Resposta Certa

Resposta Certa David Nicholls

Resenhas - Resposta Certa

Alessandra @euamolivrosnovos 11/07/2014

Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?
"Resposta Certa" é um livro para quem precisa se distrair um pouco e ver como as situações do cotidiano podem ser ridiculamente engraçadas, quando não vergonhosas para nós.

O autor David Nicholls traz para o leitor o ano de 1985, com a perspectiva de Brian Jackson, iniciante no curso de Literatura Inglesa.

Brian perdeu o pai quando tinha apenas 12 anos de idade. Os dois tinham como hobby assistir juntos ao programa "Desafio Universitário", um quiz sobre conhecimentos gerais.

Logo quando Brian está ambientando-se em sua nova vida acadêmica, se depara com a oportunidade de participar do show e, de quebra, vislumbra pela primeira vez Alice Harbinson que, de acordo com ele, é o resumo da perfeição.

O livro passa a narrar em primeira pessoa tudo o que se passa na cabeça de Jackson e como ele decide encarar cada situação em sua vida, tudo em mínimos detalhes recheados de sarcasmos, ironias e uma excelente dose de humor. Tudo mesmo, desde a decisão acerca do melhor corte de cabelo até os seus pensamentos mais luxuriosos sobre Alice.

Brian é tão espirituoso e esperto que cheguei a conclusão de que ele é como o wikipedia ambulante, pois ao longo da vida foi capaz de angariar um conhecimento amplo sobre diversos temas, da ciência à arte, e por aí vai.

Acho que não encontrei uma página sequer nesse livro que não me fizesse rir. Muitas vezes você se compadece do protagonista, por seu jeito desastrado e confuso, em outras você se enxerga na pele dele, rindo de si mesmo por já ter pensado coisas muito parecidas ou, ainda, por ter feito as mesmas burradas.
Sem contar os delírios apaixonados de Brian por Alice, que se não fossem cômicos seriam trágicos.

Enfim, acho que Jackson se empenha muito em ser aquilo que nunca será. Algo corriqueiro de se ver em um cara que não possui muita confiança em si mesmo, tem apenas 19 anos, muitas espinhas na cara e uma vida sexual tendendo ao zero absoluto. Nem vou mencionar seu porte atlético e sua performance na pista de dança. Vou ficando por aqui.

-Você vai ler esse livro?
-Sim.
-RESPOSTA CERTA.

site: www.euamolivrosnovos.blogspot.com.br

Ca Melo 26/03/2014

Avaliando David Nicholls ....
Como eu tenho a mania de ler uma obra genial de um autor (nesse caso foi "Um Dia") e depois querer acompanhar todas as obras publicadas, você pode ter algumas conclusões: 1) você se apaixonar pelo livro seguinte; 2) você odiar os outros livros e acreditar que o autor só tem um único livro de sucesso, bom; 3)você não achar o livro tão bom mas ter fé que os próximos serão melhores

Nesse caso a minha opção é a terceira, e ainda acrescento que vou demorar ainda muito tempo pra ler algum outro livro do Nicholls já que ele não é mais minha prioridade em leitura rsrsrs...

Bom, o livro passa no ano de 1985 e conta a história de Brian, um nerd, com problema de acnes e pobre (não sei porquê leio tanto livro com nerds como protagonistas, mas vamos lá), que acaba de ir pra faculdade e tem o sonho de participar de um programa de tv de perguntas e respostas em conhecimentos gerais, principalmente porque ganhando o programa ele acredita conseguir conquistar de uma vez a belíssima Alice, a garota bonita, rica e popular da faculdade.

O livro demora a muito a engrenar, sendo até um pouco chato e levei muito tempo (considerando que eu leio em média um livro por semana) para terminar. Conta detalhes e traumas da infância de Brian e do seu relacionamento com sua mãe viúva que fica sozinha quando o protagonista vai para a faculdade (nos EUA quando os filhos geralmente vão pra faculdade eles mudam de cidade e passam a morar em fraternidades e dividem os quartos com outras pessoas na mesma situação).

A história também tem aquele clichê básico de você correr atrás de uma coisa e depois acabar descobrindo que tem outra embaixo do seu nariz. Mas é isso, o meu desejo é que os próximos sejam melhores ;)

Diego Hag 14/12/2014minha estante
Já leu "O substituto", é quase o meu preferido dele.

