Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Carol 06/09/2015

Maravilhoso
O livro é muito muito bom, muito bem escrito e o melhor de tudo é que é um volume único e assim você não precisa ficar se matando até a continuação ser lançada.
Recomendo para fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, O Nome do Vento de e Harry Potter.

Saulo.Fragoso 30/12/2021

O pior livro do ano!
Elantris começou com a promessa de que seria um dos melhores livros de B. Sanderson para mim, mas se tornou um tormento.
Foi tudo muito parado quase na metade do livro, com algumas revelações chocantes, mas por serrim livro único, merecia mais coisas.
Eu gostei.
Só não leria novamente!
Rodrigo 05/01/2022minha estante
Amigo, com todo respeito.. mas estranha sua resenha, "pior livro do ano" depois... "eu gostei" kkk ficou confuso eh o pior ou vc gostou?

Berserk 02/05/2023

Misericordioso Domi... Que livro lindo.
Eu nunca mais vou bater o dedinho do pé sem me lembrar de Elantris.

marianamanzano 14/04/2022

uma fantasia sensacional!!!
que universo incrível e que personagens cativantes, meu deus.

essa é uma história impossível de se resumir. nunca vai chegar perto de mostrar a grandiosidade desse universo.

a escrita do autor é fenomenal, faz você ler e nem percebe. eu diria que tudo é na medida certa.
você tem explicações sobre o mundo mas não todas, fica aquela curiosidade que o Sanderson só explica no final.

os plots, o que falar dos plots? teve um específico ali (que eu não vou falar porque não coloquei aviso de spoiler) que Idos Domi! me deixou assim °o°

é um livro bem denso. eu demorei bastante tempo pra terminar porque tava com sério problemas de foco, mas aproveitei a história mesmo assim.

é INCRÍVEL. se quiser ler algo que preste, leia isso. tem diversas discussões sobre assuntos controversos que te prendem no universo de uma forma surreal.
é simplesmente viciante.

leiam POR FAVOR!

ps: Galladon melhor personagem. Kolo?
Pedro 14/04/2022minha estante
Galladon agradece, sule.

Isa 11/05/2022

Que fantasia incrível!!
Que universo maravilhoso, amei que esse livro fugiu completamente do que eu costumo ler de fantasia, definitivamente foi algo muito incrível ver uma dinâmica e sequência de fatos que fogem do clichê de fantasia adolescente (não que sejam ruins), quero muito ler mais histórias assim.
Foi um livro que começou bem lento, demorei um pouco para engatar na história, mas depois que comecei a me envolver com os personagens e os diferentes grupos foi muito rápido e dinâmico.
O único fator que eu acho que pode ser um defeito pra alguns, além do começo lento, é que ele em alguns momentos apresenta resoluções de conflito muito fáceis, da pra ver que o autor estava se desenvolvendo no mundo da escrita. Mas não foi algo que me incomodou, achei até engraçadinho e bonitinho.
Ainda não li os contos pra dizer com certeza, mas achei que ele deu abertura pra uma continuação e queria muito que tivesse porque já estou com saudade dos personagens, os quais tem personalidades muito distintas e eu consegui amar e me apegar a vários deles.

Lido para o Cosmere (grupinho do catarse do GF)

Mari 17/10/2023

SARENE E RAO APENAS
Eu esperava não gostar tanto desse livro (por ser o primeiro publicado do autor),mas é inegável o quanto o Brandon era talentoso desde o começo,apesar do claro amadurecimento da escrita nos últimos títulos lançados,principalmente no que diz respeito ao entrelaçamento dos conflitos até o climax. Então,posso dizer apenas que amei cada parte desse mundo,do arco dos personagens -inclusive de hrathen,o que foi uma surpresa- e da construção do mistério da magia de elantris. Além disso,ainda que o forte desse livro não tenha sido o romance,eu adorei cada parte de interação entre o Rao e a Ene. Enfim,um dos melhores do ano e estou muitíssimo ansiosa para os próximos volumes.

