A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Dani 03/06/2024

Um livro que vale a pena
Você gosta de livros que te fazem refletir? Aqueles que sua mente parece que vai explodir, que dão crise existencial ou melhor "são um belo soco no estômago". Conheça essa obra maravilhosa de Clarice Lispector:
Nela temos Macabéa, uma personagem tão injustiçada e acabamos torcendo por ela ao ver sua realidade de vida e que afinal de contas ela só sonha em ser vista e amada.
Obra de peso, linda e as frases do narrador Rodrigo guardo no coração. Um livro que te faz refletir e mexe na alma. Indico!

Mariana 03/06/2024

Lembro de já ter lido em algum outro momento e não ter entendido muito ou quase nada. mas agora Macabéa entrou pra sempre no meu coração ?? feliz com esse reencontro

juliesf 03/06/2024

Acho muita enrolação principalmente no começo

mas gosto da representação, através da macabéa, de mulheres na sua posição social que sequer criam consciência da própria existência porque não se permitem dar brecha pro sofrimento: pensam que são felizes porque aprenderam que TÊM que ser felizes, não podem se dar ao luxo da reflexão

?ela sentia falta de encontrar-se consigo mesma e sofrer um pouco é um encontro?

yari 03/06/2024

O verdadeiro significado de que a história acontece nas entrelinhas.
Clarice narra sobre tanta coisa, aborda sobre tantas precariedades sociais que é preciso estar atento para ver o que ela está querendo comunicar com a história!
Macabéa é um moça que não consciência de si própria, não sabe quem é, mas isso não há atormenta porque não conhece outras maneiras de ser, de viver.
ao longo do livro vai narrando sobre a precariedade de vida que tem, quando conhece a abundância que os outros comem, e se dá conta que comer bem é um luxo, quando tem dinheiro para se consultar com um médico , tem a consciência de que aquilo é raro, o acesso que tem a cultura e a curiosidade que lhe é aflorado vem pela rádio, e lhe surgem várias perguntas que ninguém consegue responder.
fascinada!

larissa 02/06/2024

A Hora da Estrela.
Sensível e triste. Macabéa é uma mulher tão real quanto qualquer outra. Uma figura que representa muitas. Sozinha, suficiente para si mesma (por não conhecer mais), "já que sou, o jeito é ser", não conhecia outros modos de viver. Terminei o livro com um aperto no peito por saber que aquele era o fim de Maca, mas era pra ser assim. "Todas as vidas são uma arte e a dela tendia para o grande choro insopitável como chuva e raios."

Achei curioso a Clarice ter escrito que várias coisas são luxo na história, e de fato, para Macabéa, pobre e desnutrida, sem futuro ou visão de algo bom, tudo era um luxo. A tristeza era luxo. A vida era luxo. E para todos nós, a vida é realmente um soco no estômago.

"Ah pudesse eu pegar Macabéa, dar-lhe um bom banho, um prato de sopa quente, um beijo na testa enquanto a cobria com um cobertor. E fazer que quando ela acordasse encontrasse simplesmente o grande luxo de viver."

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim.
yari 03/06/2024minha estante
muito bom seu olhar para o livro! ?

Quel~ 02/06/2024

É impressionante como um livro tão curto pode ter tantas camadas sobre as quais refletir. A escrita é única e apesar de complexa é de fácil compreensão. Apesar da história triste e melancólica, o livro é encantador, uma verdadeira experiência, trás muitas reflexões do cotidiano e desperta diferentes emoções e sentimentos. Li o livro no kindle e agora pretendo comprar também a versão física, só para poder marcar meus trechos preferidos e guardar para sempre esta obra comigo. Recomendo demais!

Luciana 02/06/2024

"Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta."

Ao fim do livro vc só que falar sobre ele pra alguém. Sobre como não é a história da macabea, mas sim de uma classe de pessoas que ela representa, pessoa que não tem perspectiva de vida e nem tem consciência da sua própria infelicidade. Ou vc vai se identificar um pouquinho que seja com a macabea ou identificar alguém.

