Resposta Certa

Resposta Certa David Nicholls

Resenhas - Resposta Certa

Denise 26/09/2012

Resposta Certa, David Nicholls
Escrito por Nicholls, Resposta Certa tem um tom muito leve e juvenil, segue uma linha bem próxima às comédias românticas que conhecemos e é divertidíssimo.

Eu ri alto logo nas primeiras páginas, quando o jovem Brian Jackson se prepara para ir para faculdade, e dá explicações detalhadas e filosóficas...

Continue lendo...

Leandro 09/09/2012

Deixou a desejar
Li este livro por causa do autor, mas mais ainda por causa do livro anterior deste autor: Um dia.
Mas infelizmente não surtiu o mesmo efeito que o primeiro livro. Teve hora que deu até vontade de parar de ler mas mesmo assim eu terminei o livro.
Até que existem trechos bem engraçados mas só isso.
Pra mim faltou mais emoção no livro, eu achei a trama muito fraca e o personagem principal muito infantil e bobão (babaca do livro).
Boa sorte no próximo livro.

Pedro Bastos 08/09/2012

Poderia ser um filme da Sessão da Tarde, só que bem mais inteligente
"Resposta Certa" foi uma grata surpresa um ano após ter lido a novela "Um Dia", best-seller em 2011 do mesmo autor, David Nicholls. Diferente deste último, "Resposta Certa" tem um enredo mais juvenil e menos voltado para o drama, bem mais cômico. Aliás, o ambiente universitário, ainda mais focando nas experiências do primeiro ano da faculdade, já oferecem uma maior leveza à história, que tem ares de filme da Sessão da Tarde. O protagonista, Brian Jackson, aparenta já nas primeiras páginas ser um daqueles personagens estereotipados, uma mistura de loser com Andy Walsh (a pobretona interpretada por Molly Ringwald no filme "Garota de Rosa Shocking/Pretty In Pink"). Ao longo dos capítulos vê-se que Brian tem vida própria, assim como personalidade e dramas pessoais.

Falando em dramas pessoais, acredito que uma das coisas que mais me cativou foi a abordagem mais íntima do personagem principal, em meio a seu jeito meio destrambelhado e imaturo. O autor soube dosar bem a forte emoção que Brian tem pelo seu pai, conseguindo, ainda, interrelacioná-la com diferentes personagens de "Resposta Certa" (como Alice, por exemplo, ou Spencer) além de justificar muitas atitudes de Brian. O seu relacionamento com a mãe também é um ponto alto do livro, que faz com que nos sintamos bastante identificados. Em pelo menos algum momento das nossas vidas, houve aquela fase meio rebelde em relação às nossas mães (ou pais), e que só depois de um estalo (ou uma perda) é que reconhecemos o quão estúpidos fomos. Brian se dá conta disso ao perceber que tanto quis não mais ser o "filhinho" que acabou conseguindo, o que resultou numa certa reformulação do significado de "família" para ele.

Quanto aos personagens da universidade - e mesmo os de seu bairro natal, Southend -, todos são muito bem construídos e definidos. Não deixam de ser estereótipos (a loira gostosa e popular, a rebelde com causa e cheia de sentimentos, o forte e atlético, o brutamontes, a oriental inteligente...), mas que em nenhum momento caem na desgraça de terem suas histórias contadas de maneira vulgar e repetida. Mesmo quando os clichês vão se assomando, é possível perceber que eles foram devidamente trabalhados para fugirem um pouco do óbvio, ao mesmo tempo em que se prega a sua ''normalidade'' de ocorrência na vida real. Essa conclusão eu cheguei mais no final da história, já com o desenlace da trama. O final é atípico, foge dos padrões desse tipo de história, e surpreende. Não por ser, de fato, "supreendente", mas sim porque não segue a linha "e viveram felizes para sempre". Há felicidade no final, é claro, embora seja uma felicidade menos idealizada do que de costume na literatura. Meio que a vida como ela é.

"Resposta Certa" é a típica história de adolescentes meio amalucados com a vida adulta, naquele contextozinho de escola + anos 80 + festas, só que bem mais elaborada do que de costume. Devorei suas páginas em apenas dois dias, envolvendo-me demais com os personagens e seus conflitos, tamanha a identificação. Não espere uma grande obra prima, no entanto; é o tipo de livro ''passatempo'', que não traz lá muito conteúdo intelectual (com exceção das boas referências musicais e das perguntas e respostas do jogo televisivo), mas que, por outro lado, diverte o espírito ao cem por cento.