Luciane 16/03/2014

Um bom livro, se passa na década de 80 e narra a vida de um jovem que vai para a faculdade, conhece o amor e sonha em participar de um programa de perguntas e respostas.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Luise 06/11/2013

Não espere muito de Resposta Certa
Comprei o livro porque gostei muito do Um Dia, do mesmo autor, e achei que poderia ser tão interessante quanto. Decepcionante.

Resposta Certa não prende a atenção durante a leitura, não é o tipo de livro que devoramos em poucos dias, que nos instiga e desperta a curiosidade. Eu pegava para ler porque afinal, eu tinha comprado e não queria deixar de lado. Mas foram poucas as vezes que peguei o livro com curiosidade para saber os próximos passos de Brian.

Os elogios que estão na capa e contra-capa do livro em nada correspondem com a realidade. O livro tem sim suas partes bacanas, que te tiram um sorriso, mas são tão raras, que fazem do livro uma coisa meio cansativa.
Sara 10/01/2014minha estante
Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Principalmente o epílogo, achei meio "cópia" de "Um dia"... Com a história de viajem para a praia, combinado de quartos separados e depois acabarem ficando com cama de casal e tal... Esperava muito mais do livro! :c Nem mesmo as partes que eram para serem "chocantes" me atraiam, e depois todas aquelas citações acabou enchendo... :\

Juliana 02/11/2013

Hoje, como raramente acontece, a resenha não será sobre um livro altamente recomendado, nem sobre uma história que eu amei. Mas que não seja esse o motivo de você nem mesmo terminar de ler essa resenha, ou de nem começar a ler o livro. Afinal, eu posso não ter gostado tanto assim da leitura, mas sua opinião pode ser diferente da minha, não é mesmo?

A maioria das resenhas que li, depois de ter lido o livro, tiveram uma opinião bastante parecida com a minha, mas todas elas foram escritas por pessoas que leram o Resposta Certa depois de terem lido Um Dia, que, ao que parece, teve uma avaliação do público muito maior do que Resposta Certa. Como eu ainda não li esse outro livro do David Nicholls, não posso opinar de modo comparativo, então minha crítica será apenas do próprio livro, sem parâmetro com outras obras do autor.

O livro conta a história de Brian Jackson, um adolescente, nerd e cheio de espinhas, que tem o sonho de infância de participar do programa de perguntas e respostas Desafio Universitário.

Em sua cidade natal, Brian vivia com a mãe, com quem não tinha um relacionamento muito próximo, e tinha dois amigos mais chegados, Tone, um garoto que pegava bastante no seu pé, e Spencer, que era o seu melhor amigo.

Brian chega na universidade e conhece os seus dois colegas de quarto, Marcus e Josh. Não se conhece muita coisa a respeito desses dois, a não ser que fabricavam cerveja artesanal em casa. Eles convidam Brian para a sua primeira festa na faculdade, onde ele irá conhecer as duas garotas com quem se relacionará no decorrer da história: Rebecca, uma garota engajada socialmente e bastante autêntica, e Alice, uma patricinha fútil, por quem Brian acaba se apaixonando. Devido à sua total falta de habilidade com as mulheres, Brian acaba se metendo em diversas situações desastrosas. Ele é ainda muito imaturo e parece despreparado para enfrentar os desafios que a vida na universidade exige.

No mesmo dia da festa, Brian vê no mural uma convocação para participar do Desafio Universitário, o programa que assistia com seu pai quando criança. Brian se inscreve e comparece no dia da prova. Há cinco pessoas fazendo o teste, mas apenas quatro poderão ser da equipe. Brian está absolutamente confiante de que conseguirá passar. Alice, a patricinha que ele conheceu na festa, é uma das que está fazendo a prova, e pede cola de várias questões para Brian.

No fim das contas, ele acaba ficando por último – Alice vai melhor na prova, depois da ajuda de Brian - e não fará parte da equipe. Entretanto, um dos garotos que havia sido classificado fica doente, abrindo espaço para a participação de Brian. Os outros integrantes são Patrick, um mauricinho, e Lucy, uma asiática, estudante de medicina.

