As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

eu_lucasx 01/06/2024

Amei, cinco estrelas, favoritado! ?
uma obra juvenil das melhores que temos. atual e bem escrita, o autor consegue transmitir sua mensagem e deixar o coração de cada leitor apertado. não dava muita coisa, mas me apeguei pelos personagens e me identifiquei demais. fala sobre sentimentos de forma aberta e aborda um conteúdo sensível, por isso, tome cuidado! se for adolescente, recomendo muito que leia as vantagens de ser invisível, pq com certeza vc vai amar assim como eu amei.
* obrigado amandinha pela recomendação, virou um favorito meu também ???
amandita â¡ 01/06/2024minha estante
AAAA que bom que gostou!! esse livro é sensacional ??

girlafraid 01/06/2024

Sobre se sentir infinito
Esse livro é muito forte, muito profundo, muito marcante. meio que virou parte de mim

essa é a segunda vez que leio as vantagens de ser invisível. e eu achava q não poderia amá-lo mais, mas amo. acho verdadeiramente que ele é um espelho da adolescência quando aborda relacionamentos [família, amigos, romances]
é transparente, simples, honesto. e tão tão identificável quando vc é adolescente.

ele me ensinou e ainda ensina muita coisa sobre o mundo e as pessoas ao meu redor. minhas próprias interpretações. muito doido pensar o impacto que essa história teve em mim relendo agora.

recomendo muito !

Gutinhoq 01/06/2024

Nós pessoas meio charlie
Eu preciso começar dizendo que vou processar o autor que fez esse livro porque eu NÃO AUTORIZEI ele escrever um livro tão eu quanto esse, meu Deus esse livro foi um tapa na cara de todas as inseguranças que eu já tive (e tenho), e isso me fez amar muito.

O protagonista é um amor de pessoa, a gente conhece Charlie, um garoto de 15/16 anos que sofre com ansiedade e outros problemas mentais e escreve cartas para alguém desconhecido pra tentar escapar do mundo sombrio em que ele vive, as cartas são atualizações do que acontece na vida dele, e conforme as páginas vão passando a gente cria uma noção do que acontece na vida dele, cenários e etc em que ele está só pelas descrições que ele usa, fora isso, sem ele não sabemos nada.

No decorrer da jornada dele, nós conhecemos uma dupla que vai acompanhar ele pelo resto do ano, Sam e Patrick, são dois irmãos que tem personalidades muito distintas um do outro, e são melhores amigos do Charlie. Sam é a tranquila, mais pé no chão, e Patrick é o bobo que faz piadas pra descontrair o clima.

Voltando à minha opinião, eu amei muito em como os acontecimentos são tão atuais pra um livro de 1999, a forma que alguns assuntos são abordados são extremamente necessários pra geração que estamos e as do futuro também, eu fiquei até chocado em como o autor desenvolveu o Patrick sendo um personagem gay e nao resumindo ele apenas á isso, sei que foi de uma maneira rasa comparada com as obras que temos hoje mas naquela época ainda era um tabu.

Um ponto negativo (pra mim) foi toda hora ter menção que os personagens estavam fumando, é realmente necessário? Tipo, ok eles fumam e aí? Por que precisam repetir isso toda hora? Chega até ser meio estereótipado onde adolescentes só sabem fumar e beber e transar, mas enfim, passo um pano porque é um livro do início dos anos 2000 então...

Eu recomendo demais esse livro, a escrita é super rápida e fluida até pra quem nunca leu nada e quer começar, achei um livro muito lindo e importante, partiu ver o filme agora (sim, nunca vi)

PS: Esse plot da tia Helen logo no final...

Caraval79 31/05/2024

Surpresa
Comecei o livro achando que seriam apenas histórias sobre um garoto estranho, mas no fim o livro foi algo muito mais profundo. Admito que a leitura foi muito pesada pra mim, mas também acho que a sua mensagem foi algo muito necessário. Mostra que nunca estamos sozinhos, apesar das dificuldades, também que a vida não é um mar de rosas, mas você pode torna-la um.
Enfim, adorei que os personagens realmente parecem humanos, todos tem os seus autos e baixos, o que me impactou um pouco, mas foi muito bom. Essa é uma leitura fácil de interpretação difícil, é como o próprio livro diz, você deve ser um filtro de conteúdo, não uma esponja.

