Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Fran Luchetti 03/02/2024

O Espírito de Elantris
Elantris, uma cidade curativa, poderosa, mágica, esplendorosa, divina... até a Shaod chegar para Transformar as pessoas, então Elantris passa a ser o local de descarte e fome, miséria, loucura e dores passaram a ser conhecimento do povo elantrino.
Raoden, príncipe de Arelon, às vésperas de seu casamento com Sarene, princesa de Teod, se torna um elentrino e é dado como morto. Sarene, ao descobrir que era viúva sem marido, passa a desconfiar das verdadeiras intenções religiosas do sacerdote Hrathen e se envolve no drama político de seu novo povo, os Arelenos.

A trama traz questões políticas e religiosas enquanto contexto fundamental para o desenvolvimento da história, uma busca pelo melhor de Arelon é colocada na perspectiva de salvação e de heroísmo.
A escrita bem detalhada se tora lenta e gera cansaço, o que não se vê no final que é bem desenrolado e com ritmo.

Boa Leitura!

gigis 02/02/2024

Esse livro foi um verdadeiro desafio pra mim que não costumo ler livros de fantasia nem livros com mais de 400 páginas

o universo é muito bem construído, o que faz muito sentido já que os primeiros 60% do livro pra mim foram só construção, e a história mesmo aconteceu nos últimos 40%. demorou muito pra eu engatar na história, mas quando aconteceu tive momentos que consegui aproveitar o livro e a história. infelizmente achei que o desfecho deixou um pouquinho a desejar e deixou também algumas pontas soltas, o que foi uma quebra de expectativa pra mim (achei que tudo seria explicado e encerrado, e nao foi)

mesmo com os pequenos detalhes que nao gostei tanto por opinião pessoal quanto por falta de costume com o gênero, consigo reconhecer como esse livro é bom e por que é tão bem falado

karol535 01/02/2024

OBRA-PRIMA
Apesar de ter demorado muito pra terminar, o tempo não significou que o livro tava ruim. Pelo contrário. Acho que não tava querendo me desapegar da leitura de tão boa que foi. Eu amei toda a construção do universo, os personagens são muito bem escritos, o ritmo da história vai naquele crescendo que do meio pro final um montão de coisa acontece ao mesmo tempo. Fiquei assustada no início com os três pontos de vista, mas o Brandon soube articular muuuuuito bem as narrativas. É uma fantasia ÚNICA. Tem de tudo. Tem vilão esteriotipado, vilão humano, heroína, o alívio cômico, o herói, um romancezinho, muita conspiração política e pau quebrando. Realmente, Brandon Sanderson é um esquema de pirâmide porque eu já tô pensando nos próximos que vou ler e com certeza em breve volto pra Elantris.

Guilherme 31/01/2024

Outro patamar
Primeiro livro de Brandon Sanderson, e também o primeiro que leio. Disseram que não era tão recomendado começar por esse livro ao se introduzir no universo de Brandon por ser mais "fraco", mas eu não acredito que um livro tão bom assim possa desencorajar alguém a ler esse autor. Já terminei faz uns dias então perdi bastante da empolgação que tinha para falar, mas basicamente eu amei os personagens, todos os três protagonistas são simplesmente incríveis, Hraten me emocionou muito e passou de um possível personagem a ser odiado para um que eu acabei me emocionando ao ver partir. Também tem Sarene e Raoden que são ótimos de acompanhar a perspectiva, e com uma menção a Galladon e Karata que são personagens secundários que eu gosto muito, além do duque Roial (saudade). Enfim amei esse livro de vdd e acredito que se esse é o primeiro livro publicado de Brandon Sanderson, os outros só tendem a melhorar, e eu que não sou besta de perder a oportunidade de explorar esse mundo.

Felipe 31/01/2024

A grandiosa e caída Elantris.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que este foi o primeiro livro que eu li do Sanderson por inteiro... tinha começado a ler Mistborn mas por uma ressaca literária com o gênero fantasia, e por ter uma edição física que não me fazia querer levar pros lugares pra ler (Na época trabalhava presencial), acabei abandonando a leitura. Quero só ressaltar que o livro é sensacional e aparentemente Sanderson vai ser um dos meus atores favoritos.

