A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Biaetrix 07/06/2024

Quero esse livro físico. Quer estampar essa saga na minha estante. Eu arranjo espaço onde não tem. PRECISO
EU AMO O PEETA.
Eu amo essa saga.
Que história magnífica, completa e envolvente. A história me prendeu e a autora entregou o que prometeu. Não tem duros, é uma história bem pensada, meu único arrependimento foi ter lido parte dessa saga online.

Luiz Henrique 07/06/2024

Fim
A conclusão de trilogia. Dos 3 esse é o meu menos favorito.

Gosto muito de questão política que envolve este livro e tudo que acontece ao redor da Rebelião

ari.holder2 06/06/2024

"Temo que nós dois tenhamos sido feitos de bobos"
"Podemos plantar um jardim de memórias. Faça uma oração solene, coloque uma papoula no meu cabelo.. Não há glória matinal. Foi guerra, não foi justo.

E nós nunca iremos voltar para aquele derramamento de sangue, trevo carmesim. O pior já passou. Minha mão foi aquela que você pegou durante toda a Grande Guerra"

~ The Great War - Taylor Swift, 2022

amei a resenha amggg

também amei o livroo

Melissa 06/06/2024minha estante
Manu, sério? Fiquei feliz, obrigada amgg!! eu achei que falei demais, mas como resumir esse livro né?????

manuums 06/06/2024minha estante
@Melissa sérioo! sim amigaa, impossível resumir esse livro mesmo!! não tem comoo, é cada bomba

Dapxx 05/06/2024

Esperava muito mais
O início foi entendiante pra caramba, no meio do livro ficou pior só no final q melhorou um pouquinho mais. Quando começou as coisas "chocantes" ficou melhor, teve bastante partes q ficaram levemente confusas. Não teve nenhuma parte q me chocou pra caramba, chocou de verdade, sabe? O plot é legalzinho e o final é triste

manuums 04/06/2024

Livro triste = 5 estrelas
Cara, o que falar de A Esperança? Simplesmente o desfecho PERFEITO para a trilogia!
Sou suspeita para falar, porque sou fã de distopias, e me apaixonei pelo universo de Suzanne Collins desde o primeiro livro. Mas sinceramente, esse livro atingiu e ultrapassou todas as minhas expectativas!
Vemos aqui principalmente a evolução da Katniss, e isso me deixou encantada! Vamos concordar que ela nunca foi uma menina bobinha, mas em comparação ao primeiro livro, ela evoluiu demais! É muito legal ver as escolhas inteligentes que ela faz durante o livro e acompanhar a trajetória dela durante a história. Eu a acho uma protagonista muito boa, apresentando muitas qualidades, mas não a ponto de não ter defeitos: vemos em diversos momentos do livro ela tendo dúvidas e inseguranças, o que a torna mais humana.
Acho que a autora fez escolhas muito inteligentes no processo de criação do livro. O universo é super completo e elaborado. Os personagens são humanos, assim como a Katniss, apresentando qualidades e defeitos.
E o que falar do final? Simplesmente perfeito. Posso falar que sou fã dessa coisa de lutas, mortes, revoluções e etc. E isso é o que esse livro mais tem! O que o tornou perfeito para mim.
Para finalizar, foi uma leitura muito boa. Confesso que no início eu demorei para pegar o ritmo da leitura, mas depois de certo ponto, mais ou menos depois de 100 páginas, acabei acabei ficando viciada! Uma das melhores leituras desse ano. Chorei, peguei raiva dos personagens, surtei com as mortes... um misto de emoções! Recomendo demais a leitura.
Lara1367 05/06/2024minha estante
Próximo que vou ler

manuums 05/06/2024minha estante
@Lara eu ameiii

Lau 04/06/2024

Realmente um desfecho...
Quando eu tava lendo a trilogia, direto me passava na cabeça: "quais são os possíveis finais para essa história?"
acostumada com finais felizes, sempre imaginava o melhor dos mundos. Essa escritora conseguiu de uma maneira incrível, ACABAR COM MINHA CABEÇA. E digo mais, eu gostei e quero mais.

