Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

CaiqueSGarcia 07/08/2021

Destrincha muito bem o verdadeiro significado da palavra "amor", explanando primeiro a partir dos termos gregos, amores "terrenos", e então chegando finalmente no Amor incondicional, ou o Amor de Deus, ou o próprio Deus. (...Deus é Amor - 1João 4:8)

Nubia 17/07/2021

Um livro incrível
Sabe aquele livro que você tem a sensação de estar ao lado do autor conversando sobre cada palavra maravilhosa que ele escreveu . Este é este livro e não poderia descreve-lo de outra maneira ,como incrível e merecer de ser 5 estrelas e favorito.

Kamila 16/07/2021

C. S. Lewis traz nessa obra um trabalho analítico dos quatro amores- amizade, afeição, eros e caridade-, define tipos de amor e sua relação com a necessidade humana, e defende a prioridade do amor.... ( talvez spoiler rsrs) sobre os outros três amores.

Mildred 15/07/2021

Amores e amores
C. S como sempre excelente nos temas que aborda, e os quatro amores não seria diferente, traz muitas pespectivas.

Naisa Melo 13/07/2021

Maravilhoso
Gente não é bem uma resenha, mas um relato sobre a leitura. O livro inicialmente exigiu muito de mim, pois não tenho costume de leituras mais complexas e com vocabulário mais alto. Ao caminhar na leitura fui crescendo no entendimento e o que posso dizer ao finalizar esse livro é que ele é maravilhoso e o capítulo que mais gostei foi o último, que fala da Caridade: o Amor de Deus - " Fomos feitos para Deus e Deus é a nossas pessoa Amada.

Manu 13/07/2021

a beleza explicada do amor
CS Lewis -como sempre- abordou temas profundos e essenciais em sua obra. Através de uma perspectiva bíblica, o autor discorre sobre a Afeição, a Amizade, o Eros e a Caridade - os "quatro amores" do título.
Me foi apresentada uma nova perspectiva sobre um tema que, por si só, já me fascina. Foi demasiadamente brilhante ler meu autor favorito falando sobre meu tema favorito - o amor. A frase "o amor se torna um demônio quando se torna um deus" não me abandona desde que a li e, definitivamente, quando o amor ocupa um espaço de idolatria - nos rouba o lugar de Deus no coração-, ele pode ser classificado como algo ruim, uma distorção do que foi criado para ser bom. Afinal, Deus é um Deus relacional e nos criou a Sua imagem e semelhança para amarmos e sermos amados.
Leitura essencial para os cristãos e fãs de Lewis - como eu, rs.

Tiffany 11/07/2021

Sem palavras
Acho quase impossivel conseguir fazer uma resenha sobre essa obra, não porque ela é ruim, mas por que é tão complexa que eu poderia passar horas conversando sobre ela (se você quiser arriscar, podemos continuar a falar de Lewis)
O mais incrivel dessa obra é perceber que há diversos amores que só podem se contemplar, serem benéficos sem se tornarem demônios ou semideuses nos altares humanos, quando temos o Amor Dádiva de Deus no centro de todos os outros amores.
Ler esse livro pode se tornar algo denso, confuso as vezes, mas ao terminar a leitura você vai enxergar a Amizade, o Eros, a Vênus, a Afeição e até mesmo a Caridade como coisas diferentes e conseguirá ver a mão bondosa de Deus em todas essas coisas.
Uma leitura imperdível.

rehc3 09/07/2021

Os amores...
Lewis trás de uma forma descomplicada e com exemplos de casos os amores, para as pessoas entenderem a diferença entre os quatro tipos de amor, mas todos eles estão centralizados no Amor. Fundamentados em Cristo e tendo como essência, Ele. Leitura super prática e tranquila de ler. Recomendo ?
Lay 09/07/2021minha estante
Lewis é incrível né?! gosto bastante de cartas de um diabo a seu aprendiz e grande divórcio, fica a sugestão :)

rehc3 09/07/2021minha estante
Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz já será a próxima leitura, estou empolgada pois ja vi muitos comentários positivos!! E amo os livros do Lewis, e te indico Cristianismo Puro e Simples ?