Uma resenha sem usar muitas termos técnicos para todos entenderem da melhor forma:

A história fica no desenvolvimento de 3 personagens principais:

Radeon (Príncipe de Kae)
Sarene (Princesa de Teod)
Hrathen (Sacerdote de Fjorden)

Basicamente Elantris é uma cidade prometida, no reinado de Elantris onde seres humanos recebiam a "Shaod" onde esses poderes transformavam os humanos escolhidos em elantrinos, onde ficavam com a pele prateada e reluzente, além de seus cabelos dourados e poderes sobrenaturais. Contudo há 10 anos mais ou menos, os Elantrinos foram "amaldiçoados" de alguma forma, e manchas escuras apareceram, sua pele cinza não ficava mais prateada além de sentirem muitas dores e sua aparência realmente aparecerem de cadáveres.

Basicamente a história acontece em volta da transformação do Príncipe Raoden em Elantrino, onde ele deixa de viver no conforto do reino de Kae e acaba sendo jogado na cidade fantasma Elantris, Na vinda da sua Noiva prometida Sarene, para juntar uma política de Teod com Kae, e lutar contra a dominação Fjoderniana... e a paixão de Hrathen por sua religião para tentar converter as pessoas a sua religião.

O livro mostra muita política, ética e ensinamentos que podemos levar no dia a dia.

Se vocÊ puder de alguma forma ler Elantris, seja com o livro físico ou o livro digital apenas o faça! Não vai se arrepender nenhum pouco se gostar de Adult fantasy
Mariana113 31/01/2024minha estante
Eu quase certeza q vc iria gostar muito de o caminho dos reis

Jordan 31/01/2024minha estante
Elantris foi tudo de bom!!!
Leia mais Brandon Sanderson no futuro, acredito que seu amor só vai aumentar ?

Felipe 31/01/2024minha estante
Eu vou ler depois Mari, ainda preciso ler Tress e tomar coragem pra voltar com a primeira saga de Mistborn

Felipe 31/01/2024minha estante
Jordo, Tress já tá engatilhado

Jordan 31/01/2024minha estante
Boa, vamos pra cima!

zayintheworld 29/01/2024

Elantris
Que coisa maravilhosa é poder encontrar defeitos nesse livro e saber que o autor não voltou a repeti-los em seus livros futuros, pois, felizmente, meu primeiro contato com a Cosmere e com o Brandon Sanderson foi O Caminho dos Reis, um dos seus projetos mais recentes, que diga-se de passagem é um livro praticamente perfeito e sem pontas soltas.
Elantris erra mas erra por muito pouco, por tão pouco que eu ousaria dizer ser quase um acerto do Brandon. Seus personagens principais são interessantes, mas só eles, porque todos os outros são descartáveis. O mundo é grandioso,mas só até certo ponto, porque a maior parte dele não foi explorado. A política e religião são envolventes, porém nao tanto, porque não é tão bem desenvolvida. Enfim, é um livro de bons quases.
Felizmente elantris não é construído apenas de quase erros mas também de alguns grandiosos acertos, como Hrathen e Raoden e toda a história deles, que na minha opinião são os pontos altos desse livro. Hrathen e seu protagonismo nas discussões de moralidade e religião me fizeram me apaixonar por esse personagem e embora tenha tido um final emocionante eu queria mais dele sabe? Já no caso do Raoden além dele ser um poço de carisma o núcleo dele entregar TANTO sobre esse mundo que eu fiquei completamente imerso em seus estudos, descobertas e ideias, acho que eu leria um livro inteiro só sobre o núcleo do Raoden e a cidade de Elantris com seus mistérios.
Por fim, decidi que Elantris definitivamente não é um livro ruim mas também não é espetacular, embora tenha o potencial de vim a ser em suas continuações porque o mundo é interessante, os protagonistas são interessantes e acima de tudo é divertidíssimo! Acredito fielmente que se juntarmos esse elemento com a atual conjuntura da Cosmere e a considerável evolução no nível de escrita do Brandon a gente vai voltar pra Elantris com outros olhos.

Obs: Considerem a nota desse livro um 3.8!!!

