The Stone Girl

The Stone Girl Alyssa B. Sheinmel
Alyssa B. Sheinmel

Resenhas - The Stone Girl

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Classificado como 2 estrelas e meia no Murphy's Library.

Quando vi esse livro no NetGalley pela primeira vez achei que era sobre uma garota que descobre que seus ossos são de pedra, e que também tem distúrbios alimentares. Eu recebi o ARC digital para ler e, pra minha surpresa, o trecho sobre a garota de pedra no começo da descrição do livro é apenas um pensamento de Sethie. Eu não sei se gostei disso, ao mesmo tempo em que eu acho que foi melhor ela não ter nenhum poder paranormal, acho que o livro poderia ter algo mais, algo que está faltando.

Sethie é uma adolescente lutando contra a balança. Ela tem um namorado—bem, se por namorado você considerar o carinha com quem ela está tendo relações sexuais—, que ela acha que é maravilhoso, mas ele não é bem tudo isso. Ela frequenta uma escola para apenas garotas e anda com Shaw, no começo do livro ela fica amiga de Janey, uma das colegas de escola do rapaz. Eles sempre vão a um apartamento vazio no prédio de Sethie pra se drogar. Nós a acompanhamos conforme ela fica mais e mais viciada no namorado e obcecada com seu corpo. No entanto, nós não a vemos crescer. Na minha opinião, Sethie é uma garota extremamente ingênua que fica no mesmo lugar o livro todo. Mesmo quando ela deveira mudar, eu não vi uma única razão para que ela admitisse que estava doente e tentasse fazer algo a respeito. Eu não senti nada por ela, nem mesmo pena, e o livro me entediou pra caramba em alguns momentos.

Eu realmente queria gostar da Sethie, mas não consegui senti-la. Ainda que Sheinmel fale sobre seus sentimentos o tempo todo na narrativa, eu não consegui me conectar a Sethie de forma alguma. Seu comportamento obsessivo com relação a Shawn, o namorado, me pareceu forçado. Eu não consigo entender como Sethie nunca reparou o que estava acontecendo, mesmo com todos os sinais gritando na cara dela. E se você pensa "Bem, talvez porque ela estava focada em seu corpo?", te digo que não. Ela passa metade do livro falando o quão maravilhoso é estar com Shawn e a outra metade falando do próprio corpo.

Acredito que The Stone Girl é uma tentativa de chamar a atenção do público Jovem Adulto para os distúrbios alimentares, mas poderia ser muito melhor escrito. Eu nunca tive problemas com isso, mas vi mais de um leitor reclamando que a pesquisa da autora nesse campo foi pouca, mas isso não fez a menor diferença pra mim.