Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

b i a 21/06/2023

Li e reli em questão de dois dias e esse livro me trouxe as respostas que eu precisava pras minhas angústias. Vou deixar aqui um texto que fiz para o meu instagram sobre o livro:

"Decidi ler "Cartas a um jovem poeta" em um dia qualquer, ocupando toda a minha mente com incertezas e dores. E esse livro foi o conforto que eu precisava e que estava dentro de mim mesma, eu só precisava que alguém traduzisse a vida para mim.

Não vou me estender, só vou resumir o que esse livro me ensinou: primeiro, aquilo que a filosofia já anunciava há tempos: as respostas da vida estão dentro de si mesmo, basta saber enxergar.

Segundo: as dúvidas e aflições acerca do mundo devem ser respeitadas, pois são elas que trazem a mudança e o novo, que se instauram lentamente na nossa existência. É preciso ser paciente, porque é claro que o novo dói, mas isso não significa que é ruim.
Finalizo aqui com a seguinte frase que me tocou muito dentre várias outras:

"De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim, a vida tem razão, em todos os casos."

Fernandes83 20/06/2023

Momento ruim, só pode
Eu acredito que não tenha sido um bom momento para essa leitura ou que não seja o tipo de livro que funcione comigo. O livro traz reflexões incríveis, maduras, mas não funcionou para prender minha atenção, foi bem difícil de manter minha leitura e tive que reler algumas páginas mais de uma vez para que de fato, eu absorvesse o que estava escrito. Enfim, essa experiência não foi muito boa, embora esse livro estivesse há anos na minha lista e talvez, esse formato de livro ( troca de cartas) também não parece funcionar muito bem comigo. Espero que possa reler em um momento mais oportuno!

Rebeca.lousz 19/06/2023

Este livro foi adquirido em um lapso de inconsequência meu. Em um daqueles momentos que compramos um objeto qualquer através de um impulso desconhecido. Nem era o meu objeto de mais desejo, muito menos um dos objetos que estava ensaiando para comprar. Mas, por algum motivo que me foge a razão, foi ele que eu quis.

Já ouvi dizer que Rilke não é daqueles escritores arrebatadores, que escreve versos desconcertantes. Pode ser que sim, confesso que nunca li nenhum de seus poemas. Mas no que diz respeito às suas cartas, atesto que são daqueles textos que fogem ao comum, daqueles que queremos absorver em nosso ser. Quando comecei a ler, não fazia ideia de que se tornaria um daqueles livros que nunca descansam na minha estante, daqueles que são feitos para serem constantemente relidos.

Rainer Maria Rilke escreve as cartas mais bonitas e doces que eu poderia ler. Extremamente sensível, empático e bem intencionado. Cuidadoso com suas palavras, Rilke traduz as reflexões mais densas e íntimas; completamente intrínsecas ao seu ser.

Espero conseguir descansar em suas cartas.

Pêssego 18/06/2023

Imortal
Uma obra imortalizada pela simplicidade e poesia. Conselhos simples, de um grande poeta, para a escrita e para a vida.

Wane 16/06/2023

Gostosinho
É aquela leiturazinha gostosa que te faz pensar na vida e que as obras de arte nem sempre são feitas para serem obras. Às vezes são apenas cartas trocadas entre amigos.

Ricardo.Borges 10/06/2023

Uma descoberta surpreendente
Não, eu não conhecia este autor, mas aqui no Skoob me disseram que a leitura valia a pena, então, em um pausa necessária, resolvi começar? e não consegui parar! Rsrs
Muito profundo e com uma precisão sensacional, vou apenas resgatar dois pequenos trechos que me marcaram:
?O amor constitui uma oportunidade sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo, tornar-se um mundo, tornar-se um mundo para si mesmo por causa de uma outra pessoa?,
??quase todas as nossas tristezas são momentos de tensão, que sentimos como uma paralisia pq não ouvimos ecoar a vida dos nossos sentimentos q se tornaram estranhos para nós. ?

