Violino Anne Rice

Resenhas - Violino

Vinicius.Lavandoscki 13/04/2024

Violino
Violino é sobre enfrentar o luto, se permitir mergulhar no delírio e morbidez de seus pensamentos e desenterrar seus traumas e suas angústias.

Se desenvolve com o personagem Stefan que traz o elemento fantasioso e sombrio típico da autora. Particularmente gostei da construção do Stefan e sua relação com a Triana, os dois se complementam.

A escrita apresenta uma boa estética e ambientação, com elementos católicos como São Sebastião, os ritos romanos e cenários melancólicos .

Gostei muito da leitura até a metade e fui perdendo um pouco o interesse da aparição de Beethoven em diante, começa a ficar fantasioso demais pro meu gosto. No geral é um livro interessante para quem quer experienciar outro aspecto da Anne R.

benji.by 11/04/2024

É um livro bom, uma história boa. A escrita nos faz entender os sentimentos da personagem, a loucura e insanidade, a dor e as memórias.

Houveram alguns momentos em que quase desisti da leitura pois estava sem sentido e muito arrastado, mas os últimos capítulos foram bem interessantes.

É uma história sobre luto e dor, e ambos são bem representados.

Clauclau/Eu leio sim e daí 18/02/2024

Violino
Não espere encontrar nas páginas deste livro um enredo eletrizante e repleto de aventuras, mas se curte uma história densa, sensual, envolta a uma aura melancólica, de sofrimento, desolação e arrependimento, este é o livro. Através dessa história Anne Rice, se desnuda sentimentalmente e sem nenhum pudor expõe sua dor e frustração frente a sua grande perda, um luto que a impediu de caminhar e aceitar o inevitável. O adeus, mortifica e impedi de deixar o outro partir. Ao escrever este livro, provavelmente foi a maneira que ela conseguiu falar sobre a morte e assim, aliviar um pouco sua dor ( está é a opinião desta leitora, então pode ser que eu esteja enganada.) Uma história com uma carga emocional que deixou meus nervos em frangalhos, por isso, adorei! Gosto de enredos que não agrada a maioria.

Neste livro o humano e o sobrenatural irão caminhar juntos e partilhar experiências e desejos. Uma batalha será travada por um violino encantado e amaldiçoado, que poderá ser o objeto de redenção que fará com que Triana e Stefan travem um embate por sua posse. O remédio e o veneno apenas diferem-se em sua dosagem. O equilíbrio é a melhor, ou talvez, a única saída. Mergulhe nos acontecimentos de Violino, sem preconceitos ou travas, liberte-se e apenas deixe a música tomar conta de seus instintos.

Recomendo

Rafaela 04/02/2024

Uma escrita diferente
Acostumada com as Crônicas Vampirescas, achei esse tema bem diferente. Mas a essência de Anne continua o mesmo.

gi 17/11/2023

Eu nao tenho nem palavras pra esse livro... ele é um grandessissimo INTAO TAAAAAAAAARRRRRRRRR........

Mauro 22/08/2023

Um livro muito complexo
Não sei ainda o que pensar sobre este livro. Em alguns momentos ruim, e alguns momentos instigante.
Creio que a autora, Anne Rice, fugiu do seu padrão comum de escrita aqui.
O livro conta a história de Triana, uma mulher que se torna viúva de um marido que já era doente, e ao mesmo tempo ela se vê assombrada por um estranho violinista que toca seu instrumento do lado de fora de sua mansão.
Triana passa, então, a ser pressionada pelas memórias tristes de seu passado, sua infância difícil e a perda da sua filha criança para o câncer, como também sente a pressão de duas de suas irmãs que buscam tirar um pedaço da herança de seu falecido esposo, além disso, a terceira irmã dela está sumida há alguns anos.
Somando-se a isso, o violinista a perturba e leva Triana em uma jornada fantasmagórica para conhecer o passado dele, o presente dela e o dom mágico naquele violino sombrio.
Nota:
6,0

Laureane.Sutir 19/05/2023

Razoável.
Não é o melhor livro dela, mas ele tem seu valor. Acho que sua resolução poderia ser melhor, entretanto é um bom livro para passar o tempo. (E eu odeio a família da protagonista!).

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/04/2023

Tragédia, dor, rancor e melancolia. Eu resumiria esse livro nessas quatro fortes palavras.

A narrativa inicia com a morte de Karl, o marido moribundo de Triana, nossa protagonista. Os dias que se seguem após o fatídico acontecimento são de puro sofrimento. Nesse ínterim, atraído pela dor de Triana, surge Stefan, o violinista fantasma atormentando. A partir daí as vidas dos dois se entrelaçam, um alimentando-se das mágoas e frustrações do outro.

Não vou dizer que foi um livro fácil de se ler. A carga emocional é tão poderosa, que o livro torna-se arrastado. É como se todo esse peso cravasse no coração do leitor, impedindo de avançarmos com mais fluidez. Muitas vezes, o enredo nos leva a uma introspecção, conversa com o leitor e nos faz refletir sobre a nossa própria vida, nossas escolhas, nossos medos e nossos sentimentos mais secretos.

