Édipo

Édipo J.-D. Nasio

Resenhas - Édipo

Evelyn.Oliveira 20/09/2024

Freud só tava precisando de um abraço
Está é uma das leituras da faculdade de psicologia, eu já conhecia bem por alto o complexo de Édipo, como também a tragédia grega que eu acho muito interessante. Mas, é tudo MUITO diferente do que eu imaginava, porque eu fiquei muito espantada e em choque com esse livro,pois é muito estranho ler: "crianças de 4 anos", na mesma oração que estão as palavras: desejo, possuir, falo, excitação, sexo e pais. Claro que, eu sei que a minha cabeça de jovem e todas as minhas experiências libidinosas interferem nesse julgamento, e que a sexualidade da criança é sobre uma perspectiva diferente da nossa, ainda mais porque como sociedade convencionamos a figura da criança ao modelo de inocência e pureza. Acho que outras palavras poderiam ser usadas (risos). Um ponto negativo do livro, PARA MIM, é que muita da linguagem psicanalista eu não entendo, por ainda ser muito leiga na área.

Rayssa414 24/08/2024

Uma explicação compreensível, mas um tanto desagradável
Conheci o "Complexo de Édipo" através de uma peça teatral, pesquisei mais sobre, vi esse livro e achei uma boa ideia ler para entender a linha de raciocínio psicanalista.

Como eu já esperava, concordei com alguns pensamentos e outros achei um exagero. O problema dessa teoria, ao meu ver, é que tudo se baseia nos pensamentos/atos sexuais, de alguma forma esse será o motivo.

"De fato, o Édipo nem sempre é um fenômeno observável ou uma hipótese verificável. A psicanálise não é uma ciência do comportamento. Não. O Édipo deve ser tomado como um esquema teórico eficaz com impacto inegável na vida afetiva de um indivíduo em nossa cultura. É portanto, falando propriamente, uma fantasia e um mito. Digamos com mais clareza ainda: de um ponto de vista clínico, o Édipo é uma fantasia que atua desde o âmago do ser e o impregna por inteiro. E, do ponto de vista cultural, o Édipo é um mito, mito de todos, uma vez que é a fábula simbólica, simples e chocante, que põe em cena personagens familiares encarnando as forças do desejo humano e os interditos que se lhes opõem."

Dean Avery 18/08/2024

Rapido, conciso e diria que apenas uma introdução dentro do assunto que Freud aborda durante sua vida, deixa claro certas coisas, acrescida com os pensamento de Lacan

MaywormIsa 31/07/2024

Vale cada centavo e energia
Nasio realmente é um ótimo professor! Se eu achei que ?sim, a psicanálise cura!? Entregava ouro, o que dizer de ?Édipo? ?

Encontrei esse livro há alguns anos em minhas pesquisas por livros que explicassem melhor o conceito de complexo de Édipo na psicanálise. Esse conceito é muito mal compreendido pelas pessoas e de certa forma difícil de entender também para alunos de psi.

Neste livro, Nasio faz um trabalho muito minucioso na sua explicação, separando os capítulos por complexo no menino, na menina, esquemas, e capítulo de perguntas e respostas de uma de suas conferências.

Eu compreendi muito bem o que o Édipo representa, como ele acontece, e fiquei satisfeita com a leitura. Mesmo uma pessoa leiga conseguiria extrair esse entendimento, pois Nasio consegue dialogar a língua mais simples para explicar o mais complexo.

Recomendo demais essa leitura para todos aqueles estudantes e curiosos.

Neila_Dalzotto 14/07/2024

Livro explicativo indispensável para qualquer profissional na área da saúde mental, e para qualquer pessoa que queira expandir seu campo de auto desenvolvimento.

jdsdnt 14/06/2024

O complexo do qual NENHUMA criança escapa
Gostei muito da escrita do autor, é o primeiro livro que leio e estudo dele. As esplanaçoes são riquíssimas e além do mais ele trás quadros pra visualizar o que ele tá explicando. Nota 10!

Bruna.Campos 04/02/2024

O complexo do qual nenhuma criança escapa
?Cada recém-chegado ao mundo está imbuído do dever de consumar o complexo de Édipo; quem não consegue está fadado a neurose.?

É um excelente livro pra quem procura entender mais sobre o complexo de Édipo e também para quem ainda não teve contato com esse tema, por ser uma leitura bem clara e de fácil entendimento. Estudei sobre o Complexo de Édipo a uns dois anos atrás na faculdade, porém nao fui muito afundo. Resolvi ler esse livro pra voltar nesse tema e dar uma refrescada na memória, o que foi muito bom. Então pra quem tem interesse em compreender melhor esse complexo, esse é o livro ideal.

