The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

Loma 21/05/2024

Entediante
Ao mesmo tempo que tudo parece acontecer, parece que nada ta acontecendo.

O livro não é ruim, mas por ser considerado um clássico eu esperava mais, porém fico feliz de ter lido.

Mari 24/04/2024

Sabe aquele livro que você sente pena de acabar? Esse foi um deles. Gatsby me envolveu desde suas primeiras páginas trazendo sensações e emoções únicas. Sendo um clássico da literatura, é um romance/drama trágico então se você for ler não espere um romance feliz.

A história é narrada pelo seu vizinho e amigo Nick, então teve umas partes que eu achei meio confusas, mas foi um livro interessante que retratou bem e com detalhes a década de 20. Estou terminando esse livro meio vazia e triste porque o Gatsby fez isso tudo pra ter o final que teve, o Nick acabou solitário e o Tom/Daisy só se importavam com dinheiro e a alta sociedade sem estar nem aí para quem iriam machucar no caminho.

No final foi tudo para ela e ela o abandonou. Ele se sacrificou por ela, e ela nem ligou para o que aconteceu.

"Não há fogo ou frescor suficientes para competir com o que um homem é capaz de armazenar nos espectros de seu coração."

Anna Paula 03/04/2024

Novela ou cinema: clássico!
Aumentei um pouquinho a régua da leitura em inglês e fui para um clássico, para ver porque é um clássico, para acompanhar uma literatura mais ficcional e portanto mais rebuscada do que a narrativa de uma biografia atual. Claro que senti a diferença e a quantidade de palavras desconhecidas para mim aumentou, mas ainda acompanhei a história e acho que boa parte das suas nuances, então estou satisfeita com a leitura em si.
Quanto a obra, entendi o clássico, um retrato da sua época dourada do Jazz na década de 20 e sua opulência, exageros e degradações (me diz uma era do século XX sem esse combo?). Gosto da história contada por um observador, acho mais inteligente e agradável como ficção do que a figura de um narrador, e toda a narrativa criada para a reviravolta quase novelesca - ou cinematográfica, se você não tem como base referencial as novelas brasileiras..rsrs. Só achei o plot twist mais bem elaborado que o final em si, parece que o autor gastou tudo ali e, mesmo ficando claro sua intenção crítica nesse fechamento, o final amornou.

Gabriel1740 21/03/2024

Never let your dreams go
The Great Gatsby is a melancholic and powerful take on the uber-rich continuing to create mess, but never cleaning up their messes

amaandagarciia 09/03/2024

Acho que esperava mais
Entendo o porquê é um clássico mas ao mesmo tempo esperava mais enredo e menos contexto

o romance é do 🤬 #$%!& e é uma pena que ele tem um espaço tão pequeno o livro

kirao0 08/03/2024

Não fede nem cheira
Achei muito monótono?tipo,nao tem ação e nem nada interessante que possa acontecer,é uma leitura massante,muita descrição e pouco envolvimento,achei sem graça

totyy 06/03/2024

O Grande Gatsby
?você vale mais do que todos eles juntos?

foi um dos clássicos que tive mais vontade de ler e, simplesmente amei, a forma como o autor apresenta os personagens me transportou diretamente para a história, todos são cativantes e possuem os seus próprios defeitos e dilemas o que os tornam humanos.

gatsby visto pelos olhos de seu vizinho nick, se mostra diferente dos rumores que os cercavam. adaptado nos anos 20 o grande gatsby demonstra luxúria, riqueza e pecados, não vangloriando essas coisas mas questionando elas.

Juleitora06 30/12/2023

A classic north American book.
What to say about it? Me, a Brazilian and Latina young girl, enjoyed this story so much. It's the first book I've read in English and I have to say that I loved all the characters so much!

That's a very good read, with emotion and a lot of expectations. It helps us capture the luxury and the costumes of the society in the crazy decade of 20!

Very funny, liked it a lot.

keyti 14/12/2023

Excelente clássico.
Não foi o livro de leitura mais fácil, principalmente porque li em inglês. Tive bastante dificuldade de entender o começo.
Foge um pouco do tradicional, já que a narração não é feita pelo personagem principal e sim pelo amigo dele. A história é linda e trágica. Retrata bem o período em que se passa.

Rafa 03/12/2023

Clássico
A história é bem legal. Porém, só te prende a ler no final do livro. Também, as vezes pode ser meio maçante por ser em inglês, as vezes um pouco confuso e a escrita meio difícil. Porém, o final é muito bom. Talvez em português seja melhor, seja mais fluída a leitura.

Lanai.Oliveira 25/11/2023

Uma viagem ente o mundo Eufórico de "O Grande Gatsby", a extravagância e a presença da "high society" durante o boom econômico pós-Primeira Guerra Mundial
- Ambientalização
"O Grande Gatsby" se passa na década de 20, período conhecido pelo boom econômico passado pelos Estados Unidos após ter saído praticamente ileso após a Primeira Guerra Mundial. O livro é ambientado principalmente na área de Long Island, Nova York, com destaque para a fictícia West Egg e East Egg, onde residem os personagens principais

- Opiniões próprias e discussões
O maior sentimento que senti ao final desse livro foi um vazio entristecedor. Nick acaba sem seu caro amigo e sem sua amada, coisas que assim foram determinados por suas ações. É um livro maravilhoso, que te faz sentir algo - se você se encaixar com a leitura e a escrita - inexplicável, como foi o que aconteceu comigo. Há várias analogias nesse livro que eu poderia ficar falando por muito tempo, mas o mais importante é como Daisy e Tom eram tratados com singularidade, como se Tom Buchanan fosse o pesadelo da relação e que a prendia a isso, mas no final eram iguais, duas pessoas ignorantes esmagadas pela ganância. Outra analogia, que me traz uma curiosidade é trazido até agora, é a questão do old money e do new money, não vou me abranger muito, mas é legal você pesquisar e analisar a partir de Tom Buchanan e Jay Gatsby.