Marina 03/09/2012

O primeiro livro de David Nicholls lançado no Brasil ano passado, Um Dia, vendeu muito bem e deixou o escritor bem conhecido no meio literário. Mas foi com o lançamento do filme, baseado neste mesmo livro que popularizou de vez o nome do britânico. Então era de se esperar que logo chegassem outras publicações do autor. Resposta Certa foi o título que a Intrínseca resolveu lançar este ano, apesar de este ser mais antigo que Um Dia.
Aqui temos novamente um ambiente universitário, e desta vez todo o livro se passa no período acadêmico da juventude: Brian Jackson, um garoto de uma família humilde, acaba de entrar na universidade. Seu falecido pai, a quem Brian admirava muito, acabou influenciando o garoto em duas metas de sua vida: ter uma boa educação, afinal quem tem uma boa formação tem portas abertas na vida, e a paixão pelo programa de TV "Desafio Universitário", do qual Brian quer muito participar em memória do pai. E é justamente na universidade, claro, que ele tem uma oportunidade de concorrer à participação do programa.
No percurso Brian acaba se apaixonando pela popular Alice, mas ele mesmo não sendo um garoto popular e desprovido de atributos físicos e habilidades sociais, conseguir se relacionar com ela pode não ser tão fácil assim.

O livro tem um teor basicamente humorístico. Diversas foram as vezes em que me peguei rindo sozinha. Brian, nosso narrador-personagem é um tanto idealista, sonhador e possui aquele tom de humor inglês sarcástico e auto-depreciativo que eu adoro. Sem falar que ele é bem carismático, dificilmente você não gosta dele, apesar das burradas que ele faz (e que são atitudes típicas de pessoas muito novas, que ainda estão descobrindo seu caminho e amadurecendo). Há também outros personagens bem interessantes da trama como Rebecca (pra mim, ela é o destaque dos secundários) e os esquisitos amigos da cidade natal de Brian.

Comparando este livro com Um Dia, que o autor escreveu depois, dá pra dizer que este é bem mais leve. Um dia é mais maduro, os personagens crescem e evoluem, e diversos aspectos da vida são apresentados. Mas Resposta Certa é livre de dramas e com clima mais descontraído; tem ares mais juvenis, mesmo porque todos os personagens são muito novos. Me lembrou muito dos livros do Nick Hornby, para quem gosta de uma literatura mais pop e divertida, fica a dica.

13/08/2012

"Mas acho que esse é realmente o ponto: não importa o que David diz e sim o que ele quer dizer. Porque, sob o ponto de vista de Brian, enxergamos questões sobre política, relacionamentos, juventude, auto-conhecimento e sobre como, sabe, ás vezes a vida é mesmo muito decepcionante."

Resenha completa: http://teens-books.blogspot.com.br/2012/08/resposta-certa-david-nicholls.html

Gabriele 07/08/2012

Resposta Certa conta a história de Brian Jackson. Ele acaba de entrar na faculdade de Literatura Inglesa e tem a chance de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, um sonho que ele tinha desde pequeno.
Sua vida na universidade é bem diferente do que ele imaginou, principalmente depois que ele conhece Alice Harbinson. Uma menina completamente incrível, e acaba se apaixonando por ela.
É um livro que flui. A pessoa está lendo e quando vê, já leu metade do livro. A história faz o leitor ficar imerso em tudo que está acontecendo e a narrativa do autor ajuda isso a acontecer.
Brian foi um personagem muito legal de se acompanhar durante a história. Ele é engraçado, carismático, inteligente e está se encontrando na vida, descobrindo o que ele realmente quer e quem ele realmente é. Sua paixão por Alice é muito ‘bonita’ digamos assim. Ele é uma pessoa romântica e gosta dela de verdade. Alice já é diferente, ela é uma menina que está acostumada a ter o que quer e a se divertir, como diz a mãe do Brian: ela é bonita e sabe disso.
Em cada início de capitulo temos uma pergunta e uma resposta. A resposta é algo que tem a ver com o capitulo e eu achei isso muito legal. Pode se aprender bastantes coisas com esse livro. Eu achei bem interessante a atmosfera do Desafio Universitário. Os ensaios, treinos e tudo mais. Eu fiquei pensando que deve ser bem agoniante participar de um programa assim. Mas eu fiquei com vontade ao mesmo tempo!
David Nicholls tem uma narrativa agradável de ler. Esse livro é divertido. Os diálogos são incríveis. Os personagens são reais, os acontecimentos reais e é tudo muito bem retratado. Quem gosta de conhecimentos gerais provavelmente vai gostar desse livro. É um livro que tem bastante humor e momentos engraçados. Comparando com o outro livro que eu li do autor, Um Dia, o romance não é tão forte e tão trabalhado. Esse é um livro mais voltado para a vida de Brian em geral.
E algo que eu achei interessante, é que Resposta Certa foi escrito em 2003, seis anos antes de o autor escrever Um Dia. São livros bem diferentes, mas a forma de narrativa do autor é parecida.
*Rô Bernas 08/08/2012minha estante
Olha, eu bem que tentei gostar desse livro...vim até aqui ler as resenhas pra ver se me empolgava a continuar, pois vi que a maioria aqui gostou, mas...não teve jeito...rsss...abandonei...mas leitura é isso mesmo, né? A mesma leitura que agrada a uns desagrada a outros....que pena que eu não curti..mas amei sua resenha =D
Bjkas

