A Paixão de Jane Eyre

A Paixão de Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

quequelies 05/07/2024

Eu amei esse livro, definitivamente virou um dos meus favoritos! é incrível como pude me identificar com a protagonista escrita a tanto tempo, e o quanto pude me inspirar nela. esse livro definitivamente mudou a minha vida.

Cristiane 04/07/2024

Inspiração para várias outras obras
Infelizmente fiquei com uma ressaca literária no meio da leitura, e demorei muito para finalizar a leitura. Mas o livro é uma obra prima inquestionável.

O livro é escrito em primeira pessoa, e é muito interessante acompanhar Jane desde sua infância até a vida adulta. O final não me agradou, mas não tira a grandiosidade da história!

Agda.Marielly 02/07/2024

Minha segunda Jane
Em questão de fazer acontecer, ela fez mais que Elizabeth Bennet. No entanto, foi maçante ler tantas descrições de montes e lagos, ainda por cima da maneira mais subjetiva possível.
Não acho o par romântico dela bom, Darcy ao menos fez um pedido de desculpas.
Contudo, o livro é muito bom para quem quer aprender a lacra com a cara mais passível do mundo kkkkk, um dia reproduzo uma das falas dela, ícone kkkkk
No fim, para próximo leitor, tenha paciência, Jane erye vale o seu tempo e atenção.

ally53 01/07/2024

Jane Eyre
É difícil escrever sobre algo tão intrínseco e esplêndido como esse livro.

Jane Eyre não é só uma obra, é uma pessoa, uma personagem cheia de determinação, personalidade e coragem, que sabe quem é, mesmo quando os caminhos a fazem se questionar. Ela sabe de sua essência, e do que considera justo e certo. Firme e impetuosa, muitas vezes submissa de uma forma quase irritante para uma leitora do século 21, mas tão compreensível e comandante para sua própria época.

Charlotte sabia quem era Jane enquanto escrevia. A conhecia de uma forma que vi poucos autores conhecerem seus próprios personagens.

A obra em si é tão fluida de uma forma que espanta por ser tão antiga. Os pensamentos são precisos e relevantes, o romance é realista, em certo ponto, de uma forma dolorosamente bem detalhada e real. Vai se tornando amável após certas trilhas intensas que prende o leitor até a última página, desejando, porém, que venha mais e mais.

A trama é bem trabalhada. Há suspense de uma qualidade impressionante, um mistério fiel e intrigante. Os personagens são profundos, mesmo os mais esquecíveis. O drama é coerente e bem trilhado. Tudo nesse livro me soa muito genial, principalmente considerando sua época de escrita.

Jane Eyre é uma mulher independente e que traz orgulho a todas nós. Claro que, em pontos e outros, algumas coisas poderiam ter sido diferentes, mas sempre penso no contexto da época. E nesse mesmo contexto, deixo infinitos elogios para algo tão bonito como essa história.

Tive surtos, risadas, anseios, medos (reais, tive medo de ler durante a noite), todas as sensações indescritíveis que só uma boa leitura traz. Cinco estrelas é pouco para Jane.

Anna.Clara 01/07/2024

A vida de Jane Eyre
O livro é realmente bom, porém é um pouco grande. Eu gostei muito da Jane, mas o final não me agradou muito. Pelo menos ela teve um final feliz.

Cecilia451 30/06/2024

Como superar a inexistência da Jane após ter me apaixonado?
Este livro ficou parado na estante por mais de um ano, eu sempre achei a leitura dele lenta e arrastada, mas o que me fez largar o livro de vez, há quase dois anos atrás, foi o fato de que o senhor Rochester, pretendente da Jane, era 20 anos mais velho que ela. Tudo que eu conseguia pensar é que seria um livro baseado na dependência e submissão de uma mulher para com seu marido, cuja personalidade é baseada no seu casamento. Porém, decidi que nesses últimos 5 dias do mês terminaria este livro custe o que custar. E garanto para vocês, estou surpresa e impressionada. Não é um livro sobre submissão, muito menos sobre uma personagem fútil e sem individualidade. Eu me apaixonei cada vez mais pela Jane, percebi que ela é um poço de singularidade por si mesma. É extremamente bondosa, gentil, atrevida, inteligente, talentosa, determinada, esforçada e incrível por natureza. Valoriza sua própria independência e, ao longo dos acontecimentos, se mostra extremamente fiel aos seus princípios, sabe os seus limites, e mesmo que tenha sido difícil e doloroso, ela fez o melhor para si mesma em todos os momentos, se impôs sempre que achou necessário, foi extremamente resiliente e forte diante de tudo que passou. Eu senti um carinho extremamente genuíno por ela, por sua pessoa, e me sinto demasiadamente triste sempre que me lembro que ela não existe, que não é minha melhor amiga. Me apeguei muito a ela, e desejo, um dia, ter ao menos um terço de todas as suas qualidades.
Este romance não é sobre uma dependência ao casamento, ou submissão demasiada. Este romance é sobre uma mulher forte, que sabe o que quer, e que fará de tudo para conseguir.
Tem todo meu afeto.

ELIZALVERNAZ 29/06/2024

Muito bom!
Romance de formação = também conhecido como Bildungsroman, é um tipo de romance cujo enredo central é o processo de desenvolvimento de um personagem, desde a infância ou adolescência até a maturidade. Esse subgênero literário acompanha a jornada de vida do protagonista, mostrando seu amadurecimento psicológico, moral, social, espiritual e político.

