Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

nando.neves 16/04/2012

Por que não conheci esse livro antes?
Eu me pergunto porque os jovens cristãos de hoje não conhecem tais livros ao invés de ficarem quebrando a cabeça sozinhos ou lendo auto-ajuda.

Cristianismo puro e simples é um livro sensacional que abrange várias áreas da vida cristã de uma forma coerente, direta e sincera. Talvez o melhor livro do C. S. Lewis, que é autor de tantas outras obras primas.
Vany 21/11/2020minha estante
É incrível mesmo, eu amo os livros do Lewis, por mais difíceis que sejam de ler hahaha

Mari 25/05/2021minha estante
Ele é um dos meus autores favoritos.
Também me pergunto isso, esse livro é sensacional

Marc0linu 11/12/2021minha estante
Eu estou lendo "cartas de um diabo a seu aprendiz" logo após eu terminar de le-lo, eu iniciarei a leitura do "cristianismo puro e simples". Eu recomendo muito "cartas de um diabo a seu aprendiz" o livro mostra as armadilhas que o diabo prepara para nós no nosso cotidiano

Rafael 01/01/2022minha estante
Então.... Depois que eu descobri esse livro estou até dando de presente, além de recomendar.

Rute.Menezes 20/01/2022minha estante

Excelente livro

Dai 15/07/2022minha estante
Ótima colocação!

Gláucia Martins 07/01/2024minha estante
É um livro de difícil leitura, porém com um conteúdo incrível. ?????

Vitoria293 17/02/2024minha estante
Será quem tem em pdf? Não tenho dinheiro pra comprar e muitos leio em pdf

Vitoria293 17/02/2024minha estante
Será quem tem em pdf? Não tenho dinheiro pra comprar e muitos leio em pdf

Rebeca1092 24/02/2024minha estante
Você pode baixar no telegram pdfs e em outro formatos, aí você ler no app Readera ou outro que abra os arquivos.

Rebeca1092 24/02/2024minha estante
No início do livro pode parecer difícil, mas depois o enredo desenrola, aborda principais temas da nossa vida, é um livro edificante.

Silvarinho 16/03/2024minha estante
Sensacional, imperdível?. Deveria ter lido antes !

Dan 12/10/2020

*Puro, simples e complexo*
Esta foi minha segunda leitura de C.S. Lewis do ano de 2020 e posso dizer que foi uma ótima experiência de leitura. Nesta obra, Lewis explica de forma objetiva, e ao mesmo tempo com complexidade, a fé cristã; temas relacionados às doutrinas fundamentais do cristianismo, sobre a conduta pessoal do cristão e o que é SER cristão. A obra também destrói o relativismo, Lewis aponta diversos pontos em comum entre diferentes culturas e com isso defende a tese da existêcia da "Lei Natural". Para o autor de "Cristianismo puro e simples", encontramos fortes evidências da existência de Deus em tal lei. Além de explicar no que consiste a fé cristã, Lewis também é um ótimo apologeta: sabe como poucos defender o cristianismo, fazendo uso da história, filosofia, sociologia e às vezes até da literatura em seus argumentos; difícil até mesmo para um ateu engajado rebatê-lo.
Claire Scorzi 12/10/2020minha estante
^^
\o/

Ziza 14/10/2020minha estante
Ainda estou lendo. CS era brilhante!

Dan 14/10/2020minha estante
D+! Só discordo fortemente de algumas coisas que ele diz no livro, como a de passar pano para a pena de morte. Tirando esses derrapes, é um ótimo livro!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Dan, eu já tenho outras críticas, não cheguei nessa parte sobre pena de morte ainda, mas gostamos ou não pena capital é bíblica e foi instituída por Deus e ordenada diretamente por ele em alguns casos particulares.

Dan 15/10/2020minha estante
No Antigo Testamento sim, no Novo Testento não.

Dan 15/10/2020minha estante
Não há aprovação da pena de morte posta em prática por homens no NT. Só há relatos de juízos divinos em que Deus tira a vida diretamente, sem intermédio de um aparato legal mundano.