Gatsby, infelizmente, morre com um final trágico e o livro critica, disfarçadamente, a forma como não devemos lidar com paixões. Enquanto ele fazia o que podia para o casal estar junto, ela não pode sacrificar o papel de esposa troféu. Afinal, era isso o que Tom desejava, ter tudo sob seu controle, e, quando não conseguiu alcançar esse objetivo, entra em desespero em relação à questão de sua amante (um tema que poderia ser discutido por um bom tempo) e a esposa.

A questão mais complexa é como Nick termina a sua jornada, desolado e se fechando em si mesmo. E, como eu citei antes, perdendo tudo que tinha em suas mãos, de forma fatídica. Jordan, a quem declarava amor, não queria vê-lo nem pintado de ouro, e "o grande" Gatsby, a quem ele admirava muito, uma figura havia perecido, o deixando sem nada e ninguém.

- Conclusão
Por fim, sei que muitos podem não gostar desse livro, mas ele me deixou com algo que não havia sentido há muito tempo. Meu coração palpitando e minhas emoções à flor da pele por conta de algum acontecimento. Uma das melhores leituras deste ano, com certeza no top 5.

Solinercia 21/11/2023

Se a era do jazz encarnasse em um livro...
Fitzgerald é um nome conhecido dos amantes de literatura, e O Grande Gatsby é tido como uma leitura essencial em muitas listas por aí: eu não podia deixar de me aventurar.
O livro é curto, fluido, e o autor escreve de uma maneira quase cinematográfica, a narrativa cria um ambiente que guia até mesmo suas sensações durante a leitura. A descrição dos ambientes me fez sentir quase que na pele o fervor das festas ou a calmaria recheada de picos de tensão na casa da Daisy. Quando você lê, você é transportado pelo corpo do Nick, como alguém que habita na mente dele, discorda ou concorda, mas sente absolutamente tudo que ele vivencia.
Li na língua original, o que permitiu captar um pouco do espírito da época até mesmo na escrita proposta por Fitzgerald. Recomendo àqueles que amam drama e tensão, além, claro, das fofoquinhas que um mundo como o deles sempre permite que corram por aí.

bruna 18/11/2023

Não me cativou
Ah, os imensuráveis clássicos! Como não amá-los, né?
Bom, disponho desde agora que adoro romances de época, mas esse não me agradou por completo. Já assisti a várias resenhas e não fui convencida sobre o motivo pelo qual O Grande Gatsby foi, e continua sendo um estrondo.

O romance, que seria a isca para atrair leitores, não é nada interessante. Sim, entendo que esse não era o foco do autor, mas continua sendo uma proposta fraca de romance. E digo mais: ambos Daisy e Gatsby são vazios de amor e empatia por dentro. Na verdade, creio que a Jordan seria uma melhor compania a Jay.

Além disso, as partes mais filosóficas passam a ser um pouco mais interessantes, como o desfecho de Nick olhando para os edifícios e admirando suas luzes. No entanto, são momentos completamente arregaçados pelas situações de tensão e diálogo entediantes... Quem sabe essa foi a real intenção de F Scott Fitzgerald, mostrar que todos ali estão, de fato, entediados.

Recomendo a todos que leiam o livro, mas com tempo e paciência de sobra. Aqueles em busca de histórias cativantes e emocionantes, não tentem se aventurar com esse enredo. Não é uma história sobre superações, conquistas e amores, pelo contrário: é tudo preenchido por futilidades, conforme esperado.

bobbie 30/10/2023

Divertido, mas nada leviano.
Os Estados Unidos emergiram da Primeira Guerra mundial como uma grande potência. Grosso modo, a década de 1920 proporcionou o surgimento de uma geração financeiramente enriquecida e, consequentemente, deslumbrada, confiante na vida próspera (mal esperavam eles pelo fatídico ano de 1929...) e adeptos do hedonismo, da ostentação, das farras da carne e da bebida. Gatsby é um exemplo dessa sociedade: de fortuna obscura - ele fora um bem sucedido soldado de poucas posses na guerra, e sai dela condecorado e enriquecido - ele mantém sua mansão em Nova Iorque regada a bebida e a gente, muita gente, que ele sequer conhece, que rodeia o seu entorno justamente em razão de sua fortuna e generosidade (as festas realmente são incríveis). O absurdo é tanto que ele, de fato, não conhece todo mundo que habita sua casa fim de semana sim, fim de semana também, tampouco os convidados - ou penetras - sabem todos quem é Jay Gatsby. O próprio narrador, quando é convidado por Gatsby para uma das festas, fala com ele, sobre ele, sem saber que está falando com o anfitrião. Mas nem só de festas é feita a vida de Gatsby, mas de amor também. Nessa trama de amor e traição, a vida de Gatsby será posta em risco em um jogo de disputa de honra e hipocrisia, e no fim ficará claro exatamente o que enchia a mansão do protagonista todos os fins de semana.

Luísa Anjos 12/10/2023

Sem comparações
Uma história imbatível que captura com maestria o espírito de seu tempo. Agora que pude reler o original em inglês com a mediação da disciplina no curso de Letras, a interpretação toma outras proporções.

Recomendo sem pensar duas vezes: é um livro com muitas facetas, muitas camadas pela qual pode der analisado - social, econômica, histórica, literária, enfim - e acho que todo mundo deveria ler ao menos uma vez. F. S. Fitzgerald muito obrigada por TUDO!!!