Jane Eyre, de Charlotte Bronte, uma das famosas irmãs Bronte, é um romance de formação. Nele, iremos acompanhar toda a vida da personagem Jane, desde sua infeliz infância.

O romance é todo narrado em 1ª pessoa, o que lhe confere um ar de "autobiografia ficcional", visto que a própria Jane, personagem ficcional, está nos contando sua vida.

Jane ficou órfã ainda bebê e passou, então, a viver com seu tio, único irmão de sua falecida mãe. Só que esse tio se apega com muito afeto à esta sobrinha, o que desperta a ira de sua esposa. Poucos anos depois, seu tio também vem a falecer e, no leito de morte, faz com que sua esposa prometa cuidar de Jane até sua morte.

Essa "tia" fica, então, com Jane em sua casa, mas trata-a sempre com muita crueldade. Esse comportamento passa para seus filhos, que também passam a tratar Jane muito mal.

Quando Jane completa 10 anos, sua tia resolve, então, mandá-la para um internato. E, embora a vida no internato não seja as mil maravilhas, a menina se vê mais feliz lá do que no antigo lar.

Muitas coisas acontecem nos 8 anos que Jane vive no internato. E, ao completar 18 anos, ela deixa o internato. Após colocar um anúncio no jornal, consegue um emprego de governanta em uma casa onde poderá morar.

A casa pertence ao Mr Rochester, um homem muito rico que pouco fica em casa. A função de Jane é passar ensinamentos da cultura inglesa para Adele, uma menininha que vive naquela casa sob a proteção de Mr Rochester.

Enquanto exerce sua função, Jane e Mr Rochester se aproximam e, como um bom romance, se apaixonam.

Isso não acontece do dia pra noite, tampouco Mr Rochester é um personagem apaixonante à primeira vista.

O primeiro grande plot do livro se dá quando os dois irão se casar. Mr Rochester esconde um segredo que vem a tona nesse momento. e, a partir daí, vou deixar sem relatar para não estragar a experiência de ninguém.

O que posso dizer, é que Jane Eyre é uma personagem que representa muitas mulheres da épica em que foi retratada. E, em todas elas, trata-se de uma mulher forte, resiliente, com apreço pelo desenvolvimento intelectual. Uma personagem que não se oprime, não se cala diante do que lhe incomoda.

O final do livro incomoda muitos leitores que esperavam algo mais transgressor por parte da personagem, mas entendo a necessidade do clichê, na época, sem que perca a qualidade de tudo que foi construído para a personagem ao longo da história.

Enfim, recomendo muito a leitura de Jane Eyre!

Ize 28/06/2024

Achei o final meio mórbido. Mas é um romance da Charlotte Bronte, então eu meio que esperava Hahaha

surabul 28/06/2024

O melhor romance da minha existência.
Superou TODAS as minhas expectativas. E mais, agora me deixou ainda mais exigente quando se trata de amor. Fechei o livro e já assinei minha inscrição no asilo das senhoras eternamente solteiras e seus cachorros/gatos.
UAU!!!!! ?????
Não consigo falar sobre Jane Eyre sem explodir ou no mínimo, morrer de euforia.
O livro é como se fosse um diário da Jane, que passa de menina deslocada e órfã para mulher decidida, que sabe seus valores e ainda sim, permanece sensível e gentil.
O mais perfeito é que o livro não foca somente no romance entre ela e um certo homem intenso cheio dos diálogos marcantes e épicos, mas também nas dificuldades que ela tem individualmente como ser humano, sabe?! A vida dela não é só o amor, apesar dela se importar de corpo, alma e coração com o homem que ama.
Simplesmente uma obra prima.
Meninas, leiam.
Meninos, leiam, peguem um caderno e uma caneta e anotem para ver se aprendem alguma coisa sobre como ser O Tal.

Iara Pinto Quaresma 28/06/2024

Livro lindo, me emocionei. Fui transportada pra Inglaterra de 1800, com todas os detalhes , não tem outra palavra para descrever este livro a não ser ? PERFEITO.

paula1033 27/06/2024

Absolutamente perfeito
Eu estava com muito medo de comprar e não gostar, já que o livro tinha 520 páginas. Achei que seria aqueles romances de época meio parados, mas estava extremamente enganada.
Jane Eyre e um livro extremamente envolvente, a personagem principal é uma mulher muito forte, a escrita da autora é muito boa, conseguimos ver o amadurecimento da Jane ao longo do livro. Além disso, de modo nenhum a história é parada, toda hora acontecia alguma coisa nova.
Jane Eyre, apesar de ser consideravelmente grande, não é cansativo. Claro, como todo romance de época tem aquelas narrações detalhadas e tals, mas a história é tão boa, que as páginas vão passando e você nem vai percebendo. A linguagem também não é complicada.
Conseguimos ver também a densidade da obra, que vai além do romance. O livro retrata sobre abandono parental, maus tratos familiares, a divisão de classes, padrão de beleza da época e a dificuldade que era para uma mulher, ainda que bem instruída, de uma classe "inferior" de ser vista, de não ser tratada como inferior e ter sua inteligência reconhecida.
Achei o final bem desenvolvido, e muito fofo. Jane, apesar de ter sofrido muito, é uma pessoa de alma muito boa.