Doce Vampiro

Resenhas - Doce Vampiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luci Eclipsada 23/06/2011

Hilário
Com a recente onda dos vampiros que voltaram a “assombrar” a literatura nos últimos tempos, ficou praticamente impossível não vermos inúmeras publicações que tratem do assunto de formas variadas, assim, o leitor ávido pela literatura “vampiresca” tem um leque de possibilidades ou visões diferentes para o mesmo mito que, querendo ou não, nunca se esgotará justamente pela facilidade com que esses chamados “seres das trevas” podem ser reciclados para acompanharem os avanços no meio literário.
Mas, o que o mundo da literatura não contava, ainda, era com uma reinvenção do mito do vampiro pelo falso mito. A primeira vista pode parecer confuso, todavia, com a crescente popularidade do vampiro e com o fato da obsessão de muitas garotas por esse ser soturno e melancólico, os meninos ficaram a margem do coração das meninas, afinal, quem em sã consciência trocaria um ser tão misterioso, cheio de sensualidade e imortal por um garoto comum, cheio de defeitos e muitas vezes desajeitado?
Assim, partindo dessa perspectiva de que vampiros sempre tem um lugar cativo no coração das garotas, em Doce Vampiro (Flynn Meaney - 248 páginas - Verus Editora) nos é apresentado a história de Finbar Frame, um típico adolescente de 16 ano que, definitivamente, sempre foi ignorado pelas garotas por não ser nenhum símbolo de virilidade e, muito menos, ter tato para conquistar o sexo oposto, desse modo, logo quando ele percebe que as meninas gostam mesmo é de vampiros ele decide se “transformar” em um pegando o que há de melhor em si mesmo e aperfeiçoando para que todos pensem que ele realmente é um “chupador de sangue” dos mais viris que existem. No entanto, o que Finbar não imaginava é que pior do que ser um vampiro de verdade é fingir ser um, afinal, para toda sua família,_ o que inclui uma mãe com mania de limpeza, um pai desligado e um irmão gêmeo hiperativo,_ ele parece apenas um garoto perdido enquanto que para as demais pessoas ele aparenta ser um tanto estranho. Todavia, há uma mudança na vida de Finbar e o que parece ser impossível, ou seja, aparentar que realmente é um vampiro, começa a não ser tão improvável assim, entretanto, sustentar essa falsa verdade pode se tornar ainda mais complicado quando há a necessidade de se autoafirmar e de conquistar o coração da garota mais descolada da escola.
Dessa maneira, Doce Vampiro, além de trazer inúmeras referências da cultura pop e hilariantes situações onde podemos acompanhar a trajetória do esperto, porém desajeitado protagonista (Finbar Frame), também trata da questão de nos aceitarmos como verdadeiramente somos sem medo do que poderão pensar a nosso respeito e sem a necessidade de usarmos máscaras, pois mais importante do que o juízo de valor emitido pelas pessoas é o que cada um pensa de si mesmo.
Vanessa Vieira 08/01/2011minha estante
Parabéns pela resenha Lucy! Doce Vampiro parece ser ótimo e hilariante mesmo! Pretendo muito em breve adquiri-lo. Beijos!

Luci Eclipsada 11/02/2011minha estante
Obrigada pelo elogio e pode adquirir este livro sem medo porque ele é muito bacana mesmo.

Sam 09/06/2011

Books and Other Things - Resenha: Doce Vampiro
Vampiros? De novo? Oh God!... Você pode pensar isso quando ver a capa e o nome de "Doce Vampiro", mas assim que você ler o primeiro capítulo, sua opinião vai mudar totalmente. Bom, a minha mudou, rs. Comprei o livro por ter lido uma resenha, já que lá estava escrito que ele era diferente e tals. Bom, não me arrependi nem um pouco da leitura.

O livro é narrado por Finbar Frame, um garoto pálido, alto e magro que mora(va) em Indiana e está se mudando pra Nova York com seus pais e seu irmão – que é bronzeado, popular e estrela dos esportes na escola onde eles estudam. Assim, sendo Finbar um garoto tímido, do qual os garotos tiram sarro, e que nunca se mete em brigas e esse tipo de coisa, ele decide mudar. Ser mais popular, conquistar garotas, enfim... Ser diferente. Mas como?

