Coraline Neil Gaiman...

Resenhas - Coraline

Naty Alves 01/06/2024

É coraline, e não Caroline
Coraline..

Conhecido como um terror infantil Neil Gamain escreveu para suas filhas ou como ele próprio disse " comecei pela Holly e terminei pela Manddy. Ou como ele também afirmou o nome seria Caroline mas por um erro de digitação "Coraline" acabou ficando, porque ele notou que poderia sim ser o nome de alguém.

Eu como muitos conheci primeiro a animação de 2009 (não na época, e sim, recentemente). E foi divertido lembrando bastante uma Alice no pais das maravilhas, porém mais sombrio (se é que isso é possível), mas se Lewis Carroll nos fez desafiar a lógica, Gamain desafia, o medo pois Coraline é um ato de coragem de uma garotinha que apesar de sentir muito medo, não se deixou amedrontar.
Pois segundo ele " Queria ensinar as minhas filhas que coragem é quando você está com muito medo, mas mesmo assim faz o que é certo" mais ou menos isso.

Amei a estória como um conto sombrio fazendo alusão diretamente aos irmãos Grimm, e não menosprezando a inteligência e sagacidade das crianças. Porém mesmo que as narrativas de filme e livro se complementem entre si, e a adaptação seja bem fiel aí livro. Coraline tem uma personalidade diferente, ela é esperta, corajosa, ainda sim, ela sente medo, e não sabe tudo, nem têm aquele ar sábio que crianças geralmente na literatura ela é inteligente, sagaz, ágil, mas age como uma criança sabe? Quer sair, para explorar, quer a atenção dos pais, reclama por se sentir entediada, se sente incompreendida, tem paladar infantil, (querendo comer besteiras), e nem sempre vai entender ou aceitar o mundo "pantanoso" dos adultos, e suas ações.

Uma delícia alguns momentos deram medo até em mim, hahaha é uma boa lição de que o "perfeito" não existe, e que quem te ama nem sempre vai fazer o que você quer, mas o possível. E que as vezes contornos cinzas são bons porque nem tudo que reluz é ouro

nathvld 01/06/2024

Gostinho de infância?
Eu amei o livro, cada imagem em cada capítulo foi único. Sempre vou amar a história desse livro, mas confesso que senti muita falta do Wybie, dos amigos da Coraline, da boneca assustadora. Por incrível que pareça, no filme a história é MUITO mais aprofundada; senti que no livro foi tudo muito vago e rápido, mas não deixa de ser uma das minhas histórias favoritas.

flá 31/05/2024

Coraline
Achei um pouco chato, prefiro o filme mas, adorei como esse livro trás profundidade para a história, definitivamente vale a pena ser lido.

Raíssa 31/05/2024

Depois de muito tempo enrolando, encontrei um momento oportuno para finalmente ler Coraline. Foi uma leitura agradável, foi um bom passa tempo. Acredito que se eu tivesse lido esse livro no auge dos meus 10 anos, eu teria amado, assim como eu amava assisti o filme quantas vezes ele passasse.

monlibrary 31/05/2024

Reorganizando minhas leituras (as que lembro)
Pra mim tanto o livro como o filme conseguem ser perfeitos!! adoro os detalhes e artes desse livro e a história sempre vai me cativar.

um dos meus favoritos da vida!

Bruna.Ceccato 31/05/2024

O que escrever sobre esta obra magnifica?
Tanto o filme quanto o livro são primorosos.
Uma história que te envolve, te faz sentir medo e coragem.
O gato é o personagem que captou a essência de todos os gatos.
A outra mãe da um medo até pra quem é adulto.
E Coraline é nossa heroína que faz as coisas com medo mesmo.
E pensar que foi escrito para as filhas pequenas do autor? eu com 27 fiquei com medo, calcule uma criança de 5 anos srsrs
Virou meu favorito.

larifertonani 31/05/2024

Com certeza esperava mais!
Para quem já assistiu o filme, com certeza irá se decepcionar. Uma história tão boa mas tão má explorada pela autora do livro. Ele é sem detalhes, sem reações, sem expressão. Fico incrédula como o filme dá de 10 a 0 no livro.

Mariana113 30/05/2024

Espero ler o livro mesmo, mas a hq já é ótima, acabei lendo por conta que a lore do TXT fez referência.

valenluisaa 30/05/2024

Coraline
Amo Coraline, é um dos meus filmes favoritos, e o livro tbm é muito bom, só que eu ainda prefiro o filme ?

StrawberryJam 30/05/2024

Muito envolvente
Que livro maravilhoso. Me prendeu do começo ao fim. Leitura gostosa e envolvente, indicaria pra qualquer um.

Joana Caroline Bordin 30/05/2024

"? Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo ? respondeu ela."

Rict 29/05/2024

Ganhei o livro da minha melhor amiga pq sou apaixonado pelo filme e bom?. O livro não é ruim mas o filme é bem melhor kkkk eu prefiro as ideias e conceitos do filme pois foram melhor organizadas e aproveitadas até mesmo oq foi acrescentado a história fez sentido e deu uma riqueza mt maior a todo aquele mundo, mas enfim? ainda sim o livro é bom e conta com ilustrações mt bonitas

Heitor118 29/05/2024

Um livro sobre coragem
Este livro me ensinou o que realmente é coragem e de que ter medo não é ruim, na realidade ao pensar isso estamos nos rebaixado.
É um maravilhoso livro recomendo muito, principalmente ao público infanto juvenil.