Doce Vampiro

Resenhas - Doce Vampiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ulima.Rodrigues 21/06/2020

Divertido e inteligente
Finbar se tornou o melhor (e talvez o meu favorito) personagem "sombrio" que eu já li. As referências vampirescas e literárias me fascinaram, e o autor foi bem inteligente na abordagem durante o decorrer da história. Esse livro é maravilhoso!

Jeka 10/04/2020

Falta algo
Um historinha leve mas falta algo que te prenda lendo. É um ótimo livro para adolescente que estão começando a ler

Elba Mara 13/10/2019

É deixa pra próxima
Um livro bem escrito e gostoso de ler.Mas... Finbar não me empolgou em nenhum momento com sua brilhante ideia. Não fez diferença nenhuma, e o melhor personagem era seu irmão Luke. A capa já viu é horrorosa , mas ainda acreditei no livro, não compensou muito mesmo gostando de histórias adolecente.

Raquel Comunale 20/12/2016

Finbar Frame é um adolescente de 16 anos que precisa lidar com um corpo nada atlético é uma pele extremamente branca além da total inexperiência com as garotas. Seu irmão gêmeo, Luke, é totalmente o oposto. Forte, popular, destemido e jogador do time da escola ele é tudo aquilo que Finbar não consegue ser. Quando a família decide se mudar Finbar vê aí a oportunidade de ter um recomeço e tentar mudar sua vida.

Ele descobre a febre de vampiros e vê a sua timidez, pele extremamente branca e inabilidade social como uma forma de ser popular. Aos poucos ele vai se soltando e relaxando com atitudes vampirescas até estar totalmente enturmado e descontraído em seu novo colégio. Então surge Kate, uma menina extremamente linda que acha Frame interessante mesmo depois de conhecer o irmão gêmeo popular. Claro que inventar que é um vampiro exige esforços como não comer em público e controlar a respiração mas Finbar realmente acredita que vale a pena.

Eu achei o livro uma fofura. O livro é narrado por Finbar que fala bastante da sua mãe paranóica com limpeza e seu pai quase sempre perdido. Luke é hiperativo e Kate esconde algumas coisas sobre o seu passados. O livro tem varias tiradas hilárias e brinca muito bem com essa onda de vampiros. Recomendo.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

V 04/09/2015

Divertidíssimo!
Embora tenha começado a leitura meio hesitante (experiência negativa com o estilo), a história rapidamente revelou-se agradável, atual e sem dúvida MUITO, MUITO engraçada - surpreendente a cada capítulo e com uma mensagem legal aos inúmeros Finbars, Kates e Jennys da vida.

PedroMPilati 17/12/2014

Vampiros e confusões em uma comédia sobre o universo adolescente
"Doce Vampiro", o romance de estreia da norte-americana Flynn Meaney, é uma divertida crítica à febre vampiresca, que dominou o imaginário adolescente a partir de fenômenos como "Crepúsculo" e "The Vampire Diaries".

A trama é narrada em primeira pessoa por Finbar Frame, um garoto de dezesseis anos, pálido, tímido e deslocado. Com a auto-estima em baixa, a superproteção dos pais católicos e a irritante popularidade do irmão gêmeo - Luke, seu extremo oposto -, Finn tem um simples objetivo em mente: flertar. E, com sorte, talvez encontrar a garota dos sonhos. Algo praticamente impossível de se alcançar no colégio masculino St. Luke, ainda mais sendo um legítimo perdedor.

No entanto, quando a família Frame se muda para a grande New York, Finbar sente que sua sorte está prestes a virar. O pontapé inicial é um encontro marcado com uma amiga do Facebook, Celine... mas as coisas acabam saindo do controle e se tornam um verdadeiro desastre. É aí que Finn descobre o sex appeal dos vampiros, e decide adotar um plano "genial" para se dar bem com as gatinhas: daquele momento em diante, ele se tornaria um vampiro.

Só que bancar o Edward Cullen não se mostra uma missão das mais fáceis, principalmente quando certa garota entra na história.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.pausanaviagem.blogspot.com.br/2014/12/resenha-doce-vampiro-flynn-meaney

MiCandeloro 26/11/2014

Divertido e construtivo!
Finbar e Luke são gêmeos, mas enquanto Luke herdou os genes da beleza, da força e da popularidade, levando o maior jeito com as garotas que só faltavam se atirar aos seus pés, Finn restou prejudicado na história. Nascido com uma pele branca translúcida, feito um papel pintado de corretivo branco, com olhos azuis tão claros que chegavam a ser artificiais, com um corpo magro e extremamente alto, deixando-lhe desengonçado, Finn tinha a aparência perfeita de um morto-vivo.

Ele sofria no colégio por ser tão diferente. Nunca ia nas festas com Luke, não tinha amigos e nunca tinha conversado com uma garota antes, que dirá beijado. Sua mãe se tornou sua grande companheira. Por causa dela, Finn aprendeu tudo sobre o mundo de Jane Austen, se tornou um cavalheiro sensível e educado e um romântico à moda antiga. De acordo com seus ensinamentos, era exatamente disso que as mulheres gostavam, certo? Errado! Pelo visto, eram os truculentos metidos a garanhão, feito Luke, que sempre se davam bem nas paradas. E Finn estava cansado disso.

