O iluminado

O iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Coquidré 21/05/2024

Novamente um livro magnífico do Stephen King. Ele pode ser o mestre do terror, mas não é isso que me impressionou nesse livro, e sim o desenvolvimento psicológico dos personagens e como ele dá vida aos mesmos.

Larissa1094 21/05/2024

Foda
Caraca, é tudo muito bem detalhado, tanto que tinha vezes que eu não queria ler pq ficava com um mix emoções e um pouco de medinho kkkkkkkk, porém a história acaba te prendendo muito!!
A cena da mulher na banheira vai demorar para sair da minha cabeça
Juhayama 21/05/2024minha estante
Qual o próximo que vai ler??

Edilaine 21/05/2024

Que livro.
Esse autor é incrível demais. Mais um livro incrível. Uma história excelente, bem escrita e que você não consegue parar de ler. Apesar de o começo do livro parecer um pouco lento, ele se torna frenético com o evoluir da narrativa.
Com certeza um dos meus autores favoritos.

amandawrnr 21/05/2024

?Cicatrizes antigas algum dia param de doer??
Sem palavras pra esse livro, uma verdadeira obra prima. Stephen King que AUTOR que você é!!

?Morrer é uma parte da vida. A pessoa tem que perceber isso se quiser se tornar um ser humano em sua totalidade. E, se o fato de sua própria morte era difícil de ser compreendido, pelo menos não era impossível de ser aceito.?

Tibi 21/05/2024

O iluminado foi minha primeira experiência com terror/thriller, e eu gostei muitoo
Achei que teve partes um pouco descritivas e desnecessárias, mas outras que a descrição me prendeu mto e fez construir imagens muito sólidas na minha cabeça!
Stephen king com certeza é um maluco não sei como alguém pode pensar as paradas q ele pensa
Amei!

Máhleão12 21/05/2024

O iluminado é bem mais que uma história de terror.
É a história de um garotinho sobrevivendo a pais problemáticos e forças sobrenaturais que ele nem entende.
Se tem uma coisa que o King sabe fazer é desenvolver personagens e fazer a gente se apegar a cada um deles.
Apesar de muito descritiva, foi uma leitura que eu gostei bastante.

Tiago S. Cruz 20/05/2024

O que há velinha ?
O livro conta a história de Jack, Wendy e Danny, uma família que se muda para um hotel luxuoso isolado nas montanhas, onde Jack, o pai, irá trabalhar como zelador durante o inverno, onde a ida e vinda para o hotel é praticamente impossível. Por ser um hotel antigo, o mesmo conta com muita história e alguma experiência sobrenatural, onde apenas pessoas iluminadas conseguem ver.
Um livro muito bom, muito diferente do filme; o livro da mais vida e emoções aos personagens, além de uma história, diferente do filme onde não conseguimos nos apegar aos mesmos.

doraleonetti 20/05/2024

Exemplo perfeito de livro que faz ficar angustiado de medo
O formato da escrita causa estranhamento para quem não tem costume com leituras não-tradicionais, mas rápido se pega e ele prende. E depois que o Jack já tá mais pra lá que pra cá, é impossível desgrudar do livro. Ele te deixa ansioso e nervoso no mesmo ritmo, de um jeito que nem muitos filmes de terror são capazes de fazer.

Drika.Zimmermann 20/05/2024

Só uma mãe pra SEMPRE defender um filho! ?????
A narrativa de King é incrível, o livro conta a história da família Torrance e do Hotel Overlook.

Você vai acompanhado a história dessa família, o abuso de álcool por parte do pai, a submissão da mãe e Danny, o filho Iluminado.

O Overlook vai se mostrando aos poucos e a cada página o suspense aumenta, na segunda parte do livro eu mal respirava esperando o que ia acontecer na próxima página!

Foi ótimo esse ser o primeiro livro de King que leio, já me apaixonei!

Quase 500 páginas de terror e suspense!

O personagem favorito obviamente é Dick Hallorann, que cara incrível!

E Jack, o pai, achei escroto desde o começo!

Gomes.Jukia 20/05/2024

Stephen King é um ARTISTA
Honestamente, eu não entendia o conceito de "livro de terror" (vc sente medo de palavras??), mas depois de O Iluminado eu paguei com a língua.
O Stephen tem uma escrita lenta e bem detalhada, não deixa pontas soltas. O mísero detalhe que você não deu importância no começo do livro, no final tem uma grande relevância para o plot da história.
O terror da obra não é sobre assustar ou algo do tipo e sim sobre te deixar angustiado e nervoso com a situação. King constrói essa angústia tão naturalmente que você se vê na mesma situação que os personagens, com uma pulga atrás da orelha (e achando que tá ficando delulu ?).
O único ponto negativo é as cenas de sexo do nada. Em alguns momentos até fazem sentido trazer um lado mais sexual, mas de 10 cenas assim 9 é dispensável e, levemente, estranhakk.
Apesar disso, super recomendo essa obra. Ela é simplesmente viciante e maravilhosa.

Jhoni4 19/05/2024

O melhor que já li do autor.
O melhor livro do Stephen King que eu já li, um verdadeiro clássico do terror, que explica todo o sucesso do nosso mestre do horror, que é admirado por uma legião de fãs.

O livro começa com Jack em uma entrevista de emprego pra trabalhar como zelador, durante a temporada de inverno do Hotel Overlook. Esse emprego salvaria e seria um recomeço para a família Torrance, composta também por sua esposa Wendy e seu filho Danny. No entanto, Jack é um alcoólatra em recuperação e com um histórico de agressividade e pouca credibilidade profissional, mas mesmo não agradando o gerente do Hotel, Jack é contratado devido sua antiga amizade com um dos sócios.

Jack tem um filho chamado Danny, um garotinho iluminado que consegue ler pensamentos, sentir o que os outros estão sentindo, e consegue até mesmo encontrar objetos perdidos. Danny é avisado várias vezes por Tony, um "amigo imaginário", sobre os perigos do hotel mas não consegue evitar que sua família se mude para lá.

A partir daí acompanhamos Jack e sua família passando por momentos terríveis de pavor e medo, enquanto o hotel tenta tomar o dom de Danny para si.

O que impressiona neste livro é a riqueza em como cada personagem é trabalhado no presente e no passado e como cada informação é fornecida no momento certo. Nosso mestre não vomita simplesmente tudo a respeito de cada personagem e porque eles são como são. Conforme a história vai se desenrolando você vai descobrindo um pouquinho mais sobre cada um e abrindo as feridas do passado que nossos protagonistas acreditavam não existir.

Com certeza este foi o livro do Stephen King que me fez sentir mais medo e não pode faltar na coleção dos verdadeiros amantes do terror.