Blonde

Blonde Joyce Carol Oates

Resenhas - BLONDE Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fran 15/03/2021

Que livro magnífico e envolvente!!! Blonde conta a história de Norma Jean, uma criança sofrendo nas mãos de uma mãe mentalmente desequilibrada, uma criança levada ao orfanato, a um lar provisório, uma menina, se tornando moça, desejada por muitos homens e se casando muito jovem para escapar de um destino pior. A mulher que chega ao estrelato, passando por poucas e boas, até que a figura Marilyn Monroe é criada, a loira sensual, que se tornou um ícone do cinema. Mas, Norma Jean era insegura, ansiosa, tinha muitos medos e principalmente sofria pelas consequências de uma infância traumática, sofrendo, ainda, por nunca ter conhecido seu pai.
Para alguém que como eu, ama cinema antigo, ler esse livro foi uma experiência incrível. Sei que é um romance, baseado na vida de Marilyn Monroe, onde nem tudo que está na história realmente aconteceu. Mas, me peguei muito interessada por conhecer mais da história de Norma Jean e com certeza quero acrescentar uma biografia dela na minha lista de leituras.
Que livro triste, arrebatador e emocionante. Norma Jean só queria ser amada... E Marilyn Monroe jamais será esquecida.

Elaine 07/09/2022

Leitura densa, o início demora pra engatar mas depois a história flui bem. Algumas descrições são tão realistas que praticamente podemos farejar os odores, visualizar ambientes e também ficar enojados com os acontecimentos da época, principalmente os bastidores de exploração da era de ouro de Hollywood. Pecaram muito na revisão desta edição, muitos erros de ortografia e até mesmo de impressão, uma pena, mas isso não enfraquece a história. Muito bom.

Vinicius39 04/09/2022

Um livro arrebatador!
Primeiro de tudo,essa é uma biografia fictícia da vida da marilyn monroe,ou seja,a autora pega a vida dá marilyn e brinca,inventa acontecimentos e coloca um pouco da realidade,misturando tudo e mostrando sua visão.Esse primeiro volume foca no início da carreira dela,na infância,no primeiro casamento e da virada da vida de norma Jeane para a vida de Mairly.

Bom,esse livro é difícil,maravilhoso,dolorido,pesado e angustiante.A autora consegue colocar tanto sentimento da vida da marilyn,tanta emoção,tem momentos que é tão difícil de ler,com tantas cenas fortes e difíceis de ser digeridas,porém necessária,pois assim a gente vê como os anos 40/50/60 foram,como funcionava o mundo de Hollywood,nada daquilo que a gente via era verdade...

A gente sente o que a Norma Jeane (Mairly) sentia,como tudo foi muito rápido na vida dela,o quão triste foi o processo de virar uma estrela,um produto fabricado,um símbolo sexual. Acabamos vendo que o mundo do glamour,na verdade era um mundo de trevas,um mundo cheio de abusos,vícios,sexo e solidão.

Um volume bem escrito,bonito,forte,que mostra que a na verdade a marilyn estava cansada de interpretar a marilyn. Estou muito ansioso para ler o volume 2! Recomendo muito.

Ziza 07/09/2021

Norma "Blonde" Jean
Uma biografia romanceada sobre Marilyn Monroe desde a sua infância até seu primeiro grande trabalho como atriz. O que mais me chamou atenção foi a imensa necessidade de ser amada e aceita pelos homens que passaram em sua vida. Homens que a usaram. Homens que a abusaram. Homens que nunca se importaram com ela. É um livro comovente e só de lembrar que são partes inventadas da vida dela e ter a certeza de Norma Jean sofreu bem mais que "Blonde" é realmente de partir o coração. Certamente lerei o volume 2.

Silvana (@delivroemlivro) 23/03/2022

Não é resenha, é UM ALERTA: não recomendo a edição da Harper Collins, ERROS por toda parte!
Trabalho de tradução e revisão mais desleixado com o qual já me deparei. PÉSSIMO!

ERROS de toda ordem (letras faltando, erros de pontuação, de regência, palavras repetidas, e etc.)

É vergonhoso o trabalho apresentado (ou melhor a ausência de trabalho) nesse primeiro volume de "Blonde". Uma falta de respeito com a autora e com os leitores!
Natália Tavares 24/09/2022minha estante
Concordo!!!

Milena.Lourenco 02/06/2021

Um livro inesquecível
Li o primeiro volume na edição lançada pela HarperCollins e UAU! Que obra-prima!

