte e controlado, mas ao mesmo tempo tão misterioso.

E o que menos gostei foi sobre o golf, com certeza não é um esporte que eu goste e o livro não me fez mudar de ideia?

Ótima leitura, super recomendo.

Thi 22/02/2022

Myron continua com a mesma pegada para resolver os mistérios que assolam os crimes no mundo dos esportes, mas dessa vez sem ajuda de Win.

Matheus 23/05/2021

A Saga de Myron
Sem dúvida Myron é um agente esportivo, "menos" agente esportivo.

A história flui bem, sempre fechando de forma compreensiva cada trama.

As vezes pode ter um excesso de detalhes a pequenas coisas. Mas no geral é um ótimo livro.

Letícia 25/09/2021

Myron Bolitar no mundo do golfe. Nessa aventura a gente entra com o Myron nesse muninho dos milionários que possuem um passe de membro dos clubes elitistas de golfe e assim como ele, ficamos perdidos no meio de muitos termos específicos desse esporte.

Myron foi com Win para ver o campeonato, e quem sabe conseguir pescar algum novo atleta para sua empresa de representações esportivas. O que ele não poderia imaginar é que um parente do Win fosse lhe perdir ajuda com um caso de sequestro.

E pela primeira vez Myron vai ter que se virar sozinho, Win não quer envolvindo com a família, pede pro Myron deixar esse rolê pra lá, mas ele não aguenta e vai fundo na investigação.

E quando mais ele investiga, mais fica perdido. Família, vitórias, segredos o que é mais importante?

O final é emocionante e nesse livro podemos saber mais do relacionamento do Win com sua mãe.