Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Pedro3598 12/01/2024

Delírio Asco
A discrepância enorme do 1° Capítulo ao Epílogo, atmosfera mórbida e degradante em que o protagonista vive, semblante chega causar asco. Com desenrolar da narrativa com uma epifania de girar a cabeça com o próprio protagonista, me envolvi ao ponto de sentir raiva, pena, compaixão de Raskólnikov. Desgraça atrás de Desgraça, enfim excelente livro.

Leonardo.Liori 12/01/2024

A qualidade dos diálogos, internos ou não, é impressionante. A forma como são construídos consegue comunicar mais do que está de fato escrito, revelando quais os pensamentos estavam por trás do que foi dito. O final é um pouco anticlimático, mas não é o foco da obra e não diminui sua qualidade.

Anna226 12/01/2024

Dostoiévski e Freud teriam muito o que conversar
Muito feliz, agora, mais madura como leitora, tendo conseguido finalizar essa obra e compreendido o tamanho de sua grandeza.
Dostoiévski tem uma escrita muito peculiar e individual, trazendo personagens muito sarcásticos e espirituosos. Traz em suas obras situações pitorescas e diálogos improváveis, ao mesmo tempo que aborda as profundezas e obscuridades da alma. Ele compreendia muito bem o funcionamento da mente humana e como abordar até mesmo o seu pior estado de decadência. O personagem Raskólnikov é a prova concreta disso.
Um livro que vou guardar com muito carinho no meu coração

Rodrigo 11/01/2024

Livro 6 estrelas
Esse livro é um dos melhores livros produzidos pela humanidade. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, e não tem como você não se enxergar e se envergonhar. Uma história que lida com contradições e cosmovisões insustentáveis porém mantidas pelas pessoas por orgulho, ressentimento, vícios, etc, até acontecer alguma tragédia. Até o nome dos personagens tem um significado simbólico.

Papadelo 11/01/2024

Crime, castigo e maturidade
No Natal de 2021, minha mãe me presenteou com dois livros. O Morro dos Ventos Uivantes e Crime e Castigo. Lembro-me de ler por inteiro o primeiro com muita facilidade, entretanto neste segundo eu travei. Minha leitura não fluia, confundia-me na história, confundiam-me as personagens e, principalmente, confundia-me no drama. Enfim, abandonei na página 355.

Ao pegar este livro para ler, no primeiro dia de 2024, esperava sentir a mesma dificuldade. Pelo visto, estava errado, e muito errado! A história me prendeu, consegui entender o texto (agradeço imensamente ao tradutor Rubens Figueiredo, por esse linda tradução) e principalmente, aprofundar-me na mente de Raskólnikov. Ele, o protagonista mais humano que já vi, cometia atos terríveis seguidos de boas ações, e todas com enorme dilema mental que todos nós temos, em menor escala, no dia a dia. Entretanto, sua loucura em decorrência da sua posição social e, principalmente, culpa, transformam seus dilemas em algo especial, diferente do que a maioria vai sentir no dia a dia. Impossível sair dessa leitura sem ter uma forte opinião sobre Raskólnikov; amor, ódio, pena, etc.

Os coadjuvantes são incríveis também, Razumíkhin, Dúnia, Sônia, Lújin, Svidrigáilov, Zamiótov, Porfíri, entre outros; todos contribuem na obra de maneira que assusta o leitor, pois a maioria dos autores não consegue incluir tantos personagens de maneira tão boa quanto Dostoiévski. O embate psicológico de Raskólnikov e Porfíri é emblemático e é uma das melhores partes do livro.