BnecoDeNeve 31/05/2024

Deveria ser leitura obrigatoria
Não sei nem como começar essa resenha...
Eu não sabia nada desse livro tirando o fato que tinha um filme com muitos atores que conheço. Eu achei que esse livro ia ser um livro mais bobinho, com assuntos profundos mas não tão profundos assim, que fala sobre a adolescencia... fico feliz de estar errada.
Esse livro fala sobre assutos tão profundos e importantes, traumas e desiluções, sobre os erros que cometemos... esse livro é simplismente perfeito. O jeito que ele é escrito, em forma de carta me fez me sentir mais conectada com a historia e com os personagens. Eu senti tanta emoção lendo esse livro, eu percebi logo no final da parte um que eu ia favoritar ele, que eu ia amar, porque desdo começo ele mostra o que veio passar, o que ele representa.
Eu acho que todos deveriam ler esse livro, mas não só ler, mas refletir. Depois que eu li, eu fiquei mais de uma hora pensando nesse livro. Vou reler ele ainda esse ano, não por agora, vou ler algo mais calmo, esfriar um pouco os pensamentos.

isabella2178 31/05/2024

Eu me sinto infinito.
Meu deus. Que livro. Eu acho que todos deveriam ter de ler alguma vez na vida. Eu não tenho o que falar a não ser que é um livro excelente. Achei que não iria mergulhar tanto na história por minha preferência de gênero literário, mas, uau. Esse livro me surpreendeu de inúmeras maneiras e o final me fez emocionar. É lindo, é uma experiência maravilhosa e vale muito a pena.
Não sei como me expressar muito bem em palavras mas se vale de alguma coisa, é como se sentir infinito e pertencente a algo.

lialivia 31/05/2024

O livro favorito da adolescência.
É a terceira vez que leio esse livro e provavelmente a primeira vez que o entendo. É o livro que inspirou meu filme favorito da vida e como Stephen Chbosky se formou em roteiro, falarei de elementos presentes no filme também.
Eu acho muito interessante o carinho do Charlie por tudo que acontece porque isso significa que ele está criando memórias, o que ele chama de participar. O jeito que ele se relaciona com os demais personagens fora da família dele vai progredindo não só para o leitor, mas para o próprio Charlie.
Quando discutem se a música do livro/filme é Asleep ou Heroes, temos um contraste muito lindo.
Asleep, no começo do livro, é a música que Charlie descobre na fita do namorado de sua irmã. É uma música muito melancólica e triste, que fala sobre a esperança de partir. E ele transforma algo que deveria ser uma memória da irmã em algo dele no momento em que ela o entrega a fita.
Heroes, no final do filme, é a música do túnel que faz Charlie se sentir infinito.
Uma música forte e esperançosa, vista como um símbolo de superação. E a cena do túnel é uma memória dele, ele estava lá junto de Patrick e Sam, exatamente onde cada um deveria estar. E esse sentimento de pertencimento junto da sensação de ser infinito, onde o tempo para para o presente paralisado e os sonhos do futuro serem um só sem preocupações,só sonhos, é a sensação mais pura de todo adolescente sonhador.
A importância que Charlie dá ao que pensam dele é discutida e visível em todo o livro, inclusive no título. Ele pega tudo o que as pessoas que o amam dizem sobre ele e acredita, faz aquilo ser uma verdade absoluta para ele. A mesma medida que ele se importa com os problemas de todos só de observar e, os põe acima de seus próprios problemas e suas vontades.
E poderia falar resenhas inteiras sobre os outros personagens. Onde nesse livro, são todos protagonistas, graças ao costume de Charlie de observar e imaginar tudo e todos ao seu redor.
Considero esse livro a cara da adolescência e o recomendo para todos os adolescentes que conheço.
Poderia falar sobre o que acontece com Charlie sobre sua tia,também sobre a importância da amizade da Sam antes de qualquer outra coisa,de como o livro e o filme são bem construídos mas ficaria aqui até amanhã.
É um livro para sentir e entender. Um dos melhores de todos que já li.

Luiza1506 31/05/2024

Perfeitoo
Posso afirmar, com todas as forças, que esse livro muda a percepção de qualquer um! não sou a mesma pessoa que era antes de ler o livro, apendi tanto com ele e refleti sobre todas as coisas a minha volta, indico pra todo mundo pq é essencial pra viver!!