Confira o resto da resenha em: http://livroseetecetera.blogspot.com/2011/02/resenha-doce-vampiro.html

Dana 30/05/2011

Me enganei redondamente e no final de tudo preferi estar enganada mesmo. =)
Nem li direito a sinopse e me joguei. Resultado: fui achando que leria + dos fantasiosos livros de vampiros e + uma estória de um vampiro bonzinho e apaixonado. Que nada! Óbvio que nem preciso dizer do que se trata, a sinopse já diz a quê o livro veio.

Destaque para a narração em primeira pessoa do mocinho, Finbar. Me diverti muito e foi bom conhecer um pouquinho da cabeça dos meninos nessa idade. Suas inseguranças, desejos (mesmo sendo tão certinho, tinha umas certas tarinhas e era hilário) e micos nos dão uma noção da grande neura que pode rondar a mente dos jovens, que não é exclusividade das mulheres.

Divertido!

Cibele 17/05/2011

O livro nada mais é do que a história de um nerd que quer ser o rapaz popular e não consegue fazer isso sendo ele mesmo. As situações em que Finbar se envolve por causa dessa "nova personalidade" são as mais hilárias possíveis, desde um escândalo no metrô até ser perseguido por vários "Jacobs" e caçadores de vampiros numa convenção. O livro é cheio de referências a música, cinema e TV e na verdade foram algumas dessas referências que me entregaram que o autor era mulher. Pois pelo nome (Flynn Meaney) e pela narração perfeita de um menino, eu poderia jurar que o autor era homem.

A história do livro é muita fofa e nada fora da realidade. É algo que poderia facilmente acontecer com alguém que você conhece. Afinal, quem nunca quis ser outra pessoa?

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2010/12/doce-vampiro.html

Dana 19/05/2011minha estante
E o autor não é homem?!?!
Gente, fiquei realmente espantada! rsrs
Tinha certeza que era UM autor.

Jei_ 26/05/2011minha estante
Gente, tbm jurava que era UM autor.. kkk

Karine547 11/05/2011

hilário

Jules 05/04/2011

“Doce Vampiro” é uma obra literária carregada de humor. A leitura é leve e extremamente gostosa, além de muito divertida.

Temos como narrador – e personagem principal – o jovem Finbar Frame, de 16 anos.

Fin é um garoto tímido, inteligente, não popular e destituído dos atributos físicos que seu irmão gêmeo Luke tem para conquistar as garotas. Ele é um adolescente caseiro, que assiste comédias românticas com a mãe e gosta de ler.

Até que em sua mudança para a cidade de Nova York, ele nota que atualmente, as garotas têm ficado cada vez mais aficionadas por vampiros. Ser um vampiro é o que conquistava as meninas, logo, ele pensa: “por que não me tornar um?”.

O livro gira em torno da mudança de comportamento de Finbar e o que isso impactou em sua vida, agora que ele age como um “vampiro”.

A premissa de “Doce Vampiro” pode ser um pouco duvidosa para algumas pessoas, mas digo que este me surpreendeu. O personagem Finbar é hilário, dei boas gargalhadas durante a leitura. E um dos pontos que torna a obra ainda melhor, são as várias referências literárias e cinematográfica que o autor faz. Além de que, temos até nome de séries televisivas no meio.

Fin é encantador, ele se mostra um adolescente meigo que só está à procura de se tornar um cara descolado. E claro, um cara descolado com uma namorada.

O autor escreve de uma maneira bastante clara, sem momentos monótonos. E o mais importante, ele não desmerece de forma alguma livros como “Crepúsculo” e seus derivados. A forma como ele os aborda é puramente divertida.

