A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

gaatinho 06/10/2023

Incrível!
Achei esse livro incrível, apesar de que as vezes a escrita dificultou um pouco a minha leitura, mas depois que a pessoa se acostuma ou só se concentra mais fica maravilhoso de se ler. Uma dica é ler enquanto escuta música na vibe da história, eu pesquisei "reading the lord of the rings" em umas plataformas e achei umas playlists maravilhosas.

Depois de acabar o livro eu fiquei com uma imensa vontade de começar logo o próximo para saber o que vai acontecer e eu me apeguei muito aos personagens, tô com uma saudade imensa deles, o que eu vejo como um ponto positivo, já que faz tempo que isso não acontece comigo.

No geral foi uma leitura muito interessante, cheia de aventuras e eu estou muito ansiosa para começar o segundo livro.

Nicole 06/10/2023

Uma Leitura Inesperada
Durante anos, desde que me lembro, sempre ouvi dizer que a literatura de Tolkien era densa, de palavras e informações difíceis de compreender, assim como sua leitura se tornava lenta e cansativa, e isso era o que eu esperava.

Relendo recentemente, percebi uma grande mentira nessa fala, pois a leitura não me durou mais que oito dias e o motivo de tão pouco tempo foi justamente a empatia pela história, assim como foi da primeira vez que a li, fiquei totalmente presa em cada momento, mesmo já sabendo de seus rumos (afinal já havia assistido os filmes), a experiência foi maravilhosa e suficiente para eu querer entender mais sobre aquele mundo.

Uma descoberta muito boa, eu diria, foi A Sociedade do Anel, de uma linguagem não muito complexa, com informações sim um tanto quanto confusas para um desavisado, mas que com apenas boa vontade de entender aquele mundo do autor que se lê, consegue compreender. O primeiro livro de Senhor dos Anéis é, portanto, uma leitura maravilhosamente inesperada.

Thai.Campos 28/09/2023

Enfim finalizado!
Que cansativa essa viagem ao mundo Tolkien, tão desgastante quanto os dilemas da sociedade. A Fantasia é excelente mas, sinceramente, muito agarrada.

Brenda 28/09/2023

Um começo maravilhoso
O primeiro filme da épica saga, e como não ver qualquer fantasia escrita desde então repleta de elementos da mitologia tolkieana? A narrativa é bem dinâmica, focada na jornada de Frodo (o portador do anel) e seus amigos (sociedade do anel) na sua saga em destruir esse instrumento maligno de poder de Sauron. Até lá, vários perrengues, muitas provações, mas também muitos alentos, além de amigos, que surgem pelo caminho. Ao contrário do segundo volume, esse livro empolga, e aflige, de uma maneira maravilhosa, pois a todo momento nos preocupamos com a segurança dos hobbits. A construção desse mundo mágico é riquíssima, e a história da Terra Média, por si só, é fantástica.

Syndrael 27/09/2023

Terminei depois de meses
Muito bom! Já vi o filme então sabia mais ou menos como seria... Mas o livro traz muitas coisas extras que deixa a jornada mais real eu acho... as vezes até real demais porque fica cansativo páginas e páginas de eles só andando... Achei que uns personagens apareceram pouco, mas talvez melhore no segundo (eu sei q n é o foco mas senti falta)
Mas mesmo assim, as partes que não são só caminhadas são muito boas e compensam!
(Pra N deixar a caminhada tão monótona, ia tentando acompanhar pelos mapas e marcar onde estavam, isso deixou mais interessante :D)

Lary 25/09/2023

Primeiro queria falar da tradução primorosa, que experiência! Confesso que não me incomodei com a parte de Tom Bombadil como geral me indicou, mas o que me irritou foram as músicas. Simplesmente um saco, quebrava minha imersão na leitura. Ansiosa pro segundo, que venha As Duas Torres.

Sofia.Stersi 24/09/2023

Eu achei o livro interessante, mas achei a escrita bem chatinha e que não me prendeu muito. O universo é bem abrangente e bem construído, mas mesmo assim não chamou a minha atenção. Vou ler o resto dos livros, mas não acho que vou amá-los.

