A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Rafittha 19/12/2023

A sociedade do Anel
É inegável a importância da escrita Tolkiana para a construção e inspiração de muitos autores. Tolkien é simplesmente o mestre da escrita e criação fantástica. Detalhista e prolixo além da conta, chegando até ao ponto do exagero, o autor nos leva mais uma vez para as grandes aventuras na terra média.

Demorei para conseguir escrever uma resenha que fizesse jus a essa história, pois são tantos os detalhes entalhados nesse livro que foi necessário um tempo para digerir tudo. De forma maestral, Tolkien cria um mundo único e cheio de coisas e criaturas complexas e incríveis: Elfos, Anões, Humanos, Hobbits, Animais Orcs, Balrogs e tantos outros. Que posteriormente inspirariam grandes obras da literatura.

Nessa aventura que se passa nos após os acontecimentos de ?O Hobbit?, somos apresentados a um Hobbit chamado Frodo, que ao herdar um anel magico do seu tio Bilbo, se vê envolvo em grande perigo. Após ser obrigado a deixar seu lar e partir em uma grande aventura para descobrir como proceder acerca do anel magico, Bilbo, e seus leais companheiros de viagem, Merry, Pippin e Sam, enfrentam uma série de aventuras, decisões difíceis e descobrem um mundo cheio de magia e perigo.

Talvez por destino ou por acaso a Sociedade do Anel se forma com a junção de diferentes povos. Dos Elfos, Legolas. Dos Anões, Gimli. Dos Humanos, Aragorn e Boromir. E não menos importante, o líder da companhia, o mago Galdalf o cinzento, a quem se deve tantos mistérios e confiança acerca do grande proposito da missão: Levar o anel a Mordor, onde terá seu fim, pois somente onde foi criado será sua ruina.

Apesar das longas descrições, principalmente acerca de paisagens, o livro segue um ritmo continuo, e para alguns até lento, que nos leva sempre rumo ao perigo e ao inesperado. Tolkien consegue nos fazer esperar sempre pelo próximo capitulo com ansiedade. Amei a construção dos personagens. Depois da metade do livro cada um começa a apresentar sua personalidade de forma natural que cativa o leitor. Sam é de longe um dos meus personagens favoritos do livro. Admirável por sua lealdade e cumplicidade, ganha seu espaço na trama.

Apesar de toda problemática da escrita lenta e detalhista, estou muito animado para ler ?As duas torres?. Recomendo a leitura para aqueles que, assim como eu, apreciam uma escrita prolixa e longa. Para aqueles que amam fantasia e desejam entender o pensamento daquele que caminhou para que muitos autores pudessem correr. Tolkien é um mestre, um artista e seu valor deve ser lembrado. O senhos dos anéis deveria ser uma leitura obrigatória.

paola.granzoto 19/12/2023

Curiosa e confusa
Demorei mas consegui finalizar rs

Confesso que durante o livro tive vários momentos de cochilo rs ... são muitos nomes de personagens e muitos lugares para conseguir para gravar de primeira, mas sem dúvida alguma é necessário um imenso repertório para escrever tudo isso.

Tirando a confusão dos nomes e lugares a história é envolvente e nós deixa agoniados e ansiosos com os caminhos percorridos.

Um acontecimento me deixou bem triste, mas tenho a impressão de que não foi de fato real.

Estou razoavelmente ansiosa pelos próximos.

Thiago.Cavalcanti 18/12/2023

A Sociedade do Anel
Frodo Bolseiro é escolhido para levar o Anel Único até a Montanha da Perdição. Ele é acompanhado por Sam, Merry e Pippin. Eles são perseguidos pelos Nazgûl. Eles encontram Aragorn, Legolas e Gimli. Eles são atacados por orcs. Eles chegam a Lothlórien. Eles são traídos por Boromir. A Sociedade do Anel se desfaz.

Kamilla 17/12/2023

Mergulhando em um novo mundo
Resenha de releitura - 17/12/2023

Essa é a minha segunda leitura da série de livros, com um intervalo de 10 anos entre essa e a minha primeira experiência com eles, o meu primeiro contato com o universo da Terra Média foi através dos filmes, eu só tinha 14 anos na época e ainda não estava na fase ideal para encarar livros como O Senhor dos Anéis.