Alan kleber 29/01/2023

O Mito revelado.
Este livro oferece uma exploração profunda da vida de uma das figuras mais icônicas de Hollywood, investigando suas lutas e triunfos com graça e perspicácia. A escrita é linda e capta a complexidade da vida de Monroe de forma envolvente. Este livro é recomendado para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Marilyn Monroe. É um mergulho profundo na vida dessa mulher, explorando suas lutas internas e seus relacionamentos com figuras chaves durante sua existência.
A infância com a avó, e depois com a mãe emocionalmente desequilibrada, que nos períodos de surto maltratava Norma Jean.
Os relacionamentos complicados e abusivos com os homens.
Marilyn tentando se provar uma artista de verdade e não uma mulher fútil e superficial. Como muitas pessoas achavam que ela era por causa da sua incrível beleza.
Se você está procurando uma leitura interessante este livro é uma. É um livro muito rico, com imagens vívidas que realmente dão vida a história.
O mundo de Hollywood e seus personagens controversos e polêmicos.

Higor 24/12/2022

"LENDO PULITZER": sobre péssimos trabalhos de tradução e revisão
Esgotado no Brasil há quase 15 anos, "Blonde" e suas polêmicas voltaram à tona com o pomposo filme estrelado por Ana de Armas. Filme pré-selecionado ao Oscar, livro em uma casa editorial nova e o mundo com novas perspectivas feministas, bem diferente de 2000 e ainda mais dos anos 1960.

Vendido como um romance, uma espécie de biografia fictícia, "Blonde" é entendido pela própria autora como uma história condensada em diversos momentos, assim como alongada em tantos outros, tudo em nome da boa literatura. É de conhecimento, por exemplo, que Marilyn passou a infância em ao menos 12 orfanatos e ao menos um lar adotivo, o que a autora optou por sintetizar em apenas um orfanato no livro. Em contrapartida, a vida glamourosa de Hollywood é explorada com uma olhar mais aprofundado, abordando situações controversas e que não há o mínimo de fonte biográfica para sustentar, mas que claramente reforça pontos estratégicos para a construção do enredo.

Pois bem, "Blonde" se propõe a narrar a vida de Marilyn Monroe, de sua infância, Norma Jeane, até sua morte precoce em 1962. Dividido no Brasil em dois volumes, o que eu não entendia, mas agora eu agradeço, pois uma história tão densa como esta clama por pausas, a obra é a mais extensa de Joyce Carol Oates, além de ser considerada uma de suas obras primas, tanto que é a mais conhecida e até mesmo a mais premiada.

Vivendo em um orfanato após os sucessivos ataques esquizofrênicos de sua mãe e a morte da avó, Norma Jeane foi transferida para um lar cristão na adolescência, por volta dos 15, quando já atraía os olhares de todos, principalmente dos homens. Foi, então, orientada a se casar, após uma inexplicável expulsão de casa, que a obrigaria a voltar a um orfanato até encontrar um novo lar, o que seria remotamente impossível, em se tratando de adoções que preferem crianças pequenas, e não uma "mulher de corpo feito".

Casada aos 16 anos, Norma abandonou os estudos para se dedicar ao marido e ao seu lar. O que Norma Jeane não esperava era o alistamento de seu esposo, Bucky Glazer, para a Segunda Guerra, o que a obrigou a morar com os sogros. Aproveitando a oportunidade de se tornar independente e, com isso, livrar-se do tédio que era o matrimônio, Norma Jeane passou a trabalhar em uma fábrica de munições para a guerra, quando foi, enfim, fotografada pela primeira vez.

Galgando aos poucos, e não sem dificuldades, espaço na mídia da época, Norma Jeane deu lugar à Marilyn Monroe: alisou e tingiu os cabelos de loiro, assim como adotou um estilo pin-up, o que fez com que, em um ano, aparecesse em mais de 30 capas de revista, mas nem por isso ganhava boas rendas por seus trabalhos, o que fez com que ela, inclusive, tirasse fotos nuas, o que depois, sem seu consentimento, serviu para estampar a primeira edição da Playboy.

Na agência de modelos, Marilyn conseguiu um agenciamento para atuação, o que aos poucos, e sem um tanto de credibilidade por parte dos executivos, deu início a sua carreira como atriz. O mundo de Hollywood, mais conhecido como cheio de glamour e luxo, é exposto em toda a sua decadência e vícios.

