Até Eu Te Encontrar

Até Eu Te Encontrar Graciela Mayrink

Resenhas - Até Eu Te Encontrar

Iris Figueiredo 13/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
O romance de estreia de Graciela Mayrink vem para responder os pedidos de muitas pessoas: um livro cujo cenário é uma Universidade. É muito mais fácil encontrar livros que tenham como cenário escolas e sempre vejo leitores comentando que adorariam ler mais livros que se passem em universidades.
Em "Até eu te encontrar" conhecemos Flávia, que morou em Lavras com os tios por muito tempo, desde que os pais morreram em um acidente quando ela era criança. Decidida a viver uma mudança em sua vida, ela vai para Viçosa estudar Agronomia na UFV. Morando sozinha pela primeira vez, ela conhece Sônia, vizinha de porta e amiga de infância de sua mãe. Sônia parece saber muitas coisas sobre o passado da família que Flávia desconhece.
Em um cenário universitário, com um clima jovem e uma temática que foi surpresa para mim, "Até eu te encontrar" é um ótimo livro de estreia. Flávia é uma personagem com personalidade própria e todos os seus amigos são ótimos personagens. Além disso, o livro não foca apenas no romance, apesar de tratar principalmente disso.

Eu ia contar uma coisinha que permeia toda a história, mas vou deixar isso como um elemento surpresa, afinal de contas, foi o que fez o livro ser além do que eu esperava. Não é algo que tenha na sinopse que está na orelha do livro, mas é subentendido logo nos primeiros capítulos.
Meus personagens preferidos são a Lauren e o Felipe, mas todos eles foram bem construídos e possuem uma personalidade marcante, cada um a seu modo. Adorei a forma como a amizade é valorizada no decorrer do livro, de uma forma muito bonita e difícil de se ver por aí. Fiquei apaixonada pelo modo em como os personagens são bons amigos uns dos outros.
Porém, tive alguns problemas com a leitura. Grande parte dos capítulos iniciais começam de modo parecido (com a personagem acordando, sem que isso fosse relevante ao capítulo, apenas para indicar a passagem de tempo), e isso me incomodou. Sempre dava a sensação de "já vi isso antes" e parecia que a autora não conseguiu pensar em outras formas de iniciar o capítulo. Além disso, o livro é basicamente composto de diálogos. Senti muita falta das descrições dos personagens, das emoções e dos cenários, coisa que a gente não consegue "apalpar" muito bem através de conversas.
A autora estudou Agronomia na Universidade Federal de Viçosa e fez pós em Lavras e cita locais reais em seu livro, levando o leitor até a cidade e tornando a história completamente possível de ter acontecido. Uma pena que a descrição tenha sido pouca, pois assim me sentiria mais ainda dentro de Viçosa e sua vida universitária. Mas mesmo com a pouca descrição, já dá para ter uma boa ideia de como é Viçosa e o que fazer por lá. Quando fizerem uma visitinha, já sabem que dá para usar o livro como guia turístico!
O livro é super rápido de ler e você vai virando as páginas, querendo saber o que acontece. Graciela consegue levar você para dentro das páginas do livro e com que você se interesse pelo desfecho. Tem um quê de conto de fadas contemporâneo, com um pouco de "mágica real". Apesar das diferenças de pensamentos com algumas coisas, eu amei o livro e, exceto por esses pequenos "probleminhas" que apontei, é excelente! Tenho quase certeza que vocês vão gostar.

