Monstros Invisíveis

Monstros Invisíveis Chuck Palahniuk

Resenhas - Monstros Invisíveis

salles27 07/05/2024

Quero um livro melhor. Flash
Ah, mano, sei lá não precisa ficar invertendo todas as coisas e cortando pra todo lado o tempo todo pra fazer uma história boa e surpreendente... Achei dificil de se prender na história, por mais que o final seja maneiro não vale a pena.

Gustavo Kamenach 01/03/2024

Corta para meus favoritos. Flash
Quero uma metralhadora de críticas mordazes.
Quero um mundo com mais Brandy's Alexander
Flash
Quero mais 300 páginas de Monstros Invisíveis.

No desafio de fevereiro, me propus a ler alguma obra cujos personagens aparentemente desconexos criem conexões inesperadas, se aproximando de maneira inesperada e significativa. Não poderia ter feito uma escolha melhor! O que duas modelos lindas com carreiras em ascensão, um policial da narcóticos e uma mulher trans podem ter em comum? Lendo esse livro vocês verão que são todos tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, assim como todos nós.
Aqui Chuck Palahniuk mais uma vez destila toda sua crítica a diversos aspectos da sociedade, assim como fez em Clube da Luta. E eu que pensei que ele não poderia surpreender mais que naquele livro com a adaptação tão famosa quanto... aqui os plot twists vem aos montes e aliada a narração entrecortada e extremamente dinâmica como uma sessão de fotografia de top models ficamos as vezes até sem fôlego.

Os personagens são tão grotescos e cativantes, suas histórias parecem ter sido extraídas dos piores jornais sensacionalistas e como bons seres carniceiros que somos, queremos saber todos os detalhes sórdidos e escatológicos possíveis (sim aqui há muita escatologia, assuntos picantes e gatilhos, estejam avisados).

A história mescla sátira com uma road trip alucinógena com romance de (des)formação e muito humor ácido. O que falar de Brandy Alexander?! Ela se tornou uma das minhas personagens favoritas e graças a ela descobri em torno 20 ou 30 novos nomes de roupas e tecidos hahaha.
edu basílio 01/03/2024minha estante
??????

Gabriel1994 08/10/2023

Flash, Flash e mais Flash!
Corta para a parte que eu finalizei meu segundo livro do Chuck Palahniuk e gostei bastante desse livro, Monstros Invisíveis.

Corta para a curiosa, peculiar e muito boa construção narrativa embaralhada que o Chuck utilizou para prender o leitor e contar a história de Shannon...

Preciso de destaque e atenção!
Flash!!

Preciso de status e dinheiro!!!
Flash!!

Preciso ser bajulada e amada!!
Flash, Flash e Flash!!!

É mais ou menos com esses dois bordões "Flash" e "Corta para..." que o autor conduziu o lado bem humorado dessa história. Shannon é uma modelo que busca status, atenção, dinheiro e a necessidade de ser amada e bajulada.

Depois de um acidente que danifica boa parte do seu rosto, ela vai parar em um hospital e acaba saindo de lá com um trauma gigante: não pode falar, não pode mais modelar, não pode mais ser amada e bajulada. Shannon tem um namorado que a dispensa depois do acidente, Shannon tem uma melhor amiga que toma seu destaque como modelo, Shannon tem um irmão gay que morreu, Shannon conhece Brandy e começa sua jornada louca e criminosa!

Quem são os culpados de seu acidente? Quem são os criminosos que aniquilaram a importantíssima e poderosa carreira de modelo dela?

Um livro cheio de críticas sociais com bom humor que revela ao leitor, através dessa personagem, os piores lados do ego e vaidade humana. As pessoas só se importam consigo mesmas, com seu status e poder. Seria isso o mais importante? Tudo que diz respeito a si próprio? E o amor?

São esses questionamentos e outros que Chuck faz, através de Shannon. Através do que ela almeja e o que falta partir dela!

Gostei muito do conjunto da obra! Uma narrativa diferente do comum, uma abordagem sem rodeios e pomposidade. Uma crítica bem humorada, mas sem abdicar da objetividade! Tem plots malucos que lembram O Clube da Luta, tem pessoas com problemas psicológicos, tem drogas, absurdos que revoltam e reflexões que pegam na mente!

Uma leitura bem dinâmica e proveitosa!

Recomendo muito a leitura!

Esse livro combina bem ler ouvindo Rock. Para quem curte ler ouvindo música, fica a dica.

Nota 5/5!

Leiam!!!