Independente das polêmicas com a veracidade dos fatos acerca da vida de Marilyn Monroe, "Blonde" é um livro consistente e com suas pontas amarradas. As escolhas da autora, mesmo questionáveis para a vida de uma figura pública, amarram a história e trazem um enredo seguro, como a amizade dos "sem-pais" ou "filhos indesejáveis", Marilyn, Chaplin Jr. e Eddy Robinson Jr.

O grande problema com "Blonde", no entanto, ao menos no Brasil, é a terrível, para não dar adjetivos piores, tradução feita na nova edição. Palavras foram engolidas, outras escritas de maneira errada, como "cosia" no lugar de "coisa", "iso" ou "issso" no lugar de "isso", fora tantos outros erros que questionam o tratamento dado ao livro e evidenciam a total falta de revisão, mesmo com uma pessoa designada para tal função.

Com uma história que mescla fatos com muita ficção, "Blonde" é um livro amargo e denso de se encarar, tanto pela violência infantil, quanto pelos abusos sexuais já na fase adulta de Marilyn Monroe, seja o famoso teste do sofá, para conseguir um papel de maior destaque no cinema, ou de diversos homens, que a viam apenas como uma frívola sexual, o que a própria insistia em derrubar tais estereótipos, ao se debruçar em livros e estudos para se tornar competente para papéis mais sérios.

Respire fundo e encare a segunda parte.

Este livro faz parte do projeto "Lendo Pulitzer".

Marcone989 01/07/2022

Um escudo chamado Marilyn Monroe.
Terminada a primeira parte de Blonde, concluo que mesmo sendo uma ficção baseada em uma figura icônica da historia do cinema, Blonde é um mergulho no obscurantismo da Hollywood exploratória e de uma sociedade de atos escusos e pútridos, a melancolia profunda e cortante em cada página é hipnotizante. Os traumas, as feridas que formam a figura artistica que Norma personificaria no futuro são chocantes, e acompanhar a chegada dessa persona é no mínino impactante. Estou ansioso pela segunda parte, que lerei em breve.

Lucas1429 24/06/2022

O ídolo sobrevivente vol. 1
Lançado há 22 anos com a missão de enraizar sua figura mítica central, Joyce Carol Oates foi sagaz ao romancear a história de Monroe para evitar a taxação de ser ela mais uma biógrafa oficial, em que cairiam provas incisivas sobre seu material de pesquisa, já que é sempre controverso falar sobre a atriz legendária. Disso, transformou seu escrito em, entre parênteses, pura ficção, baseada no motriz medular da vida e carreira apoteótica da sua blonde, seu diamante, sua melhor amiga.

Dividido em três partes, da infância perpassa à juventude e após, vida adulta, a última soa como a mais interessante, porém mais batida, as anteriores parecem até inovadoras, particulares, menos exploradas midiaticamente, especiais pelas transcrições de alguém que busca paz à sua personagem principal, justificando o objetivo da prosa, materializar justiça ao nome popular. Todavia, a tríplice faseada são essenciais.

Marilyn, além da voluptuosidade e carreira sólida, quanto curta, foi integrante do grupo em sofrimento mental, são deveras suas declarações melancólicas e registros de tendências suicidadas. Oates resgata este panorama nos idos anos quando criança, vivendo com a instável Gladys, sua mãe, e a temperamental Vovó Della, mulheres fortes, mas compassivas em um meio opressivo aos mais pobres e afeitos à religiosidade como fins comportamentais. Gladys idealiza o glamour hollywoodiano, apesar de apenas assistente técnica de estúdio; rodeada de pretendentes, sofria da falta concreta de um amor, se via utilizada e descartada pelo mesmo gênero que anos mais tarde usaria de sua filha aos moldes machistas tradicionais. Monroe seria chave trunfo para as mãos sujas da indústria e seus reis, o sexo masculino.

Norma Jeane, seu nome de batismo, para se desprender da mãe, ainda que cercada de sua presença não física, se acometeria do caminho enveredado às mulheres décadas passadas (ali, anos 40), se casando ainda em menoridade penal e agindo de forma pueril, ingênua, ao matrimônio e as vontades maritais. A Segunda Guerra sela o compromisso familiar por lei, se vendo livre do marido que parte a serviço patriótico, quando, notada, comumente pela beleza, é descoberta por um filão do universo artístico - ainda em nível baixo, que usaria da estética de Norma Jeane, não Marilyn, até, então, para abusar de sua imagem – que a elevará para os holofotes futuros. Para chegar lá, páginas confidenciais de uma trajetória parecida resolvida historicamente, mas cheia de meandros e intempéries, buracos ao leitor que se desvendará também.