anacarolines_ 23/07/2012

Um livro não tão divertido quanto parece, porém não tão insosso quanto pensei.
oRIGINALMENTE POSTADA AQUI: http://nossocdl.blogspot.com/2012/07/resenha-resposta-certa-de-david-nicholls.html

Eu sei que não devemos comparar uma obra à outra, mas fazendo isso. Devo dizer que há um meio abismo de distância entre Resposta Certa e Um dia. Até porque Resposta Certa é o primeiro livro do autor e Um dia é o último, então, há uma evolução gritante entre as duas obras.

A história é narrada em primeira pessoa, no presente, e todos sabem que tenho um grande problema com esta narrativa. Essa coisa de ver apenas um lado da história não combina comigo, sério. Mas estamos falando de David Nicholls e, se tratando dele – para mim –, qualquer narrativa era cativante.
No entanto, Resposta Certa está em cheque e, francamente, a história deixou um pouco a desejar. Sendo que o culpado disso é Brian Jackson, o protagonista, que é totalmente chato.

Não sei por que, mas Brian me fez lembrar de Ian – namoradinho de Emma Morley, em Um Dia – e até me perguntei se não era um spin-off, com mudança de nome e de época. Brian e Ian são dois personagens bobos, apesar de adoráveis, beirando a chatice com um estoque de piadas completamente sem graça, que os coloca em situações constrangedoras e embaraçosas.

O livro demorou muito para me cativar. A cada piada sem graça que Brian fazia, uma lhama do deserto morria, e eu sentia uma vontade imensa de me jogar pela janela mais próxima. Mas – por incrível que pareça – são exatamente essas brincadeiras sem graças e as colocações errôneas do protagonista que dão esse toque humorístico sutil à obra.

Embora o protagonista seja bem enfadonho, tenho que dar a mão à palmatória quanto ao quesito construção de personagens: Brian é muito real, ele pode ser o vizinho, o primo ou até você mesmo. Em Um dia é a mesma coisa, e levando em consideração que Resposta Certa é o primeiro romance do autor, pode-se concluir que este é um mérito dele mesmo. Um talento bem natural para isso.

É claro que o livro não é apenas feito pelo Brian Jackson, mas também por Rebecca e Spencer, dois personagens que, se o autor resolvesse explorar um pouco mais, iriam ser mais fantásticos do que já são; Spencer é um amigo fiel e leal, embora nosso “herói” seja um completo babaca com ele durante a história; já Rebecca é uma garota atraente, que deveria estar no lugar da linda e provocante Alice.

A obra ainda tem algumas referências culturais maravilhosas. Confesso que quando ele citou Grandes Esperanças – Nicholls é muito, muito fã mesmo de Dickens – e As Crônicas de Nárnia, meu coração derreteu e quase dei uma chance a Brian... Quase.

Há, sem sobra de dúvidas, uma evolução enorme na escrita do autor. Ainda que sejam histórias bem distintas, o leitor é capaz de encontrar características do escritor, como os personagens fortes e com personalidade própria, não uma coisa fingida; uma narrativa completamente envolvente e as referências culturais, musicais e até mesmo literárias.

Enfim, o livro é muito bom, não chega a ser “nossa-que-livro-hilariante-vou-morrer-de-rir”. Sendo sincera, a escolha entre rir um pouco sim ou cometer suicídio fica em suas mãos!

Mari 22/07/2012

Depois do grande sucesso de "Um dia", é inevitável uma certa expectativa com o segundo livro de David Nicholls e acredito que deva rolar uma grande pressão sobre o autor para que ele mantenha o nível e escreva algo tão bom, ou ainda melhor que o primeiro.

