Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Maria Júlia 24/02/2024

Atemporal, porém frustrante.
O início da leitura é um pouco tediosa, mas aos poucos as personagens vão ganhando o seu coração.
Fiquei empolgada por muuito tempo, até começar a ter inúmeras quebras de expectativas...só terminei a leitura por ser muito teimosa (é um livro muito extenso para abandoná-lo faltando uns 20%, não poderia dar o braço a torcer).
Em resumo, não leria novamente.

jujuzitinha 24/02/2024

Sem duvida a obra mais confortável, genuína e linda que eu já consumi. o amor de irmãs sempre vai ser o mais puro e verdadeiro que existe. meu livro favorito! ?

trizisreading 24/02/2024

História das Mulherzinhas do Século XIX
Em "Mulherzinhas", Louisa May Alcott constrói um retrato cativante e complexo da vida das quatro irmãs March - Meg, Jo, Beth e Amy - durante a Guerra Civil Americana. Em meio a seus sonhos, desafios e amadurecimento, as quatro irmãs personificam distintas facetas da feminilidade do século XIX. A narrativa, permeada por valores atemporais, explora temas como família, amizade e a busca por identidade em um contexto social desafiador. Com uma prosa envolvente, Alcott tece uma história que transcende gerações, deixando-nos ansiosos para acompanhar as jornadas dessas mulheres resilientes. Uma leitura que, além de seu contexto histórico, nos brinda com reflexões atuais sobre os desafios e triunfos do amadurecimento feminino.

Resenha completa no meu instagram literário: @trizisreading

Rayane270 24/02/2024

Mulherzinhas
Para um livro clássico tão antigo a escrita me surpreendeu muito positivamente, é super tranquilo de ler e leve. Gostei muito do início do livro, a dinâmica das meninas e o dia a dia delas era tudo muito fofo, mas do meio pro final achei a história muito arrastada, com capítulos que não agregavam tanto.
Uma coisa que me incomodou foi sobre tudo ser voltado para uma lição de moral e de vida, depois de um tempo fica cansativo, é impossível uma pessoa ser 100% boa e integra, mas entendo que isso se dá pelo período em que o livro foi escrito.
No geral é uma história gostosa de ler com personagens que te prendem (Jo diva maravilhosa)

juuzi 23/02/2024

Não tenho palavras para descrever este livro. só sei que ele se tornou tudo para mim, e elas se tornaram uma parte de mim. ?

Márcia! 21/02/2024minha estante
Sobre a morte da Beth,tem uma passagem na página 44 que diz: " Há muitas Beths no mundo,tímidas e quietas,sentadas nos cantos até que sejam necessárias,vivendo para os outros tão alegremente que ninguém percebe seu sacrifício até que o pequeno grilo na lareira para de cricrilar, e a presença doce e ensolarada desapareça,deixando pra trás silêncio e sombra."

A melhor irmã March!

ferreiriinhaa 22/02/2024minha estante
Eu tenho essa passagem destacada no Kindle ?? a Beth é maravilhosa!

sabmn 21/02/2024

à frente do seu tempo, porém entediante
3.5 pode parecer uma nota baixa pra um clássico como esse, mas justifico a minha nota não pela narrativa em si, e sim pelo modo como foi contada.

O livro é extenso, e esse não seria um problema, contanto que tivesse conteúdo para isso. Tem o conteúdo? Sim HAHAHA, todavia acho que o erro foi na distribuição. As primeiras 100 páginas, levei mais de um mês pra ler ? achei super parado, até por ser uma história basicamente do cotidiano entediante das irmãs. Depois consegui engajar mais, começaram a aparecer mais conflitos e momentos de tensão. Não durou muito. A história logo acalmou de novo. Próximo ao final, imaginei que chegaria a uma conclusão, como qualquer livro, mas chegou a várias. Uma sequência de acontecimentos intermináveis na vida das Marchs contados de forma totalmente acelerada; toda vez que eu achava que era o fim, tinham mais páginas, com um grande tempo entre os acontecimentos, que eram contados de modo sucinto.

Apesar disso, como eu disse, a narrativa é interessante. O livro tem uma reflexão profunda e atemporal, por isso, considerado um clássico. Ainda, acredito que a forma como Alcott conta a história já é uma crítica inerente à obra. O "tédio" que eu senti é uma reflexão da vida entediante levada pelas meninas na pobreza. O final, com mais dinheiro, é acelerado, tem mais energia, e engaja mais. Pra mim, isso gera uma reflexão por criticar o que a gente tende a querer ver na ficção: personagens que têm o que nós almejamos na vida real. Mulherzinhas não é assim. É realidade, é dificuldade, é levantar bem e dormir mal, dormir bem e acordar mal. A imperfeição causa o tédio, e talvez torne a obra mais inteligente ainda por isso.