babifr 04/06/2024

Depressão choro e desespero (amei)
Sou apaixonada nessa franquia, por mas que ?em chamas? seja meu favorito a emoção que eu senti lendo esse livro foi inexplicável, todos os personagens são muito bem construídos, as cenas de ação passam uma emoção que dá pra sentir saindo do papel.
uma das minhas coisas favoritas desse livro foi o aprofundamento das emoções da Katniss, eu conseguia sentir cara palavra e me conectar com a personagem de tão boa que essa escrita foi, chorei chorei e chorei muito lendo sobre o que ela sentia e a perspectiva dela, foi lindo ver o desenvolvimento dela e de outros personagens (principalmente o peeta)
um final perfeito pra franquia, que faz a gente chorar mais no fim o coração fica quentinho e cheio de esperança.??

Agata44 03/06/2024

?O fogo é a paixão que arde sem ser vista?
A ?esperança? foi uma experiência incrível. O último livro da trilogia "Jogos Vorazes" me cativou desde o início até o final emocionante. A narrativa de Suzanne Collins me prendeu, e o desfecho da história me deixou completamente encantada. É definitivamente meu livro favorito da trilogia, e a maneira como tudo se desenrola é simplesmente maravilhosa.
E mais uma citação relacionada ao fogo que faz total sentido a esse livro:
?O fogo é a alma que devora, o fogo é a chama que purifica.? - Antoine de Saint-Exupéry

Maria4735 03/06/2024

Final excelente!
Novamente me surpreendo com essa série de livros de uma maneira positiva, e dessa vez é com os contornos ainda mais adultos que essa série recebe, uma vez que Katniss, depois de tudo o que vivenciou, claramente não é mais uma adolescente.
Foram muitos traumas, muitas perdas e, apesar de não ser o melhor livro da trilogia (perde para "Em Chamas"), o retrato de uma Katniss completamente abalada, traumatizada e mais uma observadora do que uma agente, traz ainda mais peso a personagem.
E no fim, tudo parece ter ocorrido no tempo certo e a conclusão é perfeita.

Fe Miranda 03/06/2024

Politico
Igualmente excelente como os dois primeiros livros. Dentre os 3 esse é o mais difícil de acompanhar pelo desenrolar político e tem um início um pouco mais engessado enquanto a katniss está no 13 mas o desenrolar é impressionante e o final surpreendente

Davi 03/06/2024

A frágil esperança do tordo.
"A ESPERANÇA" é o terceiro e último livro da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. A obra leva a narrativa inteira a um clímax devastador onde Katniss Everdeen, agora símbolo da rebelião, se encontra no Distrito 13, que se prepara para a guerra total contra a Capital. Collins explora a manipulação, a propaganda e o custo da guerra, mostrando como o poder pode corromper e como a luta pela liberdade pode ser usada para justificar atos de violência e opressão. O conflito entre os distritos e a Capital se intensifica, revelando as complexidades morais e éticas de ambos os lados.

Nessa ideia, o desfecho, embora doloroso e realista, não oferece nem mesmo um final simplista ou totalmente feliz, mas sim um que reflete a realidade da guerra e da recuperação pós-conflito. Katniss, tendo perdido tanto e carregando cicatrizes profundas, faz escolhas que mostram seu crescimento e resiliência. A destruição da Capital e a morte de personagens-chave marcam a brutalidade de uma revolução, mas também abrem caminho para uma nova era de esperança e reconstrução - por mais que o livro foque nas marcas. O sacrifício de Katniss e seus aliados não é em vão, pois planta as sementes para um futuro onde a opressão possa ser desafiada e a justiça, buscada.

Por fim, nenhum personagem é poupado dos temores sangrentos, com uma narrativa carregada de perdas, traumas e questionamentos profundos sobre a natureza da humanidade e da liderança. A protagonista enfrenta não só inimigos externos, mas também suas próprias dúvidas e traumas internos, na qual o impacto psicológico é explorado em profundidade, com personagens lutando para encontrar um sentido em meio à devastação. A carga emocional faz com que nós leitores sintamos a dor, o desespero e, eventualmente, a frágil esperança que surge das cinzas do conflito. Este último capítulo da saga de Katniss Everdeen é uma poderosa conclusão que deixa uma marca duradoura e finaliza de maneira firme essa trilogia que é tão lembrada.