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Vou discordar de você nesse aspecto. Se Deus instituiu no AT então devemos entender que o princípio é justo. No Novo Testamento havia pena de morte e ela nunca foi criticada por Jesus ou pelos apóstolos, o próprio Jesus foi condenado à pena capital e não criticou a pena em si. Há ainda o caso do malfeitor na cruz, que disse ao malfeitor não arrependido que estavam ali com justiça. Pra fechar, Paulo diz que o Estado pode usar a espada para punir. Acho que a pena capital deve ser aplicada com extrema cautela, mas não posso dizer que é incompatível com as Escrituras.

Dan 15/10/2020minha estante
E eu conheço versículos na Bíblia que podem sugerir o contrário que você afirma. A afirmação do malfeitor é a palavra dele e acabou, não quer dizer que é um princípio bíblico. Quanto a Jesus não condenar certas práticas deste mundo, isso não quer dizer necessariamente que são aprovadas por Deus. Jesus não condenou à morte a mulher adúltera, só disse: "Vá e não peques mais". Pela lei mosaica do AT, ela era digna de morte, porém Jesus foi na contramão disso. Cristo disse que veio para os perdidos, salvar os pecadores e por esses e outros motivos foi muito criticado. Tirar a vida de um não cristão, por exemplo, é tirar a oportunidade dele um dia conhecer o evangelho da cruz e impedi-lo de ser salvo. Isso não cabe ao homem, cabe somente a Deus. Cristo nos promete perdoar até o pior pecador e oferecer a ele oportunidade de salvação. C. S. Lewis só pegou passagens isoladas e distorceu-as, acredito que sem querer, levado por suas convicções equivocadas. Além disso, não quero ficar debatendo por aqui. É uma situação um tanto chata que no final das contas, geralmente, ninguém convence ninguém. Vou encerrar por aqui. Boa tarde!

Dan 15/10/2020minha estante
E a paz de Cristo, irmão. Deus o abençoe!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
No caso da mulher adúltera não se enquadrava na lei diretamente, Cristo impediu uma injustiça, não houve um julgamento e não tinha um adúltero, a lei mandava que o homem e a mulher fossem apedrejados. Sobre a salvação, muitos se convertem no corredor da morte, o malfeitor se converteu na cruz. Sobre o malfeito dizer que era justo, se não fosse justo o escritor não colocaria uma opinião contrária sem uma crítica. Mas é assunto para discussões longas, abraços. Deus te abençoe, graça e paz..

Dan 15/10/2020minha estante
A mulher foi surpreendida no ato. No caso, se Cristo fosse a favor da pena de morte, ele pediria um julgamento "justo" para que só depois ela fosse punida, morta. No entanto, Cristo fez o contrário.
Sim, se convertem no corredor da morte porque tiveram a rara oportunidade de um pouco antes da pena ouvir o evangelho. Porém, pergunto: isso acontece com frequência? Ou não seria mais de acordo com a misericórda de Cristo dar mais tempo de vida para o indivíduo ouvir a mensagem e se arrepender? Quanto a fala do malfeitor, de que se fosse uma opinião contrária não estaria ali sem uma crítica, tal coisa não se sustenta, pois na Bíblia devemos discernir o meramente descritivo do que é doutrinário. Muita coisa é descrita/registrada na Bíblia que não é princípio bíblico. Mas, como você disse, é algo para longas discussões e o espaço aqui não permite. Falei que já havia encerrado e não cumpri minha palavra. No entanto agora a cumprirei. Tchau e abraço, irmão!

Gladstonier 15/10/2020minha estante
Ainda discordo, mas não vou retrucar agora, senão nem um de nós vai conseguir encerrar o debate. Kkkkkkkk abraço, irmão.

@aprendilendo_ 27/05/2020

Resenha de Cristianismo Puro e Simples
...Cristianismo Puro e Simples é um livro único e depois da Bíblia, talvez seja um dos primeiros a se recomendar àqueles os quais estão curiosos sobre a fé cristã, não por conta de sua teologia difícil ou de sua visão complexa, mas por causa de sua sinceridade em passar a convicção de um nascido de novo àqueles em busca de simplesmente ler sobre o tema. Em seu prefácio do livro Deus no Banco dos Réus, igualmente escrito por Lewis, Walter Hooper diz: ”Lewis me dava a sensação de ser o homem mais convertido que já conheci.”. Infelizmente, creio que só o conhecerei na eternidade, porém, ao ler seu livro o qual explica a fé em Jesus de forma simplificada, certamente me ficou a igual sensação de que Lewis também é um dos homens mais apaixonados por Cristo que eu jamais conhecera.