Brian fica o tempo todo tentando se autoafirmar, parecer inteligente e fazendo coisas para poder ser aceito, mas na maioria das vezes isso não acaba bem. Parece que ele tem o dom de estragar tudo.

Com esta proposta de enredo, o livro tinha tudo para deslanchar, a história poderia ter sido uma das mais divertidas já escritas. Um nerd desajustado, cujo objetivo na vida é ser a estrela de um programa de televisão de perguntas e respostas, apaixonado por uma patricinha rica e fútil seria um prato cheio para uma comédia romântica daquelas! Mas infelizmente não aconteceu nada disso.

O autor perde muito tempo da narrativa situando a trama nos anos oitenta, o que cansa um pouco a leitura. Acredito que com menos elementos, uma descrição bem feita poderia ter conseguido nos fazer enxergar o cenário em que Brian vive sua história, sem a necessidade de nos saturar com nomes de bandas, músicas e outros elementos da época. Mas tirando isso, a narrativa caminha relativamente bem.

Gostei da forma como os capítulos se iniciam, com uma pergunta e resposta típica desses programas de auditório, e cujo tema tinha tudo a ver com o capítulo do livro. Esse é realmente um ponto bastante positivo da narrativa.

Não gostei como o livro termina. Apesar de não ter gostado de muita coisa ao longo da leitura, a história estava indo muito bem, com todos os eventos bem amarrados e com potencial para terminar de forma grandiosa e com uma grande moral. Mas conforme ia me aproximando do final do livro, pela quantidade de páginas, eu já sabia que o final seria um desastre: não daria tempo de realizar todo o potencial da história. E realmente não deu. O livro acabou e deixou uma sensação de ter acabano no meio, como se o Nicholls tivesse ficado com preguiça e concluído a história ali mesmo, sem um desfecho digno do enredo a que se propôs.

Por isso, não recomendo a leitura. Vale a pena pela curiosidade, porque eu raramente abandono um livro (acho que toda história merece ser lida, salvo algumas raríssimas exceções). Mas se for ler, não se encha de expectativas, porque você vai se frustrar.

O livro foi adaptado para o cinema, com o nome de Garoto Nota 10 e foi dirigido pelo Tom Hanks. Sinceramente, apesar de algumas coisas no roteiro do filme terem sido alteradas da história original, com elementos que não havia no livro, e do final ter sido completamente diferente do livro, nesse caso, vou ter que dar a mão à palmatória e dizer que o filme foi melhor. Mas só nesse caso...

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-resposta-certa-david-nicholls