Tata 23/09/2023

Muito bem escrito, dá pra perceber o quanto o autor era perfeccionista. Tudo é escrito com muitos detalhes, por isso a leitura pode se tornar cansativa às vezes. O Sam é simplesmente o melhor personagem do livro. Esperava mais do Legolas

Mawkitas 22/09/2023

Acho que o que mais gostei nessa leitura foi de como ela me fez sentir. Eu ainda consigo mergulhar em um universo de fantasia e me maravilhar e em algum lugar recôndito do meu ser ainda existe um refúgio onde eu simplesmente queria que a gente, no dia a dia, vivesse a vida lutando pelo bem e fazendo coisas mais interessantes do que pagar boletos e lidar com gente chata. O Senhor dos Aneis não tem nada de simplório: os personagens são complexos, há muitos sentimentos contraditórios que experimentam e uma luta clara entre o bem e o mal internos e externos. Existe preguiça, medo, desejo de segurança excessiva, cobiça, etc. e também coragem, alegria, dignidade, amizade... Mas ainda assim é um imenso refresco diante do mundo lá fora com o qual lidamos todos os dias. Recomendo.
Ray 01/10/2023minha estante
SIM, sinto muito isso! A vida do jeito que ela é retratada aqui é simples mas de modo algum simplória, é tão cheia de significados! Coisas tão simples como jantar, caminhar, conversar e até pensar são tem bem retratadas aqui, eu quase me sinto na Terra-média sempre que leio

Mawkitas 01/10/2023minha estante
Pois é, sinto falta de uma vida assim: simples e com mais sentido.

Vania.Cristina 16/11/2023minha estante
Adoro! Já usei como livro de conforto, embora não seja um livro fácil. Mas enfrentar os cavaleiros negros nesse primeiro livro me fortaleceu para enfrentar os monstros do cotidiano.

Ricardo743 22/09/2023

Quase desisti com Tom Bombadil
A construção de mundo é muito boa. Mas acho que as descrições prolongadas, poemas traduzidos e, principalmente, Tom Bombadil tornam a leitura enfadonha às vezes. Ainda assim vale à pena.

Yasmin 20/09/2023

A diferença de escrita entre o hobbit e a sociedade do anel é realmente gritante, ambos são ótimos, mas visivelmente as propostas são diferentes. A jornada do Frodo é mais pesada que a de Bilbo.
O que dizem é verdade, Tolkien é realmente muito descritivo, o que, ao meu ver, trás uma maior imersão.
Estou ansiosa para o desenrolar dos próximos livros.

Mosiah1 20/09/2023

Leitura perfeita, descrições incríveis que tornam o mundo de Tolkien muito real, com problemas que envolvem o leitor

Gabriel 18/09/2023

Uma longa jornada pela terra média
Finalmente terminei a leitura, e gostei bastante mas tive dificuldade por conta de ser mais lento e com muitos detalhes, mas é isso que faz ser tão marcante. Estou ansioso para descobrir o desenrolar da história de Frodo e do grupo.

Poly 18/09/2023

O começo da jornada...
No sopé do morro Frodo encontrou Aragorn, parado imóvel e silencioso como uma árvore; mas tinha na mão uma florzinha dourada de elanor e luz em seus olhos. Estava envolto em alguma bela lembrança: e Frodo, ao olhá-lo, soube que ele contemplava as coisas como haviam sido outrora naquele mesmo lugar. Pois os anos cruéis tinham sido removidos do rosto de Aragorn, e ele parecia trajado de branco, um jovem senhor alto e belo; e falou palavras em língua élfica a alguém que Frodo não podia ver. ?Arwen vanimelda, namárië!?, disse ele, e então deu um suspiro e, ao retornar de seus pensamentos, olhou para Frodo e sorriu.
?Aqui é o coração da Gente Élfica na terra,? disse ele, ?e aqui meu coração habita sempre, a não ser que haja uma luz além das estradas escuras que ainda temos de trilhar, você e eu.