Para mais comentários sobre o livro, acesse o link abaixo.
aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-cristianismo-puro-e-simples
Barbara.Borba 18/06/2020minha estante
Tô na espera do meu e bem ansiosa para leitura. É o primeiro dele que vou ler, é de fácil compreensão?

@aprendilendo_ 18/06/2020minha estante
Sim, talvez possa dar alguma resistência no começo mas rapidamente já acostuma-se com a forma de desenvolvimento do autor. Cristianismo puro e simples é certamente o melhor livro para começar a ler as obras de Lewis. Boa leitura!

Barbara.Borba 18/06/2020minha estante
Muito obrigada!! Espero gostar das obras dele, só escuto falar bem.

almeidalewis 18/06/2020minha estante
Comecei pela autobiografia dele e parei umas 3 vezes, porém qdo decidir a entender melhor quem era esse que em todo lugar encontrava citações li uns 80% de todas suas obras ????. considero um dos meus escritores que leio.

Isabela Comenta 18/06/2020minha estante
Um ótimo livro mesmo, a visão dele sobre a soberania de Deus e o quanto somos dependentes dele é incrível! Quando li o livro pensei que ele tinha tudo menos de simples, a leitura no início não foi fácil, complexo demais, porém tão genial!

Michela Wakami 02/06/2022

Espetacular.
Amei essa leitura, queria poder voltar no tempo e ter a honra de poder sentar-me junto ao autor e bater um papo bem gostoso sobre esse livro.
Douglas Finger 02/06/2022minha estante
Que legal Michela!!

Michela Wakami 02/06/2022minha estante
Estou muito feliz, Douglas.?

Karol Alencar 04/06/2022minha estante
Um dos meus favoritos da vida ??

Michela Wakami 04/06/2022minha estante
É maravilhoso mesmo, amiga.??

Ester448 05/06/2022minha estante
Esse livro é incrível ?

Leituras e Reflexões 05/06/2022

Realizei a releitura deste clássico maravilhoso juntamente com meu grupo de leitura coletiva. E foi simplesmente edificante, duplamente prazeroso em comparação à primeira leitura, porque tinha agora aquela sensação de estar em companhia de pessoas que amo também lendo as mesmas porções que eu e tendo percepções diferentes. Muito bom saber disso! E ouvir os relatos de leitura de muitos que estavam sendo edificados, foi indescritível.
Termino minha releitura com uma certeza: preciso reler (novamente) para absorver mais da profundidade de Lewis e sua análise do cristianismo.

INDICO A CRISTÃOS E NÃ0-CRISTÃOS... LEIAM ESTE LIVRO!
Meglen 05/06/2022minha estante
???muito edificante ?

Leituras e Reflexões 05/06/2022minha estante
??

Taty 06/06/2022minha estante
Livro incrível e que também tá na fila pra reler em uma edição diferente ?

Leituras e Reflexões 06/06/2022minha estante
Qual a edição que você tem?

Taty 07/06/2022minha estante
Li na edição da Martins fontes e agora vou ler nesta da Thomas Nelson

Juliana3274 19/09/2021

O nome do livro faz jus ao que nele está escrito, de fato, C. S. Lewis consegue explicar coisas complexas e profundas de um modo simples, com clareza, e sempre buscando trazer ilustrações e aplicações práticas pra a nossa vida, facilitando ainda mais a compreensão. É um livro muito bom tanto pra pessoas que sabem pouco ou nada sobre o cristianismo, descrentes ou novos convertidos, tanto quanto pra pessoas que já tenham mais conhecimento, cristãos convertidos há muito tempo. Vale muito a pena, gostei muito!!
almeidalewis 21/09/2021minha estante
E a autobiografia dele ( surpreendido pela alegria ) já leu ?

Juliana3274 21/09/2021minha estante
Não sabia desse, acabei de adicionar aqui na minha lista de desejados, obrigada!

almeidalewis 21/09/2021minha estante
Compreenderá melhor ele. Tem um filme ( no YouTube deve ter ? ) sobre um pouco da vida dele chamado de terra das sombras ( muito bom ?? )...

almeidalewis 21/09/2021minha estante
Acho interessante que muitos leitores de lewis desconhece a autobiografia dele ( surpreendido pela alegria ). Boas leituras ? ??

