Aquela água toda João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Aquela Água Toda

1 | 2 | 3 | 4

lena130 17/04/2023

Uma delicia mapear os espaços onde o silêncio se apresenta, todos permeados por emoções inenarráveis para a ordem da palavra. mas silêncio também fala.

Ana Paula 25/04/2023

Leitura Rápida e prazerosa
Minha primeira leitura do autor e achei muito gostosa. São prosas do cotidiano, com uma levesa q encanta. Mesmo alguns mais tristes, dá um quentinho no coração. Vale a pena a leitura!

Marina516 28/05/2023

Eu não gostei desse livro porque vc tem que interpretar muito as histórias e não é empolgante o suficiente a ponto de te prender nem sequer um triz na leitura

Samanta 10/06/2023

Onze histórias que refletem a beleza, a sensibilidade e a magia do realismo no cotidiano. Contado através de prosa e com lindíssimas ilustrações

Jéca 08/08/2023

Delicadeza
Li esse livro para acompanhar o projeto literário da escola na qual trabalho como professora auxiliar e me surpreendi com a delicadeza em que João Carrascoza narra os onze contos. São narrativas envolventes e delicadas sobre o cotidiano e a experiência humana. É bonito e complexo em sua simplicidade. Amei

Lucas 13/12/2023

Livro bom e de leitura suave. Os contos são bem interessantes e a leitura flui bem. Para aqueles dias descomprometidos.

Jolie 07/01/2024

Cotidiano que emociona
Amei essa leitura. São onze contos que o João narra com poesia e lirismo fatos do cotidiano, uma das coisas que mais me emocionou foi o fato de diversos dos contos ter uma narração de um ponto de vista infantil e permeado por lindas ilustrações. Ansiosa para conhecer mais da literatura do João.

by.dassa 09/03/2024

Aquela água toda
Esse livro me deixou muito feliz e emocionada enquanto eu lia. Cada capítulo é muito muito genuíno e faz você refletir sobre a euforia de momentos simples que passam despercebidos enquanto vivemos a viva. Gostei muito da escrita e queria que ele fosse maior :/

lestatdelioncourt 12/04/2024

Leitura agradável
Meu primeiro contato com carrascoza, os contos em sua maioria são protagonizados por crianças, são histórinhas simples sobre o cotidiano, que mesmo em poucas páginas conseguiram me despertar sentimentos diversos e reflexões

vou destacar o conto "grandes feitos", que é sobre acordar numa manhã de sábado, na primeira lida, confesso que não entendi bem o propósito, era tão simplório, mas quando li novamente, percebi a beleza que o autor transpôs, sobre aproveitar esses momentos básicos da vida, sério, maravilhoso!

wouters 12/06/2024

Agora eu entendo o pq do livro ser tão premiado. apesar de ser a primeira obra que leio deste autor, vi que ele escreve de uma forma verdadeiramente única. com certeza vou ler mais obras de Carrascoza.

Lucas1429 18/06/2024

Aquela Água toda
Um livro de contos que todo mundo deveria ler, essa obra à cada um dos capítulos mostra o seu ar reflexivo, aconselho que todos deveriam ler esse título, e assim como eu, os deixe pensativos.

Carol | @carolreads 11/07/2019

Aquela água toda
Carrascoza continua me surpreendendo.

“Os onze contos deste livro são escritos com uma delicada profundidade. O leitor ficará comovido com os relatos de um passeio à praia ou do primeiro beijo. Carrascoza tem o dom de transformar o cotidiano em reflexão sobre a vida. As histórias de Aquela água toda se passam boa parte em família, entre pessoas que se amam. Faltam narrativas assim na literatura brasileira de hoje. Mesmo quando a tristeza, a ansiedade e o medo atravessam alguns contos, há sempre a esperança da superação e a consciência de que é possível ser melhor no dia seguinte.”

Sempre que leio alguma coisa sobre o Carrascoza fazem questão de falar que ele é um autor de detalhes e, realmente, esse é o melhor jeito de descrevê-lo. Ele pega um detalhe do cotidiano - uma ida à praia, uma frase dita a muito tempo ou até mesmo um dia comum no seu trabalho - e, em pouquíssimas páginas, o transforma em uma história que nos faz refletir bastante.

Os contos que me chamaram mais a atenção foram: grandes feitos, que retrata o momento em que uma família acorda no sábado de manhã, recolhimento, em que acompanhamos um homem redescobrindo sua humanidade e vogal, onde uma tia conta a sua sobrinha que existem dois tipos de pessoas no mundo, e que nem sempre as coisas que acontecem são justas.

Ps. Visitem os sebos da sua cidade! Sério! Achei essa edição da falecida Cosac no sebo daqui e estava mais barata que a nova edição da alfaguara... um achado 💛

site: https://www.instagram.com/carolreads

Laura 18/01/2015

MARAVILHOSO
Delicado, singelo, especial. Foi catalogado como um livro infantojuvenil, mas nem parece (talvez pelo autor endereçar os menores como idiotas...). O texto fala com os pequenos que ainda residem nos que não estão mais na infância, com uma enorme consciência do que é sentido quando se vive. Contos suaves, mas trasbordando de realidade. Em algumas passagem fiquei com olhos mareados.

Talvez o estranho para um leitor adulto seja as ilustrações, que juntamente com o projeto gráfico diferenciado, que aborda o livro como um todo, compõe um belíssima edição.

RafaelLeão 17/05/2015

Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento
O lirísmo é forçado. Não convence.
Além disso é bem machista, bem reacionário.

Carol 13/10/2016

Primeiras impressões
Realmente, ele escreve bem... Se desdobra nas metáforas, inúmeras comparações criativas e jeitos de dizer as coisas. Senti falta de uma continuidade, uma densidade. Uma narrativa mais longa pra ver como seria. Gostei. Mas deixou a pedir mais.

1 | 2 | 3 | 4