Queria escrever mais, porém meu celular está travando pela quantidade de caracteres. Amei o livro, tornou-se o meu favorito.

sam (?) 10/01/2024

Grande obra!
Primeira obra do Dostoievski que leio, e admito que aflorou me a vontade de imediatamente ler outras de sua autoria
O retrato fiel da miséria e da loucura, a demonstração do momento em que a mente humana é capaz de chegar na perda total de uma ética que fora há anos conservada, prezada, e até mesmo almejada! É um livro excelente, originalmente fora publicado por capítulos e se percebe claramente isso. A forma que é a história é escrita, lembra, ao menos a mim, a forma como se fazem os seriados e novelas, sempre que você chega ao fim de um capítulo, algum acontecimento inesperado nos leva ao êxtase e nos faz quase que obrigatoriamente fadados a continuar a leitura para o próximo capítulo.
É interessante essa mesma análise pois, algumas vezes, nas divisão de capítulo também ocorre a mudança de que personagem terá o foco principal e de qual a obra retrará agora sua perspectiva...
Não somente é um livro bem construído como tem uma história com muitos pontos a serem considerados em reflexão e algumas coisas que poderia até se rotularem como "comoventes", enfim, está entre um 9 e um 10 esse livro.

Vale reclamar dessa edição da editoria "pé da letra", que tirou grande parte do proveito que eu poderia ter tirado do livro, por já vir de outra tradução do inglês, muitas vezes peca muito nas palavras usadas e no texto em si... e esses códigos QR que não servem de absolutamente nada, não há razão para tornar a experiência iterativa, a leitura e interpretação já é uma grande interação!! Tive a oportunidade de intercalar a leitura entre essa edição e outra, que veio diretamente do russo, e é infinitas vezes melhor!! com notas da editora que esclarecem muitas coisas que lendo normalmente e sem ter o conhecimento da obra, e mais, sem conhecer o autor ou a forma que literatura russa é escrita, vêm a ser muito útil! essa edição além de ter erros de tradução e escrita, não tem nota nenhuma, e só conta com uma explicação sobre como os nomes russos são escritos, que além disso, vêm somente depois do epílogo.

Vitoria 09/01/2024

Loucura, pobreza, crime e redenção
Crime e Castigo? relata a história de Raskólnikóv, um ex-estudante deprimido que passa os dias enfurnado em seu quarto pequeno, cheio de ideias e pensamentos complexos o personagem decide realizar um crime mudará seus dias?
Fiódor Dostoiévski aprofunda muito sua filosofia nas páginas deste enredo através do renascimento e redenção de um homem, mostrando como a miséria e pobreza são capazes de corromper até as mais caridosas pessoas, com elementos de loucura, dor e castigo.
É uma obra complexa e com nomes difíceis para decorar e fáceis para se confundir, possui diversas camadas de interpretação e o próprio Ródia possui facetas em sua personalidade. Em geral, eu gostei bastante, mas me decepcionei um pouco pois não é uma leitura muito fluída e por vezes eu me entediava com os pensamentos de Raskólnikóv, apesar de tudo acredito que o final é o ponto auge do livro, como o próprio título já diz um castigo na Sibéria, mas uma a gradual conversão e um amor vivído.
Aruanito 09/01/2024minha estante
Ummm adorei a resenha
O livro deve mostrar muito a cultura russa antes da revolução

Vitoria 09/01/2024minha estante
Sim sim

Isa 08/01/2024

A mente humana muito bem representada
Esse é um livro que exige um pouco mais do leitor, eu achei sim a leitura fluida mas a questão dos nomes e apelidos me deixou bem confusa no começo. a melhor parte dessa experiência pra mim foi que eu me perdia nos pensamentos do Ródia junto com ele.
sinto que posso ter perdido um pouco da história por essa edição ser adaptada mas valeu mesmo assim.

DanteSw 08/01/2024

Nhe
Gostei muito da história mas sinto que faltou muitos elementos que abordagem a filosofia do Fiodor, mas por fim entendemos parte do artigo citado pelo protagonista.

Felipe 08/01/2024

A forja do homem passa pelo sofrimento
?A história de transformação e renascimento de um homem, de sua passagem para um mundo novo, completamente novo e desconhecido?

Loucura, dor, angústia e por fim, no frio da Sibéria, se sente mais aquecido do que nunca, é o calor que aquece por se saber amado pelos homens e por Deus, por fazer parte de algo maior. Sua vida tem sentido pela primeira vez, ?7 anos vão se passar como 7 dias??.