Finbar invejava a vida fácil do irmão. Ao menos uma vez na vida ele queria deixar de ser invisível e tornar-se popular. Definitivamente, Finn queria mudar de vida, e ele teve a chance de se reinventar quando sua família mudou de cidade e ele foi para um novo colégio. Ao tentar se socializar com algumas meninas, percebeu o quanto as mesmas eram vidradas por vampiros. Mas, afinal, o que os vampiros tinham de tão maravilhoso a ponto de enfeitiçarem as mulheres? Bem, vampiros são fortes, sedutores, intimidantes e têm atitude, sem contar que não ligam para o que os outros pensam ou fazem.

Finn estava decidido, ele se tornaria um vampiro e utilizaria deste trunfo ao seu favor. Entretanto, o que começou com uma brincadeira, se tornou coisa séria e fará com que Finbar embarque numa jornada de autodescoberta a ponto de fazê-lo repensar todas as suas decisões e os pré-conceitos que tinha sobre os demais.

Até que ponto vale a pena fugir da realidade e fingir quem não somos?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Desde que Dany me contou sobre a existência desse livro, fiquei louca de vontade de lê-lo. Não só a capa é fofa demais, como a premissa é interessantíssima, principalmente para quem ama vampiros como nós. Confesso que não tinha ideia do que esperar da trama, mas jurei que fosse ser totalmente voltada para o mundo vampírico, porém, acabei me deparando com um drama adolescente típico dos livros jovens adultos.

De início, esse fato me incomodou um pouco. Fiquei ali, afoita, esperando e pensando sobre quando toda a "aventura" ia começar, mas só lia sobre as frustrações de Finn por ser tão fracassado, ao passo que seu irmão Luke era um abençoado na vida. Não entendia bem se Finn tinha inveja de Luke num sentido negativo, ou se ele somente desejava ter a vida do irmão gêmeo. Também fiquei na dúvida sobre se Luke era mau com Finn, ou se somente era um sem noção que não percebia o sofrimento do outro. Depois percebi que os irmãos se amavam e faziam de tudo um pelo outro. Apenas eram diferentes.

Na medida em que ia mergulhando na história, fui me apaixonando pelos personagens e pela história de vida de Finbar. O cenário da obra aparentemente é clichê: um menino nerd impopular que sofre bullying e que deseja pegar todas as gatinhas e ser temido pelos meninos e que, por causa disso, acaba se reinventando num novo colégio, num mundo de novas possibilidades. Tudo isso seria comum se Finn não tivesse decidido se transformar num vampiro. Ao mesmo tempo em que tal ideia aparentou ser estapafúrdia, trouxe um elemento cômico muito interessante ao enredo e também serviu de metáfora para o quanto podemos ser ousados e radicais quando o assunto se trata de "mudanças".

Foi hilário ler a cena do trem, quando, pela primeira vez, Finn foi confundido com um vampiro. Quem já leu ou viu Crepúsculo deve se lembrar da cena em que Bella diz para Edward que sabe o que ele é.. pois bem.. kkk Além disso, amei todas as pesquisas feitas por Finbar sobre o universo dos seres da noite. Ele não só leu todos os livros importantes sobre o assunto, como também viu o seriado True Blood para encarnar o papel do vampirão poderoso.. kkkk

Finn estava convicto de que daria conta do recado. Ele já era branco, tinha alergia ao sol, além de ter uma aparência duvidosa. O restante, como evitar comer na frente dos outros e adotar uma atitude intimidante e sedutora, era fácil de fazer. Ele só não teria como parar de respirar, ou beber sangue, mas esperava poder passar ileso por isso.

O mais divertido e até chocante de tudo, foi o fato das pessoas terem acreditado que Finn era realmente um vampiro. Primeiro, a autora provou o quanto os boatos espalhados podem ganhar força e tornarem-se verdadeiros, principalmente no ambiente escolar. Segundo, Flynn deixou claro o quanto a adolescência é um período conturbado e de extrema importância para a formação da personalidade do jovem. Muitos se sentem perdidos e desconfortáveis no meio social, e desejam com todas as forças serem uma pessoa diferente.

Acho que a maior mensagem que Meaney poderia nos passar é de que a nossa fé é um elemento importante de transformação. Finn desejou tanto ser um vampiro que deu certo. O fato dele ter acreditado nele mesmo, na sua força e no seu potencial, fez com que as pessoas ao seu redor o vissem do mesmo modo, e esse é o grande segredo, nós somos os agentes da nossa própria mudança. Porém, não podemos nos esquecer que tudo que começa com uma mentira não acaba bem. Portanto, no final das contas, o mais importante não é modificarmos as coisas das quais não gostamos, mas sermos fieis a nós mesmos.