O protagonista de Resposta Certa é Brian Jackson, calouro de literatura inglesa que se muda para o campus e começa a viver as primeiras experiências dessa nova fase e logo no primeiro capítulo, o personagem fala de suas expectativas em relação a isso:

"(...) Quero estar totalmente familiarizado com o Mundo das Ideias. Quero entender as complexidades da economia e o que as pessoas veem no Bob Dylan. Quero ter ideais políticos radicais, porém humanitários e consistentes, e quero me envolver em debates calorosos, mas racionais, em volta de uma mesa de madeira de cozinha dizendo coisas como 'Defina seus termos!' e 'Sua premissa é evidentemente enganosa!' e, de repente, perceber que o sol está nascendo e que ficamos conversando a noite toda. Quero usar palavras como 'epônimo' e 'solipsismo' e 'utilitário' com segurança. (...) E quero ser fluente em muitos idiomas, talvez até em uma ou duas línguas mortas, estar sempre com um caderno com capa de couro em que vou esboçar observações e pensamentos incisivos, às vezes a estrofe de um verso. Mais do que tudo, quero ler livros. Livros grossos como tijolos, livros de capas de couro de papel fininho e aquelas fitas roxas para marcar onde você parou; livros de coletâneas de versos baratos, empoeirados e de segunda mão, livros importados caríssimos com ensaios incompreensíveis de universidades estrangeiras.

(...) E quanto a um emprego, ainda não sei bem o que quero, mas que seja algo que eu não odeie ou me deixe doente, e isso significa não precisar me preocupar com dinheiro o tempo todo. E são todas essas coisas que uma formação universitária vai me proporcionar".

Dificilmente alguém não vai se identificar com essa ideia romantizada que a a maioria de nós tem ao ingressar numa universidade. Começamos a ficar mais politizados, melhoramos nosso vocabulário querendo ostentar conhecimentos, pensamos que somos entendidos sobre tudo, fazemos amizade com o máximo de pessoas que pudermos... Uns mais, outros menos, todos nós mudamos tentando achar nossa verdadeira identidade até porque, de certa forma, é um recomeço.

Bom, isso tudo é narrado de forma descontraída pelo próprio Brian que vai mudando seu jeito de ser ao ingressar na faculdade e isso afeta seus relacionamentos com amizades antigas, com sua mãe e a forma de lidar com novos romances.

Como o personagem vai participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas, cada capítulo é aberto com uma pergunta e uma resposta, tornando-se informativo de certa forma. À medida que Brian vai aprendendo e adquirindo novos conhecimentos, (como por exemplo, aprender o uso de palavras como 'epônimo', 'solipsismo', etc) o leitor vai aprendendo junto, e isso, para mim, foi o mais legal do livro.

De resto, a narrativa é boa, mas a história em si é bem fraquinha.. De qualquer modo, vale a pena dar uma conferida ;D

Psychobooks 21/07/2012

Classificado como 3,5 estrelas no Psychobooks

Conheci o autor David Nicholls através do livro Um Dia, livro que me deixou com os olhos cheios d’água e maravilhada com o estilo de escrita do autor. Quando vi o lançamento de Resposta Certa, mal pude esperar o momento de tê-lo em mãos.

Brian Jackson perdeu seu pai muito cedo, dedicou-se aos estudos e orgulha-se disso. Sua mãe, devastada com a perda do marido, fechou-se em seu mundo e desaba em lágrimas à menor menção do falecido, por isso, Brian não gosta muito de conversar com a mãe e dedica todo o seu tempo às tarefas escolares. Ele cresceu em uma cidade pequena com dois melhores amigos, mas é o único que vai engressar no mundo universitário com uma bolsa por suas boas notas. Durante sua infância, ele e seu pai passavam horas assistindo a um programa de televisão de perguntas e respostas chamado Desafio Universitário, em suas lembranças, esse era um dos poucos momentos em que o pai sorria, por isso, seu maior sonho é participar do programa. É claro que nosso querido protagonista, um tanto inexperiente no quesito mulher, acaba se apaixonando pela bela, popular e rica Alice.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista do Brian, proporcionando ao leitor uma visão única desse garoto atrapalhado, que deseja ser culto, mas na verdade não consegue se encontrar.Seus problemas são resolvidos de forma hilária, a maior parte das situações em que se encontra é cômica, proporciona ao leitor muitas risadas, justamente por lidar com um personagem tão esteriotipado.