Driana 23/09/2013

David Nicholls depois do Livro Um dia se tornou um dos meus escritores favoritos.Sou extramamente apaixonada pelo casal Emma e Dexter,lembro que quando comecei a ler o livro me emocionei,ri e chorei com o final que não era nada esperado por mim.E digo de passagem que "Um dia"é um dos meus livros preferidos.Então estava louca pelo próximo livro do David Nicolls, que então chegou, o tão esperado por mim 'Reposta Certa"lembro que quando cheguei a livraria e vi os comentários e as opiniões nas páginas dos livros,achei que ele seria um livro hilariante,encantador e tão bom quanto Um dia.Mas me decepcionei,não digo que o livro seja extremamente ruim,é regular,da pra ler sem querer abandona-lo.Mas em comparação com o livro 'Um dia" David Nicolls deixou muito a desejar.O livro conta a história de Brian Jackson um jovem de classe média que consegue uma bolsa na universidade para cursar letras.E seu grande objetivo, e sonho, é participar do Desafio Universitárío um programa de TV,entre duas universidades,e a vencedora é aquela que obtém mais pontos com as perguntas feitas.Eu não sei ao certo o porque dele querer participar desse programa,a não ser que ele assistia esse programa com seu pai,quando era menor,e pelo que deu a entender era a unica coisa que compartilhavam juntos,antes de seu pai morrer.No dia do desafio Universitario ele vai com o paleto de seu pai,um modo eu acho de dizer que uma parte de seu pai estava ali,oque deixa claro que esse é o único intuito mesmo por ele participar,pelo seu pai.E pra impressionar Alice e sua mãe no grande dia.Mas no livro Brian Jackson aparece como um adolescente inseguro,que acha que é mais inteligente que muita gente ali,mais no meu ponto de vista,não é bem assim,ele não é tão inteligente como acha que é,ou como aparenta ser.Pra mim ele passa o tempo todo no livro tentando ser alguém que não é,tentando ser notável e se destacar de algum modo,e de vários jeitos.Por isso não da pra entender e conhecer muito bem Brian Jackson,por querer provar sempre algo no livro.A única coisa que no meu ponto de vista que deu pra saber sobre Brian Jackson,é que ele não gostava de sua aparência porque sofria de espinhas,que era um adolescente inseguro.Ele se apaixona por Alice,uma garota que está na sua equipe da qual também está participando do Desafio Universitario,jovem que sonha em ser atriz,loira e "gostosa"e linda como dizem,mais no meu entender Alice só parece uma jovem fútil e sem graça,o tipinho de garota popular só isso.E essa garota que Brian Jackson,se apaixona e corre atrás igual a um cachorrinho,eles constroem uma amizade,não sei se amizade seria a palavra certa,mas depois ficam,e depois ela passa meio que evitar Brian Jackson,e depois o trai com um garoto que está encenando uma pesa com ela.Quando ele descobre só se comporta como um imaturo andando pelas ruas e parando em um bar,aonde enche a cara,sendo que no outro dia estará participando do Programa Universitaario.E isso é só uma das coisas que está aparente em Brian que ele bebe demais,e que acorda inumeros dias de ressaca.Ele também conhece Rebecca no livro,sinceramente foi a única personagem que eu gostei ou simpatizei,mas o livro é meio evasivo sobre ela.Ela é uma garota,que no meu ponto de vista se faz de durona e forte,que defende seus ideais e que tem um pouco de senso critico sobre as coisas,e que já sofreu por amor,e até sofreu um aborto,aonde o seu namorado a abandonou dias depois do aborto,e por isso se faz de durona quanto a relacionamentos,ao contrário de Alice que já teve vários relacionamentos fúteis e passageiros,que no meu ponto de vista garotos fúteis,que ela não chegou a gostar. Rebecca não gosta de Alice,e várias vezes é irônica em relação a ela para Brian,porém tanto ódio,não é descrito o porque no livro,não se sabe se Alice fez algo para ela,ou é somente inveja por relação a Alice,ou cíúmes por gostar de Brian,isso que eu não gostei do livro,como Nicholls pode fazer Rebecca odiar tanto Alice e não mostrar o motivo para isso?Rebeca por outro lado já tinha avisado,sobre Alice para Brian do modo dela,literalmente dando a impressão que Alice é uma verdadeira vaca,sabe que Alice estava traindo Brian mas no meu ponto de vista não contou nada,só pra esperar