Foi difícil, bem difícil, mas a escrita da Anne é tão perfeita, que parece que entramos de cabeça na história (não que seja uma boa entrar numa história tão "desgraceira" como essa kkkkkk). Detalhe importante: lendo mais sobre a autora, descobri que esse livro é quase autobiográfico, muitos dos acontecimentos aqui descritos, realmente se passaram na vida dela (tirando a parte sobrenatural, é claro!). Deve ser por isso que a leitura é tão angustiante.

Por fim, um singelo conselho: se realmente quiseres se aventurar nesse mar de agruras, vá preparado psicologicamente. E, se estiver num mau momento, é melhor deixar pra depois, pois ele pode ativar muitos gatilhos.

Berenice.Thais 17/12/2022

Loucura talvez
Minha primeira leitura da Anne e a escrita e formidável eu adorei o livro entendo quem não gostou pelo simples fato que nenhum personagem nos cativa por que tem os defeitos reais que muitas vezes possuímos e não percebemos em nós mesmos levando a não criar um vínculo de sentimento amoroso . Muitos ficaram com pena do stefan mais parece que esqueceram o que ele estava fazendo a mais ou menos 100 anos e o que queria fazer com a Triana.uma leitura que nos apresenta um mergulho no delírio de uma viúva de 54 anos que nos conta a duas memórias de amor e morte e nos apresenta também as memórias desse fantasma que se liga a ela pela dor.
"As flores saúdam, as sombras deslizam, uma estrela avança sobre o outeiro."

" e tão fácil, desejar a morte quando não há nada errado com você! E tão fácil apaixonar se pela morte. Em toda vida essa paixão, mas vi seus mais fiéis devotos fraquejarem no fim, esbravejarem simplesmente para viver, como se todos os véus escuros, os lírios, o cheiro das velas e as grandiosas promessas do túmulo nada significasse.
Eu sabia disso.mas sempre desejei estar morta era um meio de continuar vivendo."

quielsg 24/04/2022

A arte como escape, solitude, e cura para os nossos traumas.
"Que a musica grite, que faça borbulhar e afrouxe o aperto de toda está magoá dando-lhe uma nova forma."

Sinopse: Triana, é uma viúva que sonha em ser uma grande artista, mais especificamente uma musicista. Sua paixão pela carreira a conduz a um embate com um romântico e atormentado jovem violinista, Stefan. E especialíssimo: ele é imortal. Stefan utiliza seus dons e o violino mágico para comprometer e dominar as emoções de suas presas. O dramático entrelaçamento das ambições, sonhos e desejos de Triana e Stefan os arrasta para uma terrificante esfera sobrenatural, povoada de reminiscências, delírios, fantasias, horrores e terríveis verdades. 🩸

| Seria muito pouco tentar falar sobre o quanto eu amei, me deliciei com esse livro. Tanto por ser minha primeira experiência lendo a eterna Anne Rice, tanto pela riqueza de detalhes e cultura que assombra essa história. É como se cada página, parágrafo ou palavra suspirasse vida e morte, beleza e monstruosidade, música e quietude.

| Não me surpreendo que tenha demorando tanto para completar a leitura. As vezes ela foi tão densa, viajante e fantasmagórica que me obrigou a desacelerar o passo. Violino é um livro para ser sentido, ou até mesmo; escutado. Quando o horror encontra a beleza, e o poder que é estar vivo.

"O que era este dom, deixar a música me cercar á medida que ela se desdobrava, ve-la crescer, tombar sobre mim, me envolver com o carinho de quem veste um bebe para deita-lo no berço? Musica. Toque. Não pense. Não pense. Não duvide. Mas se voce pensa e duvida, não acalente a dúvida, não acalente a duvida nem a preocupação. Apenas toque. Toque do modo como quer tocar e descubra o som."

Fimbrethil Call 11/04/2022

Gostei muito desse livro, é uma escrita envolvente, como tudo que a Anne Rice escreve. Eu adoro histórias de fantasmas e adoro música, foi a combinação perfeita.

Ina 29/03/2022

Não é uma leitura fluida, mas n deixa de ser um boa leitura. O violino parece que capita todo o drama e a dor ao seu redor levando a ruína quem o tem. A descoberta da libertação do violino aparece no brasil, e super interessante o jeito que anne rice descreve o brasil

Nicole 14/01/2022

Como várias pessoas já disseram, esse livro é meio diferente, é um livro mais pessoal da Anne Rice, e se você pretende ler com uma expectativa baseada nas Crônicas Vampirescas, cuidado. Não é um livro pra todo mundo de fato, eu demorei um mês para ler só 286 páginas porque não me prendeu tanto, não foi tanto meu estilo. Eu só comecei a ter um ritmo bom de leitura mais ou menos depois da página 150, quando começa a história do Stefan, porque as primeiras 150 páginas são focadas nas visões e pessoalidades da Triana e isso pra mim foi bem chato, admito, ter que ficar lendo sobre os devaneios meio fantásticos dela foi quase angustiante, mas simplesmente porque não é meu estilo de tema/narrativa, então bem pessoal mesmo. O livro em si é ótimo, Anne Rice nunca erra, escrita impecável, descrições muito boas, um livro de qualidade mesmo, que vale a pena ser lido. Que nem eu disse, só não é pra todo mundo e não foi tanto pra mim kkkkk

Marina.Soares 20/03/2021

Embora algumas pessoas pensem que "diferente" é uma coisa ruim, no violino não é. E eu fiquei muito espantada com a falta de aceitação de algo diferente por Rice.