No Brasil, a obra foi dividida, inexplicavelmente, em dois volumes, o primeiro pontuando as etapas de vivência de Norma-Marilyn, e o posterior centralizando a ascensão definitiva do ser lúdico, da artista reverenciada. Me encaminho para ele. A escrita da autora por vezes soa estridente, exagera e enoja em algumas passagens (necessárias nas evidências brutais?!), mas é confiante na pretensão, nos torna juntos confiantes acompanhá-la página a página num conjunto totalitário da sobrevivente idolatrada, floreado de um texto ficcional que é assertivo na exploratória verídica de uma mulher iludida enquanto viva. O resultado, prévio e inconclusivo, por ora, explicita o porquê de Marilyn ser recorrente nos altares da atemporalidade.

Juliano.Ramos 28/08/2021

Nesse livro, a autora, Joyce Oates mescla literatura e biografia, trazendo a vida riquíssima da Norma Jeane, a Marilyn Monroe. O livro vem carregado de situações dramáticas que mostra que por trás de todo glamour que ela viveu, existia uma mulher que passou por várias situações ora com familiares ou com homens de toda espécie que passou neste período da vida da Marilyn, agora vamos para Blonde volume 2.
Elane48 28/08/2021minha estante
Se já não tivesse lido duas biografias da minha diva número 1 até colocaria esse livro na minha lista.

Juliano.Ramos 28/08/2021minha estante
Pode ler, ele tem nuita coisa da vida Marilyn, porém a Joyce inventou a muitas da situações, transformando o livro num grande romance, vale muito a pena.

Elane48 28/08/2021minha estante
Sim, entendi isso pela resenha que vc postou. Mas, sabe, acredite se quiser: fico incomodada por não deixarem o espírito de MM em paz. Ela sofreu muito! Talvez um dia leia esse romance biográfico.

Juliano.Ramos 28/08/2021minha estante
Ela não está mais nesse plano, com certeza, todo mal que aconteceu com ela não foi sua culpa, foi sempre dos outros o indução.

Jessé 02/02/2021

Norma, Marilyn, Blonde
Um olhar semi-biográfico de uma das maiores lendas de Hollywood.

Semi-biográfico, porque a autora Joyce Carol Oates, pega a estória de vida de Marilyn Monroe/Norma Jeane Baker, e mistura fatos ficcionais ao seu enredo.

Em nenhum momento a escritora pretende escrever uma biografia sobre aquela Marilyn fabricada por Hollywood. O que Joyce faz aqui, é mostrar um lado mais humano da atriz, criando suposições de como ela se sentia, e de como ela enxergava a vida e tudo que acontecia a sua volta. Ou seja, ela quer mostrar tudo aquilo que a Marilyn queria que as pessoas vissem por trás da celebridade.

Joyce Carol Oates é uma escritora de mão cheia, e que merece ser mais reconhecida pelos Brasileiros. Ela faz um trabalho incrível nesse livro, e você percebe a todo momento que ela realmente admira a loira mais famosa de Hollywood.

Blonde é uma leitura imperdível tanto para os amantes de cinema, quanto para aqueles que apreciam um livro bem escrito.

PS: já tinha lido esses livros pelas edições da editora Globo que no momento encontram-se esgotadas. Mas caso você encontre as edições da Editora Globo num sebo eu aconselho a compra, pois essa edição da Harper Collins apesar de ter um projeto gráfico bonito, infelizmente está cheia de erros gramaticais. E são muitos mesmo. Chega ser vergonhoso! Para alguns reclamar disso pode ser besteira, mas esses livros custam caro. O mínimo que esperamos é uma qualidade equivalente ao preço que essas editoras cobram.

Clauc3 20/06/2021

Incrível !!!
A escrita de Joice Carol Oates é incrível, profunda, pungente. Em diversos momentos, o livro te faz refletir sobre a psique da Marilyn, suas inseguranças, medos, a forma como sua vida foi marcadas por momentos trágicos. É um livro maravilhoso. Semi biográfico. Que adentra nos pensamentos da sexy símbolo mais amada na antiga hollywood. Para curiosos e fãs de Marilyn, é um incrível deleite.

Lua 15/06/2022

Blonde é um romance sobre a vida de Marilyn Monroe meio fictício com algumas partes verdadeiras. Não tive uma boa experiência com essa edição que está cheia de erros ortográficos.
Natália Tavares 24/09/2022minha estante
Cheia de erros. Eu tô chocada

Lua 25/09/2022minha estante
Então ne...