A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Cleyson.Mayrink 04/09/2021

Leitura muito boa
AMEI DEMAIS O LIVRO, me apeguei muito nós personagens principalmente em Sonea e Dannyl. AS BATALHAS muito bem desenvolvidas, ambientação e narrativa. Perfeito ?, Ansioso pra ler o próximo!!!

I.D. 15/01/2021

A Favorita.
NOTA: 4,5

Levando em consideração pela nota dada por mim, você já pode deduzir o quão eu gostei deste livro.

No livro anterior, como relatei na minha resenha sobre ele, houve constantes altos e baixos durante a leitura sobre a história e os personagens. Resumindo, a primeira parte deixou a desejar e a segunda deixou-se sobressair. Neste volume eu estava apreensiva se ele seria parecido com o seu antecessor, e a conclusão que tenho agora é de que não.

Diferente do anterior este possuí muitos mais plots do que aquele único sobre a busca da Sonea, que por fim foi substituído por ela sendo resgatada e convivendo no último lugar que queria estar e lidando com o controle de seus poderes. Como o próprio nome do livro indica e com uma ajuda da sinopse sabemos que iremos embarcar com Sonea iniciando suas aulas na Universidade do Clã. Contudo, a história não se limitara a isso e trará outros plots, sendo um deles já deduzido pelos acontecimentos do livro anterior, Akkarin sendo o mago negro. (Eu não curto esse termo, pois recentemente descobri que ele é extremamente errado por questões raciais. Espero que em escritas futuras os autores comecem a considerar sobre essas questões.)

Desde o começo a leitura foi fluída, não foi entediante, teve acontecimentos marcantes, reflexivos sobre a representação de uma sociedade e emocionantes.

Meu único ponto negativo é sobre a expansão do universo, eu me encontrei confusa muitas vezes. Acredito que não tenha sido tão claro, ou é apenas complexo para o meu entendimento.

O livro se encerra com bons ganchos para o terceiro volume. E tenho plena certeza que irei lê-lo.

Se fosse para recomendar esse livro? Sem dúvidas daria uma recomendação positiva. Vale a pena ler!

Gustavo.Rocha 14/09/2020

Economiza em seu meio para agradar no final.
Já deveria ter lido a segunda parte da trilogia a muito tempo, mas como o primeiro livro foi uma leitura bastante arrastada e com momentos entediantes acabei dando um intervalo para iniciar com o segundo livro... Um intervalo de 3 anos.
Para não me sentir perdido nesse livro precisei dar umas pinceladas no primeiro para me ambientar novamente ao mundo construído, definitivamente este livro é mais interessante que o primeiro, embora os capítulos que abordam sobre Sonea tenham uma identidade "água morna" os momentos que narram a jornada de Dannyl são bem mais instigantes e em certos momentos me fizeram desejar que fosse um livro inteiro sobre o mago e seu assistente nas suas viagens em busca de conhecimento.
Para não menosprezar totalmente a protagonista do livro seu desenvolvimento melhora a partir da segunda parte deixando de lado a imagem da Sonea amedrontada e sem atitudes revelando uma jovem tentando conquistar um lugar dentro do clã e resolvendo seus problemas com os outros aprendizes.
Além de todo o mundo fantasioso construído durante a leitura é interessante como o livro aborda a visão da sociedade perante as origens e a natureza dos personagens fazendo uma ponte com temas reais vistos no cotidiano como classe social, cultura e sexualidade.
Com toda certeza o intervalo para iniciar o terceiro e último livro da série será bem menor em comparação ao primeiro pois o final me deixou curioso e com vontade ler os desdobramentos sobre o Lorde Supremo.

Lila Martins 21/05/2020

EU CONSEGUI!
Sério, eu desisti desse livro 2x, abandonei mesmo, ele estava muito ruim. Achei arrastado e com muuuuuuitas cenas desnecessárias. Mas resolvi dar uma terceira chance e finalizar. Confesso que mais pro final com as coisas se desenrolando ficou mais interessante.
Ainda assim, poderia cortar umas 200 páginas de embromação e ficaria infinitas vezes melhor.

site: https://www.oipravoce.com.br/

AndyinhA 20/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

No livro anterior eu havia criticado sobre o arrastar da história e o fato de haver muitos nomes de personagens e infelizmente nesse segundo livro a coisa continuou e para mim pareceu de forma pior, ficou ainda mais arrastado e mega cansativo de ler. Não que seja uma leitura difícil ou diferente, mas a autora peca no quesito enrolar, ela descreve a mesma coisa muitas vezes, e o pior que nem é com detalhes elaborados, é o mais do mesmo sempre.

Mas o ponto que mais me decepcionou foi o rumo que a autora deu para sua personagem principal – Sonea, se no livro anterior ela era a luz e a graça da história, aqui ela apareceu uma menina apática e sem graça. Foi um tormento ler sempre a mesma coisa, que alguém que é relativamente poderoso segundo os padrões de magia e ter sido criada pelo clã dos Ladrões fosse tão parada e sem animo quanto foi apresentado. Com certeza ela sofreu uma lavagem cerebral, porque só isso explica a personagem ter ficado apagada.