O que achei legal deste livro, é que ele coloca toda essa moda de vampiros na visão de um garoto adolescente. E mostra que para se encontrar um cara legal, ele não precisa ser um Edward Cullen. – O que certamente é uma dicona para o público feminino que sonha em conseguir o seu vampiro particular. ;)

Becky Cunha 01/04/2011

Livro "passa-tempo".
A história não é novidade,não é empolgante, não envolve, não tem nada demais. É apenas uma história comum sobre um garoto SUPER ULTRA MEGA LOSER - não só porque o nome dele é FINBAR FRAME, mas mais pela atitude dele de "sou um perdedor, mas quero ser um winner, então vou agir como um babaca".
Finbar resolve que quer ser um vampiro por causa da moda de vampiro, e acha que com isso vai ganhar mulher. Ok, ele passa o livro inteiro falando que ele é sensível, que lê e assiste coisas de mulherzinha, adora poesia e coisas assim, e ele não sabe ainda que mulher não vai cair do céu assim?!
Pior, no fim das contas, ele conquista uma garota exatamente porque ele não é um vampiro, e sim pelo que ele é e a lição de moral da história aparece nessas páginas colocada exatamente dessa maneira - a de que você tem que ser o que você é, e ai você será feliz e blablabla. Prefiro assistir um filme da disney, mas até que dá para o gasto.

Fran 22/03/2011

Bonitinho e hilário! A história nada mais é que o levantamento de todas as inseguranças e problemas que as pessoas enfrentam na adolescência, só que dessa vez apresentado pelo ponto de vista de um garoto (que vamos combinar, tem muito mais potencial pra ter problemas que as meninas).

Finbar nasceu do avesso do seu irmão Luke, e sofreu o tempo todo por não ter o esteriótipo preferido das meninas da sua idade. E quando ele percebeu uma luz no fim do túnel (pesado, não?) passa a se aproveitar das suas características físicas que tanto o encomodavam, juntou o olhar de vampiro, o comportamento de vampiro, a voz de vampiro e tudo mais de vampiro que ele pode captar nos livros que leu (sim, Crepúsculo, HoN, Anne Rice) e passou a ser um... Vampiro! Ele se auto-transformou!! Demais!

Mesmo o livro não focando suas façanhas vampirescas, aborda perfeitamente o conjunto da história: a vida aos 15 anos, por Finbar Frame.

Engraçadinho!

Danni 08/03/2011

Sinceramente não sei porque esse livro tem tanta resenha positiva.

Achei bom,nada além disso.

Doce Vampiro conta a estória de Finbar Frame, irmão gêmeo de Luke.
Finbar (isso é nome?) é rejeitado e todo desajeitado.É branco igual a uma folha de papel, e ainda por cima tem alergia ao sol...
Enquanto Luke, é todo deslocado e pega todas as garotas.
E a partir daí que surge a idéia de virar vampiro, e realmente funciona, mesmo sendo todo atrapalhado.

Gostei muito do autor ter citado vários livros, de forma super educada!

igoortc 28/02/2011

Resenha do livro Doce Vampiro
Eu adorei Doce Vampiro! Desde que lançou fiquei curioso para ler, porque vi o release e achei super interessante. Pra você que está procurando uma boa leitura rápida e engraçada, com certeza deve ler.
Finbar Frame é um garoto de 16 anos que possui uma pele pálida - que ele próprio a caracteriza como uma folha de papel coberta com corretivo -, olhos azuis claros como os de um husky siberiano, magrelo e alto, viciado em literatura, nerd, não tem amigos e precisa fazer algo para começar a ter encontros com garotas; e tem um irmão gêmeo fraterno, Luke, que é seu oposto: musculoso, popular, desejado por todas as garotas, é do time do futebol americano da escola e é sempre rodeado de amigos.

[+]termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/01/resenha-do-livro-doce-vampiro.html