Geizilly.CorrAa 26/01/2024

Rapaz, nunca li tanta baixaria, quebracao de pau, luta pelo falo, consumir o falo, se lambuzar com o falo, se vingar do falo, o falo aado, o falo enraiado, a castração fantasiosa, o seio mau, o seio bom

Carol 04/01/2024

Não avalio leituras de estudo aqui (só marco para meu controle de leituras), então, se quiser saber minha opinião, me segue no insta (@psi.macarolina) que eu compartilho por lá
também tenho o close friends que é só para estudantes de psico :)

Júlia Silveira 12/12/2023

Interessante...
Esse tema me intriga diante da minha autocrítica acerca da metáfora estabelecida e a dificuldade que tenho de desvincular a explicação desse complexo, e a linha hegemonia do patriarcado... ?
Mas o livro em si é bem explicativo e de fácil leitura!

LetiCoelho 18/09/2023

Abra a mente! Mas não leve tudo ao pé da letra!
Um excelente livro para aprender mais sobre o complexo de Édipo, limpo , curto, organizado e de fácil compreensão.
Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa é apresentado de forma objetiva e simplificada.

Nasio apresenta o desenvolvimento do Complexo de Édipo de forma separada no menino e na menina, embora recorra às comparações entre ambos ao longo dos capítulos.

A leitura nos conduz ainda a reflexão do comportamento, como exemplo, as atitudes adotadas pelos meninos em relação às mães, ou até mesmo amigas, namoradas dos pais quando estes são pais solteiros.

Recomendo para estudantes de psicologia, independente da abordagem que queiram seguir e para curiosos interessados em um dos maiores tabus Freudianos.

Enzo.Baleeiro 26/08/2023

Desonestidade intelectual
Não recomendo, parece ser um psicanalista bem ortodoxo, ignorando as diversas críticas. Quando ele tenta defender algumas poucas críticas, é apenas retórico, não acerta na defesa.

Por conta de psicanalistas assim que a psicanálise é utilizada para fins conservadores. Direto psicanalistas com a mesma posição que o autor vem defender que Homossexualidade é uma doença, ou falta de um pai...

Maria6245 22/07/2023

Uma escrita clara sobre o Édipo
O Complexo de Édipo é a espinha dorsal da Psicanálise.
Não tem como trabalhar na clínica sem o entendimento de toda dessa dinâmica edipiana e Násio, com sua didática clara traz esses conceitos de forma clara.
O autor inicia sua escrita sobre o que é o Édipo. Se é um mito, uma fantasia, uma neurose infantil ou uma identidade sexual.
Logo após segue sobre essa formação de complexo no menino para em seguida transcorrer sobre o que ocorre na menina. Em ambos existem quadros resumos bem interessantes no final do capítulo.
Um ponto abordado são perguntas e respostas que foram feitas ao escritos em apresentações sobre a temática que torna ainda mais claro o conceito.
Nasio inclui também uma explicação sobre as neuroses causadas pelo Édipo e finaliza com excertos das obras de Freud e Lacan.
Uma leitura didática, fluida e que me trouxe muita clareza e entendimento sobre este tema.

Anne 03/06/2023

"Que é ser cadastrado se não constatar dolorosamente que nosso corpo e nossos desejos são limitados?"

O livro vai abordar o tema mt bem pra leigos que querem começar a pesquisa sobre o assunto

Ana 14/04/2023

"O complexo que nenhuma criança escapa"
Publicado no Brasil pela editora Zahar em 2007 pelo psiquiatra, psicanalista e escritor argentino Juan David Nazio, Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa explica de forma didática esse conceito freudiano tão caro para a psicanálise. Aqui Nazio aborda esse complexo sob a perspectiva de Freud e Lacan.
Esse conceito é a pedra fundamental da psicanálise, tendo em vista que todas as neuroses, fobias, obsessões, histerias na vida do adulto são originadas nesse período da vida da criança. Ele perdura até os 4/5 anos de idade. Depois deve ser substituído pelo complexo de castração. Complexo de Édipo é um grande conjunto de afetos que a criança tem para com os pais. Tem um formato triangular pois é formado pela criança, pai e mãe e é universal. Como o próprio título do livro diz, é impossível a criança fugir desses afetos e à medida que essa relação entre a criança e os pais não é bem resolvida ou traumática, aparecem mais tarde como sintomas. Falar de complexo de Édipo é falar basicamente em 3 coisas: Incesto, matricídio e parricídio. O desejo de possuir o corpo do outro, o desejo de ser possuído pelo corpo do outro e o desejo de destruir o corpo do outro.
O livro é uma excelente porta de entrada para estudar psicanálise.