O espetáculo mais triste da terra

O espetáculo mais triste da terra Mauro Ventura

Resenhas - O Espetáculo Mais Triste da Terra

Priscilla202 17/04/2024

Lembro de quando assisti à entrevista do autor desse livro no programa do Jô Soares e desde aquela época fiquei com vontade de ler. Passados muitos anos, finalmente consegui terminar a leitura.

Livro interessante para saber mais sobre essa tragédia que abalou o Brasil no passado e que é pouco lembrada.

Jamilly.Genuino 04/01/2024

Simplesmente uma das leituras mais pesadas que já li!

A história é extremamente cruel e dolorosa...

Isabela Raíssa 25/11/2023

O maior incêndio da história do Brasil
Lançado em 2011, o livro narra a catástrofe provocada pelo incêndio do Gran Circo Norte Americano em dezembro de 1961, em Niterói (RJ), e seus desdobramentos. O autor e jornalista Mauro Ventura destaca os fatos que vão desde os dias anteriores à estreia do espetáculo até os meses subsequentes ao desastre, contando com relatos de sobreviventes e outros envolvidos, como médicos, enfermeiros, religiosos, etc.

Além de narrar os acontecimentos em si (incêndio, resgate, tratamento dos pacientes, etc.), o autor apresenta um panorama do contexto político e social da época e do local, facilitando a compreensão do leitor sobre as limitações que a cidade tinha para lidar com uma tragédia daquele porte.

Os capítulos com as descrições do incêndio e da luta dos espectadores do circo para escapar das chamas são um dos mais impactantes e angustiantes, seguidos das partes que acompanham a estadia dos pacientes nos hospitais da região. A linguagem do livro é ágil e objetiva, mas sem perder a sensibilidade e sem apelar para o sensacionalismo.

JJFelix 15/10/2023

"A sessão do Gran Circo Norte Americano chegava ao fim quando se ouviu grito de
"fogo!" Começava ali a maior tragédia circense de que se tem noticia. Na hora em que e trapezista Antonietta Stevanovich deu o alerta, mais de 3 mil espectadores, a maioria crianças lotavam a matinê do dia 17 de dezembro de 1961, em Niteroi, então capital do estado do Rio.
Bastaram menos de dez minutos para que Niterói nunca mais fosse a mesma. mas foi preciso meio século para que essa história fosse contada. Mauro Ventura reconstitui pela primeira vez em livro o episódio traumático que deu origem ao profeta Gentileza, ajudou a projetar o nome de O Pitanguy contribuiu Para de-
senvolver a cirurgia plástica brasileira,
levou à construção de um cemitério,
fezo presidente João Goulart chorar, foi parar em texto psicografado pelo médium Chico Xavier e mobilizou figuras como o papa. João XXII, a atriz italiana Gina Lollobrigida e os craques Pelé e Garrincha. Para agravar a situação, o hospital da região encontrava-se fechado, apos ter sido cocupado por estudantes de medicina, em luta por melhores condições de ensino e trabalho. O prefeito da cidade estabeleceu em 503 o número oficial de mortos, mas a contabilidade real nunca será conhecida.
Um suspeito foi logo detido, mas sua prisão dividiu o país; seria Dequinha o verdadeiro culpado ou um exibicionista que tinha mania de assumir crimes que não havia cometido?"
Vania.Cristina 16/10/2023minha estante
Nossa! Nunca tinha ouvido falar nessa trajédia. Triste.

JJFelix 17/10/2023minha estante
Aconteceu aqui na minha cidade em Niteroi. Minha mãe lembra até hoje. Foi terrível!

Rafael.Fires 17/09/2023

Uma tragédia escondida do Brasil
Niterói, RJ. 1961.
O Gran Circo Norte Americano foi palco do maior incêndio circense do mundo.
Em uma sessão com quase 3000 pessoas, um incêndio criminoso se iniciou.
500 pessoas mortas, mais de 800 feridos, dentre elas, 300 crianças.
Mauro Ventura nos trás um dos livros mais chocantes que já li na vida! "O Espetáculo Mais Triste da Terra" é mais um daqueles livros jornalísticos que superam (e muito) qualquer história de terror/horror de qualquer escritor famoso que você conheça.
Levei simplesmente 3 meses pra terminar este livro, desde a história dos donos do circo, até a última vítima a morrer, páginas e páginas de sofrimento, dores, correria e toda a ciência da década de 60 para ajuda das vítimas.
A partir do início do incêndio, Mauro vem trazendo a história particular de várias famílias e das vítimas do incêndio. Mães, pais, avós, netos, crianças, bebês de colo. Ninguém foi poupado.
Minutos após o início do fogo, a correria matou várias pessoas pisoteadas, e quando a gigantesca lona cai sobre as pessoas em chamas, o salvamento foi praticamente impossível!
Mortes por carbonização, gritos de desespero, mortes por asfixia, o calor do Rio de Janeiro chegou até a temperatura do inferno quando pessoas eram queimadas vivas pelo fogo que consumia a tenda do circo.
As vítimas atendidas nos hospitais que estavam em greve na cidade de Niterói. Ajuda mundial financeira e com instrumentos para cirurgias, o famoso médico Ivo Pitanguy se destaca na cirurgia plástica e a comoção do país e do próprio presidente da República.
Histórias de cada pessoa apresentada neste livro vai te impactar, as dores das queimaduras, e o caos daquele dia de calor na cidade.
Muito cuidado com essa leitura, NADA, vai te preparar para o quê existe dentro deste livro, tão impactante quanto "Todo Dia a Mesma Noite" sobre a Boate Kiss.
Gatilhos, muitos gatilhos.
Terminar de ler sem dor no coração ou ansiedade, vc não tem coração nem alma, com certeza.

