Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

Elantris
Quem é leitor de fantasia sabe o quanto é difícil encontrar livros em volume único e esse é exatamente um dos diferenciais desse livro. Elantris foi a primeira publicação do autor Brandon Sanderson, o mesmo da trilogia Mistborn e Os Executores, e eu estava muito ansiosa para conhecer essa história que certamente não desapontou. Aliás, virou favorita.

Todo o mundo desenvolvido por Sanderson é novo e único, há toda uma criação de magia, política e religião. É necessário que o leitor mergulhe no livro para desbravar o que lhe é apresentado. Essas novas descobertas aliadas ao fato de a história de diversificar e mudar de rumo a todo o momento concedem um tom voraz à leitura, já que quando alcançamos certo ponto é impossível parar de ler. O livro acaba por também ser uma prova que para escrever uma boa história de fantasia não são necessários uma infinidades de livros que muitas vezes nem chegam a ser concluídos ou perdem de rumo no meio da história.

“Era como se Elantris estivesse empenhada em morrer, uma cidade cometendo suicídio.”

A trama principal envolve política e religião e é nisso que vamos focar durante toda a narrativa. A proposta de casamento entre os dois reinos não foi feita por amor, é uma transação e como os dois protagonistas não chegam a se conhecer, não há destaque para o romance, o que eu acho ótimo. O que acontece é que o autor consegue trabalhar todas as relações de forma muito orgânica e natural, fazendo com que o leitor se sinta envolvido pelos personagens e se pegue inclusive torcendo para que certas coisas aconteçam.

Os capítulos narrados por Hrathen são os mais lentos pois são neles que teremos a perspectiva política e religiosa mais bem explicada e explorada. Isso faz com que ao mesmo tempo em que ele possa ser, a princípio, o personagem a se menos gostar, aquele em quem mais devemos prestar atenção para compreender a trama. Ele é um sacerdote da fé, mas não é cego por ela como muitos que seguem a mesma doutrina. Sua missão é converter Arelon em três meses para impedir que a cidade seja tomada a sangue e espadas. Ele entende que existe alternativa e coloca esse peso em seus ombros. Ele crê, mas questiona e eu acho esse aspecto muito importante, pois é a forma mais sensata de encarar qualquer doutrina.

Sarene é uma personagem muito sagaz e objetiva. Ela arrumou esse casamento para ajudar o seu reino, sem se preocupar com os sentimentos que viria ou não a ter como o noivo. Seu propósito vai além, ela crê em sua missão e está disposta a fazer o que for necessário para que as coisas ainda andem nesse caminho, já que seu príncipe não pode mais ajuda-la. Para isso ela não vai esperar sentada e buscará ajuda entre aqueles que apoiavam Raedon, alguém que mantinha pensamentos muito diferentes dos do pai, um rei sem muito dom e que não soube conduzir seu povo ou a economia.

“Isso é Elantris, sule. Não tem essa coisa chamada ajudar. Dor, insanidade e um monte de imundice são as únicas coisas que encontrará aqui.”

O príncipe, que está isolado e sem saber o que acontece fora dos muros de seu confinamento, busca lá formas de manter a sanidade. Há gangues estruturadas dentro da cidade e pessoas que apenas perderam a sanidade para a dor e a fome. Mas ele, que sempre teve um propósito em sua vida e que é uma pessoa obstinada não vai sentar e esperar ser corroído pelo tormento. Raedon vai estudar Elantris, buscar as respostas que fora dos muros ninguém quer falar sobre, encontrar alternativas e tentar dar ao seus novos companheiros e a si, melhores formas de sobrevivência. Porque mesmo que amaldiçoados, eles ainda estão vivos.

Um elemento que também é muito interessante são os Seons, seres de luz que são vinculados a uma pessoa e servem como forma de comunicação com outras que também o possuam. Entretanto, se alguém com um Seon vira um elantrino, o vínculo se perde e o ser acaba por enlouquecer junto com o seu “dono”.

Há toda uma complexa linguagem de símbolos ligada a magia de Elantris, a qual o autor afirma ter sido inspirada na construção da língua da Coreia, onde viveu por um tempo e pode fazer sua pesquisa. Os símbolos são listados no fim do livro e ajudam o leitor a visualizar o que era comentado durante a narrativa. A edição física também conta com um breve mapa que mostra a posição dos reinos mencionados, o que ajuda o leitor a se localizar geograficamente.

Uma das coisas mais legais sobre a trama é que nunca sabemos verdadeiramente o que está acontecendo, há sempre algo escondido e a trama que cerca todos os personagens é muito bem construída. Mesmo com todos os mistérios, não sobram pontas soltas, o autor ata todas elas assim que as perguntas começam a fervilhar em nossa cabeça e há uma sequência incessante de twists na história, fazendo com que ela nunca caia na monotonia e um novo problema sempre seja adicionado ao tabuleiro.