"Talvez a nordestina já tivesse chegado à conclusão de que a vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo, mesmo alma rala como a sua."

Um dos pontos positivos pra mim são os devaneios do narrador. A insegurança e necessidade de falar sobre uma mulher que viu a uns anos em uma multidão qualquer no Rio de Janeiro.

E a forma de falar sobre escrever é simplesmente apaixonante. E claramente retrata também a visão da própria clarisse no contexto da sua doença ao fim da vida: "Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias."

sabrina945 02/06/2024

A hora da estrela é um ótimo livro pra quem procura uma leitura rápida. o jeito em que clarisse adia o início da história fazendo devaneios nos pensamentos do autor me deixou um pouco impaciente no começo mas quando a história começa de fato, você devora o livro de uma vez. a história te atinge por completo e você quer conhecer mais sobre macabéa, quer saber o que vai acontecer a seguir, quer saber o final. é um livro que (apesar de curto) consegue ser muito sentimental e empático. definitivamente um livro que qualquer um pode amar.

bia07 02/06/2024

Eu?
Não consigo parar de pensar em A hora da estrela há dias. Hoje, li um poema de Florbela Espanca, minha poeta favorita, e lembrei da Macabea:

?Eu sou a que no mundo anda perdida
Eu sou a que na vida não tem norte
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida

Sombra de névoa ténue e esvaecida
E que o destino amargo, triste e forte
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!

Sou aquela que passa e ninguém vê
Sou a que chamam triste sem o ser
Sou a que chora sem saber porquê

Sou talvez a visão que Alguém sonhou
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!?

Por enquanto, não esquecer que é tempo de morangos. Sim.

bella318 02/06/2024

"Às vezes também penso que eu não sou eu, pareço pertencer a uma galáxia longínqua de tão estranho que sou de mim. Sou eu? Espanto-me com o meu encontro."

Clarice, como sempre, fazendo obras afiadas e que deixam uma marca em nossa mente. Odeio o fato que ela me faz pensar tanto por gande tempo. Vejo-me pensando em seus livros por dias.
O livro teve um final marcado por reviravoltas e falsas esperanças, que deixaram-me chocadas. Confesso que tive uma grande preguiça de ler os devaneios de Clarice durante a obra, controlei-me o máximo para não pular tais parágrafos.
A protagonista é avoada e confusa, como se estivesse em um constante transe eventualmente quebrado. Embora isto, é difícil não se apegar a Macabéia e seu jeito único de sempre falar porquês e soltar fatos curiosos

Luiza 02/06/2024

Tudo e nada.
Pensei que eu fosse incapaz de ler um livro desses. A exploração do profundo retratado de uma maneira tão simples por Clarice me pegou de surpresa.
Leiam essa obra de arte, principalmente aqueles que gostam de pensar sobre o ?eu?, assim como eu. ;)

ingridddd 02/06/2024

Eu simplesmente amei esse livro!
Os textos são complexos no geral,mas são muito gostosos de ler

Amei

Cacau 02/06/2024

Releitura da releitura da releitura...
Não sei quantas vezes precisarei ler este livro para conseguir entender toda a genialidade. Amo essa história e toda vez me arranca suspiros e risadas. A melhor: Clarice Lispector ??

Lohan 02/06/2024

A pura arte em forma de literatura
Clarice Lispector é atemporal, esse livro é simplesmente maravilhoso, a história é totalmente comovente e consegue levar o leitor a diversas reflexões sobre a vida. O jeito que a Clarisse escreve e simplesmente genial, pois todo o sentimento da protagonista é transmitido ao leitor de uma forma dura, porém real. Acredito que cada leitor terá uma reação ao ler esse livro, a minha foi a melhor possível, simplesmente leiam, é maravilhoso.