Joana Cabral 31/08/2011

Um livro delicioso!
Flávia foi criada pelos tios após um acidente que vitimou seus pais. Ao completar dezoito anos, se muda para Viçosa para cursar agronomia. Porém, mesmo que inconsciente, o que ela acaba encontrando é a sua própria história, sua origem e os mistérios que, antes nem ao menos imaginados, vão transformando a protagonista em uma pessoa cada vez mais interessante ao longo da história.
Logo no primeiro dia de aula, Flávia conhece Felipe, dono de um sorriso devastador, com quem imediatamente começa uma amizade que vai beirando um “algo mais” por causa do clima que sempre está no ar.
Mas não é Felipe que está predestinado à Flávia, aos poucos ela vai conhecendo a sua história e descobre que sua alma gêmea está chegando, mas o inesperado acontece: Flávia não gosta de sua alma gêmea, e também não consegue superar seus sentimentos por Felipe! Será possível mudar o destino?
Graciela Mayrink traz em “Até Eu Te Encontrar” um universo pouco explorado pela literatura brasileira e que é uma realidade para muitos jovens que saem de seus lares para estudar em cidades de interior fazendo com que inventem uma nova forma de constituir uma família. Os amigos que também estão desgarrados de seus pais e irmãos, se apoiam uns nos outros fortalecendo os laços de amizades, por causa dessa diversidade, enriquecendo e muito as relações.
Minas Gerais é apresentada de dentro para forma, valorizando cidades históricas como Tiradentes. Trazendo também cidades como Lavras, Alfenas e a própria Viçosa, sempre buscando um aspecto agregante à narrativa. Já estava craque em Viçosa, tenho até um mapinha imaginário dos points, onde a galera se encontrava!
Gostei muito da construção dos personagens e de seus aspectos psicológicos. Impossível não se apaixonar pelo Felipe, admirar o Mauro, e sentir uma pontinha de raiva pela Carla.
Esse livro me surpreendeu e me conquistou! Eu super indico!

Flávia 17/08/2011

Livro para todos que acreditam no amor
Incentivei minha irmã a transformar suas histórias em livros porque sempre acreditei no potencial dela. Sou irmã coruja, mas também sou muito crítica em relação a livros (quem me conhece sabe bem), e jamais deixaria minha irmã publicar um livro se ela não tivesse talento para isso.

"Até Eu Te Encontrar" é seu romance de estreia, e conta a história da minha xará que tem seu coração partido por uma pessoa que não quer nada além da amizade dela. E acaba descobrindo que sua alma gêmea é um cara que ela acha metido.

Várias vezes não percebemos que a pessoa que está ao nosso lado e a quem não damos muita atenção é justamente quem deveríamos olhar com mais cuidado. E todo mundo já sofreu por amor. Por isso indico o livro para todos, pois além de ser uma história que poderia acontecer com a gente, é muito bem escrita e flui sem que a gente perceba.

Enquanto ela ia escrevendo, eu ia dando uma de redatora e corrigindo o texto. E sempre ficava ansiosa para que continuasse. Os leitores que comprarem o livro não terão esse problema, pois poderão ler tudo no tempo que desejarem.

Boa leitura a todos! =)
Aninha 17/08/2011minha estante
achei bem legal a história do livro,vi sem querer a propaganda aqui no skoob e ja marquei como desejado!tô até participando da promo lá no site!se eu não ganhar,vou comprar com certeza! =) bjão!

na 16/10/2011minha estante
eu amei

nanekira 03/11/2011minha estante
Oi,

Peguei uma amostrinha desse livro na livraria Saraiva, fiquei com uma vontade imensa de comprar o livro, mas não estou encontrando em livraria nenhuma. Vc sabe me informar onde consigo compra-lo?

nanekira@yahoo.com.br

Att,

Elaine Rodrigues

Cynthia 12/03/2012minha estante
Dá pra comprar com a autora: http://www.gracielamayrink.com.br/

Mariana113 21/03/2017minha estante
Livro delícia demais, que bom que você incentivou a Graciela! Achei ótimo ter trocado com ela no Skoob, e espero encontrar os outros em livrarias!

July 23/05/2021minha estante
Meu primeiro livro, sou completamente apaixonada pela história, e ajuda muito ser do Brasil pq pegamos referências e lugares q com toda certeza vamos querer conhecer !! Amo d+ vale muito a pena