Gaby504 27/01/2024

Top mas falta um borogodó
Senti que peguei no tranco a partir de 40% porque insisti um pouco

Pode ser culpa minha pq sou bem distraída, mas acho que o livro poderia diminuir o começo e aumentar algumas perspectivas e pontos de vista do final

Senti falta de desenvolvimento do conjunto amoroso

Lílian 26/01/2024

Gostei muito!
Sarene é gente como a gente: chata, teimosa, fofoqueira, dá de doida, não tem nhem nhem nhem. Diva.
Raoden é um fofo, mas não pode ver uma desgraça que já quer passar. E quanto mais se lenha, mais confiante fica. Mas não é trouxa, por isso que gostei dele.
O dula sou eu na vida: reclamar, reclamar e reclamar, mas do nosso jeitinho.
No mais, muita intriga, trairagem, planos mirabolantes e essas coisas que todo mundo já sabe que, se tem política, elas têm que estar lá.
Não sei se os nomes estão certos, esse negócio de ficar criando nomes estrambólicos me cansa, mas é isso aí. Leitura recomendada.
Ander 29/01/2024minha estante
Boaaaaaaaaa.
Aguardando seus comentários quando começar a ler CAMINHO DOS REIS. *-*

Lílian 31/01/2024minha estante
Vou começar hoje! =)

Ohara 18/01/2024

Um dos livros mais icônicos que já li
Estou completamente apaixonada com a história e a narrativa. Elantris me cativou de uma forma que há muito tempo um livro não fazia, por mais que tenho amado minhas ultimas leituras

Ansiosa pra ler mais obras do autor

Rayleituras 18/01/2024

Tô indignada
Que sacanagem que o Brandon fez com seus leitores no final desse livro. A partir dos 80% da leitura você simplesmente não consegue mais largar. Você não caga, não come, não mija, não quer fazer mais absolutamente nada. Só ler. E aí quando vc acha que as pontas soltas finalmente vão se fechar. Cabô o livro.
Assim....
Simples assim.....eu tô 🤬 #$%!& da vida. A escrita desse homem é viciante. Ele é transporta pro mundo que ele criou.
E te deixa lá....vagando. Sem respostas.
QUE ÓDIO!!! JÁ QUERO A CONTINUAÇÃO DESTA POURRA

Gabriela3872 15/01/2024

Essa leitura foi empolgante do início ao fim, fiquei curiosa com tudo, mas senti que todas as minhas dúvidas foram sanadas.

Gostei de quase todos os personagens, mas principalmente os três principais, Sarene foi minha favorita desde o princípio e isso pra mim foi um alívio, pois adoro personagens femininas fortes, que apesar das inseguranças só se tornam mais fortes com elas. Raoden é maravilhoso, o coitado sofre desde as primeiras páginas e ainda assim seus pontos de vista foram os mais engraçados graças a sua interação com Galladon, aaaah que personagem incrível, apesar de tudo que ele encontra motivação pra transformar Elantris e a aprender sobre o AonDor. Hrathen, o que dizer sobre o "vilão" dessa história? Eu diria que ele também foi um coitado, chegou em Kae motivado, mesmo que suas intenções não fossem as melhores, quis que seu plano seguisse sem que fosse necessário haver um derramamento de sangue, e ele tem créditos por isso. Os embates entre ele e Sarene foram ótimos e eu gostei dos sentimentos que ele chegou a desenvolver por ela.

Brubs_Ono 14/01/2024

Emocionante
Primeiro livro que li deste autor e achei simplesmente maravilhoso!
Na época eu comprei por estar cansada de ler sagas enormes e me atraiu que na contra capa do livro já vinha escrito que era um livro único.
Mas confesso que após a leitura eu fiquei muito triste por não ser uma série!! me apaixonei tantoooooo pelos personagens e pela história que estou pensado em reler agora após tantos anos!
E tenho interesse em ler outros livros do autor tambem!

Laisa 12/01/2024

Não deveria fazer essa resenha agora, porém como não terei tempo vai agora mesmo! Gostei muito de Elantris sinto que precisa ler este livro, para saber mais sobre o autor, se não estou enganada é o primeiro livro do Brandon Sanderson, e cara ele é um gênio ( sei que as pessoas adoram dizer isso, mas ele é!). Todo amante de fantasia deveria ler Elantris!

k! 12/01/2024

éguas, eu ameeeei! adorei a construção da religião e da política, me deixaram muito entretida e não consegui largar o livro (que é volume único) de jeito nenhum.
nossa, também gostei muito da sarene e hrathen, amo quando as coisas acontecem com os protagonistas porque eles são inteligentes e escolhem isso, não porque são simplesmente ?escolhidos?. não gostei muito do raoden porque faltou um aprofundamento ali na personalidade dele, né?
de qualquer jeito, amei o meu primeiro contato com o brandon sanderson e vou com certeza continuar lendo os livros dele. leiam!!

Alex588 10/01/2024

É magnífico
Muito bom, os personagens são viciantes galladon tem meu carinho top demais. A história se desenrola em um tempo perfeito não é acelerada e nem chapante boa mesmo