ele mesmo quebrar a cara.Porém em uma das festas que ´´e descrita no livro,as duas se abraçam,e mesmo Rebecca fazendo uma cara de nojo depois ela retribui o abraço,e fala que Alice é até legal depois de conhecer.Como assim?Alice também não parece ser alguém que tenha um algo por aparente para querer participar do Desafio Universitario,e também nem é tão inteligente pra isso,a unica coisa aparente pra mim é que ela quer só aparecer na televisão,se destacar entre todos não pela inteligência,mais se destacar entre todos na aparencia perante a televisão,já que quer ser atriz.Temos Spence seu melhor amigo,que parece ser só um adolescente rebelde e irresponsável,centrado em bebidas também.No grande dia do Desafio Universitario Brian Jackson meio que trapaceia para ganhar,como?Ele briga com Patirck,e depois de ficar exaltado,Patrick o ergue pelo paletó,e Brian querendo bater em Patrick lhe da uma cabeçada.Mais ele não faz isso direito,e quem se machucou foi ele.Desmaiando com o impacto,e sendo cuidado por Lucy que está cursando medicina,no escrítorio aonde ele esta,em uma das mesas,Brian vê a prancheta,do pesquisador Julian,com as perguntas que seriam feitas no programa então ele simplesmente cola,se ele era tão inteligente porque colou e trapaceou?Mas mesmo assim Brian Jackson talvez não poderia participar,depois de brigar com Patrick,ele poderia ser tirado do grupo e ser substituido por outro,porém Patrick depois de conversar com Alice e Lucy lhe da mais uma chance,mesmo sabendo que ele estava de ressaca.Então o jogo começa,e a equipe de Brian começa perdendo,e depois consegue empatar com a outra equipe.No ultima pergunta,quando tudo seria definido,é feita a ultima pergunta,e justamente aquela que Brian colou e tanto esperava,e antes que a pergunta é feita,inteiramente.Brian Jackson responde,a equipe é desclassificada e todos seguem pra casa.Então Brian Jackson ao inves de assumir seu erro,ele foge como uma criança imatura,e culpa o pesquisador,como se estivesse sido um acidente,ponto negativo Brian Jackosn se mostra alguém imaturo,e que não admite seus erros,podendo culpar outra pessoa.Depois disso,Brian Jackson,não sei porque vergonha talvez,abandona a universidade,claro foge essa pra ele é a melhor alternativa a se fazer,oque da a dúvida no final do livro de saber se Brian Jackson queria mesmo cursar Letras,se ele queria mesmo estar naquela universidade,ou se levava aquilo a sério,oque no meu entender: NÃOOOOO .Talvez para ele a universidade seria só diversão,uma eterna festa só.O único a amadurecer ali é Tone,porém,depois meio que age com um pouco de indiferença com Spence e Brian,mesmo parecendo ter sido amigos inseparáveis.Então Brian Jackson volta para seu antigo emprego na fábrica de torradeiras,e escreve alguns poemas,que ele mesmo considera um lixo,para alguém que queria cursar Letras,escrever tão mal assim,parece algo estranho.Então depois passa as férias no final do livro com Rebecca,o qual parece ter algo,mas não da pra saber se é algo sério,mas mesmo assim termina escrevendo uma carta para Alice.What?depois dela ter o traído,e se comportado como uma verdadeira menina fácil e mimada?Mais enfim,depois ele termina dizendo ou querendo entender que só tem 19 anos e que não deve se importar tanto com as coisas,bem adulto né?Então,reposta certa terminou sem nenhuma mensagem construtiva,ou com nenhuma mensagem no final,e pra mim sem um final,só com um aparente começo,em "Um dia" aprendi que o amor pode estar do nosso lado, e que só devemos estar mais atentos a isso,que não devemos de deixar de dizer oque queremos,e que temos que correr atrás do que queremos, aprendi isso com a personagem Emmma,que devemos compreender e amar as pessoas,dar bronca as vezes,e esperar sempre o melhor delas. E demostrar nossos sentimentos.Foi isso que aprendi com Emma,e com Dexter algumas lições também.Mas em Reposta Certa faltou algo,tinha potencial porém,só contou a Historia de adolescentes fúteis,e alguns perdidos.Tirando só a Rebbecca disso rs."Uma comédia repleta de vergonha alheia,e observações inteligentes,um livro que emociona e faz rir ao mesmo tempo.Não me emocionou,e juro só me tirou duas ou três risadas.David Nicolls você é um ótimo escritor de verdade,mas deixou muito a desejar.