Tatiana 26/02/2011

Doce Vampiro - Flynn Meaney
Finbar Frame é um garoto "rejeitado" em sua escola. Gostava de poesias, não era fã de esportes, não frequentava as festas dos alunos (apesar dos convites de Luke, seu irmão gêmeo - fraterno) e não tinha problemas com isso. Com a promoção de seu pai no trabalho, a família se muda para o estado de Nova York. Essa pode ser a chance de Finbar ser diferente, sem estar meio preso à imagem popular de seu irmão.
Depois de uma crise alérgica ao sol e a rejeição de uma garota, Finbar decide o melhor caminho para conquistar o público feminino: decide virar um vampiro. Afinal de contas, eles estão na moda, não estão? E, pra melhorar, ele tem todos os requisitos necessários para se tornar um: é pálido, magro, introspectivo, culto... Tudo bem, ele não é muito chegado em sangue, mas isso não é um problema assim tão grande.
Esse livro é muito engraçado. E não aquele engraçado porque contém situações hilárias, mas são as citações ao universo pop e atual que nos faz morrer de rir (a exemplo disso, a página 28). Se você já leu algo que tivesse menção à sua realidade, você ainda não sabe o que é mesmo isso - eu nunca havia lido algo tão "real" como esse livro. Você tem a sensação de que poderia fazer parte daquele mundo tranquilamente, porque já tem muitas coisas que fazem parte do seu.
Também tenho que dizer que, para um personagem homem, Flynn Meaney soube descrever bem o universo masculino - e se não é daquele jeito, eu fui totalmente engana por uma imagem MUITO semelhante à que eu tinha.
Um destaque da história é a família de Finbar. Luke, o irmão, por mais diferente que seja de comportamento, é muito mais parecido com o Finn do que podemos imaginar - e não é a questão deles serem gêmeos já que, afinal de contas, eles são bivitelinos.
A mãe deles também é uma figura! Eu morri de rir de alguns hábitos dela e da maneira como eles aceitam muito bem as suas esquisitices!

É um livro bem adolescente, que envolve todos aqueles problemas sobre se aceitar e não ter medo disso. Acho que a maior lição que tirei dele foi que não podemos mudar quem nós somos mas, com certeza, podemos melhorar.
Recomendadíssimo!

AndyinhA 21/02/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Finbar é daqueles personagens meio camaleão. No inicio fica lá meio triste, sem saber o que fazer da vida, pensando em como conseguir namoradas ou apenas fazer com que elas olhem para ele. Aí com um estalo ele decide que não pode ficar parado e precisa tomar uma atitude e quando toma, puff, a confusão começa.

Têm umas partes hilárias, uma delas é quando fala de uma convenção de Crepúsculo e toda a situação ‘team Edward’ ou ‘team Jacob’ que rola por lá e como ele tenta se safar disso. Mas a autora transformou o cara num rapaz culto, muitos livros são citados na história. Alguns clássicos como o Drácula de Bram Stocker e outros menos conhecidos do público.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/02/poison-books-doce-vampiro-flynn-meaney.html

Celly 26/01/2011

Doce Vampiro
Muito bom.
Esse livro conseguiu falar dos livros sobre vampiro sem ofender e sem ser caricato demais.
É muito engraçado e trata de vários assuntos reais como o bullying.
E gostei muito da escrita tbm.
Enfim, recomendadíssimo!!!!!

Nathi 19/01/2011

Eu amei 'Doce Vampiro'. Adorei o modo como foi empregado a temática dos vampiros, é uma leitura muito rápida e gostosa. Finbar Frame é um garoto de 16 anos, que vive rodeado por livros e pelas paredes do seu quarto. Seu irmão gêmeo, Luke, é totalmente o oposto; é popular, musculoso, estrela dos times de futebol, basquete. Apesar de serem idênticos, são totalmente diferentes. Quando a família de Finbar se muda para Nova York, ele decide mudar seu comportamento para conquistar as garotas. De que modo? Tornando-se um vampiro. Ele é pálido, alérgico à luz do sol, alto, magro e possui olhos azuis vítreos; e acaba unindo o útil ao agradável (sua aparência com o fato de que as meninas amam vampiros). O resultado não poderia ser melhor: Finn faz muitas amizades na escola (onde, depois de um tempo, todos acreditam que ele é um vampiro) e consegue chamar atenção de Kate. Só que ela não dá a mínima para vampiros. Chegando ao final do livro, eu me perguntei "Foi tudo em vão?". Mas percebi que não. Com essa decisão de se tornar um vampiro, o que Finn realmente mudou foram suas atitudes, o modo de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Tanto que o que ele fala para Jenny (a primeira amiga que ele faz no novo colégio, que é fissurada por vampiros) quando ela pede para que ele a tranforme em vampira é "Se transforme você mesma. Apenas decida que você é diferente." E toda a narrativa é contada com muito bom humor e há passagens em que o riso escapa sem você perceber. Fiquei encantada, e creio que livros como esse mostram que essa temática tão batida de vampiros pode ser moldada de forma inteligente, que nos incentive a ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5