Acho que, ademais, cabe uma comparação com o filme da Greta Gerwig, o qual eu assisti imediatamente após terminar o livro. Tenho que opinar algo que eu nunca imaginei que faria: o filme é melhor. A Greta conseguiu remover o "paradão" do livro, aumentar o dinamismo, e entregar com objetividade uma mensagem aprimorada do feminismo que Mulherzinhas queria divulgar. As frases mais marcantes do filme, sobre o papel da mulher, não estão no livro.

De qualquer forma, quem sou eu para dar 3.5 para Louisa May Alcott? Ainda assim, avaliei pelo meu envolvimento com a obra, deixando de lado genialidade. Não obstante, recomendaria a obra simplesmente pela relevância social dela! ??

bela 21/02/2024

??Você tenta lutar contra a timidez, e eu a amo por isso. Lutar contra nossos defeitos não é fácil.? ??

books.and.books 21/02/2024

Mulherzinhas, o melhor clássico que já li!
Uma história maravilhosa e com muito ensinamento! Tem aquela vibe de Anne de Green Gables só que melhor!

Me encantei pelas meninas, cada uma com sua personalidade única e encantadora. A Sra. March é maravilhosa, queria ter uma mãe assim!

A história é simples e tranquila de ler, cheia de aventuras, travessuras e também romance (leve)

Sobre os personagens:

Meg: adoro ela, desde o primeiro capítulo percebi aquele ar de irmã mais velha da qual me identifiquei hahaha! Adorei sua história pessoal e de como ela amadureceu ao longo do livro.

Jo: a minha personagem favorita! Com certeza ela representa todas as leitoras e escritoras, sua personalidade é forte e amei seu desenvolvimento.

Beth: amo essa garotinha! Ela é perfeita, e amei toda a sua história! A mais linda e emocionante

Amy: a mais chata na minha opinião! Tudo sempre tem que ser do jeito dela, é a clássica personagem irmã mais nova e mimada. Ainda bem que depois ao longo que a história vai evoluindo e as meninas vão crescendo, Amy muda e passa a se tornar uma pessoa melhor.

Laurie: Adoro! Meu xodó! Fiquei triste por não ter um romance com ele e a Jo, pra mim seria aquele "friends to lovers" porém não deu certo. No fim das contas, o par romântico da Jo combina mais com ela do que o Laurie. Adorei o desenvolvimento dele na história.

Enfim, é isso! Se tornou o meu clássico favorito!

Obs: assistam a adaptação "Adoráveis mulheres"!!!!

Núbia 21/02/2024

Mulherzinhas
Foi um livro que fluiu muito bem, eu estava com medo, por ser clássico de que talvez eu não gostaria, já que isso ocorreu nas outras vezes, mas nessa leitura eu achei realmente bom.
Claro que teve algumas coisas que me incomodaram, mas que faz parte da história, não tem como eu reclamar e nem avaliar, já que esses assuntos fazem parte da época em que o livro foi escrito.
Assisti o filme da Greta que é baseado nesse livro, e pelo pouco que eu me lembro do filme, já que o assisti no cinema logo após o lançamento, tem muita coisa diferente, fiquei até surpresa.

LaAs198 20/02/2024

É incrível o quanto a autoria conseguiu escrever de maneira legal a vida cotidiana das meninas e descrever a personalidade de cada uma de maneira tão palpável. Só tirei uma estrela porque tiveram momentos em que a leitura ficou meio arrastada, mas adorei, é muito bom

King Nikolai wife 19/02/2024

Incrível
A leitura desse livro é muito gostosa, nem parece um livri de época, além disso a maneira como a autora consegue contar sobre a vida de todos os personagens é incrível. Amei demais e estou encantada com esse livro, ele é tudo de bom, tudo o que falam e mais.

Samyramoz 19/02/2024

Achei que ia gostar mais
Quando eu comecei a leitura achei que ia ficar mais animada, mas terminei com um sentimento se eu tinha ou não gostado. Achei o livro bom, a escrita é fluída e a construção dos personagens é muito boa, só que mesmo assim eu não amei. Demorei muito para pegar o ritmo da história e parecia que algumas coisas poderia ter sido melhor desenvolvido. Contudo, a relação das irmãs é muito bonita e também observar como cada uma cresceu ao longo da história.

Karen713 19/02/2024

Mulherzinhas
Que livro lindo, amei ler a história das 4 irmãs, ve-las amadurecendo, crescendo. Foi lindo. A minha preferida é a Jo

Lorrana 18/02/2024

Me surpreendi muito o fato da leitura não ter sido difícil como foi com Orgulho e Preconceito, então facilitou muito eu querer ler, já que é um livro antigo, muito descritivo e que demora muito pra ter uma ?história? de fato. Me irritei muito quando levavam pra uma lado de ?gratidão, mesmo que aconteceu uma merda?, as meninas não podiam sentir nada além disso parece. Mas enfim, um livro mais demorado pra se levar (eu achei) mas que apesar disso é muito bom e super fofo