Moranguinhodaleitura 30/05/2024

Li esse livro em uma época em que eu já estava completamente viciada em livros. Eu tinha visto o filme e gostado muito, e só descobri o livro 5 meses depois. Fui correndo ler e até hoje não me arrependo. É uma das leituras que mais amei na minha vida escolar, e chorei muito lendo. Se eu pudesse apagar esse livro da mente só para ter a oportunidade de lê-lo novamente, eu faria isso com muito prazer. Recomendo MUITO esse livro.

laura.araki 30/05/2024

Te entendo charlie
Possivelmente meu novo livro favorito, ainda n pensei o quanto que eu quero pensar sobre, mas tenho certeza q foi um daqueles que mudou minha vida.
?mas procure ser um filtro e não uma esponja?-Bill
?quero que gostem de mim pelo que eu sou e não pelo que pensam que eu sou e não quero que prendam isso preso por dentro, quero que mostrem para mim, para que eu possa sentir também, e se fazem alguma coisa de que eu não gosto, eu digo?-Sam.
podemos não ter controle sobre o tempo e sobre as pessoas, mas podemos ser presentes e nos sentirmos infinitos.

marii 30/05/2024

Incrível
Esse foi o terceiro livro que eu li depois de uma ressaca literária tensaaa. Refletindo sobre os outros livros, pensei que eu tivesse perdido a capacidade de me envolver totalmente em uma história. Pensei que não soubesse mais ler kkkkkkkk mas esse livro mudou esse pensamento, e juro, acho que nunca me identifiquei tanto com uma obra igual me identifiquei com essa. Tenho a mesma idade que o Charlie tem ao longo do livro e, as experiências, os pensamentos, os dramas, tudo me fez ter certeza que as coisas pelas quais passamos na adolescência não são individuais.
É um livro que você consegue extrair tantas coisas para sua própria realidade, com o objetivo de ser melhor a cada dia, de ser feliz, de fazer o que quer e entender que nem sempre vamos agradar a todos e isso é normal. É um livro que, basicamente, pede que sejamos nós mesmos. Vale MUITO a pena ler!

nameisbia 30/05/2024

Todo adolescente deveria ler esse livro, mas se não teve a oportunidade enquanto adolescente, leia agora. Esse livro é um acontecimento, nos faz ver tudo de outra forma, nos faz refletir... Um dos meus livros preferidos da vida!

Rayyyyy_giuu 30/05/2024

As Vantagens de ser Invisível
"E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."
Sem palavras para descrever esse livro, acho que so lendo para poder entender. No começo eu achei bem confuso porque não sabia qual era o problema do Charlie, mas com o decorrer da leitura entendi que ele era uma pessoa invisível, que vivenciava as coisas mais erradas possíveis e estranhas e não contava para ninguém, não tinha amigos e vivia uma vida mais nos próprios pensamentos do que na vida real, então era uma pessoa com seus traumas tentando viver uma vida sem ser notado por ninguém, ate ele virar amigo da Sam e do Patrick e eles "mostrarem" pra ele como que se vive de verdade.
Uma historia sobre primeiro amor, o amor que nos merecemos, sobre aproveitar cada momento da sua vida, sobre escutar uma musica e se sentir infinito, sobre se por em primeiro lugar e não so aceitar so o que os outros querem, além de tudo isso uma historia de superação dos problemas.
Eu achava que a historia era so isso ate no fim entender o que realmente aconteceu com o Charlie, o que so nos mostra que a gente não percebe direito quando isso acontece a outras pessoas.

"Saiba que eu sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
"É que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida."
"Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."
"E pensei que todas aquelas crianças um dia iam crescer. E todas aquelas crianças iam fazer as coisas que nós fazemos. E todos eles beijarão alguém um dia. Mas agora andar de trenó era o bastante. Acho que seria ótimo se bastasse um trenó, mas não é assim."
"O problema com as coisas é que todo mundo sempre está comparando todos a todo mundo."
"Mas porque as coisas mudam. E os amigos partem. E a vida não para para ninguém."
"É estranho como tudo pode voltar ao que era antes tão de repente quanto mudou."
"Todo mundo é especial a própria maneira. É o que eu penso."
"Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."

"A felicidade não é algo para os outros. É para você. É para mim. É para todos nós. Nos decidimos se seremos felizes ou não."

Isabel<3 30/05/2024

As vantagens de ser invisível
Querido Charlie,
demorei algum tempo a pensar neste livro, antes de escrever isto. foram alguns dias. muitos pensamentos e teorias...mas cheguei a uma opinião final. este livro pertence-me. o teu diário é o meu diário. identifico-me contigo em tantos aspetos. todos identificamo-nos. por seres tão infinito. a tua história fez-me sorrir, chorar, enraivercer, descobrir, rir, festejar, correr, gritar, acreditar e claro sentir. com este livro, começo a ver o mundo de outra maneira. a acreditar em coisas. a olhar mais para os detalhes. nunca senti nada assim. o final da história destruiu-me completamente, assim que entendi tudo. mereces um abraço, Charlie. mereces muitos amigos. eu quero ser tua amiga, Charlie. hoje e sempre. és mesmo especial para mim e para todos. tenho a certeza. salvaste vidas. também mereces ser salvo.
Sempre Com Carinho, Isabel