O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Katia Góes 09/06/2024

Fascinante...
Um Diário, apelidado carinhosamente de Kitty, escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, quando foi interrompido brutalmente, nos apresenta o relato de uma menina que viveu no período da 2ª Guerra Mundial, num dos contextos mais difíceis da humanidade, dos seus 13 aos 15 anos de idade e, até hoje, um dos livros mais lidos do mundo e extremamente necessário para que conheçamos as atrocidades cometidas, principalmente, contra o Povo Judeu. Hoje, vamos falar de ?O Diário de Anne Frank?! Originalmente, ele foi publicado em 1947. Aqui no Brasil, encontramos várias edições maravilhosas, de diversas editoras.

Conhecido em todo o mundo através do teatro, adaptações para televisão e traduções, este incrível documentário humano, continua a chocar e a emocionar. Nos conta passagens de uma vida insólita, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a nobreza fora do comum de um espírito amadurecido no sofrimento e rico de opiniões políticas.

? "Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda." (Anne Frank, 12 de junho de 1942 - Dia do seu Aniversário de 13 anos)

Anne Frank morreu no campo de concentração, em Bergen-Belsen, final de fevereiro de 1945. O Diário original está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os direitos autorais da obra estão reservados ao Fundo Anne Frank, localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank, seu pai, único sobrevivente do holocausto, na família, voltou ao Anexo depois do fim da guerra, e encontrou as anotações e relatos de sua filha e, apesar de ter dificuldades no início, ele encontrou uma editora em Amsterdã que aceitou publicar o livro, e hoje vende cópias traduzidas em mais de 70 idiomas. Uma obra de importância histórica, social e cultural, uma excelente sugestão de leitura, principalmente, para quem gosta de história.

? "Sinto-me como um pássaro a quem cortaram as asas e que bate, na escuridão, contra as grades da sua gaiola estreita."

Me conta aí, já leu esta obra?!
Até a próxima!!! ??

? Leitura Coletiva do @clubedolivrodejaguaribe

Fabricio286 09/06/2024

Livro mt bom, não li a obra original ainda, mas a versão em quadrinhos é ótimo te prende bastante na história e passa bem o sentimento ruim da época de ter de viver preso em uma casa

Lavinia.Freitas 08/06/2024

??
Eu li essa obra em 2022 e foi difícil acreditar que isso realmente aconteceu. Como o ser humano pode fazer isso com as pessoas?!

As dificuldades que Anne e sua família passa ao decorrer do livro é muito triste e nos traz um momento de reflexão de como os judeus passaram por este momento tão doloroso da vida.?

Vi algumas pessoas falando que acharam o final do livro aberto, tipo (???) gente, ela morre, não tem como ela terminar o livro sendo que ela foi para o campo de concentração ?
Rafaela Beank 08/06/2024minha estante
Além do fato de ser um diário real né, como as pessoas iriam querer um final (????) É o meu favorito da vida, li a primeira vez com 13 anos, a idade que a Anne ganhou o diário, reli com 19, e foi mais triste ainda pensar que eu cresci mas a Anne não teve essa oportunidade ?

Lavinia.Freitas 08/06/2024minha estante
Pse, eu também li quando tinha 13 anos e me surpreendi pelo fato dela ser tão inteligente e poder continuar a viver aqui feliz na minha vida enquanto ela não pode ter essa oportunidade. ?

pipii ð 08/06/2024

Apenas um garota, vivendo algo tão difícil...
A hq é linda, muito bem desenhada!!
Qualquer garota que ler o diário de Anne Frank vai se identificar, sem dúvida alguma.
E isso deixa a história mais triste ainda, pois assim nos colocamos no lugar dela com muito mais facilidade.
O livro obviamente não é uma leitura difícil, até porque foi escrito por uma criança, mas tem sentimentos bastante complexos.

Jo 08/06/2024

Reler esse livro no momento em que estamos vivendo foi muito significativo, como o mundo gira e muitas vezes a vítima se torna agressor em situações diferentes. A narrativa de Anne é muito tocante. Não chorei lendo o livro e sim quando soube o que de fato aconteceu com cada um do anexo secreto. Apesar de tão nova Anne deixou sua marca no mundo e tocou com suas palavras.

Naomy 08/06/2024

Anne
"O Diário de Anne Frank" é um relato comovente e profundo escrito por Anne Frank, uma jovem judia que se escondeu dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O diário cobre o período de 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944, quando Anne e sua família, junto com outras quatro pessoas, viveram escondidos em um anexo secreto de um prédio comercial em Amsterdã.

Anne Frank começou a escrever seu diário aos 13 anos, documentando suas experiências, pensamentos e sentimentos enquanto vivia em confinamento. O diário revela a vida cotidiana no esconderijo, as tensões entre os habitantes e a crescente angústia de Anne em relação à perseguição nazista e à guerra. Anne escreve sobre suas aspirações, suas frustrações e seus medos, mas também sobre esperanças e sonhos de um futuro melhor.

O diário é um testemunho poderoso da resiliência humana e da capacidade de encontrar esperança em meio à adversidade. Anne Frank, com sua inteligência, sensibilidade e maturidade surpreendente para sua idade, oferece uma perspectiva única e pessoal sobre os horrores do Holocausto.

