O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Maria13717 01/06/2024

??
O livro é na perspectiva de uma menina de 6 anos chamada Scout que vive em uma cidade pequena no Sul dos EUA na década de 30 , filha de um otimo advogado chamado Atticus e irmã de um menino poucos anos mais velho chamado Jem, a obra mostra o crescimento dela e como ela descobre os comportamentos preconceituosos da sociedade.
O livro não tem a linguagem muito difícil por ser escrito por uma criança então é gostosinho de ler, tem uma linguagem mais inocente bem escrita, tmb faz pensar bastante sobre assuntos como os negros nao eram nada naquela época, tmb sobre a criação dos filhos e se matar alguem seria um "pecado" mesmo se a pessoa estiver lhe fazendo mal e se essa pessoa consegue ainda ser uma pessoa boa ( mas eu nao posso falar muito sobre isso kakakaka ?)
É bem divertido, engraçado e reflexivo, eu recomendaria pra qualquer pessoa

Giulia.Franceschi 01/06/2024

Exercício 1 de empatia e repulsa
Com os olhos ingênuos de criança - e uma personalidade forte e sensível, a menina narra uma história toda amarrada, cheia de detalhes, reflexões, dúvidas e conclusões feitas pela pureza da idade. Um mistério específico da vizinhança também serve de base pra construção dos personagens e aumentar a nossa curiosidade.

De um início um pouco lento, o livro é um exercício constante de empatia e de repulsa por todo o preconceito - junto com as crianças, e não com os adultos! Afinal, ninguém nasce racista, é ensinado a ser.

As últimas 50 páginas me entregaram sentimentos contrastantes, sempre acompanhados de lágrimas. Primeiro eu jurei que a sociedade não tinha mais jeito, odiando tudo e todos, depois recuperei minhas esperanças com o último acontecimento e diálogo da história. Atticus, eu só queria tomar uma cerveja contigo.

Veio aí mais um favorito. Nunca esquecido. Leiam, todos, e chorem. Bastante ansiosa pra assistir o filme e ler a continuação!

Ãquilla 01/06/2024

O Sol é Para Todos?, publicado em 1960, é um romance emblemático da literatura americana escrito por Harper Lee. Ambientado na pequena cidade fictícia de Maycomb, Alabama, durante a Grande Depressão, o livro é uma narrativa tocante e crítica sobre preconceito racial, moralidade e crescimento.

A história é narrada por Scout Finch, uma jovem curiosa e espirituosa que vive com seu irmão mais velho, Jem, e seu pai, Atticus Finch, um advogado respeitado. O foco central da trama é o caso judicial em que Atticus defende Tom Robinson, um homem negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca, Mayella Ewell. A acusação de Tom e o subsequente julgamento expõem a profundidade do racismo e da injustiça no sul dos Estados Unidos.

Lee magistralmente desenvolve seus personagens, criando figuras memoráveis e complexas. Atticus Finch emerge como um modelo de integridade e empatia, ensinando a seus filhos a importância da compreensão e da justiça. Scout e Jem, por sua vez, representam a inocência e a esperança de uma geração futura, aprendendo duras lições sobre a natureza humana e as injustiças do mundo adulto.

O título ?O Sol é Para Todos? reflete a mensagem central do livro: a ideia de que a justiça e a bondade deveriam ser universais, acessíveis a todos, independentemente da cor da pele ou da classe social. O julgamento de Tom Robinson serve como um espelho para a sociedade de Maycomb, revelando seus preconceitos e falhas sistêmicas.

Além da crítica social, Harper Lee tece com habilidade temas de compaixão, coragem moral e a perda da inocência. A amizade entre Scout e Boo Radley, um recluso vizinho que é alvo de rumores e medo, ilustra a necessidade de superar o desconhecido com empatia e compreensão.

A narrativa de Lee é poderosa e evocativa, combinando humor e tristeza de maneira que ressoa profundamente com os leitores. A prosa simples mas lírica e a estrutura bem elaborada fazem deste romance uma leitura acessível, mas ao mesmo tempo profundamente impactante.

?O Sol é Para Todos? não é apenas uma crítica contundente ao racismo e à injustiça, mas também uma celebração do potencial humano para a bondade e a mudança. Através da experiência de Scout, somos lembrados da importância de lutar por aquilo que é certo, mesmo em face de adversidades esmagadoras.

Essa obra continua sendo relevante e essencial para entender questões de justiça social e direitos civis, além de ser uma leitura profundamente humana e comovente.

samaraamin 31/05/2024

Embora não seja um estilo favorito, realmente fiquei curiosa sobre como a estória iria se desenvolver. Uma obra clássica que faz jus à fama.

Domi 31/05/2024

Aos olhos de uma menina
A narrativa em primeira pessoa na menina de 6 anos de idade começa como uma infância comum no sul do Alabama, com travessuras de crianças. No decorrer da história, vemos pelos olhos da pequena Jean Louise e sua inocência infantil as injustiças inerentes ao preconceito racial tomando forma. E seus questionamentos surgem de forma pertinente dos motivos que levam os negros a serem julgados inferiores aos brancos apenas pela cor de sua pele.

Uma história que se passa na década de 30, fictícia nos acontecimentos e personagens, mas que retrata um fato que verídico por se mostrar tão comum ao que acontecia.

