A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Julia3037 31/12/2023

O Senhor dos anéis - sociedade do anel
Já estava na minha tbr a mais de um ano e finalmente li. Demorou bastante para me empolgar com a leitura, mas agora já não me quero despedir dos personagens.
._Jullia._ 31/12/2023minha estante
Senhor dos anéis com certeza é o melhor livro que eu li esse ano

Nanna 31/12/2023

Vim pelo O Hobbit
Fiquei fascinada pelo aventura quando li O Hobbit, que tive a necessidade de continuar acompanhando os acontecimentos da Terra Média.

Mesmo não sendo a minha primeira experiência com o Tolkien, achei mais difícil essa leitura.
O Hobbit, por mais que tivesse a mesma linguagem, um sentimento que senti quando terminei de ler foi que seria um ótimo livro pra ler para meus filhos se um dia eu os tivesse. Pq era uma fantasia muito bem descrita, com perigos e aventuras tbm, mas não digo infantil, mas acho que acessível (pode ser que eu estivesse em outro momento tbm quando li), mas lá eu fiquei mais na experiência.

Nesse aqui, eu senti que a coisa era mais adulta, sabe? Não tive o mesmo pensamento que tive com o Hobbit. A aventura com Frodo parece mais séria, mais caso de vida ou norte. E aqui tbm temos a altas descrições do autor, mas em muitas delas eu me desligava e já queria passar pra frente pra saber o que aconteceria sem tanta "lenga-lenga"
Aos fãs, me julguem mas, eu pulei todas as canções kkkk

Sobre a estória em si, acho legal mostrar as diferentes pessoas juntas, em prol de um bem maior, dispostas a seguir com Frodo seja qual for o que o destino reserva a eles.
A camaradagem dos Hobbit... Tão bonitinho eles não quererem abandonar Frodo por nada, mesmo com medo. É uma baita lição sobre amizade.

Ano que vem vamos acompanhar os próximos capítulos.

lucasssfds 31/12/2023

Simplesmente genial
Eu não tenho sequer palavras pra descrever a experiência que foi ler esse livro. Meu Deus. O Tolkien era um visionário. Sou muito feliz de nunca ter sequer assistido aos filmes antes, e estar podendo vivenciar essa experiência pela primeira vez no universo da Terra Média uma forma única e especial.

lucasssfds 31/12/2023

Simplesmente genial

Luiz Filipe Serafim 31/12/2023

Entenda o livro, não se limite ao entretenimento.
Esse primeiro livro da trilogia de o O Senhor Dos Anéis é uma obra prima do professor Tolkien (assim como os demais). Cada um dos livros da trilogia possuem seu valor, e é difícil medir o quão bom cada um é, mas já nesse primeiro livro é possível extrair muito do que Tolkien deixa de valoroso em sua obra. Para entende-lá plenamente é preciso entender que nela foram deixadas verdades que o professor acreditava, e apesar de não serem alegorias elas estão presentes e foram deixadas lá propositalmente. É possível enxergar tais verdades de diversas formas, e acredito que em minha própria análise só seja capaz de perceber as mais óbvias. Mas deixo aqui uma dica para quem deseja ler esse livro: não se limite ao entretenimento vazio, perceba os valores que a obra revela, entenda-os e com certeza essa obra poderá mudar sua vida.

Lua 30/12/2023

Personagens profundas envoltas em um enredo muito bem construído, as paisagens são magníficamente descritas. Uma leitura gostosa e cheia de emoções.

Lanny 30/12/2023

Esse não é o meu primeiro contato com o Tolkien, já havia lido o Hobbit do autor por esse motivo não foi TÃO difícil, mas se é seu primeiro contato com a escrito do autor vou logo avisando para ter paciência pois é bem repuxado, o Tolkien é MUITO descritivo tanto no sentido geográfico quanto nas explicações dos cenários, e isso acaba deixando a leitura bastante demorada sem falar na escrita bastante rebuscada, mas falando da historia só tenho elogios para tamanha genialidade, é simplesmente incrível o desenvolvimento dos personagens, e de um mundo complexo e fantástico, Tolkien é realmente um GENIO
Luiz Filipe Serafim 31/12/2023minha estante
E por que quatro estrelas?

Isadora243 30/12/2023

Uma longa jornada
Esta foi uma leitura interessante do ponto de vista gráfico, linguístico e geográfico. É impressionante e absurdo o nível, a riqueza de detalhes da imaginação de Tolkien. O homem tinha todo mundo fantástico na cabeça, que ele inventou do nada, é um feito realmente incrível e o tanto que lê devotou a exteriorizar este mundo... honra por demais o título épico que recebeu. No entanto, não foi uma leitura tão relaxante quanto eu esperava, a leitura se mostrou divertida mas bastante densa.
Senti falta de involvido emocional dos personagens para com os acontecimentos da trama e de desenvolvimento nas relações entre eles. Além disso, as descrições gráficas foram exploradas a ponto de se tornarem maçantes, de modo que muito do livro se passa sem que nada relevante concorra na trama, enriquecendo a leitura mas tornando-a dolorosamente lenta.
Outro ponto foi que os personagens no geral não eram muito complexos, ou completamente bons ou completamente maus, salvo raras exceções. Mas não vi isso como negativo por me parecer parte da assinatura literária de Tolkien escrever dessa maneira e o contexto histórico do livro era também bastante polarizado.
Este é um livro para se ler com calma, com olhos para o épico e o fantástico e o coração aberto para o universo inteiro novo.
Luiz Filipe Serafim 31/12/2023minha estante
Boromir claramente era uma pessoa boa, de bom coração, mas ele agiu perversamente quando cedeu ao Anel. Oque você quer dizer com ?não complexos??