Se você, assim como eu, leu e adorou Um Dia, não comece a leitura de Resposta Certa pensando em encontrar um livro semelhante. Ainda que com uma escrita peculiar, o segundo livro de Nicholls publicado no Brasil é bem diferente do primeiro. Aqui o romance é cômico e o forte traço de drama não se faz presente.

Os personagens secundários têm seu papel no enredo, mas eu gostaria que o autor tivesse desenvolvido um pouco mais o Spencer, ele é tão importante para Brian e para o desenrolar da trama, que ao final, ficou faltando uma ‘explicação’ para sua rebeldia. E o final ‘aberto’ não me agradou, deixa o leitor com a sensação de que pode ter acontecido com uma pessoa ou outra. Ainda assim, recomendo a leitura, principalmente se você quer ler algo divertido e inteligente.

Visite: www.psychobooks.com.br

Faell 18/07/2012

Se comparado ao seu Best Seller anterior "Um Dia", "Resposta Certa" perde feio. É uma leitura gostosa. Nicholls relata a chegada à Universidade, a transição da adolescência para a fase adulta, o primeiro amor, a primeira transa... tudo isso somado ao bom e velho sexo, drogas e muito Jazz. Por ter formação acadêmica em Artes Cênicas, Nicholls sempre envolve suas protagonistas em pelas teatrais. Nesta história, Alice, a garota mais popular da Universidade, estuda Artes Cênicas e se envolve em um caso amoroso com o cara "menos" popular da universidade. Alice é tão linda quanto uma estrela de Hollywood. Brian é feio, espinhento, magricela e sempre, mas sempre mesmo, mete os pés pelas mãos. Por mais que tente fazer o certo, sempre, mas sempre mesmo, acaba fazendo o errado.

Uma leitura que recomendo. Claro, que o leitor próximo à casa dos 30 irá apreciar bem mais do que um jovem que sequer chegou aos 18 anos.

Blog MVL - Nina 18/07/2012

David Nicholls errou na caracterização e não chegou a atingir seu próprio objetivo nesta proposta de romance cômico e popular. Faltou tempero, faltou emoção e principalmente, faltou um protagonista que guiasse a narrativa.

Em “Resposta Certa” David Nicolls apresenta Brian, um inglês recém-saído da adolescência cheio de teorias sobre a vida na de universitário. Prestes a cursar Letras, seu maior objetivo é se ajustar no mundo acadêmico. Sua resposta é o Desafio Universitário, uma competição televisionada de conhecimentos gerais entre alunos de várias instituições. Determinado a ganhar e demonstrar seus incríveis talentos, ele vai lentamente caminhando, ou tropeçando, por sua nova vida. Incluindo sua paixão pela objetiva e interessante Alice, sua colega de grupo. Nicholls cria uma estória que poderia ser estimulante caso alguns aspectos da obra fossem mais bem elaborados.

O autor cita muitas bandas, músicos e canções dos anos oitenta, acredito ser uma forma de ressaltar a década em que o enredo se desenrola e dando um tom nostálgico a certas cenas do livro. Acredito que os leitores que foram universitários nessa época sentirão ainda mais fortemente essa melancolia. O protagonista, Brian, é cômico por inúmeros motivos, seu caráter super analítico o faz cometer os maiores desastres sociais e ele é, de fato, extremamente desengonçado com o sexo oposto. Aos dezenove anos era de se esperar que Brian aparentasse mais maturidade, mas o personagem é como uma criança descobrindo o universo a sua volta aos tropeços. É hilário, mas às vezes beira o ridículo, e prevejo muitos leitores rolando os olhos com algumas passagens. Um elemento simples da composição do personagem na qual o autor acabou perdendo a mão foi a caracterização, a identidade. Durante toda a narrativa nós acompanhamos um jovem que não sebe bem quem é passa a maior parte do tempo “atuando”. Ele tenta ser inteligente, engraçado, irônico e no fim, tive a impressão de que não cheguei a realmente conhecê-lo. Acredito que os leitores homens se identifiquem mais com a narrativa, não só pela voz em primeira pessoa do personagem, mas também pelos conflitos que ele vive. Em “Um Dia” o leitor acompanha a vida de Emma e Dex por duas perspectivas, em “Resposta Certa” temos apenas Brian como locutor.