Rodrigo1185 24/06/2023

"Descubra aquilo que você mais teme e vá viver lá." Já haviam dito certa vez que este foi o melhor livro escrito pelo Palahniuk, e olha é bom mesmo. Quem gosta do estilo dele vai concordar comigo, é excelente. Você acaba o livro pasmo, se perguntando " *aralho o que foi isso? ?

giheiden 25/04/2023

Palahniuk segue sendo cirúrgico
"Este é o maior erro que eu poderia pensar que me salvariam. Eu queria desistir da ideia de que tinha algum controle. Agite as coisas. Para ser salvo pelo caos. Para ver se eu poderia lidar, eu queria me forçar a crescer novamente. Para explodir a minha zona de conforto."

Não é uma leitura fácil e que faz muito sentido no início, mas depois corta para você assimilando várias ideias e sendo surpreendido pelos vários plot twists no caminho. Ler Chuck Palahniuk é sempre uma experiência que me tira da zona de conforto e me faz refletir por dias sobre várias coisas da nossa sociedade. Que livro espetacular!

Raven_The 25/02/2023

Achei bom
Li esse e o "No Sufoco", Chuck explora temas interessantes e muito distintos
Porém achei "No Sufoco" melhor que "Monstros Invisíveis"

Letras.Libras 24/01/2022

Muito bom, meio pesado as vezes, mas talvez seja estilo do autor. Quero ler mais livros dele. Vários plot twists.

Gabriel.Queiroz 07/12/2021

Este livro É um tapa na sua cara kkk
É um livro pesado, coisa do Chuck, uma crítica para sempre. Outro jeito de visualizar o mundo. Desde que li esse livro em 2017 eu não enxergo as pessoas do mesmo jeito de antes.
juli 07/12/2021minha estante
depois desse comentário até me deu vontade de ler em

Gabriel.Queiroz 07/12/2021minha estante
Vale a pena

@wesleisalgado 11/04/2021

Todos nós estávamos fugindo de alguma coisa. Vaginoplastia. Envelhecimento. O futuro. [pág 204]
Crash - Estranhos Prazeres de JG Ballard corta Surrealismo de Twin Peaks do David Lynch flash Nip/Tuck faz um crossover com uma temporada de American Horror History por puro prazer do Ryan Murphy. Foi esse misto deliciosamente insano que me abateu durante a leitura de MONSTROS INVISÍVEIS.
No prólogo você é mergulhado de cabeça no clímax da história, e a partir daí voltamos no tempo e as arestas vão sendo aparadas para que se entenda o mundo em que as personagens vivem. Não é confuso, você só tem que abraçar o que o autor te expõe. Feito isso, é uma volta de montanha russa absolutamente insana onde NADA é o que parece ser.
Foram 250 páginas quando eu me via querendo 500, desse universo bizarro, colorido, hipocondríaco e fútil. Mesmo com uma história curta, que literalmente não te deixa respirar, os plots twist são extremamente divertidos e de explodir à cabeça se você comprou a história e o surrealismo do livro.
Engraçado, chocante, constrangedor, algumas vezes um espelho de quem somos e eu queria muito mais! Recomendo!
OBS: Resenha nº 40 do desafio Skoob 2021.
Gustavo Kamenach 07/07/2023minha estante
Só essa definição de crossover entre Crash e Twin Peaks já me deixou com mais vontade ainda de ler! É uma pena que esteja esgotado e difícil de achar a um preço razoável...

@wesleisalgado 09/07/2023minha estante
Eu consegui no skoob e troquei por aqui mesmo.

Gustavo Kamenach 09/07/2023minha estante
Se você ainda tiver ele e quiser negociar livro x livro por algum desejado seu. Posso olhar sua lista de desejados

@wesleisalgado 09/07/2023minha estante
Eu já troquei ele.

Gustavo Kamenach 09/07/2023minha estante
Ah que pena, valeu!

Jenny 17/04/2020

Descubra aquilo que você mais teme e vá viver lá.
"Pouco importa o cuidado que se tenha: você terá a sensação de que perdeu algo, uma sensação entranhada sob sua pele de que você não vivenciou tudo. Há sempre a sensação de um coração prostrado, de que você passou voando pelos momentos em que deveria estar prestando atenção. Pode ir se acostumando com essa sensação. Um dia, você verá toda a sua vida assim."

Que livro! ♥

luke - among the living. 08/03/2020

Humanos vestidos de monstros ou...?
Eu particularmente leio os livros do CP mais pelo conteúdo reflexivo do que pelas invencionices mirabolantes (com exceção até hoje de Clube da Luta)

Se analisar por esse sentido a leitura foi interessante. Por outro lado, no quesito história confesso que me senti um pouco perdido. Bem, no final da equação até valeu a pena, e o final juntou as pontas confusas.

