O que é dialética

O que é dialética Leandro Konder

Resenhas - O Que é Dialética

Gabrielbs 14/05/2024

É um bom começo
Não é exatamente o livro definitivo sobre dialética, aquele que vai me fazer não precisar ler mais nenhum sobre o tema, mas é uma boa introdução. Fiquei com a impressão de que entendi alguma coisa, só não sei exatamente o que kkkkkk.

beca 18/04/2024

O que é dialética?
SURREAL DE BOM!!! O livro é super interessante, cativante e ler me trouxe muitas reflexões. Leandro Konder (autor) não escreve de uma forma maçante ou entendiante, na verdade ele torna tudo extremamente legal!

Mari 11/03/2024

Fantástico. Leandro Konder provou que por mais complexo que o assunto seja, uma boa retórica pode torná-lo super fácil de se absorver e compreender. A dialética é um processo fascinante e tanto sua formulação quanto a sua apresentação neste livro são de um brilhantismo sem precedentes.

gigi 04/12/2023

Conceito e aplicação
Achei o livro bem pertinente para a compreensão do conceito e da aplicação da dialética. Bem como trabalha como ela surgiu e quais conceitos ela recebeu durante os contextos históricos em que ela foi estudada.
O texto além disso tem um viés marxista muito forte e assume essa visão como a correta do termo.

Luiza2205 17/10/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo?
-Marx

Bem educativo, gostei!

gabito0 17/09/2023

Excelente e didático
Konder teve sucesso em fazer o que muito livro didático, professor e aulas, todos dentro de um paradigma positivista de educação e compreensão de mundo, não conseguiram: explicar a dialética de uma maneira dialética.
Ótima conceituação histórica, retomada de autores importantes e de críticos e excelente didática! Gostei muito.

deadpoet 25/08/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.?

Obika 20/06/2023

Primeiros passos
Este texto nos ajuda a levantar e começar a compreender o conceito.
Sobre a dialética ele traça sua genealogia, seu Nascimento, ou primeira revelação, seus primeiros pensadores, seus primeiros passos até seu amadurecimento em hegel e sua independência em Marx.

isa_nity 02/05/2023

"Antes de poder transformar a sociedade na qual nasceu e atua, o revolucionário é em boa parte formado por ela, de modo que seria ingenuidade su­a que ele possa permanecer completamente imune aos seus venenos."

nanaths 27/04/2023

Em alguns momentos o Leandro Konder escreveu alguns eufemismos chamando o Stálin de burro e eu soltei arzinho pelo nariz

Miguel Corrêa 12/03/2023

Introdução a Dialética
Não há muito que comentar, o texto explica a dialética enquanto conceito histórico, começando na estrutura de diálogo que era na Grécia antiga, indo até Hegel e posteriormente Marx enquanto forma qualitativa "mais avançada" do método de pensamento dialético, então, o autor destrincha algumas categorias (o movimento, a contradição, a ideologia etc.) intrínsecas a essa parte essencial do pensamento marxista que é a dialética. Sinto que o texto é mais voltado à um público agente político que à estudos acadêmicos puros, o que tem suas vantagens e desvantagens. Definitivamente um livro para ler várias vezes sempre compreendendo cada vez melhor, a final: "Não é possível que um homem atravesse o mesmo rio duas vezes, pois na segunda já não será o mesmo rio nem mais o mesmo homem."

esquadroz 07/02/2023

"O método dialético não se presta para criar cachorrinhos amestrados. Ele é, como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'".

daleriku 18/09/2022

Tem que se ter bastante atenção enquanto lê o livro, senão vai se perdendo na escrita e nos termos. Algumas opiniões dos filósofos não foram tão bem explicadas e isso me confundiu, passei mais tempo fazendo anotações e relendo os capítulos do que qualquer coisa
Verdmais 23/09/2023minha estante
Pra mim que não tem hábito de ler livros de filosofia e tão teóricos, foi bem complicado também, mas é muito explicativo

isado8ra 16/08/2022

livro bem didático e de fácil leitura, cada vez que leio mais sobre phc, mais eu fico interessada. o autor pontua bem o que é dialética, fazendo uma espécie de recorte histórico, finalizando com uma crítica!