A leitura não é totalmente ruim, certamente existem momentos bem divertidos, até porque nada escrito por David Nichols pode ser mal escrito, talvez as minhas expectativas estivessem altas demais. O que me consola é pensar que “Resposta Certa” foi originalmente publicado antes de “Um Dia”, consequentemente, concluo que as habilidades narrativas do autor evoluíram de um trabalho para o outro. O aspecto que mais me entreteve foi o Desafio em si e os capítulos que começam com perguntas e respostas de questões de conhecimentos gerais. Mas infelizmente, essa foi apenas a sombra do núcleo do livro e não onde o autor focou sua trama.

“Resposta Certa” é um episódio completamente esquecível da carreira de David Nichols.

Marina Moura | http://www.minhavidaporumlivro.com.br/

Dri 18/07/2012

Qual seria a reposta certa?
Este livro é mais um romance de David Nicholls, que na minha humilde opinião é um ótimo autor. Enredo conta a história de Brian Jackson um jovem que começa a faculdade de Letras cheio de expectativas e ambições das quais ao longo do livro sofrem mudanças por decisões estupidas do personagem. O mesmo vai participar de uma programa O desafio universitário do qual fazem perguntas de conhecimento gerais, durante seus estudos, faz amizades e se apaixona pela garota "mais bela" da universidade, entretanto a mesma garota também vai participar do Desafio Universitário onde toda a história se desenrola. O livro é extramente engraçado, mas também proporciona reflexão, onde pensamos o que é a verdadeira inteligência e se nosso conhecimento é realmente útil as nossas vidas. Então você sabe qual é a resposta certa?

naniedias 13/07/2012

Resposta Certa, de David Nicholls
Brian está finalmente indo para a faculdade. Irá sair de casa e viver uma experiência completamente nova - onde poderá ser a pessoa que sempre quis, conhecer novas pessoas interessantes, fazer coisas bacanas, aprender tudo o que há para ser aprendido.
Ou não.
Quando chega à faculdade, as expectativas do garoto atingem os céus, mas ele não consegue alcançá-las. Na verdade, nem mesmo entrar para o time que irá participar do Desafio Universitário (aquele que irá aparecer no programa de TV de perguntas e respostas que o pai dele assistia quando ainda era vivo) ele consegue. Ele fica como primeiro substituto... e tudo porque deu cola para Alice, uma menina maravilhosa, por quem Brian se apaixona perdidamente e em quem não conseguirá parar de pensar - deixando em segundo plano todos os demais aspectos de sua vida.

O que eu achei do livro:
PERGUNTA: O que a Nanie achou do livro Resposta Certa?
RESPOSTA: Ela não tem muita certeza... ela gostou demais - riu muito e se divertiu à beça - mas ao mesmo tempo não gostou tanto assim.

Não é uma coisa fácil falar do livro Resposta Certa, de David Nicholls. É o segundo livro que leio do autor. Definitivamente, a narrativa de David Nicholls é maravilhosa - irônica, divertida, engraçada, fludia, enfim, uma delícia de ler! O autor realmente leva jeito com as palavras. O meu problema é com as histórias que ele conta... as duas são boas, mas ao mesmo tempo não são lá grandes coisas. E em Resposta Certa ainda há um problema maior: Brian! Ele é um personagem cativante, mas ao mesmo tempo, é um grande perdedor que não consegue despertar nem um tiquinho da minha compaixão.

PERGUNTA: Qual é o título original do livro Respota Certa, escrito pelo autor britânico David Nicholls?
RESPOSTA: "How not to get laid with the most amazing girl of college while fucking up all the possible existing aspects of personal, financial and academic life in 30 lessons by a very stupid, funny and ironic loser with 16 bonus lessons teaching how to keep fucking up everything after get what you wanted". Ou, como é mais comumente conhecido, "Starter for Ten".

