Marina Zafón

Resenhas - Marina

Sara Vitoria 03/07/2022

Maravilhoso. E o final???
" Na época, não sabia que cedo ou tarde o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele."

Já li " A sombra do vento" e amei, mas nossa esse livro foi sensacional. Muito triste e profundo, com uma narrativa que no começo parece que não vai se desenvolver mais conforme a gente vai descobrindo mais, é perceptível que é uma história bem desenvolvida e surpreendente. O autor faz você sentir muito pelos personagens, você fica em constante medo do que acontecerá com eles, ao mesmo tempo que é instigante pra você querer saber a história completa. O final me destruiu, não esperava.

"Ninguém entende nada da vida, enquanto não entender a morte."

Erica 03/07/2022

Peguei como romance, mas é um suspense dos mais aterrorizantes!

As descrições da cidade são lindas e a história prende a atenção, mas é meio difícil de aceitar que dois adolescentes conseguiriam tudo isso...

Mapa de personagens:
Kafka, seu gato
Germán Blau, seu pai
Óscar Drai, o rapaz que havia sumido sem deixar rastros
Mijail Kolvenik, o engenheiro visionário
Eva Irinova, sua esposa
Benjamín Sentís, o que vivia no pretérito mais-que-perfeito
dr. Joan Shelley, o médico
María Shelley, sua filha
Víctor Florián, o investigador

Marlon 26/06/2022

Poético
Que escrita linda, eu amei tanto o jeito do Zafon descrever a cidade e os acontecimentos. A história também é muito boa, só me incomodou que não pareceu que os personagens tinham muita motivação para continuar investigando os mistérios. Eles não tinham nenhuma ligação com os acontecimentos do passado, parecia que estavam investigando só porque sim.
Outra coisa foi a personagem da Marina, ela é bem escrita, mas é uma clássica personagem dos anos 90, eu acho, bem passiva, nada que ela fazia parecia mover a trama, isso só foi acontecer nas partes finais.
De todo, o livro é lindo, um suspense extremamente bem feito!

Cris 25/06/2022

"O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes."

Um livro para mexer com a imaginação e com a emoção. Escrito com mestria, conta a história de Oscar e Marina, sua aventura cheia de suspense, sentimento e também os encantos de Barcelona. Um livro infanfo juvenil que é capaz de agradar crianças e adultos.

lipelimma 23/06/2022

3.5*
Demorou pra engrenar e no fim das contas não entendi o propósito de alguns acontecimentos. É denso tem 190 páginas mas demorei pra ler, em alguns momentos descritivo demais, mas entendo que é a da escrita do autor e gostei muito. Me surpreendeu.

adrievianna 19/06/2022

?Todas as certezas que temos não passam de simples ilusão?
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro. Sou incapaz de colocar em palavras todas as sensações, todos os sentimentos que tive ao lê-lo.
Zafón tem uma escrita peculiar e arrebatadora, capaz de me transportar pra qualquer universo que seja.
Amei, do fundo do meu coração, ter conhecido Marina, Oscar e German. Ter acompanhado suas histórias foi incrível, triste, desolador, e eu faria tudo de novo.
Esse foi o primeiro livro que conheci do Zafón, mas já to mais que pronta pra conhecer os outros.

elisa887 15/06/2022

Melhor livro de infância 10/10 leiam
Um dos meus livros favoritos da infância. Li ele pela primeira vez no sétimo ou oitavo ano para fazer uma prova de português, e, apesar de não lembrar mais de boa parte da história, sempre guardei muito carinho por ele. Há algumas semanas atrás, meu irmão mais novo leu o livro pela primeira vez, e me senti motivada a lê-lo novamente e relembrar essa história tão querida.

De verdade, me surpreendi com a qualidade do livro. Eu lembrava que ele era bom, mas pensava que parte disso era por causa da nostalgia que eu sentia pelo livro, e que no fundo ele deveria ser apenas mais um livro infantil com uma aventura emocionante. Nossa, eu tava muito errada.

A forma como esse livro aborda temas maduros de uma forma que crianças são capazes de entender, e ainda consegue usar esses temas para construir um enredo fantástico cheio de aventuras e mistérios é incrível. Os personagens, até mesmo os secundários, são muito carismáticos e é impossível não sentir dor quando conhecemos a história trágica de cada um. Todas as histórias se conectam para construir uma narrativa emocionante e dar um desfecho condizente para o mistério principal, com uma mensagem forte e que continuará presente até o final do livro, quando a história de Óscar e Marina finalmente tem seu desfecho.

Digo com certeza absoluta que essa é uma leitura que todos deveriam fazer em algum momento da vida. Mesmo sabendo o que acontece no final (e vendo cada um dos sinais que indicava o que estava por vir) e lembrando das principais revelações, ainda me diverti muito e aproveitei cada segundo desse livro.