“Ele espera que as mulheres sejam tolas, então serei tola. É muito mais fácil manipular as pessoas quando elas presumem que você não têm cérebro suficiente para lembrar seu próprio nome.”

Eu já tinha lido Mistborn do mesmo autor e mesmo havendo algumas semelhanças, é possível ver como ele monta suas histórias de forma diferente. Elantris é muito mais eletrizante enquanto Mistborn toma o seu tempo, pois tem muito mais espaço pra se desenvolver. Algo que é notável também é como o autor soube construir a personagem feminina. Sarene é forte e destemida, mas também é frágil e tem seus medos, demonstrando nos momentos certos cada um dos pontos, dando profundidade e credibilidade à personagens. Homens criando personagens femininas – em fantasia – é sempre um desafio e a fórmula apresentada nesse livro está perfeita.

Elantris entrou pra lista de favoritos e agradeço a indicação muito válida que recebi de várias pessoas para fazer essa leitura. É um mundo vasto e inesquecível, com personagens magníficos e profundos, caminhando em uma história que surpreende a cada novo conjunto de páginas, trazendo novidade à narrativa e proporcionando uma imersão profunda em um universo rico em detalhes. Certamente vale a leitura!

site: http://resenhandosonhos.com/elantris-brandon-sanderson/
Santana 06/06/2021minha estante
Eu acho que, quando vejo uma resenha muito detalhada sobre um livro, eu perco o interesse de ler. Eu gosto de ir descobrindo tudo por mi. Estou falando de mim. Seguramente existem pessoas que gostam, e até se motivam a ler vendo uma resenha assim. Não é meu caso. Vc falou praticamente tudo que tem no livro. Dando Un sporlier sem contar realmente a trama... mesmo assim. Eu encontrei o livro sem ver resenha e pra mim foi uma experiência apaixonante. Mais se eu tivesse Visto esta resenha... não o teria comprado. Por isso, aque temos que ter cuidado com Tantas informações que vc pode dá sobre um livro. Al final a maioria gostam de ir descobrindo com zero informações. Volto a dizer... uma resenha bem dada como a sua pode jogar em contra a os leitores. Eu comecei a ler com 13anos de idade sem resenhas que mostram hoje em dia e tudo foi bem mais mágico. Hoje tenho 39anos. Aprecio as recomendações de outros. Mais estou em contra das infos exaustivas que vejo nas redes. È só uma opinião. Nada em contra seu trabalho. Al final eu sigo vc no YouTube e aqui! Só queria da uma dica não pedida sobre o tema.kkkkk descobrir segue-se sendo uma experiência maravilhosa.

Beat.Rossi 02/05/2022minha estante
Ai eu amo suas resenhas e elas me inspiram a ler os livros que você gostou, principalmente porque transparece sua paixão pela leitura que é contagiante. Muito obrigada!

raimundo.rayze 10/01/2023minha estante
Tem continuação?

Gustavo Rodrigues 29/11/2022

Pra quem quer ação, Elantris não é dos mais indicados. É uma fantasia carregada de tramas políticas, alianças, traições, conspirações e afins.

Acho que essa leitura pode ser considerada lenta pra muita gente. Pra mim não foi porque curto muito livros que focam em política, guerra de poder entre religiões e tudo mais, massss se você leu e achou lento não é de se estranhar.

O universo criado é bem interessante, cheio de particularidades que incrementam muito a história. Algumas coisas sobre ele não foram tão explicadas, mas acho que não atrapalha muito o entendimento geral.

O final foi excelente. Não mudaria uma vírgula.

Bom de verdade. ?
Lady Rivia 29/11/2022minha estante
Parece super interessante

jusousan 29/11/2022minha estante
rum

DeniseSC 30/11/2022minha estante
Uau!! Não conhecia mas já me interessei! É um livro único ou tem continuação?

Gustavo Rodrigues 30/11/2022minha estante
Livro único, Denise

iamdudis 01/03/2022

Espírito de Elantris
Elantris é um livro de fantasia única que apresenta um universo diferente de nomes, regiões e personagens. O livro foi escrito há mais de 15 anos.

O autor Brandon Sanderson é atualmente um dos maiores nomes em meio aos gêneros fantasia e ficção científica. Este livro além de ser o primeiro do escritor, também foi meu primeiro contato com suas obras.

Elantris é uma cidade poderosa que habitava "Deuses". A beleza e as glórias de um local de renascimentos que por décadas foi soberana até cair em desgraça por uma doença desconhecida.

O livro nos apresenta personagens cativantes e enigmáticos. Sendo três deles com pontos de vistas.

Durante a leitura conhecemos o príncipe herdeiro Raoden de Arelon amado pelo povo, admirado pela nobreza e invejado pelo seu pai. A princesa Sarene de Teod que é ignorada pelas mulheres, perigosa para homens e a esperança de futuro justo. O sacerdote Hrathen que coloca sua religião acima de tudo e todos que ao mesmo tempo lida com os conflitos morais sobre sua verdadeira missão.

