Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Renato 05/03/2020

Um dos melhores livros que li até hoje.

Deia 14/08/2023

Primeiro contato
Primeiro livro que leio do autor. Resolvi me desafiar ao ler em inglês. Achei que realmente foi desafiante no início, o ritmo foi mais lento que o meu normal, mas a leitura foi cativante.

Acho que teve um ótimo equilíbrio entre fantasia e política, na medida certa para não se perder e não ter sentido tudo o que acontece.

Há várias viradas durante a história e elas ajudam a criar um clima muito interessante e instigante.

Recomendo muito a leitura e agora partiu conhecer mais da Cosmere.

lu!za 28/10/2021

Elantris
Eu estou total e completamente fascinada, apaixonada e obsecada por esse livro.
Digo aqui com toda a tranquilidade e certeza: Brandon Sanderson é o melhor escritor de fantasia da atualidade! Isso que esse é o meu primeiro contato com ele (o primeiro de muitos).
Vou tentar não fazer uma resenha gigante mas é que cada parte disso merece ser elogiada.
O universo de Elantris é FANTÁSTICO, uma das coisas que eu mais gostei é que não fica enrolando para as coisas acontecerem. Realmente não tem como você entender tudo assim que começa a ler né mas as coisas vão acontendo e se desenrolando de um jeito tão interessantes que eu imergi na história e me sentia lá.
E é tudo tão misterioso, não só os segredos da cidade mas também o passado e a personalidade dos personagens.
E com "personagens" eu não quero dizer só os principais, tem bastante coadjuvantes e são todos importantes e bem desenvolvidos, me apeguei muito. Já sobre os 3 protagonistas só tenho uma coisa a dizer: Ícones! Raoden, o personagem mais precioso e determinado que já vi. Sarene, inteligente e sempre sabia o que queria (uma coisa muito legal que eu notei é que o autor falou muito sobre a força feminina sem toda aquela militância chata). E também tem o Hrathem que não vou falar muito sobre para não dar spoiler, mas deem uma chance a ele.
Tem briga política e essas coisas, inclusive isso é algo MUITO presente na obra, o que eu gostei mesmo estando quase sempre perdida.
Ah e última coisa, dizem que esse é um dos livros mais "fraquinhos" do Sanderson, e se essa história tão rica é considerada inferior me pergunto o que me aguarda nas outras sagas e trilogias, ansiosa.
Desculpem ter me estendido tanto, LEIAM ELANTRIS que não irão se arrepender, só me agradeçam depois. ?

"A verdade nunca será derrotada, ainda que as pessoas a esqueçam de vez em quando."

Nathalia.Ramos 13/11/2021

Perfeito em tudo que se propõe
Sério! Que livro maravilhoso!
Não costumo ler livro único pq normalmente sinto falta de vários elementos e a leitura parece muito simples. PORÉM, esse aqui foi maravilhoso.
Universo criado é incrivelmente perfeito, o autor conseguiu amarrar todos os pontos e servir uma história rica em detalhes é bem construída
Eu te amo Brandon Sanderson ??
Pedro 13/11/2021minha estante
Brandon Sanderson já disse que não será livro único. Ele pretende lançar mais dois livros.
E esse livro é realmente muito bom. Foi minha primeira experiência com o autor, antes de conhecer Mistborn.

Assis 04/09/2021

Uma longa jornada
Eis que essa história me acompanhou pelos meses mais difíceis da minha vida, sofri essa perda terrível que me desestabilizou de tal forma que perdi o ânimo até mesmo para ler, mas de tempos em tempos a vontade vinha e Elantris estava ali para me receber de volta, com sua mitologia fascinante e seus personagens fabulosos, essa história foi uma luzinha que me ajudou durante esses tempos sombrios e agora me pergunto como seguir sem ela, enfim, mais uma perda.

