Marina Zafón

Resenhas - Marina

Eduardo Ogalves 28/04/2022

Sinopse
Antes de lançar o best-seller mundial que o consagrou, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, Carlos Ruiz Zafón já tinha escrito diversos outros livros no início de sua carreira. Dentre esses, Marina, que já contém alguns dos traços estilísticos presentes em A Sombra do Vento, é o último antes do grande sucesso literário de Zafón. "De todos os livros que publiquei, Marina é um dos meus favoritos", afirma Zafón. "É possivelmente o mais indefinível e difícil de categorizar de todos os romances que escrevi, e talvez o mais pessoal de todos eles. Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Óscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Óscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Óscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.

Andrea.Garcia 23/04/2022

Amei!!!
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Zafón e já me tornei fã.
Concordo com o autor quando diz que esse livro é difícil de categorizar, pois tem um pouco de tudo: suspense, aventura, poesia, romance e até uma dose de terror.

"As vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação ... A gente só se lembra do que nunca aconteceu."

Raquel 20/04/2022

Surpreendente
Fiquei curiosa sobre os aconteceu desta história do início ao fim. Os personagens principais são cativantes e eu não esperava por muitas surpresas ao longo da narrativa.

Uma história que mistura mistério, aventura e sentimentos. Um prato cheio para quem deseja um pouco de ação.

NatAlia1018 19/04/2022

Marina
Minha segunda leitura do autor e posso dizer que ele mistura gêneros como ninguém.
Escrita fluída, enredo maravilhoso e um final que me quebrou as pernas?
Marina é um livro pequeno mais cheio de coisa linda para ensinar.
Vale muito a leitura !!!

Yan Guilherme 19/04/2022

Padrão Zafón
Esse é o segundo livro que leio do autor e posso dizer uma coisa: Que escrita maravilhosa!!!
Muito fluida, muito poética, extremamente delicada. Marina é um livro pequeno, mas a obra é enorme. E esse final? Meu Deus, ainda estou com o coração apertado.

ekundera 06/04/2022

?As derrotas caem melhor em silêncio?
Ler Zafón é sempre um deleite, com a sua prosa ágil e muito bem construída. Esse é um daqueles livros que a gente passa por sentimentos diversos, desde o medo pelo cenário macabro que se desenha como pano de fundo, até a comoção pela relação terna dos protagonistas. A gente se angustia e suspende a respiração em vários momentos que deixam de cabelo em pé. E também a gente sofre e se sente cativado com a construção de uma relação sensível no centro da trama. Com esse, termina minha jornada pelos livros que eu não conhecia de Zafón. Uma pena que não surgirá mais nada inédito do autor depois da sua morte precoce.
Douglas Finger 07/04/2022minha estante
??

ceci 04/04/2022

um dos melhores livros q eu já li sim meus amores!!!! tem suspense, romance e muita, muita DEPRESSÃO.

Ticy 04/04/2022

Marina
Talvez por contar um pouco do final no começo do livro, Marina conseguiu prender a minha atenção rapidamente, apesar de ser bem diferente do que eu esperava.

Depois de invadir uma casa que pensava estar abandonada e conhecer Marina, a vida monótona e comum de Óscar é subitamente preenchida pelo suspense e pelo terror de uma história que começou vários anos antes do seu tempo.

O mais interessante, porém, é que, apesar da curiosidade dos jovens, eles não passam de meros espectadores. Em nenhum momento eles foram diretamente afetados por aquela história, a única coisa que os impedia de esquecê-la e seguir suas vidas era sua própria curiosidade.

E, assim como eles, conforme a história avançava, mais ansiosa por descobrir a verdade e os pedacinhos que estavam faltando eu me sentia.

Marina é um livro extremamente rápido de se ler e é ótimo para sair um pouco da esfera de autores estadunidenses.

Larissa 03/04/2022

?Para você não se esquecer da minha Marina?
Marina me parece, apesar do trecho que escolhi citar, um livro sobre criar memórias em vida. Sobre conseguir ser o máximo de si, sobre aproveitar seus potenciais de forma mais intensa. Zafón sabe como ninguém falar sobre a brevidade da vida sem transformar isso numa excessiva melancolia ? e sim numa reflexão necessária.

urbickrobin 30/03/2022

Aquele tipo de livro que vc meio que já espera algumas coisas mas msm assim te pega de jeito e justo no momento que vc menos espera. Eu ADOREI esse livro. Teve mta coisa que fiquei meio boiando mas gostei demais
Mafer 30/03/2022minha estante
qual é o gênero desse livro? suspense?

Mari 28/03/2022

MARINA - CARLOS RUIZ ZAFÓN
MARINA - CARLOS RUIZ ZAFÓN

A leitura desse mês foi coletiva! E lhes digo, é um livro fininho e de fácil compreensão. Mistura um pouco de fantasia com drama. Super recomendo!