Tradução para quem não entende inglês: "Como não levar a garota mais linda da faculdade para a cama enquanto consegue fuder com todos os possíveis aspectos de sua vida pessoal, financeira e acadêmica em 30 lições ensinadas pelo mais estúpido, engraçado e irônico perdedor com 16 lições de bônus ensinando como continuar a fuder tudo depois de conseguir o que se queria".
E, ok, esse não é o título original do livro... é realmente "Starter for Ten", mas deveria ser. Brian, como muitos garotos de 18/19 anos, só consegue pensar em garotas... ou, no caso dele, em uma garota específica - na qual ele fica gamado apenas porque ela é incrivelmente linda. E, embora haja mil, quinhentos e oitenta e dois aspectos da vida de um acadêmico para relatar em um livro, o autor basicamente se fia na vida não amorosa de Brian - o que é um pouco repulssivo e enjoativo, já que o cara consegue ser um babaca (desculpe a palavra... o Brian poderia ser um cara legal, ele tem tudo para ser um cara legal, mas mesmo assim não consegue - sempre estraga tudo). Embora a história também explore um pouco a fixação de Brian pelo Desafio Universitário - um programa de conhecimentos gerais no qual o garoto adoraria participar, principalmente porque é como se fosse uma ligação com o pai que morreu há alguns anos -, até mesmo isso fica em segundo plano, depois de Alice.
O livro se passa em uma universidade inglesa em 1985/1986. E seria até mesmo possível esquecer que a história se passa em outra época, já que os jovens continuam mais ou menos do mesmo jeito, se não fossem os terríveis aspectos que certamente estariam permeando a vida deles se estivessem no século XXI - estou falando de celular e internet, a perdição da humanidade. É estranho pensar o quanto estamos dependentes dessas tecnologias que deveriam aproximas, mas no final das contas só afastam as pessoas.
Em vários momentos eu pude me identificar com Brian. Não que eu me ache uma perdedora ou que eu estrague as coisas com tanta frequência quanto o protagonista dessa história. Talvez porque ele esteja com espectativas altas demais para sua formação acadêmica no início da história, ou talvez porque ele se acha muito velho tendo apenas 19 anos (embora eu na verdade já seja MUITO mais velha do que ele, já que tenho 23) e acha que quatro anos é uma eternidade. Mas, ainda assim, foram apenas poucos momentos em que consegui me identificar com o protagonista e, por mais que ele seja um narrador muito divertido, eu não consegui gostar de Brian e nem torcer por ele. O pior de tudo é que ele consegue perceber as mancadas que faz, como ele estraga as coisas e fala as maiores besteiras do mundo, ainda assim, entretanto, ele nunca conserta nada - só piora as situações. Isso é engraçado nos primeiros capítulos, mas depois passa a ser enervante.
Ler Resposta Certa é divertido e muito gostoso, mas a história não é lá essas coisas, porque acaba que fica martelando o tempo inteiro na mesma tecla. Eu não sei ao certo se indico ou não o livro, mas garanto que embora não tenha gostado tanto quanto estava esperando gostar, ainda assim eu apreciei bastante o tempo que passei lendo essa história e não hesitarei quando houver outro livro do autor nas livrarias.

PS: Os capítulos da história não tÊm título, todos começam com uma pergunta e a resposta para essa pergunta - como se fossem as perguntas feitas no Desafio Universitário do qual o Brian quer tanto participar. Nem preciso dizer que errei a maioria, né?! Nossa... como as perguntas são difíceis. Eu nunca poderia participar de um desafio desses.

PS2: O estilo narrativo de David Nicholls nesse livro pode ser resumido em um nome: Felipe Fagundes. É sério... o Brian para mim é exatamente o Felipe (não que eu ache que o Felipe tem o dom de estragar tudo como o Brian), o jeito do Felipe escrever em seu blog é exatamente o jeito que Brian usa para narrar esse livro. E embora eu só tenha visto uma foto do Felipe até hoje (a do perfil dele no blog - http://www.fecheicomele.com.br/p/quem-faz.html - e no twitter - https://twitter.com/felipe_fgnds) eu só consigo imaginar o Brian assim e pronto.
Sério!
A minha teoria é que o Felipe conseguiu colocar as mãos em uma máquina do tempo e sabendo o quanto é difícil publicar um livro no Brasil se você já não tem algum sucesso em outra área (preferencialmente a televisão), ele resolveu entregar o livro para um autor que ele já sabia que seria sucesso no futuro e encontrou David Nicholls ainda na faculdade. Lá, ele pediu ao autor para nunca revelar que não havia escrito o livro - poderia mudar algumas coisas, mas deveria manter o tom sarcástico. E, claro, não deveria publicar antes de 2003 (afinal de contas, o Felipe veio do futuro e já sabia quando o livro deveria ser publicado). E isso explica até mesmo por que ele está fazendo curso de inglês. E tudo isso é mesmo verdade. Ou não.

Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Nathi 09/07/2012

Resenha - Resposta Certa
Brian Jackson, um garoto de origem simples, tem 18 anos, um problema sério de acne e é extremamente inteligente. Sempre se empenhou com o intuito de sair de sua casa, ir para uma universidade, algo que proporcionasse novas experiências, festas e um grande amor em sua vida. Com notas altas na escola, destacou-se entre os demais alunos e conquistou uma bolsa de estudos.