Jef 14/12/2017

"Os monstros invisíveis e visíveis somos nós"
Imagine que você se interessa para ler um livro chamado "Monstros Invisíveis".

Se eu estivesse passando por alguma livraria ou sebo eu nunca compraria por causa da capa que parece feia e cafona, mas tem um detalhe: Chuck Palahniuk. Esse nome. Esse é o nome. Esse nome me faz comprar muitas coisas dele. E depois de me aventurar em "Clube da Luta", "Sobrevivente", " No Sufoco" e "Assombro" e "Condenada" (que foi o único que não curti e abandonei a leitura) procurar outros livros tão bons quanto em português, a recomendação de sempre era "Monstros Invisíveis".

Corta para eu procurando comprá-lo.

Queria comprar. Queria porque pra achar esse livro vendendo é tão difícil que dá desanimo. E quando se acha é por preços absurdos de R$150, R$200,00 a R$400,00 (junto com "Cantiga de ninar") pela raridade e esgotamento da editora Rocco. E como a editora Leya não relançou (tá dando mole, Leya! Relance logo e de preferência a "versão remix"), o que resta são os PDFs e Epubs da vida.
Com o livro digital devidamente baixado, começo a leitura e o fotógrafo de dentro da minha cabeça diz:
Quero críticas sociais.
Quero bizarrices.
Flash.
Quero narrativa não linear.
Personagens incomuns.
Flash.
Quero Chuck Palahniuk fazendo o que faz de melhor.
Flash.

Corta para eu resenhando no Skoob sobre o livro.

Ao começar da leitura somos apresentados a protagonista deformada, que tomou um tiro de fuzil na cara, sobreviveu e perdeu quase todo o maxilar, tornando-se um monstro, algo que é antítese do que era antes: Uma modelo linda, famosa e exemplar de dar inveja a todos e que narrando os eventos do seu acidente e que culminaram no final do livro, por onde ele começa. O livro é narrado em primeira pessoa, assim como 'Clube da Luta" e outros livros do Chuck e o livro começa pelo fim também, por sinal, há muitas semelhanças entre ambos já que "Clube da luta" apesar de ter sido lançado antes de "Monstros Invisíveis", em 1996, e 'Monstros Invisíveis" ser de 1999,porque seu trabalho foi inicialmente rejeitado pelas editoras por ser pesado e ousado demais. Bom, e falar da forma que o Chuck fala realmente pé ousadia já que no livro aborda temas como a beleza e o narcisismo e egoísmo/egocentrismo, alienação midiática, religião, determinismo x livre arbítrio, futilidade, homossexualidade, transexualidade, perdas, recomeços, relação familiar, etc. Muita coisas nas 200 e poucas páginas.O livro flui rápido e é contagiante. Apesar de parecer simples, é muito complexo.
Corta para eu escrevendo mais do meu ponto de vista e gostando e relembrando das partes em que viajei com a Narradora, Brandy e Manus roubando mansões e drogas nos EUA.

Muita coisa acontece nos 32 capítulos. Muito disso se deve a escrita ágil de Chuck, apesar de bem detalhista e sempre didática em alguns assuntos, ele gosta de compartilhar com o leitor e consegue prender a atenção a cada parágrafo.

A Narradora, Brandy, Evie, Manus, Shane e os pais da narradora não estão jogados pra enfeite, são todos peças chaves da história que se desenrola de forma não linear, diria que os cortes de cenas são bem cinematográficos, parece que foi pensando com um filme, como se fossem ensaios fotográficos, com vários capítulos fora de ordem, que são lidos como folhear de uma revista de moda de ir de tal página pra outra, indo e voltando, tal qual a narradora explica no começo. É confuso no início, mas é dinâmico, divertido e sensacional com várias reviravoltas.

A história tem muitas partes reflexivas e filosóficas, com aquele sarcasmo, humor negro, ironia que a gente já sabe que vai encontrar nos livros dele, e claro, frases ótimas. Muitas, mas destacarei poucas:
"Quando o futuro deixou de ser uma esperança e se tornou uma ameaça?"
"Só quando consumirmos este planeta Deus nos dará outro. Seremos lembrados mais pelo que destruímos do que pelo que criamos."
"Nada em mim é original, eu sou o esforço combinado de todos que já conheci."

Corta pro final da resenha abaixo.