Isadora243 31/12/2023minha estante
Eu só achei os personagens muito 50/50 salvo rara excessões como o Boromir e o Golum.

Thay262 01/01/2024minha estante
Luiz, oque e outras pessoas falam sobre "não complexos" é que existe autor que fica parágrafos, as vezes páginas, dentro da mente dos personagens, mostrando pensamento, sentimentos e etc, e isso dá profundidade para o leitor entender oque se passa com os personagens. Tolkien não é esse tipo de escritor "focado do interior e turbulências internas" dos personagens, ele fica mais tempo descrevendo a jornada, a paisagem e o mundo, que dentro da mente de alguém. Isso não é uma crítica não, cada autor tem um estilo, mas tem leitores que GOSTAM dessa imersão na mente de alguém, daí sente falta disso na obra de Tolkien, e surge como se fosse uma crítica. Os personagens do Tolkien acaba dando a sensação de 'não tão complexos' (mas eles são sim, só que o Tolkien é mais "sutil" mostrando como os personagens mudam e se sentem ao longo da jornada), mas não dá pra comparar isso com autores "focados do interior dos personagens" (que fazem agente sentir oque os personagens sentem, como se estivéssemos na mente deles).

Isadora243 01/01/2024minha estante
Obrigadaa Thayyy!!!! Essa (por falta de palavras melhores) elaboração de pensamentos ficou perfeitaaaa!!!!! ????

Thay262 01/01/2024minha estante
De nada Isadora. Eu amei Tolkien, minha fantasia favorita. Mas eu senti a msm coisa que vc, e também fiz essa crítica na minha resenha. Só porque amo não significa que temos que ficar 100% satisfeita e não ter críticas pessoais. Eu AMO autores que "entram na mente dos personagens", dai senti falta disso no Tolkien.

Jeferson191 30/12/2023

Definitivamente não é uma leitura fácil, principalmente para leitores iniciantes, e como sou um tive dificuldade. Em muitos momentos tive que me forçar a ler, mas valeu a pena cada momento. A amizade contida nesse livro é sensacional, um dos pontos mais fortes eu diria. Ansioso por continuar a saga.
Luiz Filipe Serafim 31/12/2023minha estante
??? Quem não se força a ler livros mais difíceis nunca vai entendê-los!

Sara 30/12/2023

Muito bom, porém, tive dificuldade com essa leitura. Não sei se pelo fato de eu já ter assistido aos filmes ou se por culpa do texto.

As cenas são bastante descritivas e o autor se demora nas explicações do cenário e dos acontecimentos. É um tanto lento o caminhar da história mas de maneira nenhuma pode-se dizer que é ruim, talvez um pouco cansativo.

Ansiosa pelos próximos livros.

Gabas10 30/12/2023

Uma jornada esperada
Gostaria de começar falando primeiro sobre o Tolkien, ele era um gênio, criou um universo incrível e personagens sensacionais, ele realmente marcou várias gerações de leitores e escritores.
Agora falando sobre o livro, é um ótimo início da trilogia, personagens carismáticos (Aragorn e Gandalf são meus favoritos ??) meu único ponto negativo é que faltou um pouco de ação ele focou muito na jornada e isso deixou o livro em algumas partes um pouco cansativo, mas fora isso Tolkien constrói bem a história e seus personagens e quero muito continuar acompanhando a jornada de Frodo. Se você é fã de livros de fantasia e nunca leu alguma obra do Tolkien, procure imediatamente kkk. Recomendo a leitura.

Letícia 29/12/2023

Tolkien sabia o que estava fazendo ?? A escrita é um pouco rebuscada então a leitura acaba sendo mais lenta mas ainda assim gosto muito desse estilo de narrativa. A leitura começou a render depois que eles finalmente chegaram em Valfenda e daí em diante fiquei presa a história.

Pedro.Inocente 29/12/2023

Um anel para todos governar ?
Não à toa que Tolkien é um dos maiores escritores que já existiram, principalmente no gênero de fantasia, o começo do livro é um pouco cansativo, mas vale a pena insistir pois o livro é maravilhoso, ainda mais que o filme, por conta de todos os detalhes adicionais, gostei muito!

Ju Castanheiro 29/12/2023

Nem acredito que terminei
Foi difícil terminar O senhor dos anéis, mas não significa que seja um livro ruim. É uma obra com muitos detalhes incríveis e talvez isso faça a história demorar para passar. Ou talvez, simplesmente não é o meu estilo. De qualquer forma, deu para apreciar a escrita de Tolkien e adentrar em seu mundo fantástico.
May | @vidadaleitora 05/01/2024minha estante
Ihaaaaa parabens!!!