Bom, para além do meu depoimento, em Elantris você encontra uma boa história com uma narrativa que por vezes pode parecer densa, mas que depois fará todo sentido, prometo. Tem esses personagens absolutamente bem construídos, cada um deles com suas fraquezas e virtudes te fazem querer participar da história, tomar parte naquela briga e lutar por aquelas pessoas, ou contra algumas delas.
Essa mitologia que serve como plano de fundo tem um potencial incrível e gostaria muito que o autor explorasse isso em outros livros, conteúdo pra isso certadamente tem. Mas ao mesmo tempo amo que essa seja um volume único, com começo, meio e "fim", esse cara realmente sabe contar uma história, vou procurar ler mais coisas do autor, enfim, eu amei, é isso. Não consigo descrever o quão maravilhada estou com essa história, acabei de terminar e ainda estou um pouco entorpecida, mas amei demais
cryrachel 04/09/2021minha estante
nossa add na minha lista até

Elizabeth 18/01/2023

Elantris
O que dizer sobre esse livro?
Com plena certeza é um dos melhores livros de fantasia que já li e mesmo esperando que ele fosse tão bom quanto é, ainda assim fui bastante surpreendida conforme fui lendo. A complexidade dos personagens fez com que as revelações ao longo do livro fossem muito mais impactantes e o final do livro espetacular.

Renata_ Pandora 24/07/2023

Ótimo livro, cheio de ação, política, religiosidades, simbolismos, guerras. Um livro maravilhoso!!!

Henrique 12/07/2022

Elantris
Primeiro livro que o Brandon Sanderson escreveu confessei que gostei muito desse livro achei que ia ser uma livro mais leve por ser a primeira coisa que ele escreveu mais eu estava errado o mundo é bem construído e tem ótimos personagens com boas motivações, só não sei 5 estrelas porque achei o final meio corrido acho que caberia mais uns capítulos para finalizar mais de resto é bom livro.

Kelly Martinez 27/06/2020

Não foi tudo isso...
Esse foi meu primeiro contato com o autor Sanderson e confesso que fiquei um tantinho desapontada.
Elantris era pra ter uma pegada incrível mas, pra mim, ficou a desejar e explico: para adentrarmos em um mundo fantasioso, o autor tem que escrever uma primeira parte introdutória bem interessante. E aqui não foi o caso. As ?primeiras? 170 páginas do livro foram bem maçantes, com uma sucessão de palavras desconhecidas, conflitos pouco claros entre duas religiões e uma gama de personagens que ?ainda? não paravam de entrar na história.
No restante, história previsível. O bem vencendo o mal e o amor triunfando no melhor estilo ?conto de fadas? para adultos. Existem ganchos para uma possível continuação mas isso não significa que a história aqui não se encerre.
Enfim, na minha opinião, foi uma leitura cansativa.
Se vc for ler, será por sua conta e risco!

Traça de livro 03/11/2023

Mais um da Cosmere
Este é o livro ideal para quem ama fantasia, e quer conhecer a escrita de Brandon Sanderson (meu autor preferido). A obra é uma mistura de política, religião e claro magia, com um pitada de romance.

Elantris é um livro com três narradores, que vão intercalando os capítulos. O nosso príncipe amaldiçoado Raoden, é o que da o ponta pé inicial do livro. Apesar de estar amaldiçoado pela Shaode, e ser jogado em Elantris (a cidade dos deuses caídos) ele trás um otimismo que até nos dar vontade de seguir ele.

"? Nada o assusta, sule?
? Atualmente, quase tudo aqui me assusta, mas sou bom em ignorar o fato de que estou aterrorizado. Se eu chegar a perceber o quanto estou assustado, você provavelmente vai me encontrar tentando me esconder sob aqueles paralelepípedos ali."

E é junto de Raoden que vamos descobrindo o sistema de magia presente em Aleron, ficamos tão perdidos quanto ele.

Temos também a princesa Sarene, que estava mais do que ansiosa para se casar com o príncipe, mas quando chega em Aleron, descobre que seu noivo está morto, e de acordo com o contrato nupcial está casada com um defunto. Mesmo assim ela é ousada e apaixonada por política, não é o tipo que fica calada, e apesar do livro ser escrito por um homem, ela é maravilhosa.