Os filmes sempre estiveram na minha lista de filmes favoritos, desde a primeira vez que eu vi, e eu já os revi diversas vezes, então, se tratando de descrições e características físicas, quase sempre a mídia visual acaba levando vantagem sobre a descrição do livro, a não ser nos casos mais discrepantes.

Com exceção da parte visual, a leitura do livro me deu uma experiência mais rica e mais aprofundada sobre a história, uma parte que realmente me deixou chocada na leitura foi a diferença entre a linha temporal das histórias - os eventos se desenvolvem em anos - , pois os filmes focam na ação, enquanto Tolkien focou na construção de todo um cenário pregresso que levasse aos eventos da jornada que se inicia nesse livro.

Foi interessante mergulhar mais fundo nas lendas e na história da Terra Média, no psicológico dos personagens e na construção bem feita de cada povo, cultura e região que a Sociedade do Anel visita em sua jornada.

O livro também demostra o dom de Tolkien para trabalhar com a linguagem, as línguas criadas, a entonação de cada povo, as músicas, as poesias, é um trabalho de artesanato literário que requer uma mente excepcional e uma dedicação espantosa, não creio que eu tenha tido contato com outro autor assim nos dias atuais.

Creio que como leitora, vou voltar a esses livros em intervalos de uma década, mais ou menos, pois notei que eu os aprecio mais a cada nova leitura, se tratando de mim pelo menos, eu consigo aproveitar mais a escrita, os detalhes e as qualidades dos livros a medida que eu amadureço e o universo da Terra Média é sempre um lugar incrível de se visitar.

Carolina2070 15/12/2023

Melhor fantasia
Dá pra entender o sucesso que é o J.R.R. Tolkien, que história fantástica.
Sempre gostei muito dos filmes (todos de Lotr e o Hobbit), e sempre tive muito medo de ler (pelas exaustivas descrições de cenário que falavam), não sei se é essa edição/tradução que deu uma diminuída nisso ou pela narração da audible (perfeita, maravilhosa, voz incrível) tudo correu muito rápido, não tinha vontade de parar de ouvir.
Estou com vontade de ler/ouvir todos os livros agora, comecei o Silmarillion e amei a criação da Terra Média, não vejo a hora de saber mais sobre.
A adaptação do filme é realmente muito fiel, pouquíssimas coisas não correspondem até esse primeiro livro.
O Frodo gostei mais dele no livro, onde você vê melhor a briga interna que ele tem e a coragem que ele demonstra.
Agora o Sam me surpreendeu, sempre foi meu Hobbit favorito do Lotr, mais eu não sabia que ele era funcionário do Frodo, pensava que eles eram melhores amigos, abala um pouco o que eu achava que era a amizade perfeita, tem um tom de servidão demais, mais no decorrer da história sinto que essa relação vai evoluindo bastante.
Tomei um leve susto com a formação da comitiva, por um momento pensei que o Legolas era apenas um personagem dos filmes, fiquei muito feliz dele ser real e também de que ele é ótimo personagem do livro.
Gosto muito da relação de amizade que vai se formando na comitiva entre todos.
As músicas é uma coisa à parte né, acho muito importante num mundo que começou com uma canção.

Alessandra.Schneid 13/12/2023

Clássico obrigatório
Alguma hora da vida é preciso passar por uma fase que te leva a uma missão importante. Aprenda com os desafios enfrentados e autocontrole com o poder que se tem em mãos!

Leonardo.Campos 12/12/2023

Mais uma releitura espetacular
Tolkien é gênio em criar universos. Quero ler toda a obra dele e pra isso reli O hobbit e agora comecei a releitura de O senhor dos anéis com este livro 1, A sociedade do anel. E estou achando as releituras bem melhores do que na época em que li. Recomendo demais!

