Salomé

Salomé Oscar Wilde

Resenhas - Salomé

bia :3 04/02/2024

Não sei o que dizer
Bem, é uma história interessante, mas sinceramente não sei muito o que dizer mais... não é maravilhoso, mas é curioso.

lalinha 26/10/2020

apenas para o amor se deve olhar
leitura rápida e bem tranquila. gosto desse tipo de escrita pois consigo me visualizar muito bem enquanto assisto a peça

Ana 18/11/2017

Lírico e Trágico
Esse é um livro bastante lírico e trágico, bem ao estilo de Wilde. Trata-se da história em forma de peça de teatro, de alguns personagens bíblicos do Novo Testamento, como Salomé e João Batista. Salomé é filha da esposa do Tetrarca, e desperta o desejo do poderoso homem, seu padrasto. Mas a dançarina ama João Batista. Para quem conhece minimamente a Bíblia, sabe que acabará tudo em tragédia.
Escrita em 1892 para ser representada por ninguém menos que Sarah Bernhardt, em Paris, a peça é um dos trabalhos que mais refletiu a personalidade humana e literária de Wilde.
Ilustrações belas e ousadas de Aubrey Beardsley. Um primor.

Clara.Marques 01/10/2023

Linda a bíblia na versão Oscar Wilde!!! Queria ser cunt cunt cunt como a Salomé beijar cabeças arrancadas

MIRANDA 08/02/2024

Oscar Wilde , sua maestria em desenhar em letras .
Sua literatura sempre elegante .
palavra para o livro : Lua

Matheus Valei 23/07/2015

Pura sensualidade
É uma história forte, amoral, sensual, picante, não tem nada de romântica. Pra quem gosta de uma coisa diferente, de variar seu cardápio literário, aconselho a ler.

Livro que livra 08/04/2023

Devaneador
?Os mistérios do amor são maiores do que os mistérios da morte?

Estes versos, sintetizam a trama, mescla a vida do escritor Oscar Wilde (preso no século XIX por amar o jovem Lord Alfred) com a sua própria peça sobre a relação de Salomé e João Batista. ?
Da prisão, Wilde evoca o mítico casal e tudo começa no palácio de Herodes Antipas onde João Batista está preso por ter denunciado corrupção do governo e o casamento incestuoso dos monarcas.

Salomé pede para estar com o prisioneiro, que a rejeita de forma categórica. Desprezada e sentindo-se humilhada, Salomé quer vingança e ordena que o amado seja sacrificado, sua cabeça seja entregue numa bandeja. Paralelamente a este drama, a peça mostra a também trágica vida amorosa de Wilde, preso acusado de sodomia.

Thais CardBeg 02/07/2022

O francês e a rainha do macabro
Ja comentei antes, esta versão foi mais para treinar o francês, contudo mesmo com traduçãk minha eu faria pequenas interpretações diferentes da versao em.pt-br que fiz pela Primcips.

condadodeyork 12/01/2017

Salomé e sua dança dos sete véus
Em formato teatral, a peça escrita originalmente em francês foi o início da internacionalização de Óscar Wilde.
A história de Salomé é um mito fundador da cultura ocidental. Trata-se do desejo desenfreado... aquilo que não se contenta e não consegue deslocar. Esta além da destruição do objeto desejado.
Todas as falas transmitem muita sexualidade.
Duas observações:
1) São João Baptista é chamado de Iokanaan, e no texto da contracapa está são João Baptista... Achei interessante a questão do nome e acho que isso mereceria um espaço no texto de apresentação ou no posfácio

2) Alguns desenhos Aubrey Beardsley, que acompanham o texto, são encantadores...

Enfim... Coisas a serem pesquisadas neste pós leitura.

Leticia2513 21/08/2022

De novo aquela coisa: não tenho costume de ler contos e não sei avaliar eles. MAS, a linguagem não é nada acessível e confesso que em uns parágrafos eu só li sem nem me esforçar de entender. Talvez em uma peça eu tivesse apreciado melhor, mas em livro não. É chatinho e não sou boa apreciadora desse tipo de leitura

jadysmin 21/05/2022

conto simples
incrivelmente confuso e sem alma. não é horrível, nem péssimo ou chato. mas também não é bom, nem legal...

Dayane 25/09/2021

Leitura Intrigante
A proposta de edição da Principis, é trazer a história de Salomé e do Profeta, exatamente como o Oscar Wilde escreveu na época. Como uma peça de dramaturgia. Não é um estilo confortável de ler, o que me faz pensar que é uma leitura voltada para um público específico: o teatro. Quem trabalha com essa disposição de textos, com certeza vai AMAR Salomé, quem não tem costume como eu de ler textos nesse estilo, sentirá certo estranhamento, mas isso não dificulta o entendimento da obra. A mensagem principal é passada para os leitores de forma clara e objetiva. Ler Salomé foi uma experiência bacana.

Carlos 08/01/2018

"¿Es que me he convertido en vuestro enemigo por deciros la verdad?" (Gálatas 4,16).

Una idea central puede ser extraída de esta magnífica pieza de autoría del gran Oscar Wilde: A NADIE LE GUSTA QUE SE LE DIGA LA VERDAD, sobre todo si la conducta en cuestión se halla lejos del sendero correcto, sea éste desde el punto de vista de las leyes terrenas o divinas, y esto se aplica a todas las situaciones que vivimos. ¿Cuántas veces nos hemos enfadado con alguien por decirnos que actuábamos de manera errada? ¡Cuántas veces reñimos con nuestros padres, amigos o pareja por ello!

La cita bíblica con la que abro esta reseña se aplica a la perfección al caso tratado por Wilde en esta corte pero profunda obra teatral. Ubiquémonos en el marco temporal: estamos en lo que actualmente son Israel y Palestina, el Imperio Romano es gobernado por Tiberio, Jesucristo acaba de iniciar su vida de prédica y Juan el Bautista (Yokanaan en el libro, se utiliza el nombre en hebreo) está preso a cargo de Herodes (no confundir con Herodes el Grande, que había ordenado la matanza de los niños, han pasado treinta años, éste es el hijo). Éste ha ordenado dar muerte a su hermano a fin de casarse con su mujer, Herodías, quien detesta al Bautista pues éste denuncia la situación de pecado en que ésta se encuentra luego de desposar al hermano de marido (reitero, éste fue asesinado por el actual esposo).

Juan el Bautista denuncia con vehemencia el pecado de ambos, lo cual afecta con particular encono a Herodías, de lo cual se aprovecha ésta cuando su hija, pide a Herodes la cabeza del bautista en una bandeja de plata. Esta historia es relatada de una manera reducida en los Evangelios, al punto que allí siquiera se hace referencia a la hija de Herodías por su nombre (Salomé, que da título a la obra), empero gracias al magistral estudio preliminar de esta versión pude enterarme que fue el historiador romano Flavio Josefo quien expuso el nombre por primera vez.

La personalidad compleja de los personajes está perfectamente retratada y la brevedad de esta obra, que no por su escasa extensión pierde profundidad.

Bibi 15/02/2024

Salomé, que mulher assustadora
Eu amo Oscar Wilde, mas o que me motivou a ler essa peça foi a ópera composta inspirada. Eu já sabia da história bíblica da Salomé, mas não era algo que chamava a minha atenção particularmente.
Mas que livro é esse! Muitos monólogos contemplativos, muito ódio e ira. Me apaixonei muito por essa peça.