"Monstros Invisíveis" retrata com uma puta crítica social foda como o mundo é moldado por poder/influência, dinheiro e beleza, o que nos torna visíveis e se você é pobre, e principalmente feio, deformado, fora da normalidade (pode incluir aqui homossexualidade/transexualidade e outras coisas aqui) você é invisível, um monstro. Imagine-se invisível, ninguém se importa com você, te nota, você não é nada, é um monstro invisível. "Monstros Invisíveis é sobre pessoas marginalizadas, abandonadas, esquisitas, esquecidas que poucas se interessariam porque buscamos acima de tudo a beleza, o normal, o popular e aceito pela sociedade, pela mídia e pela religião.

Quero mais histórias boas como essa.
Flash.
Quero mais da mente insana e crítica de Chuck.
Flash.
Quero mais leituras memoráveis como essa.
E isso basta.

SergioRicardo 22/07/2016

Isso é ser humano
Afinal, quem somos? Apenas uma construção social, que acabou sendo direcionada a pensar de uma forma. No fundo, somos apenas o que nossa memória guarda como sendo nos, carregando junto os julgamentos e valores absorvidos da sociedade, porque nada mais, além da nossa memória, é imutável, praticamente nada mais podemos controlar, todo resto é apenas uma profusão de acontecimentos finitos, surgindo e sumindo, transformando-se a todo momento.

RolGuerra 24/04/2015

Monstros Invisíveis
confesso que só conhecia o Chuck Palahniuk por conta do filme Clube da Luta e que também esse tipo de leitura não faz muito meu estilo, como eu sempre falo no Blog curto muito fantasias e distopias, adoro o sobrenatural.
Essa leitura me foi proposta por um amigo que soube que eu gostava de ler e disse que iria por um pouco de cultura em minha vida, que eu só curto livros da moda e teen (Preconceito com as minhas leituras, sofro isso direto!) e sendo assim resolvi aceitar o desafio e ler este livro que me foi emprestado.

Corta para eu começando a ler o livro e achando tudo muito confuso, eu lia e ficava sem entender, tinha que reler várias páginas e mesmo assim ficava sem entender e por conta disso comecei outras leituras e deixei esse livro de escanteio. Felizmente para mim livro iniciado é livro lido e depois de muitas perguntas da parte de quem me emprestou se eu já tinha lido resolvi encarar de vez esse livro e me envolvi na loucura e confusão que ele causa, tipo um nó na cabeça com tanta surpresas e impossibilidades.

Shannon é uma garota que tem tudo na vida, um corpo lindo, dinheiro, amigos e uma carreira de sucesso. Ser o centro das atenções sempre foi uma coisa que lhe agradou e um acidente acabou por tirar tudo isso da vida dela pois seu rosto foi desconfigurado. Como a maioria das pessoas que se apegam a coisas superficiais a mesma teve sua carreira tirada, e foi abandonada por seus amigos.

Nas pesquisas sobre o livro achei esse cartaz de um possível filme da obra porém não achei nada concreto que esse filme foi ou será lançado.

No hospital Shannon conhece uma transsexual chamada Brandy Alexander que se torna o mais próximo a se chamar de amiga. As duas sequestram o ex namorado da Shannon o Manus e iniciam uma vida de loucuras que envolvem roubo de substancias ilícitas em casa posta a aluguel e vendas e uma vingança pessoal a sua melhor amiga Evie por ter seduzido Manus e a Manus por ter se deixado envolver.

"Eu queria uma maneira de enfeiar instantaneamente. Eu estava cansada de ser uma forma de vida inferior simplesmente por causa da beleza. De viver a custa da minha aparência. De trapacear. De nunca conseguir realizar algo verdadeiro, mas receber atenção e reconhecimento mesmo assim. Eu estava presa na beleza. Com minha motivação roubada. "

O passado de Shannon com a família não foi fácil, alguns problemas pessoas que a mesma deixou de lado e agora veio a tona são essenciais para a finalização desse livro, olhar nas entrelinhas e assimilar todos os fatos que acontece no passado da Shannon é o segredo para a compreensão desse livro.

Passado, presente e futuro de todos os personagens se entrelaçam. Confusão, caos, vidas cruzadas, e personalidades corrompidas transforma esse livro em uma historia insana, maluca e doentia.

site: http://www.umamorliterario.com.br/2015/01/resenha-monstros-invisiveis-chuck.html

Mariana 08/12/2013

Chuck Palahniuk ainda não me decepcionou e Monstros Invisíveis tem um enredo brilhante, a ligação entre os personagens e a forma como a história vai se encaixando são perfeitas. Não quero instigar mais quem quer ler o livro porque ele é difícil de encontrar (comprei usado e paguei uma pequena fortuna, mas valeu cada centavo)