Poesia completa de Alberto Caeiro

Poesia completa de Alberto Caeiro Fernando Pessoa

Resenhas - Poesia Completa de Alberto Caeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Potingatu 18/02/2013

O paternal Mestre da poesia tautológica
Como nos outros casos, é de grande necessidade se moldar a um novo ritmo de leitura - desta vez, temático. - Pensar em Caeiro como pai espiritual [termo meu] daqueles anteriormente lidos faz sentido, quando percebemos a relativa oposição-na-semelhança elucidada por Campos e na cadência suave de um pensar pastoril por Reis.

Claro, nada se compara aos poemas V (pp. 23-5) e VII (pp. 28-33), do "Guardador de Rebanhos" (bem assim pensemos em razão da óbvia estima da crítica literária) que temos uma sucinta ideia de quem Pessoa compôs este heterônimo tautológico. As coisas são o que elas são, e rejeitam, no Kanticismo Ding-An-Sich, essa essência pensativamente atribuída. Esgotar o assunto em X=X, Y=Y, Z=Z, ad infinitum... é um característico de um poeta que, em quantidades de unidades poéticas maiores, foi reduzida em comparação a "seus discípulos". Enfim, "as coisas são o que são" na medida certa de quem quiser assumir poeticamente esse viés.

Por fim, é necessário uma pausa para partir da lírica e sequenciar o dito volume, com a rápida prosa caeiriana, e os posfácios, que, longe de admitirem o procedimento filológico executado, a rigor, na obra, preocupam-se em estabelecer um percurso autobiográfico e temático da intersecção Pessoa - Caeiro et al.

Victor T. 21/01/2009

Apenas um guardador de rebanhos....
BOM PRA CARAMBA!!!

Pensamentos simples, as vezes até repetitivos, mas muito legais.
Eu achei q ele entra muito em contradição com suas próprias idéias, mas é o jeito dele, de tentar pensar não pensando.

Valeu muito a pena ler.

LiviaKuga 13/01/2009

Às vezes me pergunto COMO Fernando Pessoa conseguiu criar tantos argumentos para uma filosofia de vida que ele não acredita... Alberto Caeiro é um dos heterônimos mais intrigantes de Fernando Pessoa.
Ele é totalmente a favor dos sentidos e contra os pensamentos... Mas ele é bem contraditório, né? Certamente, ele(Alberto Caeiro) teve que pensar para escrever sobre seus sentidos... fora as quedas que teve ao amar uma mulher e quebrar a cara, né?
Mesmo assim, adorei ler o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5