Marcela 23/08/2013

Massante, extenso e sem foco.
Depois de um ano tentando lê-lo (falo sério quanto ao tempo. Passei mesmo UM ANO entre idas e vindas com trechos desse livro), finalmente reuni coragem o suficiente para bater o martelo e declará-lo como caso encerrado. Não, eu não conseguiria mesmo terminá-lo sem que minha paciência fosse pelos ares.

Enquanto "Um Dia" foi um livro interessante de ser lido, por ser diferente de muito do que vemos por aí, "Resposta Certa" é um fiasco. A história, em si, para começo de conversa já é destrinchada a partir de clichê básico de filmes de comédia (forçada) adolescente: o cara esquisitão que se apaixona pela "super-gata" do colégio/universidade.

A história é sem vida. Os protagonistas são fracos. Os coadjuvantes vêm e vão sem explicação alguma ou sequer uma colaboração importante no decorrer do livro. Os diálogos, muitas vezes, são rasos e sem emoção. O foco... bem, que foco? Não há. Apesar de a descrição do livro falar sobre o tal "Desafio Universitário", este é deixado de lado durante pelo menos 3/5 do livro. Ficamos, então, desorientados ali, à deriva, esperando algum sinal de que o que foi prometido seja cumprido. E mais um pouco de "nada". A muito custo, ainda cheguei próximo à 4ª parte do livro. Mas nem isso de "falta pouco, estou quase lá" conseguiu me prender um pouco mais.

Sobre Brian... Ele é um típico nerd que tenta não ser nerd. Tem pavor às espinhas em sua face, se porta quase sempre como um retardado, é fã inveterado do "Desafio Universitário", mas vive tentando fazer o social em festinhas agitadas regadas a álcool. O que, nele, ainda achei certa graça foi a questão de contar o dinheiro, literalmente, e o fato de se descrever tentando aumentar o próprio ego, ao mesmo passo em que tem total ciência de sua triste realidade. Mas, para por aí. Isso não foi o suficiente, nem por um instante, para classificar "Starter for Ten" (título original) como "BOM". Obs: Não vou nem me dar ao trabalho para discorrer os motivos de não achar nada que possa justificar o súbito interesse desmedido de Brian em Alice.

Falando agora de algo "positivo" em meio a isso tudo: achei bem interessante o modo como cada capítulo se relaciona com o "tema" da pergunta (e, consequentemente, da sua resposta) que vem logo no comecinho deste. Confesso que, muitas vezes, pulava alguns capítulos só para ler as perguntas e respostas... Me chamaram mais a atenção que o enredo, em si.

E, por fim, eu TENHO que dizer o quanto o golpe de marketing da Intrínseca de encher as folhas inicias do livro com lotes de críticas positivas e indicações oriundas de jornais reconhecidos por aí a fora foi decepcionante. Isso cria boas expectativas. E, ao não serem atendidas, acaba por comprometer a credibilidade da editora. Não me levem a mal, eu realmente adoro a editora (que, inclusive, é responsável por publicar, aqui, alguns dos meus livros favoritos) e tudo mais, mas acho que essa publicidade excessiva em torno de certos títulos não é lá muito benéfica. Enfim, é isso. Não aconselharia.

JOY 13/08/2013

O diário de um babaca oitentista
Esta é a primeira vez, em minha experiência literária que nao sinto o mínimo de identificação, carinho ou simpatia pelo personagem principal.
Confesso que terminei a leitura apenas para ver se Brian poderia se tornar suportável de alguma forma.
Não aconteceu. Ele continuou um grande e completo babaca.
Desanimada de ler qualquer outra coisa do autor.
Se ele quis descrever a trajetória de um estúpido, Parabéns! Objetivo alcançado!
Bia 23/12/2014minha estante
Exatamente o que senti. Achei o final ridículo, a atitude dele com a Rebecca! Sem falar que achei ela super legal enquanto que só vi Alice como uma mimadinha chata.

Sthéfani 13/08/2013

Chegou a ser engraçado, mas por causa do final o livro deixou a desejar...

Carol 09/08/2013

Resposta Certa foi lançado pela editora Intrínseca em 2012, logo após o sucesso "Um Dia", que David Nicholls levou para o cinema, estrelado por Anne Hathaway. Apesar disso, Resposta Certa foi escrito seis anos antes, e foi o primeiro livro do autor. Eu estava empolgadíssima para ler, pois adorei "Um Dia" e achei que a atmosfera e o estilo seriam os mesmos. Errado. Não leia se for isso que está esperando.

Brian Jackson acabou de entrar para a faculdade em Londres. Ele terá de deixar sua mãe e seus amigos, Spencer e Tone para cursar Literatura Inglesa. E já na primeira semana, ele se inscreve para o Desafio Universitário, um programa no qual assistia com o seu já falecido pai e que sempre teve o sonho de participar. E é assim que ele conhece Alice. Popular, bonita, charmosa e rica, instantaneamente chama a atenção de Brian e eles acabam ficando amigos. Depois de um tempo, Brian não consegue evitar se apaixonar por ela, e as coisas não ocorrem bem do jeito que ela planeja. Bem, nada acorre como Brian planeja, na verdade. Ele também fica amigo de Rebecca, uma garota rebelde que cursa direito e que ele conhece no seu primeiro dia em Londres.

