Blonde

Blonde Joyce Carol Oates

Resenhas - BLONDE Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joao.Pedro 27/05/2024

A autora aqui se propõe a fazer uma narrativa baseada em acontecimentos reais isso é uma coisa muito interessante e você acredita no q ie está acontecendo, os "personagens" são bem escritos mas tem um problema específico que as vezes você está lendo a história mas ela então muda a forma da escrita e fica relatando acontecimentos.
Eu particularmente achei o livro muito arrastado, da para ver que a autora tem muito respeito pela Norma mas é uma história muita densa e triste então foi muito exaustivo ler este livro.

le.se.caliope 16/02/2024

O livro sobre dos mesmos problemas do filme, o que é muito triste. Pega a figura tão cheia de camadas que foi Marilyn e a reduzem a sexo e homens. Além disso a escrita não é muito boa e 400 páginas é demais pro que a autoria queria dizer, dava pra ter enxugado bem essa história.

Ivinha 12/02/2024

Muito bem escrito
Um livro muitíssimo bem escrito e com muito embasamento. Você vê que a autora realmente estudou a fundo a vida de Norma Jeane (Marilyn Monroe).
Ansiosa pra ler o vol. 2

Artemis 18/01/2024

"Sempre há um roteiro. Mas nem sempre você o conhece."
Comecei o ano com o pé direito,Carol Oates exprime a densidade como se fosse fácil escrever dessa forma,nesse livro primoroso ficção e realidade alternam embora tenham uma essência viva e pulsante,aqui conhecemos Norma Jeane e sua sombra,Marilyn Monroe,e é de partir o coração conhecer essa mulher sensível,apaixonada, inteligente e dedicada e saber que poucos a valorizaram pelo que ela era verdadeiramente,mas desolador do que isso é ter somente um vislumbre dessa pessoa através da sua persona,nos filmes e nas referências americanas,Marilyn continua viva até hoje,mas Norma Jeane foi deixada para trás.

Gabi 30/12/2023

É um bom livro a pesar dos pesares, tem o mesmo problema do filme em relação a sexualização da marilyn, mas gostei de ver mais sobre sua trajetória

Cartola de Bigode 06/12/2023

Dolorido
Eu sei que muita coisa aqui é ficção com uma dose de realidade, mas c@ralh0 , eu não consigo ler isso sem ficar com vontade de voltar no tempo e abraçar a Norma Jeane. É tão desumano a forma que, aparentemente, todo mundo trata ela, é como se não enxergassem uma garota, uma pessoa, mas sim uma gostosa que vai ser bom de foder e se aproveitar.
O livro muitas vezes é na perspectiva da Norma misturado com os pensamentos dela, mas as vezes pega a visão de outros personagens meio que falando como foi tal momento que está na história.
Essa resenha tá uma bagunça, a leitura tá acabando com o meu psicológico, é triste, sofrido, traumatizante e agora estou lendo o segundo livro totalmente destruido. Super recomendo essa bagaça.

Lusiana 01/10/2023

Interessante!
Eu não sei se foi pq eu li a metade e depois li a outra, achei a história um pouco arrastada.
Outro ponto é que a Marilyn parecia estar em estado de torpor a todo momento.
Tirando essas coisas eu gostei da leitura e irei para o segundo livro.

Marcela262 29/08/2023

Raso, irresponsavel e sem noção ! Raramente eu falo isso mas detestei esse livro.Poderia ser tão melhor mas no fim foi bem infeliz.

Beatriz 19/08/2023

Falha em tudo que se propõe
Não gostei do jeito que retratam a Marilyn, chega a ser meio insensível, sem noção. achei que no filme poderia ter uma surpresa e realmente sair algo bom dali mas o que saiu foi uma bomba feita pelo Oppenheimer. de verdade, chega de tentar retratar a história da Marilyn, deixem ela descansar em paz

LivesDL 17/05/2023

Sobre a Menina, Seus Sonhos e Seus Pesadelos
Falar sobre Blonde é realmente difícil. Não apenas pela quantidade de assuntos e cenas incômodas retratadas na obra, mas também por todos os sentimentos que ela evoca. Ora, a Norma Jeane Baker de Joyce Carol Oates é uma personagem sofrida, mas que parece conservar certa ingenuidade em suas ações mesmo quando jovem adulta, motivada pela vontade primeira de fincar raízes, ter a família que lhe foi negada, até que é reavivada nela a vontade de ser atriz - e em todos esses estágios, seja pela sociedade em que vive ou pelas pessoas com quem convive, altos e baixos cercam a vivência de nossa personagem principal, o que acompanhamos sem qualquer tipo de pudor ou censura por parte da trama.