Os personagens secundários são valiosos na construção da narrativa. Um universo onde aborda: criação e destruição de uma sociedade, tirania, preconceito, religião, política, magia e heróis improváveis. Impossível explicar este livro sem dar spoiler, rs.

Eu super recomendo pela trama e a escrita do autor, não desista pela dificuldade em se adaptar com o universo.
Thais.Sales 02/03/2022minha estante
Já ouvi falar muito do Brandon Sanderson, mas não sabia que ele tinha um livro de fantasia de volume único. Fiquei bastante curiosa depois de ler sua review :)

iamdudis 02/03/2022minha estante
É muito bom! Mas dizem q a melhor série dele é a Mistborn ??

Thais.Sales 02/03/2022minha estante
Sim, sim! Ouvi falar booktube

Mariane 02/03/2022minha estante
Foi ele que escreveu QUATRO livros na pandemia pois estava com tempo livre, não foi? KKKK
Fiquei interessada em ler algo dele

iamdudis 03/03/2022minha estante
Bah, isso eu não sei kkkk, mas sei que ele é a estrela do pop no momento

Mariane 04/03/2022minha estante
É ele mesmo, confirmei hoje kkkk, a série de 4 livros serão lançado em 2023

iamdudis 04/03/2022minha estante
Espero que seja bom né kkkk escrever correndo tem chances de dar merda kkk

Mariane 04/03/2022minha estante
Ah, eu acho que será sim. Ele deve ter uma equipe gigante para revisar para não deixar pontas soltas (ainda mais contando o valor que ele arrecadou no Kickstarter), tipo a Cassandra Clare.

será lançada*

-Koraline 14/05/2023

Finalmente me rendi à Cosmere. Elantris é o primeiro livro da ordem de séries do universo, e peguei essa sugestão da Tami, do canal Resenhando Sonhos, e logo mais irei reler Mistborn. Dizem que de todos do Brandon, Elantris é o mais fraco em ação, e realmente, o foc é muito mais a dinânmica governamental e manipulações políticas do que o prório universo do livro, que contém elementos mágicos que não foram tão explorados quanto eu gostaria, pois pra mim essa é a parte mais interessante, mas mesmo assim é um ótimo livro, com personagens muito cativantes, e já me afeiçoei à Sarene imediatamente. Como acabei de terminar o livro, confesso que fiquei bastante empolgada com a cena do Hoid (para quem não sabe, o Hoid é um personagem que aparece em todos os livros principais da Cosmere, transitando entre os planetas), mas achei bastante curta. O motivo do livro não ter sido 5 estrelas se relaciona ao fato da magia ser pouco explorada, pois quando aconteceu o conflito, fiquei em certas partes um pouco perdida pelo sistema mágico não rer sido muito explicado durante o livro, e também pelo conflito ter acabado rápido demais. Mas me surpreendi com o livro, e espero cada vez mais da Cosmere.
mandyinhell 15/05/2023minha estante
Eu tô pensando seriamente em explorar a cosmere, mas confesso que tô na dúvida se começo por elantris mesmo

-Koraline 15/05/2023minha estante
Mandy, Elantris foi também o primeiro livro publicado pelo Brandon... Só não comece por o Caminho dos Reis... E acho que Elantris é o menos complexo, então é o ideal pra vc se acostumar com a narrativa e começar a entender a dinâmica