Beatriz Matta 03/09/2021

Brandon Sanderson é o bicho
Comprei o livro numa promoção por R$10,00 e ele me chamou atenção pela sua proposta de ser um livro solo de ficção, ou seja, que inicia e encerra a história em um único volume. Os fãs de ficção fantástica devem saber que isso é extremamente raro no gênero.
Imagine a minha surpresa ao me deparar no primeiro capítulo com um príncipe que num belo dia acorda "amaldiçoado" e precisa ser exilado numa cidade chamada Elantris.
Deixe-me explicar melhor: essa maldição, muitos anos antes, era uma benção.
As pessoas "abençoadas" acordavam com cabelos prateados e resplandecentes, com poderes inimagináveis e corpos praticamente imortais, e só então podiam mudar-se para a incrível cidade de Elantris que igualmente resplandecia e prosperava.
Elantris era um paraíso na terra, mas de repente, tudo mudou : as pessoas abençoadas ficaram desfiguradas, os corpos fracos; uma simples batida no dedo tornava-se uma dor eterna que acumulava-se com quaisquer outras dores adquiridas ao longo da vida e que acabava levando seus habitantes à loucura; os poderes também desapareceram.
Ao se 'transformar', Principe Raoden muda-se para essa cidade miserável, rodeada por enormes muros e começamos a conhecer os mistérios que a cercam através do olhar dele.

Para mim, esse livro é incrível, principalmente pelos mistérios que cercam a cidade de Elantris, pelo sistema de magia e pela Religião criada pelo autor.

PS. O livro se arrasta um pouco em alguns capítulos, mas vale á pena perseverar

EduT-T 30/01/2022

Toda uma saga em um único Livro.
Sanderson conseguiu em um único livro incluir todos os principais ingredientes de uma grande serie. E não digo da boca para fora, a maioria das diversas horas que passei viajando pelos universos da leitura foram com grandes, enormes sagas de livros gigantes e complexos de alta fantasia, e posso afirmar que a Elantris não falta nenhum desses elementos. Em poucas páginas ele deu vida a esses personagens e os tornou extremamente humanos - e alguns ainda mais humanos que outros, quando expostos a situações que evidenciam nossos instintos e terrores mais primitivos. E fez ainda mais: Mesmo com o núcleo de acontecimentos situado todo numa única e pequena região conseguiu, tanto quanto foi possível, criar um mundo inteiro em dentro dessa narrativa. Um mundo com diversos povos, culturas, histórias e religiões únicas. O autor também não deixou de fora as classicas maquinações políticas, disputas por poder traições encontradas nas mais renomadas histórias fantásticas. Bem como um intrigante e onipresente mistério a ser resolvido. Os dois protagonistas são tão cativantes quanto poderiam ser e até mesmo o antagonista se mostra extremamente humano,complexo e bem trabalhado . Elantris mostra que é possível fazer uma grande e completa história fantástica com apenas um único volume. Aprenda isso Tio Martin?

Felipe 25/06/2023

Devagar mas com conteúdo
Demorei muito pra terminar Elantris mas em nenhum momento quis abandonar, porque sabia que viria coisa boa pela frente.

Brandon construí historia e personagens como ninguém, e esse livro é todo sobre isso, ele prepara terreno para o final.. e acho que foi esse o problema desse livro. Nada acontece em Elantris, só acontece mesmo em 80% do livro, você fica sim intrigado pela história mas a única vez que peguei o livro pra ler e não consegui tirar os olhos foram nos últimos 85% do livro.

Acervo do Leitor 07/05/2018

Elantris de Brandon Sanderson | Resenha | Acervo do Leitor
Ha 10 anos Elantris era a cidade dos deuses, onde em um movimento do seu indicador era possível transformar carvão em alimento, e em segundos transformar o enfermo em saudável novamente. Mas essa é uma antiga história, algo mudou drasticamente…, mas o que? Essa pergunta ainda continua sem resposta.

“A eternidade terminou há 10 anos.”