E por fim o gyorn Hrathen, uma espécie de sancerdote de uma religião poderosa, seu objetivo é logo dito de cara no terceiro capítulo de Elantris.

"As pessoas podiam não saber ainda, mas Hrathen era o único que se interpunha entre eles e a aniquilação completa. Haviam resistido a Jaddeth e seu povo em desafio arrogante por tempo demais. Hrathen era sua última chance."

Ele nos apresenta a face da religião, e seu fanatismo. Refleti muito sobre isso.

Antes que eu me esqueça, o autor Brandon Sanderson, é um escritor maravilhoso, tanto que seus livros tem um universo compartilhado e Elantris, (juntamente com o caminho dos reis, mistborn e outros) pertencem ao universo de Cosmere, e quando lerem este livro fiquem atentos ao nome Hoid, pois este personagem aparece em todos os livros de Sanderson.

Para terminar essa resenha, deixo aqui mais uma citação dessa obra maravilhosa.

"Só porque teve má sorte no passado não quer dizer que tenha que renunciar ao seu futuro."

Duda Rocha 12/08/2022

Sensacional
Nunca li nada do Brandon Sanderson e resolvi começar por Elantris e não poderia estar mais feliz com essa escolha!
Que livro espetacular!
A construção de mundo é impecável, os personagens cativantes, as amizades e relacionamentos incrivelmente desenvolvidos, a escrita é viciante e os diálogos são maravilhosos.
Enfim, eu amei o livro, é um 5 estrelas sólido, eu fiquei absolutamente apaixonada pelo Raoden, as coisas que ele falava me tocavam bem no fundo da alma e eu me senti, assim como o Galladon, muito contaminada pelo otimismo dele, me trouxe o desejo de tentar ser uma pessoa melhor e mais positiva sobre as coisas.
SÓ LEIAM!

Laís Helena 27/08/2014

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
Elantris foi um dos livros que mais me surpreendeu em 2013. Eu o comprei pois a capa me chamou a atenção em um de meus habituais passeios pela livraria, e a sinopse me agradou; além disso, tinha quase certeza de que ia gostar, pois se encaixava em meu gênero literário favorito: a fantasia. Ainda assim, o livro me surpreendeu completamente. Esperava uma história completamente diferente, e a história que realmente trazia era muito melhor que a que eu imaginara.

O livro é narrado sob o ponto de vista dos três protagonistas, alternadamente: Raoden (o príncipe de Arelon, local onde se passa a maior parte da história), Sarene (princesa de um dos reinos vizinhos, Teod, que tinha um casamento marcado com Raoden) e Hrathen (um sacerdote que veio a Arelon no intuito de converter o país à sua religião, o Shu-Dereth). O mistério da cidade de Elantris, antiga capital de Arelon, insere a todos em um contexto. Elantris era uma cidade para os deuses: brilhava devido à magia praticada por seus habitantes, o AonDor, e os tais deuses possuíam pele com brilho metálico e cabelos brancos e eram imortais. Qualquer um poderia se tornar um deles, através de uma transformação chamada Shaod. Contudo, houve um desastre, a quem ninguém foi capaz de atribuir uma explicação, e os deuses de pele prateada se tornaram criaturas fracas e incapazes de realizar a magia, com manchas negras na pele, acometidos pela fome e por dores que nunca cessam. A Shaod continuou a alcançar as pessoas, agora uma maldição e não uma bênção.

A história do livro começa a ser contada dez anos após o Reod (termo que se refere à queda de Elantris e seus habitantes), quando o príncipe Raoden, filho do rei Iadon de Arelon, é alcançado pela Shaod. É deixado em Elantris, que após dez anos está em ruínas e coberta de lodo, habitada por criaturas selvagens com manchas negras na pele. Aos poucos descobre como são as coisas em Elantris: as dores incessantes levam os elantrinos à loucura após alguns meses, a fome os torna selvagens, ávidos por comida (uma vez que não são alimentados).