mandyinhell 15/05/2023minha estante
Ah legal! Obrigada pela dica

Arlequina_Luizy 14/12/2012

A cidade dos deuses
Vou dizer, esse livro foi uma surpresa. Estava lá, minha pessoa andando pela livraria, quando esbarrei com essa capa liiiiiiinda e resolvi investigar mais de perto.
A sinopse em si é meio estranha, não sei se ela cumpre o papel de vender o livro, mas como eu ja tinha me decepcionado com sinopses lindas e naaaaaaaaaaaaaaada dos lançamentos atuais me agrada resolvi dar uma chance e levar esse parrudinho pra casa.
Elantris é a cidade dos deuses, abençoada por uma força misteriosa que transforma pessoas comuns em seres de grande beleza e poder, ou pelo menos era assim. Hoje em dia a unica coisa que a Shaod faz é transformar pessoas em seres semimortes com machas horriveis, corações parados e uma fome enlouquecedora.
O livro em narrado pela perpesctiva de 3 personagens: Raoden o principe que foi alcançado pelo maldição e é jogado em Elantris, Sarene princesa prometida a Raoden que chega no reino pra se casar e se descobre viuva e Hrathen lider religioso que chega pra converter todo o reino.
A história é cheia de traições e intrigas politicas, mostra também muito embate religioso a princesa Sarene vinda de outro reino é de uma religião diferente de Hrathen e logo de cara mostra-se disposta a atrapalhar os planos dele. Digo logo ela é a personagem mais interessante da trama, no meio de tantas mocinhas delicadas e ingênuas que parecem ser a moda atual da literatura é bom encontrar uma mulher adulta que sabe o que quer e com sua inteligência é uma adversária digna para os homens poderosos.
O Raoden não fica pra trás não, jogado em Elantris ele se recusa a sucumbir a fome e a dor que enlouquece as pessoas amaldiçoadas. O principe encontra um aliado no pessimista e divertido Galladon que mesmo não acreditando o ajuda em sua cruzada para melhorar a vida daqueles que se consideram mortos.
Eu só não posso me desmanchar em elogios ao Hrathen, o líder religioso é um personagem tão poderoso quanto os outros dois, mas falta o carisma, sério em nenhum momento da trama eu consegui sentir empatia pelo infeliz. Ficava difícil de ler quando o foco se concentrava nele.
O saldo total é positivo adorei os personagens secundários principalmente o duque Roial o livro só não leva nota máxima por falta de pistas: O livro todo gira em torno do mistério do que diabos aconteceu em Elantris quando a verdade é revelada você sente uma falta de pistas, de algo pra relacionar, para ter aquele velho estalo "aaaaaaaaa é por isso que antes aconteceu tal coisa." Uma falha que tira algum impacto mas que no geral não estraga.
Enfim só posso dizer que recomendo muuuuuuuuuuuuuuito e que as editoras tragam pra cá mais trabalhos desse autor.
Thiago 04/01/2013minha estante
Estou me surpreendendo com este livro, acabei de alcançar o capítulo #33! Não consigo parar de ler, Sarene é uma das melhores personagens que vi em ação! Não só ela, o livro é recheado de personagens fantásticos!

Ótima resenha! =)

Arlequina_Luizy 06/01/2013minha estante
Virei fã da Sarene! Ela é uma personagem decidida sem ser caricata. Ponto alto do livro!!!

Nicole 02/02/2013minha estante
oi, então vcs que já leram Elantris podem me esclarecer uma duvida?:na página 202 está escrito que o seon de Raoden ["Ien"] significa 'cura' [foi o que Galladon disse e Raoden confirmou], porém no glossário o aon 'Ien' significa sabedoria...E ai..?

Felipe Alvareng 13/04/2013minha estante
Meu personagem preferido foi Hrathen!
Concordo com a questão de falta de pistas pros personagens ligarem algumas coisas... Mas também confesso que surtei quando eles começaram a (finalmente) desvendar os aons no final do livro, o final achei liiiindo e o livro inteiro cheio de momentos arrepiantes!

Também achei linda a lição de "às vezes é melhor esquecer suas dores e fazer alguma coisa para melhorar sua vida, por que só assim suas dores irão realmente desaparecer"

GCGrunewald 21/06/2013minha estante
Sobre mais trabalhos do Sanderson, segundo notícias a Leya já tem os direitos de publicação da trilogia Mistborn, que é considerado a obra prima do autor, também chega logo mais ao Brasil pela Intrínseca a saga Wheel of Time, do Robert Jordan, que o Sanderson assumiu após a morte do autor por uma doença degenerativa, ele escreveu os três últimos livros dos 14 (isso mesmo 14!) da saga, e a Intrínseca prometeu lançar ela completa por aqui, com uma média de um livro por semestre.

jusousan 05/05/2022

Elantris
Elantris é sem dúvidas uma grande obra. Construir um grande universo cheio de grandes detalhes e muita informação é difícil. Brandon Sanderson não se limita e nos deparamos com um mundo rico. Política, religião, economia, costumes e magia. Personagens bem desenvolvidos e construção de ambientação digna de filme.

Um ponto interessante é a magia. Sanderson cria um sistema riquíssimo e em vários momentos me perguntei de onde surgiram tais inspirações.

O embate entre religiões é o ponto chave da história. Enquanto uma prega o amor, a outra se detém a devoção. O autor consegue delimitar muito bem suas características e é tudo muito bem trabalhado. Queria que tivesse sido muito mais esmiuçado.

Alem disso, alguns outros pontos não me agradaram. Apesar de uma narrativa grandiosa, Brandon Sanderson começa despejando muitas informações de uma vez só. Óbvio que ficamos curiosos pelo desenrolar, mas em certos momentos senti minha leitura prejudicada. Não conseguia me envolver por completo e a leitura se tornava maçante e lenta.

Alguns personagens principais são bastante carismáticos, bem construídos e conseguem desenvolver muitos bem seus papéis. Cada um tem suas próprias subtramas.

A relação entre os personagens Raoden e Galladon forneciam ótimos momentos. Além disso, o personagem Hrathen tinham, ao meu ver, uma história muito rica, mas que deveria ter sido, também, muito mais explorada. Se ele fazia parte de um dos pontos chaves da história, merecia isso.