Mas, como meu pai costumava dizer, o crucial da educação são as oportunidades que ela traz, as portas que abre. Porque, sem isso, o conhecimento em si é um beco sem saída [...].
Página 11

Assim que chega, Brian se depara com um anúncio do Desafio Universitário, um programa televisivo de perguntas e respostas, ao qual ele assistia sempre com seu pai. Sem hesitar, ele se inscreve e, consegue entrar para a equipe da faculdade. Ao mesmo tempo em que tem que se concentrar para ganhar o programa, Brian precisa arrumar uma maneira de conquistar Alice, sua bela companheira de time, por quem está perdidamente apaixonado.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/07/resenha-resposta-certa.html

Nica 09/07/2012

Resposta Certa, David Nicholls
Temos mais um livro de David Nicholls, lembram dele? O escritor de Um Dia. Agora como Resposta Certa. Antes de iniciar a resenha gostaria de fazer uma observação sobre este novo livro de Nicholls. Como o seu primeiro livro foi para mim um dos livros mais lindos e emocionantes que eu já li nos últimos longos tempo, temi por este, e não criei nenhuma expectativa para não me decepcionar. Pois acreditei que seria impossível, o mesmo escritor conseguir criar tanta emoção outra vez. Ponto para mim! O livro é bom, emocionante, mas nem tanto assim. Sobre isso, no entanto, deve ficar claro que, Resposta Certa foi seu primeiro livro publicado, - 2003 - já Um Dia, veio seis anos depois, 2009.
A história se passa em 1985, e o garoto Brian Jackson, de dezoito anos, personagem narrador que acaba de entrar na universidade, vai cursar Literatura Inglesa. Apesar de ser um jovem pobre, devido a suas boas notas ele recebe uma bolsa de estudos para cursar a universidade. Porém, ao chegar à faculdade, ele descobre que o seu potencial financeiro é bem inferior do que a maioria e ele sente a necessidade de se diferenciar. Quando surge a oportunidade de participar de um famoso programa de televisão chamado Desafio Universitário, ele se propõe logo a se inscrever, principalmente, para mostrar a uma garota, Alice, que ele era talentoso, inteligente e no mínimo um gênio dos conhecimentos gerais.
“Há certas coisas que a gente espera de um homem aos 19 anos. Por exemplo, supõe-se que, aos 19, eu já tivesse viajado de avião, dirigindo uma motocicleta, um carro, marcado um gol ou conseguido fumar um cigarro. Aos 19, Mozard já tinha composto sinfonias e óperas (...) enquanto eu nunca experimentei milho verde enlatado.
Mas devo dizer que não me importo muito com essas coisas, porque, essa noite, vou conseguir realizar uma grande façanha. Pela primeira vez na vida, vou passar a noite inteira com alguém.” (p.250)

Na verdade, a narrativa gira em torno da vida de Brian na universidade, pela primeira vez longe da mãe, livre. Com tempo suficiente, para bebidas, drogas..., se divertir esquecendo os princípios básicos de uma vida responsável. Sua avassaladora paixão platônica por Alice o deixou cego e seus pensamentos se voltaram à conquista desta garota linda, rica e inteligente. No entanto, ele sempre se dar mal e raramente tem algo a comemorar, sempre levando rasteiras, consequências de seus atos e decisões infantis. Sem nunca pensar nos estudos, seu objetivo principal é a conquista de Alice, e o Desafio é apenas o caminho que o levará a ela.
“Não importa que os competidores fossem claramente desajustados sociais, poucos higiênicos ou cheios de espinhas, virgens envelhecendo ou, em alguns casos apenas muito esquisitos; o importante era que existia um lugar onde as pessoas realmente sabiam aquelas coisas.” (p.42)

O livro é divertido, com leitura rápida. A cada página nos deparamos com mais atrapalhada, momentos ridículos e constrangedores, que nos fazem rir. Como personagem, Brian é muito bem construído e cumpre o que se propõe, emoções inesperada. Já como pessoa, um nerd atrapalhado, fraco, indeciso, adolescente imaturo e sem caráter. Mesmo assim é um personagem que cativa e agrada ao leitor, pois possui um humor inteligente e muito carisma.
Longe de querer fazer qualquer comparação entres as obras, mas David Nicholls já iniciou sua carreira literária com aquele mesmo ritmo narrativo que conhecemos hoje, ele sabe o momento certo de tirar da manga um trunfo, o que fará toda a diferença na trama. É como um bote, e a surpresa da emoção nos faz suspirar.

Resenha postada no blog Ler é o melhor lazer: http://goo.gl/7cnKs