Angelita_P 09/12/2023

E finalmente li a sociedade do anel
Há muito tempo, estava ansiando em me aventurar pela Terra Média (pois sempre acompanhei só pelos filmes) e não tenho palavras para descrever o quão incrível e genial é essa história!

Desde o começo, sabia que a leitura não seria fácil, mas resolvi encarar e me surpreendi muito! É impressionante como Tolkien consegue descrever tudo com extrema riqueza de detalhes e me senti muito cativada a conhecer cada vez mais desse universo.

De pontos negativos, achei que o autor foi muito prolixo em diversas partes da história. Entendo que algumas partes foram necessárias para construir melhor o universo, porém em outras acredito que ele poderia ter sintetizado melhor o pensamento (não vou mentir que perdi o interesse diversas vezes por causa disso).

Tirando isso, é uma honra poder começar a ler esse livro tão marcante para a alta fantasia e estou ansiosa para ler os próximos ??????

Charly.nunes 09/12/2023

Todo o universo do Tolkien é realmente incrível, tamanha sagacidade que ele teve ao criar um mundo tão detalhado e completo; isso te faz sentir emergido naquele mundo, como se realmente existese tais culturas apresentadas. As dinâmicas das aventuras também são ótimas... por outro lado Tolkien peca em desenvolver bem os personagens, as lutas e etc, realmente não "sobra espaço" para um desenvolvimento correto e muita coisa fica a mercê do leitor em imaginar. Mas apesar de tudo ainda sim amo toda a trilogia de senhor dos aneis, logicamente essa primeira parte é mais parada por ser o desenvolver da história, poderia ter mais lutas e etc, mas para um autor daquela época, oque ele fez foi realmente a trilha para muitos outros autores de aventura conseguir caminha

Lilian 08/12/2023

Maravilhoso
Tinha um certo receio em ler Tolkien, alguns dizem que seus livros são descritivos demais e se tornarem cansativos, porém tive uma experiência completamente diferente.
Eu fiquei intensamente imersa na história a ponto de me sentir dentro do livro. Essa leitura foi um turbilhão de emoções, primeiramente, me senti maravilhada com o universo, logo após, veio um misto de sentimentos de medo, raiva e desejo de que tudo dê certo.
A sociedade do anel te faz torcer pelos personagens mesmo quando eles tomam decisões duvidosas.
Assim sendo, considero essa uma das melhores leituras do ano, extremamente cativante!!

Literagguk 07/12/2023

Isso é tão confuso os nomes são muito difíceis deveria vir com um manual, um mapa e uma aula prática antes de começar a ler
Alvaro139 03/01/2024minha estante
Tem edição que vem com mapa, notas de tradução e etc

A gatha 04/12/2023

SENHOR DOS ANÉIS, A SOCIEDADE DO ANEL
Muito bom o livro, adoro livros de magia por isso me atraí para esse universo. Cada personagem tem um história muito bem feita e todo o livro é muito bem escrito. Me lembra o universo de HP. Vou amar ler os próximos.

Gabrielle 04/12/2023

A história é muito boa, o universo muito bem construído. Gostei bastante dos personagens, mas, nesse primeiro livro, pelo menos, achei tudo com muito pouca ação. A leitura foi lenta por conta de toda a detalhada descrição dos cenários feita pelo Tolkien, mas achei isso positivo. É ótimo ler algo que nos faz imaginar os acontecimentos e lugares com riqueza de detalhes.

Recomendo.

Quequel 03/12/2023

Apesar de eu achar a escrita do Tolkien levemente pesada (e as vezes um tiquinho maçante rs), quanto mais eu leio, mais eu gosto da história e dos personagens (igual foi com O Nome da Rosa) e mais minha vontade de ler aumenta.
Amei esse, e mal posso esperar pra acompanhar o resto da aventura do Friso (e do Sam hehe)

Samwise Gamgee 02/12/2023

Que livro ótimo! A história é muito boa, deixa você preso em um universo de fantasia (que caí entre nós, todo mundo [que já leu a franquia ou assistiu os filmes] já teve vontade de se tornar um hobbit Bolseiro e sair em uma aventura) explêndido. O único "defeito" desse livro é ser detalhista ao extremo.