Porém, acredito que o autor decidiu agregar a personagem Sarene um protagonismo político muito exagerado e rápido demais. Não me convenceu e os arcos narrativos que a envolviam eram chatos.

O livro é bom. Porém, previsível. Me decepcionei talvez por ter ido com muita sede ao pote.

Apesar de tudo, recomendo. Cada um tem sua opinião.

Felipe 31/01/2024

A grandiosa e caída Elantris.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que este foi o primeiro livro que eu li do Sanderson por inteiro... tinha começado a ler Mistborn mas por uma ressaca literária com o gênero fantasia, e por ter uma edição física que não me fazia querer levar pros lugares pra ler (Na época trabalhava presencial), acabei abandonando a leitura. Quero só ressaltar que o livro é sensacional e aparentemente Sanderson vai ser um dos meus atores favoritos.

Uma resenha sem usar muitas termos técnicos para todos entenderem da melhor forma:

A história fica no desenvolvimento de 3 personagens principais:

Radeon (Príncipe de Kae)
Sarene (Princesa de Teod)
Hrathen (Sacerdote de Fjorden)

Basicamente Elantris é uma cidade prometida, no reinado de Elantris onde seres humanos recebiam a "Shaod" onde esses poderes transformavam os humanos escolhidos em elantrinos, onde ficavam com a pele prateada e reluzente, além de seus cabelos dourados e poderes sobrenaturais. Contudo há 10 anos mais ou menos, os Elantrinos foram "amaldiçoados" de alguma forma, e manchas escuras apareceram, sua pele cinza não ficava mais prateada além de sentirem muitas dores e sua aparência realmente aparecerem de cadáveres.

Basicamente a história acontece em volta da transformação do Príncipe Raoden em Elantrino, onde ele deixa de viver no conforto do reino de Kae e acaba sendo jogado na cidade fantasma Elantris, Na vinda da sua Noiva prometida Sarene, para juntar uma política de Teod com Kae, e lutar contra a dominação Fjoderniana... e a paixão de Hrathen por sua religião para tentar converter as pessoas a sua religião.

O livro mostra muita política, ética e ensinamentos que podemos levar no dia a dia.

Se vocÊ puder de alguma forma ler Elantris, seja com o livro físico ou o livro digital apenas o faça! Não vai se arrepender nenhum pouco se gostar de Adult fantasy
Mariana113 31/01/2024minha estante
Eu quase certeza q vc iria gostar muito de o caminho dos reis

Jordan 31/01/2024minha estante
Elantris foi tudo de bom!!!
Leia mais Brandon Sanderson no futuro, acredito que seu amor só vai aumentar ?

Felipe 31/01/2024minha estante
Eu vou ler depois Mari, ainda preciso ler Tress e tomar coragem pra voltar com a primeira saga de Mistborn

Felipe 31/01/2024minha estante
Jordo, Tress já tá engatilhado

Jordan 31/01/2024minha estante
Boa, vamos pra cima!

Diego 07/09/2020

Elantris foi bonita, no passado.
Fantasia standalone e primeiro livro lançado do Brandon Sanderson de High Fantasy.

Elantris é uma cidade magica onde vivem seres de peles reluzentes e cabelos brancos que conseguem prover praticamente tudo através da sua mágica, o AonDor, e não existia fome e tristeza, os elantrinos eram vistos como deuses. Isso mesmo, eram, pois caiu sobre a cidade a Shaod, que veio como uma doença mágica e esses deuses deixaram de ser adorados e Elantris agora é uma cidade decrépita e esquecida. Dez anos após a Shaod acompanhamos então Raoden, principe herdeiro do trono de Arelion, Sarene, princesa de Teod e prometida a Raoden, e Hrathen, um sacerdote/fanático religioso de um país que quer dominar e impor sua religião a todo continente de Sycla, onde apenas Arelion e Teod resistem.

Bom, o livro é bastante diferente das fantasias que eu já li, primeiro que tem um sistema de magia bastante interessante e segundo que esse não é necessariamente o foco principal do livro. O livro tem muito pouca ação em relação a magia e lutas, na real o foco é em intrigas e confrontos políticos. Então ele tem duas formas de olhar para ele. Primeiro que se você gosta desse tipo de tópico em que os personagens travam uma batalha estratégica com saídas políticas, você vai gostar de Elantris por que a ação ta nisso e é frenético nesse quesito, trocas de estratégia aqui e ali entre os lados que estão na disputa, com boas ideias dos dois lados, enquanto a magia é um adendo daquele mundo e que vamos acompanhando aos poucos e ela vem lenta para ajudar no que tá sendo o foco. Dito isso entramos no segundo ponto, pois se você é do tipo de leitor de fantasia que gosta de ação com batalhas e magia solta para todos os lados, então sinto dizer que essa fantasia não vai te agradar completamente, mas ainda assim te recomendo a ler. Falo isso porque é um mundo muito interessante e acho difícil o B. Sanderson não abordar esse mundo novamente com um foco muito maior no sistema mágico apresentado que, digo de novo, é diferente e muito interessante.