Juliana3274 21/09/2021minha estante
Vou procurar, obrigada mesmo pelas dicas ??

Thayssa Emily 04/11/2021

É um livro muito bom. Todavia não achei uma leitura de fácil compreensão. Primeira vez que estou lendo um livro do C.S Lewis.
Fabiola.Barbosa 04/11/2021minha estante
Também tive essa impressão, às vezes preciso reler a mesma página para me concentrar ...

Thayssa Emily 05/11/2021minha estante
Pois é Fabíola, achei bem complicadinho algumas partes. Mas você tá gostando do livro?

Fabiola.Barbosa 07/11/2021minha estante
Thayssa, estou sim, acredito que a visão dele é bem profunda do que realmente é ser um cristão. Não é somente regras, mas uma vida baseada na reflexão, estudo e pensamento crítico e claro muita fé.

Araújo Cruz 13/11/2021minha estante
Thayssa, estou lendo esse livro. Terminei a parte I. A princípio, não estou gostando. Não me trouxe nada de diferente.
No que tange esse ser o primeiro livro que você lê dele, eu digo que tem livros mais complexos. Eu li "A Abolição do Homem" e te digo categoricamente que é mais complexo do que este. Você terá de ler várias vezes para entender alguns trechos. Eu já estou desistindo do autor, provavelmente esse será o último livro que irei ler dele, mas não por este fator da escrita, porém, por achar a linha de raciocínio dele nada convivente, com metáforas e analogias sem muita validade. Não vi profundidade nas fundamentações dele. Enfim, só um ponto de vista particular meu.

Thayssa Emily 14/11/2021minha estante
Olha, vou pegar sua dica também. E não vou ler. Tipo, os livros do Max Lucado por exemplo eu já gosto mais. Devido a simplicidade dele

Maah.vic 14/04/2023

Algumas coisas eu concordo
Outras eu sei que é só a mente de um homem branco da época de guerra dele.
Mas enfim, se você é cristão ou quer ser cristão, é uma leitura bem legal
Mas se você é cristão como eu (dfcl de explicar), esse livro não é pra você não
Se você não está nem ai pro cristianismo, nem sei pq vc está lendo essa resenha então.
Enfim, fiquei bem entediada não vou mentir
Nicole673 14/04/2023minha estante
Cristão como você? Não entendi

Maah.vic 14/04/2023minha estante
Como eu disse, é difícil explicar mas lá vai kk eu acredito em Cristo, mas não totalmente na Biblia. O livro da Biblia é até um bom instrumento para um viés mais filosófico, mas como foi escrito apenas por humanos (e alterado várias vezes depois) nao acho tão confiável nem historicamente nem espiritualmente, resumindo é isso

Nicole673 15/04/2023minha estante
Entendi

Nicole673 15/04/2023minha estante
Obrigada por responder

Maah.vic 15/04/2023minha estante
Eu que agradeço pelo interesse hahahaha

Leituras e Reflexões 27/11/2018

Indubitavelmente o melhor livro que li este ano! E olha que li vários livros ótimos, mas este superou a todos.
Fiquei numa crise grande: ler com toda a avidez (rapidamente, viajando alto nos pensamentos de Lewis) ou ler com bastante lentidão (aproveitando e degustando aos poucos cada reflexão, adiando ao máximo a finalização da leitura).
Enfim, chego ao fim com a firme disposição de relê-lo em breve.
Só tenho a agradecer a Deus por mais este presente. Que já entrou pra lista dos meus favoritos "da vida".
Indico a todos cristãos!
André 27/11/2018minha estante
Através da leitura de sua resenha ainda mais vontade de ler esse livro.

Leituras e Reflexões 27/11/2018minha estante
Que bom, meu irmão!