Antonio566 09/06/2023

Rilke escrevia de forma atemporal, deixando em suas cartas assuntos que nos fazemd refletir sobre a vida, nossos comportamentos e pensamentos atuais, trazendo ensinamentos que nos servem em qualquer idade/fase da nossa vida; assuntos que envolvem tanto o lado artístico quanto o lado mais reflexivo, tratando da arte, da solidão, a vida e a escrita, temas que puderam acrescentar novas formas de pensar no meu processo de articular ideias e de escrever. Um livro que super recomendo e quero poder deixa-lo sempre por perto, relendo as passagens que grifei e buscando sempre crescer nesse processo da vida.

eduarda 06/06/2023

Tenha a coragem de ter leveza.
"[...] talvez todos os dragões de nossa vida sejam princesas, que só esperam nos ver um dia belos e corajosos. Talvez todo terror não passe, em última instância, do desamparo que requer nossa ajuda."

Nunca vou ser capaz de expressar a transformação que esse livro realizou em minha visão de vida. Li-o em um momento muito sensível, de uma tristeza avassaladora e ele agiu como uma resposta do universo, como um abraço caloroso e um tapinha nas costas, como um beijo na testa, uma risada, um apoio incondicional. O que Rilke escreveu aqui não foi apenas uma ajuda acadêmica, e sim conselhos de vida, lições de alguém que enfrentou muitos turbilhões (especialmente com sua enfermidade) e precisava compartilhar com um semelhante. A sua visão da solidão, da melancolia, do inédito, do futuro, de tudo que fora aqui descrito é inovador, profundo e indescritivelmente inteligente e sábio. O autor nos ensinou a abraçar o que muitos chamam de defeito e amar nossa experiência humana em todos seus altos e baixos, ter em mente que os momentos ruins são parte essencial da caminhada para que cheguemos onde devemos: tudo é sagrado e maravilhoso, até o maior inferno que enfrentemos. É necessário coragem para a caminhada, e ainda mais dessa para enfrentar a jornada com compaixão e leveza: com a destreza que Rilker soube nos passar.

skuser02844 06/06/2023

Cartas a um jovem poeta
As cartas são cheias de sensibilidade, verdade e poesia. E trazem sábios conselhos sobre como agir e se portar diante da vida e seus desafios. É uma leitura realmente enriquecedora e que vale muito a pena. Além de ser super rápida. Recomendo!

Gabriel1994 06/06/2023

Uma obra que estimula bastante reflexões.
Eu gostei bastante. A escrita em firma de cartas sempre me agrada, deixa tudo mais leve e fluido.

Indico bastante

Camila 04/06/2023

Nunca tinha visto nada sobre o Rilke mas adorei conhecer suas cartas
senti como se fosse uma conversa de pai pra filho, onde ambos vão se tornando mais íntimos
Rilke trouxe muito do conceito amor fati, proposto pelo nietzsche
com certeza lerei outras obras dele

Aless 31/05/2023

Cartas a um jovem poeta.
Antes de começar essa leitura, eu já sabia que ela me marcaria de alguma forma. Só não sabia que seria de tantas formas. As definições e conselhos de Rilke sobre solidão, a vida/futuro, a arte e o amor são incrivelmente preciosas e precisas. É como ler cartas de avô que te ama e te conhece bem, que por isso escreve te dizendo pra ter calma consigo mesmo e com a vida. Senti que sentimentos que eu ainda nem nomeio estavam sendo acolhidos e compreendidos por Rilke. Sinto que ele foi um grande jovem poeta e que usou tudo de sí pra se entender assim, nesse livro ele nos mostra tudo que aprendeu sendo quem talvez nós sejamos hoje sem saber ser. Preciso desse pra ler a vida toda.

Nicole Gonsales 30/05/2023

Lindo
Leitura impecável, não conhecia o Rilke então fiz umas pesquisas e resolvi ler esse livro. Maravilhoso! Lerei mais vezes e com certeza vou procurar mais livros do Rilke.

Mesquita 29/05/2023

Minhas expectativas eram muito altas e ainda assim foram superadas. Senti este livro moldar a maneira como vejo a vida enquanto o lia. Eu me vi tentando ver meus dias através das palavras que li. Com certeza será relido várias vezes.