Amargos como os frutos

Amargos como os frutos.
"As marcas da morte,
estão no meu corpo.
As marcas da culpa,
estão em tuas mãos", página 143 de Amargos como os frutos.

oliviaghetti 21/04/2022

As mais belas poesias
Como disse a colega que me indicou este livro ?Paula é uma das vozes que me ensina o amor?.
E este livro é isso.
Descobrir Ana Paula Tavares foi descobrir uma das poetas mais sensíveis e talentosas que já li!
Potência, profundidade, intensidade, ancestralidade, sexualidade? sua poesia tem tudo isso!
Amargos como os frutos se tornou meu livro de cabeceira.

pi 15/07/2020

Na Literatura Selvagem 30/12/2016

A Poesia reunida de Paula Tavares em "Amargos como os frutos"
A poesia de Paula Tavares compilada em Amargos como os frutos possui certo misticismo, inserindo o leitor nas terras longínquas do continente africano. Uma das grandes vozes femininas de seu país na literatura/poesia nos presenteia com versos minimalistas repletos de metáforas que fazem alusão aos costumes de sua nação, enaltece o panorama das paisagens africanas além de servir como crítica social ao machismo imposto às mulheres.

Gritos, dores, suor do trabalho, valorização da terra, tradições, o moderno. Tudo se mescla de maneira poética em seus versos. Não falta lírica à obra de Paula. Encontramos elementos naturais, como água, terra, árvores, frutos, sol, dunas e desertos em perfeita consonância com elementos culturais e sociais, tais como escarificação, mitos e religiosidade, histórias e estórias, ritos, pobreza, fome, sexualidade feminina reprimidas, sacralidade religiosa em rituais de iniciação da mulher. Em paradoxo, há também alguma exaltação no erotismo de suas essências, simbolismos com a menstruação e origens.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/a-poesia-reunida-de-paula-tavares-em.html