Pri de Luz 28/11/2018minha estante
Também quero ler esse livro, mas tem tanto livro bom pra ler, que ainda não consegui (questão de prioridade, eu sei, kkkkk)

André 28/11/2018minha estante
Vdd, tem razão prioridade é a chave, minha lista para o ano que vem já tá ficando grande e eu com medo de não cumprir. Kk

Lucio 31/01/2018

Filosofia Moral e Existencial de uma Perspectiva Cristã
UMA AVALIAÇÃO GERAL
Este é um livro sobre filosofia moral e existencial da perspectiva cristã. Os temas levantados giram, basicamente, em torno disso. E a própria apologia ao cristianismo toma esses dois grandes temas por base. A partir de um argumento moral, justificado introspectivamente, Lewis nota a necessidade da redenção em Cristo. E do mesmo ponto introspectivo, Lewis lida com o encontro de si na entrega da vida a Cristo.
Tudo isso é trabalhado em termos mais filosóficos do que teológicos. Mas o fato de ser filosófico não implica em linguagem truncada. Lewis, como escritor de literatura, tem habilidades retóricas muito agradáveis, aprazíveis. Sempre busca alguma ilustração e geralmente consegue elucidar muito bem os temas.
Lewis, embora não mencione, está sempre em diálogo com filósofos clássicos. As influências de filósofos clássicos da cristandade também é notável. Agostinho pode ser visto em várias páginas, por exemplo. Mas disputas com Hume, Freud (que é mencionado), Russell e Nietzsche estão presente em várias porções.

CRÍTICA
O livro trabalha excessivamente com teses libertárias (em termos teológicos, não econômicos). Para Lewis, a chave para a solução de uma série de problemas está no 'livre-arbítrio' humano. Parece-nos, no entanto, que o conceito está envolto de problemas. Principalmente no que concerne aos desdobramentos teológicos, tal como quando Lewis diz ser impossível a Deus fazer qualquer coisa se não permitirmos. Isso leva Lewis a várias contradições que empobrecem a obra.
Lewis, também, principalmente no livro IV, comete uma série de deslizes teológicos grosseiros e até perigosos. Demonstrou que deveria ter ouvido o conselho de não tocar em pontos teológicos. Não por serem dispensáveis, mas por não ser da alçada deste grande pensador. Ao falar demais sobre temas não dominados, acabou falando muita besteira.
Suas noções a respeito da obra de Cristo, i. e., suas noções concernentes à justificação, são muito ruins. Tanto é que, embora haja um pequeno capítulo tratando de conversão, a maior parte de sua ênfase está em um conceito mais próximo à 'infusão de graça' da Igreja Católica.
Lewis, também, faz concessões perigosas a Freud, embora note muito bem seus distanciamentos para com a fé cristã. Lewis busca resgatar a psicanálise como ferramenta e distanciá-la do envólucro materialista que Freud coloca. Pelo menos é a tentativa.
O autor, também, é muito confuso em sua concepção sobre a Trindade. Outra parte aterrorizante é a sua perspectiva sobre salvação fora de Cristo, até mesmo em outras religiões.

RESUMO GERAL
O livro tem como fundamento filosófico das teses metafísicas as descrições dos fenômenos introspectivos. A partir daí, Lewis nota dever haver um legislador moral. Então, trabalha as perspectivas possíveis para lidar com os fatos e destaca a superioridade do cristianismo para explicar os fatos. Da inevitável culpa moral, pois, surge a necessidade de expiação. Da expiação, temos, pois, a conversão ao cristianismo pela fé na obra de Cristo e, na sequência, a própria vida cristã em seus aspetos morais, bem como os aspectos estritamente doutrinais.
[Para mais detalhes dos equívocos, confiram o histórico de leitura que contém análise de capítulo por capítulo]