Raldon é o príncipe de arelon quando é tomado pela shaod, a doença que uma vez fora conhecida por transformar as pessoas em elantrinos, agora é motivo de calamidade, pois todos os contaminados são jogados a própria sorte nas ruinas de Elantris. Raoden agora é elantrino; seu coração não bate mais, sua fome não pode ser saciada nem seus ferimentos podem ser curados. O ex-príncipe agora tem que se preocupar apenas em não sucumbir a dor e a fome. Do outro lado da história temos a princesa Teodena Sarene, a quem foi prometida se casar com Raoden em um acordo político para salvar as últimas cidades que não estão sobe o comando de Wyrm o sacerdote supremo da religião Shu-dereth. Mas a princesa não é como as outras da corte, Sarene é uma mulher implacável e em seus primeiros dias no reino conhece o homem que vira a ser seu principal inimigo, o Gyorn Hrathen, lider do Shu-Dereth na cidade de arelon.

“Deixa-los fazer aquilo era uma opção, é claro. Que direito ele tinha de negar a paz aos outros? Mesmo assim, Raoden achava que era muito cedo para desistir de elantris.”

Elantris é um livro, construído em cima dos detalhes. Durante a leitura nos deparamos com duas histórias paralelas: a busca por respostas pela queda de Elantris e as disputas políticas que decidirão o futuro de Arelon e Teod. Sanderson vai fundo construindo tudo em seu primeiro universo fantástico, com direito a politicagem, cenários distópicos, mistérios e um sistema de magia totalmente original. Dando destaque para a criação da personalidade forte, e estrategista de Sarene. Altenando entre o ponto de vista dos 3 principais personagens (Raoden, Sarene e Hrathen) os primeiros capítulos demoram para desenrolar, mas após a apresentação do universo a imersão é completa.

“- Do que você está falando, Sule?
– Da dor – Raoden disse, exasperado. a dor dos meus cortes e hematomas, a perdição de viver aqui em Elantris.
– Sule, a dor não vem em ondas – Golladon disse – Sempre permanece a mesma.”

SENTENÇA
Só posso dizer que essa é uma leitura obrigatória para todo fã de Sanderson e também obrigatória para os fans de literatura fantástica, apesar das quase 600 páginas, só nos damos conta que está acabando tarde demais. Ao final de suas páginas nos deparamos com uma angustia e economizamos páginas para que a história nunca acabe. Brandon sanderson estreia em grande estilo com ousadia e criatividade, sem dúvidas nenhuma “Vale a Prata”!

site: http://acervodoleitor.com.br/elantris-resenha/

Renata Lohani 07/04/2021

Que livro!
Recomendo demais esse livro.
Comecei ele super confusa com varios personagens, termos e descrições bem complicadas de início. Com capítulos graaandes e meio lento, porém aos poucos fui pegando o ritmo e me apaixonando pelos personagens.
Os assuntos abordados foram muito bons, marquei várias passagens, são muito interessantes. Foi uma leitura mais focada no termo político, o que é fora da minha zona de conforto e eu gostei.
Amei a fantasia, o leve romance...
Os personagens são incríveis, uns mais que outros, porém eu só torcia cada vez mais por eles!
Sarene é uma mulher sensacional, meu Deus! Raoden, me conquistou muito com sua esperança e sua determinação.
Hrathen foi uma surpresa no final e sem falar do Dilaf! Chocada passadaa
Galladon e Karata junto a Raoden, foram um ótimo trio.
O final foi uma loucura de sangue, choro e surpresas, não dava pra parar de ler. Arrepiei em várias cenas, foi emocionante.
Queria um pouco mais de páginas sobre o futuro de Elantris.
Foi ima ótimo experiência! Se alguma editora republicar esse livro, com certeza irei comprá-lo!

Debora 17/06/2022

Gostei
Essa é uma história sobre política.

O romance existe mas é mal desenvolvido, as cenas de ação são raras e corridas e os personagens secundários não tem grande destaque.

No entanto, ver nossos protagonistas arquitetando planos mirabolantes, manipulando situações e pessoas, e tentando salvar um país, foi muito divertido.

As reflexões sobre religião e propósito foram um bônus.

Matheus.Ferrari1 18/06/2022

Extraordinário!!
Cara, gostei demais desse livro. A história é bem intrigante, os protagonistas, tanto o Raoden como a Sarene, foram muito bem criados, assim como seus coadjuvantes. Confesso que no início não achei que ia gostar tanto assim, já que o começo é mais lento pra ambientação e tal, mas depois as páginas vão voando.