Publicada postumamente por seu pai, Otto Frank, a única sobrevivente da família, "O Diário de Anne Frank" se tornou um dos livros mais lidos e influentes do mundo, destacando os efeitos devastadores da guerra e do ódio, e a importância da tolerância e do entendimento humano. É uma leitura essencial que nos lembra da tragédia do Holocausto e da coragem e espírito de uma jovem que sonhava com a liberdade e a paz.

Lucas Longoni 07/06/2024

O Diário de Anne Frank é uma obra bastante intimista. Claro, é um diário. Mas de alguma forma surpreende, não só pelo contexto da guerra. Traz alguns pensamentos lúcidos e que vão ganhando um aprofundamento conforme Anne amadurece, em 1944 especialmente. Descreve as mudanças de estado de humor do Anexo, abordando diversos tópicos - sobre a guerra, os residentes e sobre sobre si mesma - que a versão em quadrinhos faz um esforço por apresentar, sendo quiçá uma representação para o que se encontra no texto original (que ainda não li). Com uma boa medida de autoconfiança e esperança, Anne resiste a tudo, e nos põe a refletir sobre as angústias do ser humano que acima de tudo quer viver adotando - por meio de um contínuo autoescrutínio - a melhor versão de si mesmo.

Marco412 07/06/2024

Bom demais!!
Gosto da ótica que este livro me traz sobre a segunda guerra e sobre o holocausto. Já vi diversos filmes sobre o tema e sempre gosto quando não mostra as visões dos soldados que estão nos campos de batalha mas sim das pessoas que não participavam diretamente deste combate. Um bom exemplo desse tipo de filme é o Jojo Rabit, muito bom! Este será provavelmente o último livro que lerei sobre esse tema, vou buscar saber mais sobre o apartheid. Gostaria de conhecer filmes e livros que falem desse assunto por diversas visões. Vou procurar mais sobre.

Agora falando sobre a Anne. Na página 164 ela diz que queria ser lembrada pós a morte. Me sinto contente que o desejo dela se realizou, mas também me sinto triste por ela não ter conseguido ver e usufruir o reconhecimento que tem mundialmente.

Sua escrita era muito boa, leve e suscita para uma pessoa de 14 anos, mas pode ser que seja por conta do tempo em que viveu. Talvez eu leia alguns dos contos que ela diz que escreveu mas não completou. Se não tivesse morrido seria uma baita escritora. Lamento sua morte.

Bem, o livro é muito bom e fácil demais de ler. Li por bastante tempo em apenas um dia e não me cansei. Vou recomendar sem dúvidas.

Keyla89 07/06/2024

Uma leitura ótima e extremamente fluida, e sim Anne eu tenho interesse em escutar o desabafo de uma garota de 13 anos, inclusive me achei muito acolhida sempre que dizia no começo das suas anotações ?querida Kitty?. A aflição em ter que sair de sua casa para conviver com outras pessoas por 2 anos deve ter sido uma grande sensação de aflição e desespero.

Se eu pudesse voltar no tempo daria um grande conselho a mim mesma e a Anne de ? pfv não discuta e nem discorde com a opinião do seu pai sobre sua paixonite ? mas mesmo com isso, te entendo completamente garota de 14 anos trancada sem poder sair de casa.

Suas últimas anotações foram extremamente filosóficas que me incentivaram a grandes reflexões, a única coisa que me deixou a desejar nesse livro foi contar o que aconteceu depois na sua última anotação. Mas obgd por isso Anne que menina inteligente mds.

?Os mortos recebem mais flores do que os vivos, porque o remorso é mais forte que a gratidão?

ojoaoraphael 07/06/2024

Espetacular
Ela realizou o sonho de ser uma escritora famosa!
Durante vários momentos eu tive a mesma esperança que ela.
Quantas mentes como a dela fomos privados de conhecer?

Milena996 06/06/2024

O sofrimento de Anne
O Diário de Anne Frank é um dos livros mais difíceis que eu já li, não pela escrita, mas por tudo que Anne passou. Uma garota jovem que tinha a vida toda pela frente, não pôde realizar seus sonhos e desejos. Sua vida foi impedida por uma guerra.
No livro vemos suas dores, tristezas, angústias, e pensamentos mais íntimos. Ao longo das páginas fui me tornando amiga de Anne, era como se nós nos conhecêssemos. Ao longos dos dias Anne nos conta a rotina no Anexo Secreto, tanto os momentos ruins quanto os bons. Como uma garota teve de sofrer tanto pelo simples fato de ser ela mesma?
O Diário de Anne Frank é um livro extremamente necessário, é importante tanto na questão histórica quanto na formação de pessoas. Posso afirmar que você não vai terminar a leitura como a mesma pessoa que era antes de abrir esse livro.
Recomendo essa leitura para todas as pessoas!

Lucas.Baccile 06/06/2024

Para que nunca mais aconteça
A mistura entre o lúdico, o documentário, o jornalismo e o romance/drama nos mostram uma minúscula parcela do terror que devemos lutar para que não seja revivido jamais.

Grazi.Souza 05/06/2024

Chorei horrores ?
Uma leitura que me doeu muito, demorei bastante para terminar pelo fato de que eu não conseguia lidar, Anne se tornou alguém especial que eu queria muito bem...

Carol 05/06/2024

Li O diário de Anne Frank na adolescência e amei!! Sempre quis reler e veio a oportunidade de ler em HQ. Fiquei preocupada se ser muito superficial, mas eles fizeram um ótimo trabalho!!! As ilustrações ajudam muito tb. Adorei!