Vale dizer que, apesar da ingenuidade citada, a Norma Jeane Baker aqui não parece simplesmente uma boneca bonita e sem vontade. É perceptível uma veemência, um furor em suas ideias e pensamentos que nos fazem compreendê-la enquanto humana e mulher de seu tempo - alguns, inclusive, bastante chocantes, mas passíveis de compreensão dada a época em que tudo acontece.

Em termos de escrita, Joyce Carol Oates une inúmeros recursos narrativos diferentes, desde a narração em terceira pessoa, que alterna para falas em primeira pessoa de personagens que conviveram com a protagonista, até momentos em que realidade e sonho se confundem. Num geral é bem densa, e como existem muitos tópicos indigestos mostrados no decorrer do livro, a leitura acaba por não ser muito fluida, então é bom deixar isso avisado: Blonde não é um livro rápido, mas é imersivo, profundo, e completamente contraindicado para ser lido em momentos de fragilidade - o livro é quase um bingo dos gatilhos.

Para concluir, é bom comentar de que esse livro é uma narrativa ficcional, e estou analisando-o como tal. Para conhecer a verdadeira Norma Jeane Baker, é recomendada a procura de suas biografias, em específico “My Story” (1974), que é a autobiografia da estrela, e seus poemas. No mais, estou me preparando para o segundo volume, pois após o fim do volume 1, sinto que a tempestade ainda virá para a protagonista nesta história tão cruel escrita por Joyce Carol Oates.

Viviane.Lopes.Costa 13/05/2023

Mesmo sabendo que certas coisas desta história são ficção? eu sofri? eu continuo sofrendo pq ainda tenho mais um volume pela frente?
Não é como eu se eu não soubesse como vai terminar? (quem não sabe?) mas mesmo assim a vontade de ler é enorme!

camiscaarvalho 13/05/2023

Esperava mais!
Não achei que o livro se aprofunda na complexidade da Marilyn. Tá certo que ele não se propõe a ser uma biografia, mas foi feito um bom trabalho de publicidade em cima da história, e não achei que valeu. Sigo curiosa para conhecer Marylin em suas nuances, deixando de lado os machismos, preconceitos e estereótipos em torno dela.

Kalica.Valentin 06/03/2023

A proposta do livro é incrível. Claro que não podemos tomar a história com verídica, mas tudo q foi incrementado foi divino. É um livro pesado, cruel, mas muito bem escrito. Não achei tão fluído, as vezes não conseguia embarcar na leitura. Gostei muito do Livro e logo pretendo pegar a autobiografia da Marylin Monroe.

Alan kleber 29/01/2023

O Mito revelado.
Este livro oferece uma exploração profunda da vida de uma das figuras mais icônicas de Hollywood, investigando suas lutas e triunfos com graça e perspicácia. A escrita é linda e capta a complexidade da vida de Monroe de forma envolvente. Este livro é recomendado para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Marilyn Monroe. É um mergulho profundo na vida dessa mulher, explorando suas lutas internas e seus relacionamentos com figuras chaves durante sua existência.
A infância com a avó, e depois com a mãe emocionalmente desequilibrada, que nos períodos de surto maltratava Norma Jean.
Os relacionamentos complicados e abusivos com os homens.
Marilyn tentando se provar uma artista de verdade e não uma mulher fútil e superficial. Como muitas pessoas achavam que ela era por causa da sua incrível beleza.
Se você está procurando uma leitura interessante este livro é uma. É um livro muito rico, com imagens vívidas que realmente dão vida a história.
O mundo de Hollywood e seus personagens controversos e polêmicos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5