?Coragem é fazer uma coisa mesma estando derrotado antes de começar. E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas as vezes vai conseguir.?

um.alguém 31/05/2024

Rir, chorar e refletir:Experiência com 'O sol é para todos??
?IDADE DE LEITURA: 14 ANOS ACIMA (por mim)?
??ATENÇÃO| O livro aborda temas sensíveis, como: Assédio, estupro, racismo e morte a animais. Mas lembrando que se passa na visão de uma criança dos 6 aos 9 anos de idade, então não é nada muito explícito!
........................................................................................
Esse livro é aquele do tipo que você começa a ler e não dá nada por ele, mas ele te surpreende com a história, os acontecimentos e os destinos dos personagens. O livro é um clássico, sua linguagem é intermediária, existem muitas palavras que eu não sabia o significado por se tratar de uma época antiga, eu tive que pesquisar, então a depender do seu conhecimento pode ser que você demore mais para ler ele, mas isso não atrapalha de forma alguma compreensão da história, que é bem interessante. Tem bons momentos de suspense que são bem satisfatórios, tem um humor muito bom, te faz rir em vários momentos, te faz chorar(um pouco), te faz refletir. Você não precisa se preocupar em investigar nada, o livro entrega pra você. É uma leitura que vale a pena dar uma chance.
Temos como uma das protagonistas da história a Scout, ela é uma criança que foi criada pelo pai pois sua mãe faleceu quando tinha 2 anos. Uma criança de personalidade forte e rebelde vista por muitas vezes com maus olhos pela sociedade muito machista na época, que consideram seus comportamentos inadequados para uma menina, assemelhando a um "menino". A culpa disso cai sobre Atticus um advogado renomado, pai solo que tem dois filhos (Scout e Jem), que naturalmente "não serve" para educar uma menina e ao invés de colocá-la numa moldura e apagar a essência de sua filha como é esperado pela sociedade que diz que a única serventia dela no pequeno condado de Maycomb é ser uma dama, ele a incentiva a continuar sendo forte, corajosa, curiosa, ter controle emocional(principalmente) e inteligente. Pra ele poder ser uma Dama e qualquer outra coisa que ela quiser. Temos Tom Robson que para o seu azar decide ter pena de uma mulher branca e acaba tendo problemas levando a resolvê-los no Judiciário. Temos um vizinho esquisitíssimo, que lembra seu Epaminondas do desenho "A casa Monstro" que é responsável primordialmente pelo suspense inestimável do livro.

Filme: ?
O filme não é ruim, é bem parecido com o livro, só é bastante longo e por ser em preto em branco ele fica mais tedioso do que já é um pouco. Não se compara às emoções que você tem no livro e a personalidade de Scout é um pouco apagada também, mas gosto da atuação do Ator que interpreta Atticus. Na minha opinião vale a pena ver mais por uma questão de ter uma "noção visual" do julgamento de Tom Robson e a parte do Cachorro louco (que eu particularmente fiquei bem intrigada).

O livro aborda várias questões sociais, então não gostar não é uma opção!! Espero ter ajudado ??

thaisquecida 31/05/2024

Clássico
Gostei bastante de como a autora colocou o livro na perspectiva de uma criança o que torna o livro mais agridoce??? podemos dizer assim, todas as criticas apresentadas no livro são perfeitamente trabalhadas. O livro me prendeu o tempo inteiro claro que tinha partes mais monótonas da sua infância mas mesmo assim era muito bom ver as brincadeiras, esse com certeza é aquele tipo de livro que você tem que ler mais de uma vez na vida.

Wilde.Maxssuziane 30/05/2024

Cativante
Neste grande clássico da literatura americana, nós acompanhamos a história sob o ponto de vista de uma garotinha. É um livro cativante e que nos apresenta todo o racismo que permeava a época sob uma ótima infantil. Recomendo a leitura.

Paulo Lerever 30/05/2024

Excelente reflexão!
Acredito que criei uma grande expectativa para ler esse livro e confesso que esperava um pouco mais, porém a história é importante, surpreendente e muito necessária.
Algumas coisas me deixaram intrigado um pouco, como o porque que Scouth (a menina) e Jem (o irmão)não chamavam Atticus de pai? isso me causou distanciamento entre ela e o pai, apesar das demonstrações de carinho dela com ele?
Recomendo a leitura, mas que seja mais devagar, pois é preciso se esforçar, principalmente na primeira parte para entender o desenrolar da trama.
A segunda parte flui melhor; Faltando alguns capítulos para o final, você pensa que acabou e aí vem o fechamento que faltava, aí sim você compreende o porque foi tão importante a primeira parte.

Leiam! Vale a pena!

ivystrs 29/05/2024

O livro é muito bom, retrata assuntos sérios sob o olhar de uma criança no sul dos Estados Unidos na década de 1930, o que nos dá uma ótima perspectiva sobre a sociedade da época

Gabriela.Camikado 29/05/2024

Inspirador
Que leitura maravilhosa. Livro muito bem escrito, tratando de preconceitos e estereótipos de maneira clara. Poderia ler mais um milhão de vezes e me encantar novamente com a escrita.

Valentina.Dummer 29/05/2024

Emocionante
Acho que acabei de ler um dos melhores livros da minha vida. A forma como a autora escreveu esse livro com assuntos tão importantes tratando da ingenuidade das crianças e seus aprendizados ao longo do tempo, não tem explicação.
O livro fala sobre a perda da inocência e o entendimento de como as coisas em uma sociedade são e como muitas vezes a justiça é injusta.

Leidiane58 29/05/2024

Narrado através da perspectiva de uma criança, esse livro retrata a sociedade em que ela vive, mostra a inocência das crianças perante assuntos sérios e necessários, como preconceito racial e discriminação, julgamentos na sociedade, entre outros.
Através da visão inocente de Scout vemos como a sociedade em torno da vida de uma criança e principalmente os adultos que ela tem como principais referências moldam o caráter e refletem comportamentos.