RESUMO DOS LIVROS
No Livro I, Lewis trata de mostrar que a moralidade é a chave para se pensar a realidade que transcende o materialismo. Trabalha com a tese de que temos, em nós mesmos, o testemunho de que os valores objetivos existem, e que, sendo o caso, não são meras construções humanas e que demandam um legislador por trás. Ou seja, é basicamente uma defesa do teísmo. Todavia, há um desdobramento para a própria lida humana e sua responsabilidade para com essa lei moral, o que nos levará ao teísmo cristão.
No Livro II, Lewis começará refinando o teísmo, mostrando as incongruências das alternativas metafísicas. Objeções,como o problema do mal ou a ideia de que o teísmo cristão é muito complicado, são trabalhadas. No refinamento do teísmo para teísmo cristão, Lewis acaba por repousar numa discussão critológica, discutindo aspectos da natureza e da obra de Cristo à luz da chave metafísica moral desenvolvida no primeiro livro, e mostrando a pertinência de Jesus para esses problemas filosóficos.
O Livro III é o livro em que Lewis se dirigirá a questões da moralidade cristã, da vida cristã em geral, abrangendo, pois, vários temas com alguma independência.
No Livro IV, finalmente, Lewis resolve se voltar estritamente para questões teológicas para, finalmente, terminar em seus desdobramentos diretos para a vida cristã. Temas sobre Deus, Trindade e Antropologia Teológica voltam à baila de forma estritamente dirigida.

RECOMENDAÇÃO
O livro, mesmo com todos os defeitos, é um clássico. Um cristão reformado terá problemas. Sentir-se-á numa montanha russa, i. e., haverá capítulos maravilhosos, e outros horríveis. Mas, independente da orientação teológica, é um livro obrigatório para todo estudante de filosofia moral. Mesmo que não concordemos com Lewis, o projeto, num todo, que liga cada parte do livro é muito interessante e bem bolado.
Gustavo Lima 31/01/2018minha estante
Parabéns pela sua resenha!

Lucio 01/02/2018minha estante
Obrigado, Gustavo. :)

Sunkey 01/02/2018minha estante
Explica tudo em termos de livre-arbítrio -'

Lucio 02/02/2018minha estante
Eh... =/

Jackson 26/03/2022

Cristianismo adulterado e defecador de regra puritana!
Vou abandonar esse livro ( li até a PG 167) pq não sou obrigado!
Cometo aqui, de propósito, um anacronismo histórico porque essa obra se propõe "clássica" ou seja, sobrevive as rupturas e continuidades do mundo!

Aqui, tem-se a reprodução do que o cristianismo político vem arquitetando há dois milênios! O autor utiliza-se do positivismo mais barato que existe para legitimar as regras pudicas de controle social que a igreja vem praticando, através do medo do inferno e da construção do Diabo como entidade fiscalizadora dos atos que são inerentes ao ser humano. Quando não utiliza a entidade fictícia do diabo, se vale da psicanálise para afirmar que a homossexualidade é uma perversão e um distúrbio mental que pode ser corrigido. Me poupe! Poucas vezes me senti tão irritado com uma obra dita "clássica".
Pra quem é cristão esse livro é o suco puro e simples das regras mais esdrúxulas que o cristianismo do Imperador Constantino aprimorou durante 1500 anos. Alguém que era ateu se prestar a um serviço desse! Pqp é o cúmulo! Pior que gastar dinheiro com comida ruim, é gastar dinheiro com livro tosco! O que salva é a capa lindíssima que essa coleção tem, Bjs a todes
Marcos 30/05/2022minha estante
Vou passar bem longe desse...

Jackson 24/06/2022minha estante
É interessante conhecer a obra e tirar suas próprias conclusões. Tive bastante problemas com o cristianismo na minha infância e adolescência, o problema é que quando vc tem um tipo de literatura assim que dita as regras do que a vida é, e automaticamente quem não está inserido dentro dessa estrutura é condenado.

Marcos 24/06/2022minha estante
Digamos que não tenho um mínimo de tempo para ler o que possivelmente não vou gostar.

Aimee.Eduarda 11/09/2020

Cristianismo Puro e Simples
Um dos grandes clássicos do Cristianismo, esse livro abrange de forma exclarecedora os fundamentos da fé em Cristo. O que os Cristãos pensam, como se comportam, no que acreditam e quem é o Deus a qual eles servem.
Se você nunca entendeu o Cristianismo, esse livro é para você.
É genial como o autor coloca profundidade nas coisas que não percebemos e é aí que essa obra se torna tão célebre e significativa.
Termino essa singelíssima resenha com a última frase deste livro:
"Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."
Luchi 11/09/2020minha estante
Espero poder lê-lo em breve, a escrita do Lewis é maravilhosa!!?

Pcqr 11/09/2020minha estante
Uau, me influenciou a ler.

Aimee.Eduarda 11/09/2020minha estante
??? fico feliz! ??