Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

BatataPurple 31/05/2024

Uma incrível história de astronomia, amor e autodescoberta.
Em Contato, nós seguimos a história de Eleanor Arroway, uma astrônoma brilhante que descobre um sinal de vida extraterrestre vindo de Vega. Acompanhamos todos os desdobramentos que a Mensagem traz tanto para a humanidade quanto para a própria Ellie. É interessante pensar que a maioria das coisas que acontecem, ações governamentais e tudo mais são bem reais e poderiam muito bem acontecer na vida real. Como cientista, eu também passei raiva com algumas ações contra os cientistas. Realmente, a experiência vivida pelos Cinco é algo que mudaria qualquer um e que bom que os mudou para melhor. O plot(?) twist também me quebrou bastante.

A historinha paralela do bilionário me irritou porque qual o motivo???? Mas, depois, eu ri porque, veja bem, bilionário em si não presta e na própria soberba e futilidade, se ferra (p.ex. viagem ao Titanic em 2023). Bilionário tem mais que explodir mesmo.

Enfim, gostei bastante. Carl era um gênio e me inspira bastante.

Gabi 25/05/2024

Que obra incrível!
Confesso que, antes de inciar a leitura, imaginei que seria uma história em que envolvia uma aventura espacial com muitas ações e diversos seres extraterrestres. Mas, na verdade, fui surpreendida, positivamente, com uma história encantadora que põe à reflexão diversos temas - sobre a vida, sobre a ciência, sobre Deus, sobre o ceticismo. Me emocionei em alguns momentos do livro, pois vejo a leitura como uma oportunidade de olhar e refletir sobre minha própria vida também. E o final, que não cabe à mim dar spoiler, foi esplêndido! Recomendo demais que as pessoas se deem a opirtunidade de ler esse romance incrível. ??

Alex 20/05/2024

Compreenda a Mensagem
Aqui temos uma obra de uma profundidade incomensurável. A história, que se inicia com a recepção de uma mensagem provinda de uma civilização extraterrestre, acaba iniciando um debate sobre diversos temas relacionados à vida humana, em especial religião e o papel da ciência. Embora o livro tenha conseguido me deixar inebriado quanto ao papel da ciência na história da civilização, toda a discussão de caráter filosófico me deixou entendiado após um determinado momento. Após o ode à ciência que é o primeiro quarto do livro, só voltamos a nos surpreender com os eventos de ficção científica propriamente dita nas páginas finais. E embora a leitura tenha me feito refletir bastante após fechar as páginas, também me fez me sentir cansado após dados capítulos.

vinizambianco 27/04/2024

[sobre comunicação, fé e principalmente o pior de tudo: amor]

Há muito tempo eu queria ler algo do Carl Sagan, já tinha escutado maravilhas a seu respeito e vi a oportunidade quando vi Contato, comprei e assim que tive tempo consegui ler essa história incrível.

Contato conta a história de Ellie Arroway, uma cientista que procura nas estrelas fora do planeta vida inteligente , e em uma de suas pesquisas começa a receber uma mensagem da estrela Vega, tal mensagem depois de “interpretada” dá instruções para a construção de uma máquina. A premissa do livro é bastante interessante e prende a atenção durante todo ele. O modo como o autor consegue utilizar termos e acontecimentos complicados de maneira simplificada é admirável. A maneira como Sagan fala a respeito de fé, religião, ciência e amor me deixaram impactado, existem passagens de tamanha delicadeza e grandiosidade, fora a tensão e curiosidade que ele consegue passar, fica difícil deixar o livro antes de saber sobre a maquina e para que ela serve.

A única critica que posso fazer é a respeito das primeiras páginas do livro, elas foram bem difíceis de ler pela alta linguagem relacionada a física, tiveram vários momentos que fiquei boiando, mas depois de alguns capítulos fica bem mais fácil, quem mandou não prestar mais atenção nas aulas de exatas.

Em suma, Contato é um ótimo romance, um ótimo livro sobre física cientifica, mas principalmente um ótimo livro a respeito daquilo que todos dividimos, mesmo que nunca tenhamos parados para pensar: o amor.

EuGabes 16/04/2024

Mesmo o livro tendo várias explicações científicas (algumas vezes um pouco complexas para leigos) é uma excelente leitura. A resolução encontrada para o questionamento ?existe vida fora da terra?? é bem plausível e de certa forma bonita.

