Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Inessa 05/01/2024

Crime e Castigo é uma obra literária extremamente rica. Dostoiévski conseguiu explorar as diversas faces da natureza humana de maneira extraordinária a partir de seus personagens complexos e profundos. O autor consegue explorar a psicologia, a filosofia e sociologia de modo muitíssimo interessante, o que torna o livro denso e rico em detalhes. Por conta disso, a leitura nem sempre é fluída, uma vez que alguns diálogos são demasiadamente longos e a maneira como ele escreve, no geral, é rebuscada ? fora algumas expressões e palavras que não estão escritas em português. No geral, a obra conseguiu atender às altas expectativas que eu nutri ao iniciar a leitura, Dostoiévski foi, de fato, um gênio e excelente literato.

tayIorpauIista 04/01/2024

Um dos melhores livros q já li na minha vida.
é incrível o jeito que o fiodor aborda as emoções humanas tão desprezadas pela sociedade.

May 04/01/2024

Genial
Esse livro... eu sinto que teve tanta coisa abordada na história que eu não me sinto nem capaz de comentar. Foi bem difícil engatar na leitura, mas uma vez que isso acontece, a coisa flui de uma maneira muito boa.
Dostoievski foi definitivamente um gênio, e mal posso esperar pra ler outros trabalhos dele.

Amanda 04/01/2024

Muito bom!
Historia envolvente, muita gente tem medo de ler achando a linguagem difícil mas pelo menos essa adaptação parece ser muito dinâmica, historia envolvente e VAI TE DEIXAR MUITO pensativo no final, afinal, oque é crime? Como punir da forma correta? Como se define um ?vilão??

Lilgk 04/01/2024minha estante
Como faço pra ler????

Viq 04/01/2024minha estante
Meu, eu ententei taaantaa vezes, mas achei tao detalhista que me incomodou e desisti ?

arslais 05/01/2024minha estante
Crime e castigo tende a causar um certo incômodo mesmo!? Li fazendo uma análise psicológica dele?Mas não vou negar que a gente se envolve muito.

bellaslivros 04/01/2024

Primeiro contato com o dostoievski
Encarar essa grande obra foi um desafio para mim, visto que estou lendo mais clássicos por agora e prentendi logo de cara ir na literatura russa.

Apesar de alguns momentos o livro ter se tornado denso, por vezes até desistimulante para mim, foi um desafio gratificante. Com certeza me desafiarei cada vez mais nos clássicos e principalmente em Dostoievski. Pois acompanhar a trajetória de Raskolnikov em sua densa luta entre seus princípios, me fez refletir sobre muitas coisas sobre mim mesma.

Apesar da trama central ser em Raskolnikov, a personagem que fica em meu coração é a sua irmã Dúnia, que durante a história se mostrou uma mulher espetacular.

Bianca Sakamoto 04/01/2024

Crime e Castigo
"É melhor errar a seu próprio modo do que acertar à maneira dos outros. No primeiro caso, você é um homem e, no segundo, nada mais que um pássaro"

Isa.liborio 04/01/2024

Um livro sobre a dualidade humana. Todos nós temos o bem e o mal e precisamos lidar com ele. Alguns se arrependem, outros não. Alguns encontram redenção, outros se redimem na morte.
Nicolas388 04/01/2024minha estante
Muito boa sua análise, bem direta. ^^ Esse é o tipo de livro que demora pra sair da gente, não acha?

Isa.liborio 04/01/2024minha estante
Foi direta porque eu li há uns anos e só atualizei aqui hahahah. Mas, sim. Até hoje ele me vem à mente em algumas ocasiões

Carolina2972 04/01/2024

Crime e castigo
Achei a história um pouco estranha, eu imaginava algo diferente.
Confesso que não gostei como esperava.
Os nomes e apelidos são difíceis de lembrar e qs vezes eu confundia os personagens. Fora isso, não foi uma leitura difícil, só nao gostei mesmo.

Fabiane131 04/01/2024

Sobre Crime e Castigo
Essa obra literária realmente cumpriu com todas as expectativas que eu tinha sobre Fiódor Dostoiévski. A leitura profunda e detalhada promete lhe mostrar os mais variados aspectos e cenários da vida, até então simples, do jovem Raskolnikov.
Além disso a obra detalha a dimensão e complexidade dos sentimentos dos personagens, resultando em uma leitura animada e reflexiva.
Por fim, deixo apenas minha simples recomendação do livro, com o desejo de poder esquecê-lo apenas para ter o prazer de apreciá-lo como se fosse a primeira vez.

Marquinhos 04/01/2024

Único
Meus amigos, que livro maravilhoso, foi minha primeira experiência com romances russos, fiquei com medo de ser difícil de entender ou com muito arcaismo, porém a escrita é muito fluida e você fica horas lendo.
A escrita é muito boa e envolve você na leitura, como se você estivesse naquela Rússia Imperial Czarista do século XIX, você visse o crime do protagonista e agonizasse junto dele.
Maravilhoso

kaurod 01/01/2024

Aiai, esse Rodion
Tudo que entendendo quando leio Rodion Românovitch Raskólnikov é: um pobre miserável e fodido da periferia de Petesburgo

Opadósyeshua 01/01/2024

Triste e profundo
No livro nós acompanhamos a vida do protagonista depois de ter matado alguém, e é muito interessante a maneira como o autor consegue passar o estado psicológico do protagonista que cada vez mais começa a ficar mais paranóico e doente por causa do ato, mas a parte mais marcando desse livro é o sentimento de saber de alguma forma mas ao mesmo tempo não saber que o protagonista vai se dar mal no final já que ele cometeu um crime e tem de pagar por ele

Eliane406 01/01/2024

A sociedade deturpa o ser humano?
?A moral é o conjunto das normas de conduta ou os princípios que regem os bons costumes, hábitos, usos e regras, da assimilação social dos valores de uma sociedade e que são convencionados como válidos. Entre próprias e impróprias distinguem-se as intenções, ações e decisões em um âmbito geral de vivência.

?A interioridade humana é mais complexa, dentro dos costumes ques somos empiricamente dotados, pode residir o inato, a personalidade, os desejos, a convicção de atos e a apropriação da realidade. Um ser humano tem como base o seu instinto de sobrevivência e a organização de seus pensamentos, para tal, convive em concordância com o ambiente, suprimindo muitas vezes desejos, medos, verdades, raiva, indignação ao ponto de perder o controle e a sanidade.

?Dostoiévski começou escrever Crime e Castigo quando estava preso e condenado a trabalhos forçados pela participação nas atividades subversivas de um grêmio socialista, privado de qualquer dignidade humana.

?O anti-herói de Dostoiévski envolveu-se tanto em seu abismo, que vivia em conflito com sua natureza humana, corrompendo-se e martirizando-se entre culpa e soberba em confronto com a sociedade em que vive.

?"Aliás, para julgarmos certas pessoas de modo imparcial, precisamos desistir antecipadamente de certas opiniões preconceituosas e do hábito que temos formado a respeito daquelas pessoas e coisas que nos rodeiam de praxe" pág.511