Apesar de ter gostado, acho que peca em realmente não ser balanceado, por que gostei tanto do sistema mágico que achei que foi pouco aproveitado para um livro único, me deixando com a sensação de ponta solta em relação a fonte do poder de Elantris e do mundo como um todo. Por isso digo que não deve ser visto como foco para gostar desse livro e acredito que não demora para voltarmos a ver o Sanderson escrevendo mais sobre ele. Vai ser bom revisitar esses personagens que são cativantes e bem desenvolvidos, com destaque para Sarene, a personagem feminina que lidera o confronto político contra Hrathen e é simplesmente maravilhosa, de atitude, inteligente e forte, sem deixar ser alguém sem inseguranças e falhas, ela não é perfeita o que torna a personagem perfeita haha entendeu? O autor também não é de poupar muito a vida de alguns secundários que ele te faz gostar e eu gosto disso.

Sobre questões técnicas não sei muito falar sobre, mas eu consegui ler e entender muito facilmente mesmo podendo ser considerado um livro grande com suas quase 600 pgs o tipo de escrita é direta e sem floreios, então a leitura é rápida o que é ponto para o Sanderson e claro a tradutor Marcia Blasques que fez um belíssimo trabalho.

Dicas que eu sigo para ler essas fantasias e que acho legal de dar como recomendação. Trabalhe com os mapas e figuras durante a leitura do livro, um app legal para isso é o Pinterest.
Helena 07/09/2020minha estante
Resenha de qualidade!

Diego 08/09/2020minha estante
Falei demais hahaha

Lucas.Westphal 15/09/2020minha estante
Este livro deve ser ótimo.
Estou atrás dele faz tempo, más até agora não consegui nada??

Diego 15/09/2020minha estante
Li ebook, mas queria uma edição em físico tbm e não encontro de jeito nenhum

Lucas.Westphal 15/09/2020minha estante
Por incrível que pareça, acabei de comprar o Elantris por 20 conto kkkk

Diego 16/09/2020minha estante
Pooh cara, que sorte haha conseguiu encontrar aonde?

Lucas.Westphal 16/09/2020minha estante
Achei no Twitter

Diego 16/09/2020minha estante
Esse sim é um lugar que eu nem imaginaria que dava pra conseguir hahaha espero que apareça mais exemplar pra eu ter o meu. Espero que vc curta

Lucas.Westphal 16/09/2020minha estante
Hehe, so descobri que tinha lá no twitter pq alguém me mandou o link

Deyse.Oliveira 08/01/2021minha estante
Terminei de ler Elantris a uma semana, eu gostei muito!!
Mas.... tb senti muitas pontas soltas que pensei "será que pulei algumas pgs?!" rsrsrs
Queria ter lido em um clube do livro para discutir sobre!!!!

Queria Estar Lendo 22/04/2022

Resenha: Elantris
Elantris é o primeiro livro lançado pelo Brandon Sanderson - mas não minha primeira vez me apaixonando por uma história dele. Assim como Skyward e Mistborn, esse livro é uma aula de construção de universo, entrega de personagens carismáticos e reviravoltas de perder o fôlego.

Antes, Elantris era o lar dos deuses. O lugar onde as pessoas iam em busca de cura, de paz e de magia. Agora, Elantris se tornou um cemitério; uma praga estranha assolou toda a cidade, e seus arredores fecharam seus portões e tornaram aquele o lugar da mácula. Cidadãos daquelas regiões passaram a ser assolados por essa mesma praga, que toma seus corpos, silencia seus órgãos e os mantém vivos, mas em uma tormenta sem fim. Uma vez doentes, são jogados em Elantris para viver nessa existência miserável.

Não há cura. Não há conhecimento sobre a praga; por que nasceu, por que existe, por que escolhe quem vai infectar.

Raoden é um príncipe, mas perde todo seu status e vida quando acorda e se vê tomado pela mácula. Enviado a Elantris, lá ele usa sua sobrevida para entender mais sobre a cidade e, quem sabe, entender sobre a magia que se foi. O que aconteceu com os deuses?

Sarene veio a Kae para se casar Raoden em um acordo político, mas chega para descobrir que já é viúva. Ali ela fica por causa dos acordos, mas também porque vê naquela cidade, e naquele povo, uma chance de estender sua influência; quem sabe até garantir a segurança de seu reino, ameaçado por uma guerra religiosa que vem conquistando regiões.

Por fim, Hrathen é um enviado de Fjorden, a voz da religião do deus Jaddeth que vem unificando reinos sob a doutrina tirana. Ele em muito acredita na sua missão santa, e isso torna um perigo para as regiões ainda libertas - para Elantris e Kae, principalmente.