Edenilson 07/04/2024

É o único livro de ficção do Sagan? Sério? O cara dá um show em vários medalhões.
Não só por ter sua base científica, mas pelas discussões que ele propõe e de uma forma clara, sucinta e sincera. A sinceridade com os temas é algo que sempre me fascinou na figura do Sagan, apesar de ser um cientista e de bastante renome, ele nunca se esquivou de questões que não levariam a respostas prontas, ou seja, nunca teve medo de não responder algo que poderia obter como resposta algo que não envolvesse a religião, como se ele não duvidasse da inteligência daquele que o lê ou escuta.

Vitoria 29/03/2024

?para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor?

O livro é bom mas detalhado até demais pra mim então demorei muito (três meses) pra pegar o ritmo e no final tava legal mas eu estava mais ansiosa pra só acabar o livro mesmo, pra quem se interessa por astronomia e aliens recomendo.

paulo_henriqee 20/02/2024

Uma das melhores leituras que fiz na vida!
em "contato", carl sagan nos traz um romance completo, escrito com base em todo seu conhecimento científico, é uma experiência indescritível.
a ficção é tão bem construída que nos sentimos parte da história, torcendo pela nossa querida ellie, que por sinal é uma personagem incrível!

através de ellie, lemos pensamentos do próprio sagan, conseguimos identificar de forma linda e explicitamente poética momentos em que nos vemos entregues a tantos devaneios e pensamentos sobre as mais variadas questões humanas, não somente a cerca do cosmos.

aqui, religião e ciência tem um embate belíssimo onde o autor não busca o vencedor, mas sim incentiva a própria busca.

é uma leitura calma, detalhista e não tem intuito de trazer emoção somente pelos acontecimentos, mas também pela própria narrativa.

um presente da mente de sagan para nossa própria mente.
uma história que ficará para sempre em meu coração!

Fernandohorse 31/01/2024

Carl Sagan, além de astrofísico popstar que era, foi uma pessoa inteligentíssima que popularizou para muitas pessoas conceitos físicos complexos e despertou o amor pelas estrelas e pelo cosmo para muitas pessoas.
Além disso, que talento para criar histórias e escrever. Este livro é ótimo, já foi inclusive adaptado para o cinema com alguns ajustes de roteiro.

ZaraWasDoomed 21/01/2024

Durante toda a sua vida, estudara o Universo...
Não sou de fazer resenhas, mas esse livro é uma exceção. Aprendi tantas coisas, e li tantas coisas lindas! A construção do livro é ótima, detalhada, rica. E o mais bonito: a mensagem que é passada. Acabou se tornando meu livro favorito. Acho que de certa forma ele me inspira a continuar estudando, e isso é bem bacana :D
Obrigada, Carl Sagan.

Rayssa 10/01/2024

Ficção científica feita por físico
Então, li um livro recente que era bem fisicamente explicado e no final o autor dizia que tinha tido auxílio de físicos. Este é diferente. o autor é mestre em física.

Assim, a história não fica fisicamente explicada, ela fica abrindo espaço para falar de vários conceitos físicos. Não só faz sentido cientificamente, como este é o ponto central. É evidente que o autor ama a física e sai falando dela em todo momento que pode.

Eu amo a física? Acho legal, porém na escola não era minha matéria preferida. Então, teve momentos que questionei meu RECESSO! EU TO DE RECESSO.

Achei o momento errado, pq era muita coisa pra pensar. Kkkk.

O segundo ponto é que achei que ele era ateu, porém depois do final fui pesquisar e era agnóstico. Não sei se teria terminado se soubesse. Pareceu as aulas do meu professor de física cristão. Passo.

Mas a reflexão é boa e tals. Acho que se existe algo é nos parâmetros do apresentado, mas preferia que o final não fosse uma missa.

Além disso é muito longo pra no fim ser...

A nota é essa aí. Parabéns.

LuanGabs 06/01/2024

Carl Sagan é uma inspiração de vida! Depois de ter lido cosmos e palido ponto azul, tive diversas ondas reflexivas sobre muitos aspectos da existência humana, não só pelo conteúdo ricamente científico que ja é suficientemente interessante pra me prender numa leitura.
Dito isso, Contato recebe toda essa maestria dos comentarios de Sagan acerca de varios temas, mas por ser um romance, peca na parte que o faz exatamente isso: a narrativa.
Foi um pouco frustrante encarar os cortes e pulos de cena em varias cenas chaves e que teriam sido impactantes se descritas (tal como na terceira parte) mas isso tornou a leitura um pouco decepcionante e cansativa.
A parte cientifica é irretocável, Sagan de fato era a frente do seu tempo, indiscutivelmente. Se fosse um livro mais dissertativo teria sido uma leitura mais coesa.
Enfim, não deixa de ser uma leitura boa e recompensadora pela sua conclusão, mas é uma leitura bem cheia de altos e baixos.