Um Útero é do Tamanho de um Punho

Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Natalie.Rios 08/06/2020

Leitura rápida
Eu não sou uma grande leitora de poesias, caí de paraquedas no livro pelo título e a temática feminista. Confesso que esperava outra coisa, mas gostei dos poemas, de como vários temas complicadíssimos vão sendo colocados de maneira quase lúdica nos versos da autora.
Acho que terei que ler de novo.

Taiane60 06/06/2020

Adorei ter um livro de poesias que abordem a experiência lésbica.
manu 06/06/2020minha estante
você já leu Amora, da Natália Borges Polesso? se não, recomendo!

Taiane60 07/06/2020minha estante
Não conhecia. Já vou pesquisar!! Obrigada pela dica!!!

Mandy 03/06/2020

Péssimo
Não sei bem o que dizer sobre esse livro. Pensei que fosse bom, mas me decepcionei. Ele é confuso e muito ruim.

Érika 31/05/2020

No limite
Esse era um daqueles livros cujo título despertava reativava sinopses no meu cérebro, mas que eu nunca tinha pegado para ler. Acabei chegando nele numa busca por poetas contemporâneos para trazer para a oficina promovida pela @editoraipe. Quando vi, tinha lido um terço do livro, e decidi ler o resto assim que tivesse oportunidade.
Angélica Freitas é uma poeta e tradutora ? do alemão, ao que parece ? pelotense, que publicou dois livros de poemas pela finada editora Cosac Naify: "Rilke Shake" e este aqui, de 2012, cujo título remete imediatamente à recente onda de poesia feminista ou militante que entrou na moda com Rupi Kaur e Amanda Lovelace. Mas não é bem isso, não. O livro tem sim um viés feminista em boa parte dos poemas, especialmente nas duas primeiras partes (Uma mulher limpa e Mulher de). Em si mesmo, esse viés não é problemático; o problema é, como bem se expressou um amigo, quando se cruza a linha tênue que separa o poema combativo do textão. Angélica Freitas nunca chega a cruzar essa linha, embora alguns textos esbarrem nela. Há outros, porém, que ao mesmo tempo transbordam de feminismo e de ironia (mulher de vermelho) ou amargor (uma canção popular), conforme o caso, e o sorriso ou o sorriso invertido que provocam é a própria arma pela qual evidenciam sua mensagem ou o problema que abordam. Outros poemas são puramente líricos, refletindo angústias universais (pós) ou de gênero (a mulher é uma construção) em angústias pessoais (querida angélica). E o uso que a autora faz da linguagem é muito bom, os poemas são sonoros (mulher de valores), resgatam expressões populares e brincam com seus possíveis sentidos. Como sempre, não gostei de tudo, mas anexei aqui uns poemas ou trechos que me agradaram particularmente. Role para o lado para ver as fotos com eles e decidir por si mesma(o) se esse tipo de texto te atrai e se vale a pena investir na leitura. Um abraço e bom resto de domingo!

charlie54 22/05/2020

Não sei ao certo
Vários poemas eu não entendi, e nem me esforcei pois não notei nenhum sentido, outros me fizeram sorrir, e um me fez chorar. Não sei o que sentir sobre esse livro. Poderia ser bem melhor.

krambola 19/05/2020

eu sorri com dois poemas.
título tão incrível
pra
um livro tão enjoado

Ise 06/05/2020

Um livro de poesias que toca fundo em qualquer mulher. Forte, pungente e necessário.

Luciano 30/04/2020

Relendo após quase dois anos
Quando li pela primeira vez, achei que o problema tinha sido minha falta de familiaridade com poesia (sempre preferi prosa). De lá pra cá, tenho tentando ler mais poetas pra expandir meu repertório, mas nem assim. O livro aborda um tema super importante, mas, com exceção de alguns bons poemas (talvez justamente os mais famosos da obra), continuo com a sensação de que se trata de uma compilação de frases e referências distribuídas aleatoriamente em forma de versos.

electra 27/04/2020

bom, porém poderia ser melhor
eu não sei ao certo o que falar sobre este livro. é do tipo que me prende em algumas palavras e me liberta em outras, e eu realmente não sei se isso é bom.

Rafa 26/04/2020

Leitura rápida e que aborda temas importantíssimos, porém poucos poemas me tocaram e alguns deixaram um ar de 'estranheza'. Talvez eu não tenha conseguido entender totalmente toda a mensagem que a autora quis passar.

@literatoando 14/04/2020

Talvez eu não seja inteligente o suficiente pra compreender o que essa autora quis dizer! Não entendi nada e, por conseguinte, não gostei!
Alguns poucos poemas me tocaram, mas a maioria me pareceu q ela tacou palavras numa sacolinha e foi sorteando!
Luciano 15/02/2022minha estante
exatamente a sensação!

Tainá 03/04/2020

Eu não sei avaliar poesia
Eu definitivamente nunca sei dizer exatamente o que achei de livros de poesia, talvez a falta de costume de ler esse gênero me prejudique. Mas definitivamente alguns dos poemas me tocaram, me fizeram rir e balançar a cabeça em concordância com as questões abordadas.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Nem tudo é poesia e nem todos são poetas. Bobo e pretensioso.

Lipe 21/03/2020

Angélica Freitas tem a mulher como tema central de suas poesias. Poesia de resistência, reconstrução e papel social.

cibelefrahm 20/03/2020

Leitura rápida, mas nem todos os poemas são muito bons.

#leiamulheres março: poesia