Em seguida, somos apresentados a Sarene, princesa de Teod, que se casou com Raoden para selar uma aliança política entre Arelon e Teod. Descobre que ficou viúva do marido que nunca chegou a conhecer assim que chega a Arelon (uma vez que foi divulgado que o príncipe morreu), e logo começa a desconfiar que foi assassinado. Depois somos apresentados a Hrathen, um sacerdote da religião Shu-Dereth que possui três meses para converter todo o país, ou haverá guerra.

E a história prossegue alternando-se entre os três personagens: Raoden tentando desvendar o mistério que devastou Elantris e construindo uma nova sociedade dentro da cidade, Sarene tentando desvendar a “morte” de Raoden e outras intrigas da corte, e os conflitos entre ela e Hrathen, que procuram destruir os planos um do outro.

O começo do livro é um tanto confuso, pois nos são apresentados alguns termos relativos à magia praticada pelos elantrinos ou às religiões, contudo, é possível acostumar-se a eles ao longo do livro e compreendê-los propriamente. A narrativa não é tão maçante ou descritiva quanto a de outros livros do gênero; pelo contrário: as descrições do ambiente são sucintas, e o autor foca na trama e nos diálogos.

Também diferentemente de outros livros de fantasia, o livro não é tão focado em guerras ou lutas de esgrima; a trama gira em torno de conspirações políticas e disputas intelectuais, o que me chamou bastante a atenção. Além disso, a trama é muito bem construída, mesclando política e religião de maneira convincente e nos apresentando um país desestabilizado pela queda de Elantris, com um sistema de governo pouco eficiente.

O único problema que vi no livro foi a tradução: detectei alguns deslizes na revisão e na concordância (como por exemplo do verbo haver, ou a troca do nome de um personagem por outro). Porém, isso não atrapalha a leitura e a compreensão da história.

No todo, os personagens e os mistérios o envolvem tão intensamente na história que o livro é quase impossível de largar; sequer parece que o livro tem 576 páginas. Nos últimos capítulos do livro, algumas coisas são esclarecidas, inclusive explicando as atitudes dos personagens, porém, são deixadas algumas pontas soltas, deixando-nos na esperança um segundo volume (embora, infelizmente, eu acredite que seja apenas um).

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com/2013/09/resenha10.html

Vinicius 24/10/2013minha estante
Esse livro é muito bom mesmo! Ler a sua resenha me deu até vontade de ler novamente. Achei algumas partes do final meio corridas, mas ainda assim foi muito emocionante! Elantris me surpreendeu, positivamente é claro e me emocionou bastante com o final.

Mariii 14/11/2023

Acompanhando as histórias de três personagens, Brandon nos faz mergulhar na história de Elantris, uma cidade que foi tomada por uma misteriosa maldição e que fez seu antigo povo, os quais eram considerados deuses, perecerem. No livro acompanhamos Raoden, um príncipe da cidade de Kae (cidade vizinha a Elantris), que, tomado pela maldição, é enviado para passar o restante de sua vida na cidade decadente; Sarene, uma princesa que, por motivos políticos, tem um contrato de casamento com Raoden, o qual nunca conhecera antes; e Hrathen, um sacerdote que fora enviado para Kae para converter o povo para sua religião.

Em uma história que envolve magia, tramas políticas e religiosas, Elantris foi um livro bom. Elantris foi meu primeiro contato com Brandon. Resolvi começar o universo Cosmere pelo primeiro livro e foi uma experiência muito boa. Fiquei curiosa, principalmente com a história de Elantris, os motivos da queda dos elantrinos e o que seria a maldição que acometia algumas pessoas. Raoden realmente foi o personagem que mais me cativou. Quanto ao arco político/religioso da Sarene e do Hrathen, confesso que em vários momentos achei meio massante, mas não me fizeram desanimar da leitura. No geral, a história foi muito boa, apesar de ter deixado algumas pontas soltas (Wyrn? Alô?). Gostei bastante da escrita do Brandon e em como ele constrói os mundos. Estou ansiosa para começar os próximos.