O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Tiago829 01/06/2024

Choque de Mundos
Um livro que vai muito além de ser uma história sobre sequestrador e vítima, avança em muitas questões como classes sociais, ambição, miséria, e outras desgraças. Sem dúvidas um livro bastante denso e diria até que "necessário" a leitura.

Helô 01/06/2024

"O Colecionador" - livro bizarro
O livro apresenta, sob a perspectiva de Frederick Clegg e Miranda, como ocorreu de fato um sequestro. Como Clegg programou e pensou em tudo.
Além disso, sofremos a angústia de Miranda quando ela começa a perceber o tipo de situação que está enfrentando e como terá que escapar de seu sequestrador.
É um livro que eu recomendo para quem curte um suspense psicológico ou até mesmo terror.

Eliza158 31/05/2024

Não irei mentir terá momentos que a leitura se tornará arrastada, mas é um livro que vale a pena e toda a complexidade da história é fascinante.

A possibilidade de ter as duas versões de ambos os personagens faz com que entenda mais a história, desde o início o personagem se mostra não confiável e bem questionável, o que o torna mais real é a crença dele em que todas as suas ações serem corretas e se isentando da culpa encontrando sempre um motivo para as suas atitudes, mas apesar de tudo o que ele diz ter aversão acaba por não passar de hipocrisia visto que muitas de suas ações são as que ele próprio julga. Conforme a continuidade da leitura percebemos que ambos os personagens são a própria personificação de certa parcela da sociedade e que também possuem pequenas semelhanças entre si.

Michelle167 31/05/2024

Loucura... Obsessão...
É um romance de John Fowles, publicado pela primeira vez em 1963.

A história gira em torno de Frederick Clegg, um homem tímido e solitário que desenvolve uma obsessão doentia por Miranda Grey... uma estudante de arte bonita e talentosa.

Clegg observa Miranda de longe... acumulando detalhes sobre sua vida e desenvolvendo uma fantasia de amor por ela.

O livro mostra a obsessão de um psicopata e sua relação com o mundo.

ijulianalima 30/05/2024

Opinião Pessoal
A história é interessante, mas muito parada, talvez por ter sido escrita há muitos anos, a fente espera mais adrenalina , mais acontecimentos, mas não deixou de ser boa!!!

Amanda 29/05/2024

Leiam
É um livro angustiante de se ler, comecei a ler sem fazer ideia do que se tratava e a cada coisa que acontecia me surpreendia. Não digo angustiante no sentido de chato de ler, digo no sentido de acompanhar tudo o que Miranda passa, de sentir raiva e nojo junto com ela.

_fernanda8 29/05/2024

Cansativo
O livro fala sobre um colecionador de borboletas Frederick Clegg, que fica obcecado por ?Miranda Gray, uma estudante de artes. E então, ele planeja o sequestro dela, achando que fazendo isso, ela iria se apaixonar por ele.
O livro tem a versão dos dois, quando cheguei na parte de ?Miranda achei cansativo e muito chato. A leitura começou bem fluida, mas por causa disso não consegui terminar tão rápido. O final foi óbvio. Gostei do livro, mas não leria novamente. ?

Diana 29/05/2024

Monstruoso e agoniante
Não foi o tipo de leitura que eu esperava e não gostei tanto assim.
Clegg é um louco, egoísta que mantém Miranda no cativeiro que fez para ela, para que ele pudesse tê-la, mas não de forma sexualizada, mas sim como um objeto, ou melhor, como parte de sua coleção.
Acompanhar isso da uma sensação de agonia, pois quando passamos a ler o diário de Miranda, vemos que ela é uma menina cheia de sonhos e que tem o desejo de sua liberdade para mostrar o quando ela amadureceu nessa clausura. Ao mesmo tempo que ela não consegue odiar, ela tem sentimentos confusos quando ao seu
sequestrador.
Ele no seu mundinho achando que a ama,
somente a aprisiona e sufoca a liberdade e a beleza pela qual se apaixonou.
Enfim, não gostei do final, mas o que se pode esperar de um louco que acha que é normal.

Andressa.Rocha 29/05/2024

Escrita envolvente mas o enredo um pouco entediante
Muito interessante mostrar o ponto de vista dele e dela, a escrita do autor faz a gente querer ler durante horas, mas em um determinado momento o livro para de fluir e fica um pouco entediante.

migusmao_ 28/05/2024

Péssimo
Não via a hora de acabar esse livro, história não prende a gente.
Sem contar a escrita, muito complexa, com várias referências que acabei me perdendo.
Não indico

Suhsbalquiero 28/05/2024

Entendo que foi revolucionário pra 1963 e inspirou várias outras obras e personagens. Mas deve que eu já vi e li tanta coisa horrível que esse foi leve kkkkk
O autor faz a gente ter pena do sequestrador, sério. Por termos o pov dele e os sentimentos dele, e ele não fazer nada de sexual, eu fiquei pensando "poderia ser pior" e o famoso "ele só quer ser amado" kkakaka palhaçada, o homem sequestrou a guria e eu tive dó dele.

A Miranda é uma chata, se acha superior e é esnobe. Paga de hippie mas é exatamente aquilo que diz detestar. Se o escritor queria fazer eu questionar minha moralidade, conseguiu. Pq o cara que era o errado, que cometeu um crime, mas por mostrar sensibilidade e as emoções dele, fiquei achando que ia acontecer uma Síndrome de Estocolmo. E eu só queria que ele calasse a guria de tão chata que ela foi.

Enfim, o final não me surpreendeu mas não foi pela história e nem pela escrita, é mais por mim. To tão acostumada com horrores, que quando aparece uma história que na vida real seria um pesado, eu acho fraca.