Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

amanda 22/03/2023

1° livro de 2023.
Gostei muito, achei bem bonito apesar da simplicidade. São conselhos sobre a vida e seus ramos, sejam eles amor, amizades, relações e autoconhecimento. A leitura é bem aconchegante, li em dois dias e queria mais.

Zé Vinicius 22/03/2023

Em Cartas a um jovem poeta o autor do livro nos transmite belíssimos e úteis conselhos para muitas questões de nossas vidas, mas dentre tantas reflexões uma em exato irei tomar para mim, que é a questão de vivenciar a nossa solidão e examinar com cautela e piedade nossos sentimentos, enfim indico muito o livro, apesar de pequeno não recomendo lê-lo rápido!

Nick 21/03/2023

AMEI
Nesse livro, Rilke fala sobre como conviver com a solidão, tristeza e amor de uma forma que eu não esperava.
Pensava que ia ser só mais um livro de poesia comum, mas após ler ele eu tive uma crise existencial tão boa que juro.
Deveria ser leitura obrigatória, recomendo para todos.

Noany0 20/03/2023

?Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade.?
Leitura essencial, te deixa de coração quentinho e é atual até hoje, texto rápido e tranquilos que traz porém, muita reflexão, lindo, lindo, lindo, altamente recomendo para todo mundo e faço um apelo, para a leitura da carta de Roma de 14 de maio de 1904; para mim é a mais bonita e emocional de todas, amei essa leitura ?

Gabryely2 16/03/2023

Uma surpresa maravilhosa
Comecei esse livro sem saber que precisava tanto ler e ao mesmo me perguntando o pq de não ter começado antes.
Acho que essas cartas se tornaram obrigatórias de serem relidas todos os anos, pois o valor que se encontra nelas é inexplicável e um tanto necessárias para todos aqueles que se propõe a lê-las.
Posso dizer com toda certeza do mundo que é um livro que vale muito a pena, sem falar no quanto é curtinho e de entendimento bem fluido.
"Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

Julia Ledra 16/03/2023

Uma dose de motivação
O livro é um compilado de cartas do Rainer para um outro poeta que busca a sua ajuda para escrever melhor. Mas essas cartas não são uma "aula de como escrever poesia”, elas vão muito mais além do que isso, falando sobre insegurança, sobre enxergar a beleza nas coisas do dia a dia e manter-se humilde (mesmo depois da tão esperada fama).

Me confundi no começo desse livro achando que ele seria uma história… Mas o título é literal mesmo, é uma coleção de cartas haha.

A personalidade do Rainer transborda nessas cartas mostrando como ele vive as coisas que ele fala para o jovem poeta que está recebendo as cartas dele. Conforme ele explica um conceito ele traz exemplos da sua própria vida, mostrando que ele já vivenciou isso e entende o que o poeta está passando, portanto sabe aconselhá-lo em algumas coisas.

As cartas são conversas muito bonitas e íntimas, dá quase para sentir como se você estivesse em uma sala ouvindo um amigo te passando mensagens de vida. Porque apesar desse livro ter sido escrito há mais de 100 anos, as falas do Rainer continuam muito atuais e relevantes.

É um livro ótimo para quem trabalha com a criatividade e duvida de si mesmo!

víkn 16/03/2023

Rilke e a arte de dar bons conselhos.
Ler estar livro é como se você estivesse em uma sessão de terapia.
Rilke dá conselhos de como viver, como acolher sua angústia e transformar ela em poesia.
São incríveis as observações que ele oferece.
Cativante, simplesmente cativante.

Com toda devoção e toda simpatia,
Vitória

Milena490 14/03/2023

Muito profundo e bonito
Eu adorei conhecer a leitura, porém esperava mais, não sei muito bem se criei espectativas demais e acabei me frustrando, ou o livro em si não me tocou como eu esperava, mesmo assim gostei bastante das reflexões passadas. Um dia espero reler, talvez eu compreenda melhor em uma releitura.
Recomendo ??

Theonlylil 13/03/2023

Inspirador
Bom, apesar de ser um livro um pouco antigo, sua leitura é fácil e prazeroso.

O livro te faz ter um olhar diferente para a arte, e ainda mais do que isso, um olhar diferente para a vida!

Gostei bastante da leitura, e pretendo ler novamente para absorver ainda mais o que o autor oferece.

recomendo.

pedro2576 12/03/2023

Beach read
Ok esse aqui me pegou de jeito em vaaaarios momentos.
rilke tem conselhos absurdamente reflexivos que eu digeri como se fossem palavras da minha terapeuta. ele tem visões assertivas e controversas e opiniões que causam muito eco na mente.
é incrível como a poesia e o conhecimento ainda continuam transmitidos mesmo após tanto tempo.

victoria.maria 09/03/2023

Queria muito saber o que falar desse, mas queria ainda mais que ele tivesse me afetado o tanto que eu imaginei que faria. não é um livro ruim, infelizmente li pausadamente (apesar de ser pequenino) e em alguns momentos me desconectei das reflexões, mas gostei muito, sinto que tem quase um vovô me aconselhando em alguma varanda com redes e rodeada de plantinhas
jo4nax 09/03/2023minha estante
?????

liza! 08/03/2023

Ler cartas a um jovem poeta é sentir, bem no íntimo, a que ponto lhe pertence cada verso. A magnética personalidade de Rilke faz você se encantar com suas palavras e suas filosofias.
uma leitura bem rapidinha que vale cada segundo!

Rebeka.0 05/03/2023

Que leitura magnífica! Minha alma entrou em deleite a cada verso consumido. É o tipo de leitura que sem esforço nenhum se faz passar de superficial pra algo estritamente genuíno. Ganhou meu coração.

mbragajr 05/03/2023

Leitura sempiterna
Há um inconfundível eco do romantismo alemão na intensidade lírica de Rilke e na mística arrebatadora de sua reflexão existencial.

O que - para mim - é um traço comum (e misterioso) dos escritores nativos da Boêmia - como Kafka -, sua figura e sua obra são transversais: conectam estilos de tempos e espaços diferentes, unindo ancestralidade e modernidade.

Esta verdadeira "Carta de um pai" - no melhor sentido de mestre, mentor, guia espiritual e "daimon"- encerra lições universais, constituintes da "Bildung" de todo erudito, partícipe da experiência humana.