O livro é contado em primeira pessoa, o que nos permite conhecer muito bem o protagonista. Ele é um garoto deslocado, desajeitado, feio e até inconveniente. Faz piadas foras de hora sem a menor graça e se esforça para se enquadrar em um padrão da sociedade, mesmo que diga que não concorda com padrões e não liga pra isso. Sim, Brian é um pouco hipócrita, na minha opinião. Em vários aspectos. Não concordei com as atitudes dele na maior parte do tempo e não concordo com as convicções dele também, mas acho que tudo isso tornou a história mais real.

O leitor pode não amar o protagonista, mas deve admitir que a narrativa do autor é impecável, o que compensa muitos aspectos ruins do livro. Gostei bastante das referências culturais e dos problemas enfrentados pelos adolescentes e pela sociedade na época.

Mas teve um problema: eu não entendi o foco do livro. Não sei se era o Desafio Universitário, o romance (o que é pouco provável) ou os problemas de Brian na faculdade. Quando acabei fiquei bem confusa. O que pareceu foi que o autor nos deu uma "amostra grátis" da vida de Brian e pronto.

Mas refletindo melhor, ao meu ver, acredito que David Nicholls quis retratar a sociedade da época. Os problemas enfrentados pelos adolescentes e pela sociedade, as referências ao socialismo, ao comunismo, ao capitalismo e à política me fez aceitar isso como o foco principal. Acho que Brian foi mais um veículo de informação do que um personagem em si.

Gostei do livro, gosto do humor irônico dele, mas não me emocionou da forma como Um Dia o fez.

site: http://bussoladepapel.blogspot.com.br

*Rô Bernas 10/07/2013

E a "Resposta Certa" é? Que livro chaaaato!!!!
Estava empolgadíssima para ler este livro, pois achei a sinopse dele fantástica, maaaas...vai ser chato assim lá longe...e olha que pra chegar ao ponto de minha pessoa abandonar um livro é porque depois de várias tentativas, ainda assim, não decolou.
Li as resenhas postadas pra ver se me empolgava, pois a maioria gostou, mesmo assim...não teve jeito...não gostei.
Mas...gosto é gosto, né?
Leiam e avaliem. :)
Robélia 22/08/2012minha estante
Já sei, vou gostar do livro. Se você não gostou... kkkk
Acabei de solicitar pelo PLUS.

*Rô Bernas 22/08/2012minha estante
Verdade...bem capaz de vc gostar mesmo...adora livro chato kkkkkkk :P

Aline Ramos 28/08/2012minha estante
ai medo!! Acabei de pegar o livro pra ler e já me falaram que é chato mesmo. Ainda mais que não gostei de Um dia (achei muito chato). Tb detesto abandonar livros. Vamos ver no que vai dar..rs

*Rô Bernas 30/08/2012minha estante
Aline...não fique com medo...muita gente gostou, logo tem muita chance de vc gostar também rsss

Léia Viana 07/01/2013minha estante
Eu nem vou me empolgar para lê-lo, não achei "O Dia" o alarde todo que fizeram.

*Rô Bernas 07/01/2013minha estante
Ah, Léia....muita gente gostou....vai que vc curte? rsss

Layne Cris 25/11/2013minha estante
Encontrei outra pessoa que tb achou chato à beça!!
Não consegui terminar, quem sabe algum dia eu dê outra chance.

denilson 14/05/2013

um livro triste....
bem, vi o filme um dia, mas nao li o livro
o autor é o mesmo....
pre ser sincero um dia queior escrever um livro sobre este tema, isto é, a passagem para a fase adulta da vida..
gosto do tema.....
e a estória de brian ou bri jackson me interessou....
o livro traz um monte de criticas de revistas, jornias e o acharam divertido......
sinceramente o achei triste, alias como deve ser um livro que narra essa fase da vida da gente.....
o livro conta a estória do universitario de lingua inglesa, pobre, e la encontra a politica, a linda, a inteligente, bem os esterotipos que ja conhecemos e tb tivemos oportunidade de encontrar na faculdade....
a iniciacao com o sexo, as brigas com a familia, a iniciaçao das drogas, as bebedeiras, os encontros as partidas, os amigos que se foram, quem nao vai se ver em alguma das varias estorias narradas no livro?
e o final é muito legal, quem imaginaria que,,,, ah nao vou contar claro, mas o final foi bem bolado mesmo