Felps_l 07/01/2024

Romance não romântico porém depende
Não irei negar que me decepcionei com o fato da história não ser nem 5% do que eu esperava depois de ler a introdução do livro, mas enfim acontece
A escrita do Dostoiévski é bem fluida e gostosinha, em algumas partes ele deixa confuso de propósito e parece que o tempo não passa, porém você se acostuma
Achei que a divagação sobre o crime não atingiu o que era prometido, já que foram 563 páginas sobre o pós crime, mas que ficaram divagando e não chegaram a lugar nenhum( ou ao óbvio, como preferir)
Dando 4 estrelas pois o livro me entreteu muito e eu não fiquei entediado, o final foi muito bem escrito e pensando, julgo dizer que foi um final bonito e digno de elogios

NatAlia1573 07/01/2024

Um mergulho em uma mente conturbada
Li a primeira metade do livro na edição lançada pela editora abril em 2010 e achei a história interessante, mas complexa (não me adaptei a tradução) Depois, comprei a edição com texto adaptado por engano, mas sinceramente, não me arrependo da compra.

Aqui somos apresentados à Raskólnikov (ou Ródia), um jovem que teve que abandonar a universidade de Direito, pois está vivendo uma grande pindaíba que não o permite bancar seus estudos.

Desde o princípio somos imersos na mente do protagonista que planeja um ?crime? para permitir que ele alcance um bem maior. Por isso, há muitas discussões e monólogos sobre a natureza dos crimes e sobre a moralidade humana.

O crime ocorre logo no início do livro e no resto do tempo acompanhamos Raskólnikov pensando sobre o que fez. É interessante ver a dualidade do personagem alternando em momentos que não parece arrependido e em outros que deseja apenas se entregar e acabar com toda essa confusão. O fim do livro é condizente com o esperado, pois como dito no título, há um castigo.

Recomendo a leitura a todos, mas deixo um alerta. Algumas traduções, em especial aquelas que buscam trazer palavra por palavra da obra original, costumam ser mais complexas e acredito que nem todos irão querer se aventurar. Uma dica que pode ser útil é buscar uma edição na qual o texto seja adaptado ou que a tradução, seja um pouco mais fluída. Posteriormente, se acharem a história e suas reflexões interessantes o suficiente, busquem ler as edições com a tradução mais fiel ao texto original (por exemplo, a edição da Martin Claret traduzida por Oleg Almeida).

isabel179 07/01/2024

Aventura Emocional...
A sensação é de literalmente mergulhar no mundo sombrio e complexo de Raskólnikov, o protagonista desse clássico da literatura russa. Dostoiévski nos leva por uma montanha-russa emocional enquanto acompanhamos um estudante que decide cometer um assassinato para provar sua teoria de superioridade moral. Adolescência... sempre cheia de ideias brilhantes, não é?

Raskólnikov é como um daqueles amigos que você quer abraçar e dar um puxão de orelha ao mesmo tempo. Ele é inteligente, mas com um senso de moralidade bem peculiar - acredita que alguns indivíduos excepcionais estão acima das leis comuns. Mas é claro que a vida dele vira de cabeça para baixo após o crime, e a culpa é tipo um hóspede indesejado que se recusa a sair.
O livro é cheio de personagens fascinantes, como Sônia, a jovem bondosa que tenta ajudar Raskólnikov a se redimir, e Porfíri Petrovitch, o detetive que poderia dar a Sherlock Holmes algumas dicas sobre como interrogar suspeitos.
Eu diria que é uma montanha de reflexões sobre moralidade, culpa, redenção e, é claro, sobre o que diabos se passa na mente humana. É uma daquelas obras que te deixam pensando por horas a fio, mesmo quando já terminou.

Massasa 05/01/2024

Crime e castigo
Que leitura maravilhosa, tinha começado e parado nas 50 primeiras páginas, mas como me arrependo de ter parado. Depois que a história engata(depois dessas primeiras 50 páginas) se torna algo extraordinário, acredito que a complexidade da escrita (muito em parte pela tradução do russo) dá ao enredo uma camada a mais de complexidade.
Acho inclusive que na verdade o castigo já começa desde a consumação do crime, a angústia de Rodka quanto a situação da mãe e irmã, a situação de Sônia e o seu próprio futuro em partes, já são seu castigo. A prisão então seria na verdade a redenção e não a punição.

Rafael964 05/01/2024minha estante
N sei se leria, parece meio chato