Lay 09/07/2021minha estante
vou adicionar a lista das próximas leituras, confesso que tenho um pouco de medo por todo mundo falar que ele é denso porém vai dar certo ksksks

Tha 07/07/2021

Os amores da vida
O que mais me tocou nesse livro foi sua abordagem sobre o amor para além da dimensão do sentimentalismo, mas de uma escolha e comprometimento ligado aos nossos sentimentos.

Amanda Tonietti 27/06/2021

Apenas refletindo... ?
Com uma escrita bem didática, C. S. Lewis levanta pensamentos filosóficos, sociólogos e teológicos sobre nossa forma de se relacionar sentimentalmente. Os quatro amores me fez ter uma visão mais empatica e ao mesmo tempo mais racional sobre o amor.

Helena 27/06/2021

Além da perspectiva grega dos amores, C. S. Lewis consegue criar uma linha maior de divisão entre os amores para caracterizá-los, porém remonta a integralidade deles nas exemplificações aliadas ao cotidiano. Aliado ao seu fundo moral Cristão e base de toda realidade do BOM essa obra é uma ótima crítica sobre a relativização e banalização do amor atribuindo o referencial de hierarquia de amores bem como Agostinho de Hipona também propôs. Eu recomendo.

Camila1998 21/06/2021

C.S Lewis, maravilhoso como sempre
Em Os quatros amores, C.S Lewis explica de forma aprofundada sobre a Afeição, a Amizade, o Eros e a Caridade. Quatro tipos de amores que nos cercam durante nosso dia a dia.

Muito bom!

Ludmila.Wendy 20/06/2021

Sem palavras
Lewis é um dos meus autores favoritos, embora eu não concorde com todos os pensamentos dele (principalmente quanto a assuntos mais profundos da teologia). Mas eu acho genial o jeito que ele fala o óbvio e me faz ficar meses refletindo sobre aquilo. 'Os quatro amores' é incrível, simples assim. Muita coisa a gente não entende de primeira e precisa reler pra absorver; e quando a gente absorve é UOU! Só leiam!

Naty Alves 20/06/2021

O amor e sua fortaleza
Este livro foi uma caixinha de (boas) surpresas. Num dia de chuva termino outra obra pequena em tamanho mais grandiosa em significado. Será que há algo mais puro, mais difícil, dolorido, magnífico e digno que o amor? Ele nos significa e humaniza.

Aqui é como se Lewis tivesse parado para uma pausa para um café e nos chamasse vamos falar sobre amor leitor? E ele nos conduz por esse caminho, nem sempre bonito pois somos humanos criaturas com lacunas e falhas que só são preenchidas pelo amor e suas ramificações- Afeição, amizade, Eros, (Amor romântico), e Caridade.

A narrativa é inteligente e se propõe a ser a mais simples possível, claro que como já disse acho os livros de Lewis complexos ( As vezes acho difícil acompanha - lo). Mas surpreendente Os quatro amores foi mais fácil e fluiu bem se comparado ao ( Cristianismo puro e simples). Os capítulos correspondem a cada um dos amores, e um é a
continuidade do anterior. ( Não acredito que dê para ler separadamente, a não ser que já se conheça a obra).

Não irei me estender é uma obra sensível, rica, e cheia de aprendizado, fala sobre como o amor é um presente de Deus para nós. ?

Lara.Santiago 17/06/2021

A melhor definição do que é o amor
Nesse livro Lewis faz uma classificação de 4 amores: a Amizade, o Eros, a Caridade e a Afeição. Em cada amor ele cita exemplos que nos ajudam a entender cada um e que eles estão interligados, podendo ser um amor-dádiva ou amor-necessidade.