Guibauer 06/02/2023

Tragédia, acidente, crime
O Espetáculo mais triste da Terra, o incêndio do Gran Circo Norte Americano em 1961, é lembrado e contado nesse livro com lembranças e relatos de sobreviventes, bombeiros, médicos, voluntários que estiveram envolvidos e fizeram parte dessa trágica história.
Além de investigar e contar a história o autor também passa pelas hipóteses do que aconteceu naquele fatídico domingo, o incêndio foi acidente ou um crime com consequências impensadas.
Livro muito bom, muito bem escrito, mas também triste e pesado.

Maechler 27/07/2022

Que história!
Uma tragédia enorme e significativa, que muitos brasileiros não tem conhecimento. A forma com que a história é contada, de maneira respeitosa e analisando os fatos coletados, é impossível não se emocionar pensando em todo o ocorrido. Vale muito a pena cada minuto investido nesta leitura. ???

patriciagguimaraes 24/07/2022

Livro reportagem
Boa leitura, tinha mt curiosidade sobre a história. Mas como muitos livros estilo reportagem, a leitura se torna meio repetitiva e forçada, pra render página. Mas ok, recomendo para quem tiver interesse na história

Burg 16/07/2022

Eu não entendo pq gosto de ler livros de tragédia. Não sei se é o absurdo da história. A sequência de falhas ou se é o choque de pensar q isso aconteceu mesmo e quase ninguém fala disso! Que erros como esse pode acontecer de novo como já aconteceu e ninguém aprende nada com a história. Não sei pq eu gosto de sofrer ou o pq q não consegui largar esse livro cheio de sofrimento. Fica o questionamento. De qualquer forma acho muito importante livros que resgatam nossa história nacional.

Hanna 09/07/2022

Gran circo norte americano
Esse livro está entre um dos mais pesados e tristes que eu já li, assim como no Hospicio de Barbacena, esse livro é necessario, pois se as pessoas não tiverem ciencia das coisas que aconteceu no passado, os erros vão continuar acontecendo e levando varias vidas inocentes.
O que aconteceu na boate kiss foi a repetição do incedio no circo.
Milhares de vidas foram tiradas de forma tão tragica, varias crianças perderam a vida ou ficaram com seguelas para o resto da vida.
Teve uma mulher em especial que me chamou muita atenção pois ela perdeu a familia inteira os dois filhos e o marido, ela quase morreu o padre foi ate o leito dela rezar pela alma da pobre mulher, mas ela foi tão forte que ela sobreviveu e ainda quando saiu do hospital foi lá mostrar para o padre que ela estava viva.
Fiquei impressionada com o tanto de pessoas que tiveram uma intuição de que algo ia acontecer no circo e acabaram não indo e impedindo seus entes queridos de ir.

Gabriele 28/04/2022

Incêndio
O nome faz jus ao acontecimento no circo. Muitas vidas perdidas, muitas irresponsabilidades, um jogando a culpa no outro e no fim nada da verdade. Como se não bastasse o incêndio, a cidade passava por um grave problema de saúde pública, sem hospitais funcionando adequadamente o que gerou mal atendimento o agravamento no número de mortes. E o culpado? Sinceramente pra mim, pra eles foi muito fácil achar um homem com problemas mentais pra acusar e jogar na cadeia. Com certeza isso foi pra acobertar uma série de erros nas licenças e na fiscalização.

Grazie A. 29/01/2022

Uma pesquisa muito bem feita, um livro excepcional. Daqueles que te faz ficar pensando sobre por vários dias, pesquisando horas a fio. Muito triste acompanhar os relatos cruéis de como várias crianças morreram, vários adultos sofreram sequelas seríssimas e como o Brasil prefere não tocar no assunto devido ao trauma. Incêndio não deveria ser tabu. É necessário falar sobre, para poder prevenir cada vez mais. Há também a parte humana após a tragédia, em que a solidariedade dos cariocas e vários outros brasileiros encheu hospitais com afeto, comida e esperança.
O trecho sobre o profeta Gentileza foi o que menos me atraiu, porém não deixa de ser incrível a história do homem que largou tudo e resolveu sair profetizando no terreno onde o circo pegou fogo. Se possível, assistam ao documentário O Circo (1965), de Arnaldo Jabor. Ele concentra exatamente o que o livro nos traz, que é a essência, a simplicidade e a magia que o circo carrega consigo ao longo da história. E também mostra a simplicidade do respeitável público, que outrora fora seduzido e arrastado para a eternidade junto com o Gran Circo Norte Americano.
JurúMontalvao 29/01/2022minha estante

Aline 25/01/2022

O melhor e o pior do ser humano.
O livro é extremamente bem escrito, tem uma boa narrativa dos fatos, considerando os anos passados da tragédia(e portanto a dificuldade de se obter dados com exatidão) é um trabalho meticuloso, que homenageia bem as vítimas e não deixa que tragédia passe em branco e seja apagada da memória do brasileiro. Como o próprio autor escreve, ?essa história condensa, como poucas, o pior e o melhor do ser humano?
E essa ambiguidade é muito bem retratada durante o livro. Emocionante e muito dolorosa, recomendo apenas aos que tiverem um bom psicólogico suficiente para ver a dor da perda de tantas famílias de uma maneira tão trágica.