Thais 09/06/2022

Da série, esse tive que comprar.
Adoro os livros deste autor, é uma leitura que te prende. Marina fala sobre medos, amizade, amor, coragem e traz a reflexão de viver e estar com quem amamos enquanto os temos em nossas vidas.

Priihtty 08/06/2022

Zafón tem meu coração..
.. o mesmo se encontra despedaçado.

Que história fascinante e triste. Que sorte a minha ter me deparado com esse livro no clube em que participo.

Eu ainda estou embasbacada com tudo que senti. ?

Tah_baddauy 03/06/2022

A escrita de Zafón é sempre atrativa para quem gosta de uma história bem contada e que flerta com vários gêneros. Sou fã desde a série "o cemitério dos livros esquecidos".

Kett 02/06/2022

Marina...
Como dizer, oq dizer e pensar sobre Marina??
Marina é um romance extremamente delicado, e singelo. Com um pouco de suspense e terror, está voltado ao poder que há em uma amizade. E sem dúvidas, um dos melhores livros de romance que já li, além de termos uma escrita rápida e simples, a leitura é bem fácil de ser entendida. Então para quem está começando o hábito de ler, super recomendo!!

Aylana Almeida 01/06/2022

Zafón mais um vez me conquista com sua genialidade
Ler Marina me deu ainda mais certeza que Zafón é um gênio, um artista das palavras único do seu tempo. Marina, com sua narrativa fluída, envolvente e que te transporta para a Barcelona mística e repleta de mistérios. Que leitura linda e Zafón segue sendo um dos meus autores favoritos dessa vida ??

Marlonbsan 31/05/2022

Marina
Nos anos 80, em Barcelona, Óscar Drai, um aluno de um internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com seu pai. O encontro inusitado entre eles faz com que se envolvam num mistério que remonta os anos 40.

O livro é escrito em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com Óscar a linguagem é simples e bem fluida.

Esse livro foi o primeiro contato que tive com a escrita de Zafón e digo que é algo que, por si só, vale a pena, é sensível, instigante e conduz muito bem os acontecimentos.

A história é bastante interessante, tem um ar sombrio e de mistério que atiça a curiosidade. Os personagens são bem escritos e possuem características marcantes e boas para se acompanhar e conhecer as suas relações.

Quanto ao que é apresentado, há certas nuances que segue para o lado da fantasia que não me agradou tanto, estava mais interessado quando as explicações lógicas tinham o peso maior e focando na relação entre os personagens, suas buscas e os mistérios.

Apesar disso, é aceitável e compreensível os caminhos que são conduzidos e fazem sentido no contexto geral do livro. Mas o que prende mesmo é a relação entre Marina e Óscar, que é o ponto chave na condução do livro. O foco de amizade, ternura e aprendizado, assim como a valorização das pequenas coisas são nítidas.

No geral, é uma história muito bem conduzida, interessante, sensível, instigante, assim como emocionante, apesar de já ter entendido o que iria acontecer, mesmo assim, a conexão com a história permite se emocionar.

Meu IG literário @marlonbsan
Rosy 31/05/2022minha estante
Amooooo

Marlonbsan 02/06/2022minha estante
Bom demais ?

Taty Almeida 03/06/2022minha estante
Aaaaah eu amo esse da Zafon!

Marlonbsan 04/06/2022minha estante
Ahh muito bom ?

Syl 30/05/2022

Dificil avaliar...
Acabo essa leitura com um misto de sensações, o inicio foi curioso, o meio chato e repetitivo, o final foi bem legal e fluído, que nota dar pra um livro que não foi ótimo más tbm n foi ruim ?

Sem palavras para descrever comos os personagens são bem construídos, ao mesmo tempo que eles são parecidos tbm são diferentes, o clima que o autor passa com o mundo que ele criou é bem sombrío não sei dizer se gostei muito, más isso é questão de gosto.

O livro n me prendeu tanto, somente no final ficou um pouco mais rápido, algumas atitudes dos personagens não foram tão criveis pra mim, fora isso foi uma historia legal, acho q a palavra legal resume bem oq esse livro foi pra mim, por isso dei 3,5 ?

É um livro bem escrito, acredito que pessoas que gostem de histórias mais sombrías, com personagens adolescentes vai amar o livro !!

mandy ;) 28/05/2022

Me surpreendeu, nada do que eu imaginava
Começo enaltecendo a escrita maravilhosa do Zafón, sou fã demais. ??

O livro tem poucas páginas, mas parece que é muito maior. É tudo tão desenvolvido que tenho a sensação de ter o dobro de páginas (isso não significa que é lento, pelo contrário, é bem fluido).

Tenho ressalvas é claro: o que eles tinham a ver com aquele babado todo? as pessoas abriam a boca sem muita insistência e sem conhecer eles. Relevo.

Me pergunto se Marina realmente existiu. Quero saber dessa história direito.

No geral, gostei bastante e achei meio macabro.

Afirmo com toda certeza que Carlos Ruíz Zafón é meu autor favorito! ?