Marina conta a história de Óscar, um menino solitário e que vive num internato. Em um de seus passeios, Óscar invade uma casa que ele pensa que estava abandonada. É quando conhece Marina, que vive nessa casa com seu pai Gérman. Desse encontro nasce uma grande amizade. Porém, um grande mistério surge e Óscar e Marina precisam descobrir o que é, o que acaba colocando em cheque tudo aquilo que sentem um pelo outro, mas que faz com que a amizade entre eles fique mais forte e com que surjam novos sentimentos que, até então eram desconhecidos por ambos.

E aí? Gostaram? Me contem aqui se já leram ou se gostariam de ler ?

#marina #carlosruizzafon #espanha?? #barcelona #borboletapreta #generofantasia #drama #autorespanhol
Mari.Vasconcelos 28/03/2022minha estante
Eu li e foi ele o responsável pelo ingresso de me tornar tiete do Záfon

Mari 28/03/2022minha estante
Que bacana, Mari! Quais outros livros dele que vc gostou?

Mari.Vasconcelos 28/03/2022minha estante
A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo, Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos espíritos (leitura atual)

Cida Zientarski 27/03/2022

Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu.
Neste livro, fui surpreendida por mistérios e uma áurea sombria que ronda a história.

O jovem Óscar vive em um internato e, um dia, decide explorar o famoso casarão da região. Ali vê um ambiente diferente e uma música tocando. Vê também um relógio de ouro que pega para observar e é neste momento que é surpreendido por uma presença. Decide correr e esquece de devolver o relógio. Dentre muitos acontecimentos, Óscar decide voltar à mansão e lá encontra a jovem Marina e seu pai. Após muitas conversar e pedidos de desculpa por ter levado o relógio para o internato, os três constroem uma bonita amizade.

Tem outro personagem, o Mijail Kolvenik, proprietário do Velo-Granell. Ele era investigado pelas autoridades locais por uma série de acontecimentos que marcaram sua vida. Sua história é surpreendente (e quando vai ler este livro, você vai conhecer a vida dele mais a fundo, e por isso, com certeza não irá parar a leitura).

Ele era casado com Eva. A história dos dois é revelada de duas formas: a que foi passada para a sociedade e a verdadeira. Aos poucos vamos descobrindo tudo o que rodeia Kolvenik.

Mortes, destruição, ciência… tudo isso em um único livro. Óscar e Marina embarcam nessa investigação, afim de desvendar os mistérios que rondam a famosa história de Kolvenik e sua esposa (e também outros personagens que estão relacionados a eles).

O livro começa bem devagar, sem muitas emoções, mas logo nas próximas páginas não consegui largar a história. Me prendeu mesmo, assim como alguns outros livros do Zafón.

Adriana Perrone 27/03/2022

Marina é uma mistura de gêneros literários
Marina conta a história de Oscar, um garoto que vive em um internato. Em uma de suas andanças pelas ruas de Barcelona, ele encontra um casarão que parece estar abandonado. Ele entra no suposto casarão abandonado, começa a explorar o local e encontra um relógio que acaba levando embora, quando se assusta com algo. Oscar volta no casarão dias depois disposto a devolver o relógio e acaba conhecendo os seus moradores. Uma garota chamada Marina, seu pai Germán e seu gato Kafka. Oscar e Marina se tornam amigos e começam a se encontrar todos os dias e juntos descobrem uma misteriosa história que envolve uma dama de negro e vão em busca de respostas desse instigante mistério cercado por experiências médicas bizarras, mortes e criaturas estranhas.

Confesso que fiquei surpreendida com o gênero dessa obra de Zafón. Achei que seria um romance entre dois jovens envolvidos em algum mistério, mas a história é uma mistura de romance, drama, suspense, mistério, fantasia e uma pitada de terror.
A escrita de Zafón é poética, fluida e envolvente. A ambientação da história é encantadora, possui um clima gótico, melancólico e nostálgico. Os personagens são cativantes e bem desenvolvidos.
É uma história que me prendeu tanto pelo suspense e mistérios desenvolvidos no enredo quanto pelos sentimentos envolvidos e a linda amizade construída entre os personagens.
A narrativa é detalhada sem ser cansativa, nos fazendo adentrar ainda mais na história.
Zafón conseguiu me enganar e me emocionar com o desfecho da história.

Ana 23/03/2022

A escrita do autor é maravilhosa, intensa... faz vc viajar e absorver cada sentimento contado na história. A parte do suspense não me agradou muito pelo fato de ser bem fantasiosa, mas não deixou de ser interessante. Os personagens são envolventes e cativantes, e deve ser por isso que fiquei tão triste ao final.

Foi uma leitura maravilhosa!