Tirando a parte de Sonea e sua educação no clã, temos outra parte relacionada àa pesquisas, estas relacionadas à descoberta de alguns personagens no primeiro livro (quem leu sabe o que estou comentando). Apesar de entender que era necessário mostrar alguns detalhes, achei que teve muito foco em coisas que não deveria e com isso a gente meio que acaba se perdendo, pois essa outra visão nos confunde com passagens no passado e presente e a ideia da busca tem horas que descamba para outra situação, algo mais pessoal do que a busca em si.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/06/poison-books-aprendiz-trudi-canavan.html

Bit 05/01/2021

"A vida é feita de coragem"
Neste segundo livro da trilogia do mago negro, Sonea- a protagonista-, começa a desenvolver e testar seus poderes como aprendiz de maga na universidade. Os desafios que ela tem que enfrentar não tem relação somente com o Lorde Supremo Akkarin, que ela descobriu no passado, que pratica magia das trevas em segredo, mas com os outros aprendizes que passa a conviver nas aulas da universidade todo dia. Mais uma vez, Sonea encontra hostilidades por algo que ela não pode mudar, sua condição no passado como favelada, que é motivo de preconceito e discriminação por parte dos colegas e até mesmo professores. Há séculos o clã dos magos aceitavam somente pessoas com potencial de magia das Casas, nos circulos da sociedade mais elevados, mas quando surge uma menina nas favelas com um poder tal, que se desenvolve naturalmente, os magos abrem uma exceção para a sua inclusão no clã, mas as coisas não são assim tão fáceis para Sonea, pois muitos magos eram contra a sua vinda para o clã, e ela se torna alvo de fofocas, desdém e desprezo. Além de que, se torna um alvo de agressão e assédio, por parte de um grupo de aprendizes liderados por Regin, um menino rico e mimado, que a persegue o livro inteiro, obrigando-a a se esconder, fugir e lutar com todas as forças para sobreviver cada dia, isolada como uma pária e sozinha. Entretanto, Sonea descobre que seus poderes estão longe de serem fracos, e sua determinação, perseverança e coragem, a impulsiona para frente, com o queixo erguido, por um caminho cheio de percalços, pedras e desafios.

"A aprendiz", tem uma escrita bem fluida e fácil de compreender. É narrado na terceira pessoa, o que nos permite enxergar através de diversos pontos de vistas- Dannly, Rothen, Sonea e Lorlen-, em mais de um cenário diferente. Um ponto bem essencial e forte do livro, é o fato de ser bastante representativo, pois são raros os mundos de fantasia que temos personagens partes da comunidade LGBT ou negros, e sabemos como isso é importante para a nossa sociedade tão marcada historicamente e atualmente, pelo preconceito e discriminação por essas pessoas. E como Sonea, lutam cada dia, por uma vida em que não sejam mais alvo de agressão e preconceito, simplesmente por serem que são, por uma vida sem medo e de qualidade, que todos temos direito.

Lianny.Fallon 22/11/2021

Amadurecimento
Mano o segundo livro é o clímax da Sonea, tanto como futura maga e descobrindo seus poderes. Os recém laços de amizades descobertos.
Também abre um espaço muito maior para outros personagens, os pontos de vistas e os romances e particularmente amo isso. Apesar dela inserir um pouco de representatividade, eles valem a pena porque são trabalhados.
Acho que alguns personagens foram esquecidos, porém não se pode acertar todas.
E a protagonista finalmente tem um desenvolvimento lento de relação amorosa, gosto do modo como a autora faz isso sem olharmos com maus olhos. A personagem abre lentamente os olhos para se perceber como mulher e não apenas como menina.

Fabrício Araújo 24/03/2022

Melhor
O livro é infinitamente melhor que o primeiro, consegui ler sem qualquer sentimento de tédio, mas pense em um livro para me fazer sentir ranço pq pqp, vários personagens detestáveis e principalmente a protagonista ser tão burra e se deixar se humilhada. Detesto gente idiota.

Ansioso para vê como vai ser finalizada essa trilogia

Patrick.Swayze 09/06/2021

Muito gostoso de ler
Depois de um susto gigantesco achando que não ia ler mais nada, me surge esse livro. Ele é exatamente o que esperava dele, animado, triste nas horas certas, mas nada demais. Um livro bom que não me decepcionou nem surpreendeu.

Arabe Sol 16/01/2021

A aventura começou
O primeiro livro eu achei um pouco monótono, mas o segundo me prendeu.
Sonea tem que aprender como ser um mago e lidar com um segredo obscuro. Isso tudo durante um longo período de tormento infligido por outros aprendizes. Suas raízes ditam que ela não é ninguém e sua missão é provar o contrário.

Lari 11/03/2021

Bem melhor que o primeiro livro, apresenta novos personagens que conquistou meu coração e desenvolveu bem mais a história dos antigos. Demorei bastante para ler o primeiro volume, e com esse a leitura já fluiu mais rápido. Recomendo que quem já tenha lido o primeiro, se aventure nesse para ver se realmente vale a pena ou não, visto que o volume 1 não serve como base.

Luiz 16/03/2020

Claramente a uma melhora em comparação ao primeiro livro, os personagens secundários e o universo são mais bem explorados, mas o desenvolvimento da personagem principal ainda está evoluindo lentamente

Guilherme 28/03/2021

Magnífico
O que no primeiro livro, ficou a parte de conhecer e explicar, nesse segundo, vemos a personagem principal se desenvolver, crescendo demais, e um trama muito envolvente. Em certos momentos ficamos apreensivos, em outros torcemos por Sonea e se irritamos com Regin. Mas o final é espetacular, e o último livro promete. Super recomendado.