Elantris é uma única história dividida em três partes; um livro criativo e extremamente cativante do começo ao fim.

"Era como se Elantris estivesse empenhada em morrer, uma cidade cometendo suicídio."

A história acontece na cidade, por causa da cidade e pela cidade, e acho que esse é o ponto mais importante da trama. Seus três protagonistas são a voz da narrativa, mas é Elantris que é sede e motivação para cada um deles mover suas peças nesse jogo de poder.

Cada arco é grandioso dentro do que promete cumprir, e cumpre em cada ponto, cada virada, cara reviravolta chocante (e o Brandon Sanderson gosta de fazer isso). Elantris é uma história que depende das tramas políticas, religiosas e da maneira com que elas se entrelaçam às jornadas individuais dos seus protagonistas.

Raoden é um personagem intrigante desde sua aparição. Um nobre honrado, diferente dos muitos que dividiam a corte de seu pai, esse príncipe se vê desprovido de toda a influência e privilégio uma vez que é jogado nas ruas de Elantris. Lá, ele decide fazer valer do seu conhecimento e lábia; aquelas criaturas esquecidas pelo mundo pouco se lembram da civilização, da vida em sociedade, do básico para sobreviver e viver. E Raoden decide ajudá-las a superar isso.

Afinal de contas, aqueles que vivem em Elantris ainda vivem. Estão mortos aos olhos do mundo, tomados pela mácula misteriosa, mas vivos.

"Acho que mesmo no paraíso há aqueles que não se encaixam."

A questão com a praga e a magia é devastadora, mas a visão de Raoden é esperançosa. E, pouco a pouco, ele consegue convencer os outros a entender isso; Galladon foi um dos coadjuvantes mais interessantes da história toda, e muito acrescentou no arco do protagonista. Esse misterioso e sarcástico morador de Elantris logo se torna um companheiro na jornada de Raoden, a voz do deboche para a razão do amigo.

Do outro lado do muro, Sarene e Hrathen travam uma guerra silenciosa. Ela, racional e política; ele, fervoroso e dedicado.

Hrathen tudo faz por seu deus e pela sua missão. Ele é um antagonista absurdamente bem construído, porque consegue nos fazer acreditar que é o herói da sua história, que está ali pelo bem daquele povo. É civilizado, contido e maquinador. Hrathen sabe como jogar e sabe que peças mover; ele já derrubou um dos maiores reinos e o dobrou à sua doutrina religiosa. Esse é o próximo.

Há humanidade nele. Enquanto outros da sua religião fazem isso por poder, nós conseguimos entender a fidelidade dele à sua fé. E é simplesmente impossível não simpatizar com o personagem no decorrer da história, por mais revoltante que sejam algumas atitudes. Hrathen é tão carismático que faz nossa moral dar uma voltinha enquanto a gente se apaixona por ele.

Sarene, por outro lado, entende muito da corte, de nobreza e de jogos políticos, tal qual seu adversário. O embate entre eles nunca é frente a frente, mas nas influências sobre os nobres, na maneira com que escolhem dialogar.

Que personagem feminina maravilhosa foi a Sarene. Intensa, cheia de atitude, ela cresceu solitária numa sociedade que pouco dá voz às mulheres e se encontra numa corte com um rei ainda pior. Mas faz uso desse olhar misógino; ela bate de frente se fingindo de ingênua, e tece suas jogadas através dessa ingenuidade fingida.

Eu gostei demais da força e da fragilidade dela, tudo em equilíbrio. Tornou a personagem humana, real, e faz com que a gente se apaixone por ela e por sua história; que torça por ela. Assim como a Vin, de Mistborn, Sarene roubou meu coração com seu destemor, seu espírito e sua determinação.

"A verdade numa pode ser derrotada, Sarene. Mesmo que as pessoas esqueçam disso às vezes."

O desenrolar da história acontece com esses três, e é tudo de bom em todos os momentos. Eu gostei bastante do final, só achei o começo um pouquinho arrastado demais até pro meu gosto; sei que faz parte da história, sei que é necessário, só queria um pouquinho mais de fluidez.

Mesmo com esse pequeno travamento, Elantris ainda se desenvolve bem demais. Assim como Mistborn, a construção de universo é magnífica; toda a questão com a magia perdida de Elantris, os AonDor, como funcionam, o que eram, o que aconteceu com eles, é fascinante. Aí você junta a boas cenas de ação, reviravoltas instigantes, uma treta política crescente e uma ameaça de guerra no horizonte e pronto: eis uma fantasia única, com começo, meio e fim excelentes, pra você ler!

Pra quem se interessar e estiver com medo do inglês, não tenha! É de um nível intermediário leve, então se tiver algum conhecimento já consegue seguir com a leitura bem de boas. Os termos novos são parte do universo fantástico e não são traduzíveis, e o Google Tradutor tá aí pra ajudar com palavras desconhecidas.