é isso vale a pena ler, com certeza

Brenda 04/05/2013

Desnecessariamente necessário
Resposta Certa não é o tipo de livro que muda sua vida significativamente ou te faz pensar nele por dias. É o tipo comum, com uma história simples, sem nenhum aparente diferencial. O que chama atenção nele é a sinceridade com que a história é contada - sinceridade tal que chega a te fazer sentir nojo de alguns cheiros. Leitura válida, como toda leitura, apesar de, para mim, parecer que o autor ensaiava para escrever Um Dia (mas talvez só pense isso por ter lido Um Dia primeiro).
É, basicamente, sobre a experiência universitária: chegada na faculdade, primeiro amor quase maduro, a mudança confusa que acontece aos 19 anos; coisas que todos passam ou, no meu caso, passarão. Lá pro terceiro ou quarto capítulo, você já sabe o final da história, mas dá tantas reviravoltas que, em inúmeros momentos, o fim parece imprevisível. Um livro realmente engraçado - como diz as criticas impressas nas primeiras página da edição que tenho - que te faz suspirar, sentir vergonha alheia, ter raiva e muitos outros sentimentos tão sinceros quanto a escrita de David Nicholls.

Jeniffer 03/05/2013

Logo após eu ter lido Um dia, desejei que outro livro do David Nicholls fosse publicado aqui no Brasil e não demorou muito para isso acontecer; assim como Um dia, Resposta Certa tem um enredo diferente do que podemos pensar e a narrativa do David novamente não me decepcionou.

A premissa é simples: Brian Jackson está prestes a fazer 19 anos e agora está indo para a Universidade pública cursar Literatura inglesa; é uma nova vida, uma nova rotina, vai conhecer novas pessoas, estudantes cultos como ele e com quase os mesmos pensamentos. Além disso, ele nutre o sonho de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas com estudantes universitários que é transmitido na TV e que ele costumava assistir com seu pai, já falecido. Brian quer participar por que imagina que para seu pai seria um orgulho seu filho ali, respondendo as questões certas em frente a milhões de espectadores.

Mas Resposta Certa não se resume só a nova experiência de um 'nerd' que acha que já é um adulto maduro por fazer 19 anos e que está perdidamente apaixonado por Alice, a garota popular, rica e linda que ele conheceu numa festa. Brian é descrito como aquele típico nerd que vemos em filmes: esguio, com um estilo vintage, cheio de espinhas e que não tem uma certa noção do quanto fica ridículo dançando. Ele costuma beber com os amigos, aliás, costuma beber muito e ao longo do livro vemos as suas mudanças, não exteriormente, mas como pessoa.

O que me irritou foi a fascinação por Alice, estava explícito que ela não se sentia atraída por ele e que não tinha possibilidades deles ficarem juntos, mas Brian faz de tudo para conquistar Alice e tê-la para si. Além disso, Brian se gaba dos seus conhecimentos, algumas vezes ele mesmo se pergunta se toda a inteligência que ele demonstra é verdadeira ou só 'fachada' para parecer inteligente. O caso é, ele esquece de tudo e de todos, até dos seus princípios, por causa de Alice.

Mas o ponto forte do livro é o humor, um humor inteligente, sarcástico e ás vezes ridículo, por causa de Brian. É meio previsível o final, no quesito romance, mas o clímax não foi o que eu esperei, mesmo assim, gostei. Acredito que nem todos irão gostar da leitura de Resposta Certa, não é cheia de aventuras ou com um grande romance de tirar o fôlego, é diferente mas de uma forma calma e divertida e o humor é aquele humor 'cult' que nem todo mundo entende mas o livro também tem uma mensagem bem interessante em torno dele, sobre ser inteligente não ser suficiente para conviver e viver bem e a narrativa é em primeira pessoa, então você se sente mais próxima do personagem. A diagramação está ótima, encontrei alguns erros mas foram poucos, recomendo aos fãs de Um dia, de narrativas divertidas e diferentes.

Publicado originalmente: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/10/resenha-resposta-certa.html