Do começo ao fim, Elantris foi uma aventura. Tem muita política, boas cenas de ação, até mesmo um toquezinho de romance impossível. Pra um primeiro livro, o Brandon Sanderson já chegou mostrando a que veio no mundo da fantasia.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/04/resenha-elantris-brandon-sanderson.html

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Primeiro contato com Brandon Sanderson, autor super hypado e que minhas expectativas estavam altíssimas e foram totalmente alcançadas.
Já entrei pro fã clube

Bea Barbe 09/08/2023

Muito, bom!
Dá satisfação de saber que tudo que eu teria pra falar mal desse livro o Brandon já fez melhor em outros. Adorei o plot politico da Sarene e os desafios de Raoden em Elantris. Alguns acontecimentos achei um pouco jogados e meio do nada, mas no mais adorei o livro.

micaela 21/06/2020

Elantris, terra da podridão, da loucura e da perdição eterna.
O primeiro livro do Brandon Sanderson a ser publicado nos apresenta uma fantasia de volume único que consegue agradar de maneira satisfatória os leitores do gênero. Com um mundo novo cheio de intrigas políticas e religiosas, onde a magia já extinta deixa marcas de um passado próspero mas que agora é visto com horror, o autor cria uma trama fascinante e criativa.

❝ Sou Galladon, do reino soberano de Duladel. E, mais recentemente, de Elantris, terra da podridão, da loucura e da perdição eterna. Prazer em conhecê-lo ❞

Elantris antes do Shaod era uma cidade iluminada, cheia de vida e magia. Os Elantrinos eram os seres mais poderosos e prósperos... Até que a praga veio. A nova Elantris agora é temida e hostil, seus habitantes são desprovidos da antiga magia e são obrigados a viverem atrás dos muros da cidade agora deprimente, suja e infeliz. Todos aqueles que contraem o Shaod são obrigados a viverem na sujeira da cidade Elantrina. Onde quem faz as leis são os mais fortes.

❝ A imundície não tinha como se acumular tão rapidamente – não com tão poucos habitantes, a maioria dos quais incapacitados. Era como se Elantris estivesse empenhada em morrer, uma cidade cometendo suicídio.❞

💬 Gostei muito do livro apesar de não ter sido um dos meus favoritos do autor. A construção de mundo é impecável como sempre, assim como a construção de personagens. Temos uma protagonista feminina extremamente forte e outros dois pontos de vistas que são igualmente bons.

💬Mas o que me chama mais atenção nesse livro não são os personagens, nem o misticismo elantrino, nem mesmo a construção de mundo, mas sim as questões religiosas. O autor questiona em toda sua obra o que é fé e como ela pode ser usada para manipular ou motivar.

💬 Sanderson joga todo o conhecimento teológico dele pra enriquecer a trama. É engraçado ter guerras acontecendo no livro por conta de um mesmo deus (eles mesmos falam que algumas religiões derivam do mesmo princípio) e eu não paro de comparar isso com o que vejo na sociedade atual. Iai, Ficou curioso pra conhecer Elantris?

site: https://www.instagram.com/p/CBWPDd0hVOa/

Alcione13 18/02/2020

Bem escrito
Pode ser chamado de previsível ou clichê mas que prende,disso não há dúvida.

Já sabemos o que vai acontecer.
E o que prevalece não é o quê,mas como.

Aventura, mistério, fantasia, ação, companheirismo.

Mesmo após fechar a última página, a magia de Elantris permanece em nós.

Um princípe batalhador e alto astral, uma princesa digamos nada delicada.
Até astuta por demais .
Coadjuvantes incríveis e cenas ágeis.
Fórmula certeira de sucesso.

A maldição de Elantris nos faz apaixonar por aqueles seres feios e sofridos. Além de nos encantar com cada aliança formada.

Apesar de falar muito de Guerra, não cansa ou se torna redundante. Ao contrário,nos faz mergulhar na atmosfera de Elantris com sua beleza perdida e seus personagens cheios de facetas e humor.

Como uma boa fantasia não podia faltar altas batalhas e seres horrendos.
Mas largar, ah,isso é impossível.

Então prepare-se pra aventura e que comece a leitura!!

zeoskar 07/08/2021

Adorei
Primeiro que leio desse autor e adorei. Achei o "sistema de magia" dele bem interessante, o ritmo é bom apesar de um tantinho arrastado as vezes e eu queria ter visto um pouco mais nas outras nações do mundo mas tudo certo...

Andre 24/04/2021

Minhas resenhas do Brandon Sanderson estão meio repetitivas mas eu tenho que falar. Ele é genial mas esse medo de magoar o jovem adulto americano estraga suas histórias, ninguém morre, ninguém se fere gravemente, seus mundos só vivem seres assexuados, não sei como nascem crianças, é chato isso. Por isso que amo autores como Stephen King, é mais real.