Doce Vampiro, narrado em primeira pessoa, é tremendamente bem escrito. Possuindo inúmeras referências literárias e cinematográficas, aborda uma temática importante no mundo de hoje, guiando os jovens para um caminho de autoanálise e aceitação de quem são, fazendo-os pensar por meio de uma história leve, divertida e levemente dramática, com a qual muita gente certamente irá se identificar. Com certeza recomendo!

site: http://www.recantodami.com/

Amy 02/07/2014

Finbar Frame é um garoto de 16 anos, tímido, magro, alto, extremamente pálido (ele se descreve como uma folha de papel coberta por Liquid Paper), alérgico ao sol e com problemas de relacionamento, principalmente com as garotas.
Finn tem um irmão gêmeo, Luke, que é completamente o oposto dele. Luke tem um físico de dar inveja, vive em festas, se destaca nos esportes e arrasa corações, enquanto Finbar nem mesmo beijou uma garota.
Quando os pais dele (que são hilários) resolvem mudar de cidade, Finn decide começar uma vida nova. Ele quer atrair garotas e acha uma maneira um tanto quanto inusitada para isso: fingir que é um vampiro.

"(...) Para falar a verdade, eu não sabia nem abrir um sutiã. Mas, quando o negócio era ser pálido e ter cara de morto, quando o assunto era ser fora de moda e um pouco estranho, eu poderia seguir essa tendência como ninguém.
Eu me transformaria num vampiro."

De fato, muitos dos seus colegas de escola acreditam que ele é mesmo um vampiro e Finn percebe o quanto isso pode ser complicado, ainda mais quando ele conhece Kate.

"Todos os meus neurônios estavam em êxtase e festejando pela alegria de saber que eu, Finbar Frame, ia sair com a Kate."

O livro tem uma narrativa leve, fácil e divertida. Risadas do início ao fim (com um enredo desses, não poderia ser diferente...).
Por algumas vezes, me peguei gargalhando em frente ao livro. Realmente cômico e super-recomendado.

site: http://lincompreendidos.blogspot.com.br/2014/07/resenha-doce-vampiro.html

Jully 09/04/2014

Hilário!!
Nunca dei tanta risada! Doce Vampiro realmente me deixou alegre, a cada frase eu me segurava para não rir alto dentro do ônibus.

E o que dizer do Finbar?? É o não-vampiro mais fofo do planeta! Os personagens são bem cativantes, nao teve um que eu não gostasse, até dos "maus" eu gostava. Uma história leve e divertida, mas que te prende do começo ao fim. Doce Vampiro foi merecedor das minhas 5 estrelas, com certeza!!
Bela 18/11/2015minha estante
Realmente Jully esse livro é hilário! dei altas risadas e sem falar que nem senti o tempo passar! Assim como você dei 5 estrelas merecidamente!!

Hudson 30/07/2013

Ria a cada Página
Doce Vampiro é um livro fantástico de leitura fácil e divertida. Conta a história de um garoto de 16 anos chamado Fimbar ( ele odeia esse nome ), magro, pálido e sem nenhum atrativo para o sexo oposto (segundo ele). Fimbar tem irmão gêmeo chamado Luke. Totalmente o posto de Fimbar, Um bronzeado legal, corpo musculoso e elétrico, segundo Fimbar, Luke tinha sérios problemas de ficar parado por muito tempo. Fimbar não é muito popular com as garotas. Depois que ele percebe que eles adoram histórias de vampiros resolve fingir que é um. Ele então usa seus atributos doados pela genética, como seu corpo magro e pálido. Muita confusão acontece com Fimbar desde que assumiu sua nova identidade. Um livro capaz de tirar altas gargalhadas do leitor. Uma história engraçada e ao mesmo tempo nos mostra que não precisamos mudar nosso jeito de ser para que outras pessoas nos notem. Uma lição de vida contada de forma divertida. Doce Vampiro é para todas as pessoas que vivem um personagem para encontrar seu lugar ao sol.

site: www.olivrodosonhos.webnode.com/reviews/doce-vampiro/

Caverna 07/07/2013

Finn é um garoto alto, com um metro e oitenta, - provavelmente eu me sentiria uma anã do seu lado com meu um metro e quarenta e nove. Sem exagero. - e olhos intensamente azuis, que particularmente, em minha visão, conquistaria qualquer uma. Mas não era bem assim. Pelo contrário, ele nunca nem se quer beijado. Todas as garotas pareciam afastar-se dele, ou não obter nenhum interesse aparente pelo garoto que sentia-se cada vez mais retraído. Após ele descobrir tragicamente que é alergico ao sol indo a praia com seus pais - que são totalmente hilários! Poderia ser inventada uma história de comédia romântica sobre eles, sério! Haha - ele vai pegar o metrô de volta para casa, quando encontra uma garota lendo um livro. Entretanto, não era um livro qualquer. Era um livro que, ao decorrer da história, ele percebeu várias outras lendo o mesmo, que estava visivelmente em fama.
Apesar de todos "poréns", Finn sempre mantém seu humor engraçado, o que sempre dá um clima agradável pra história. Talvez isso foi o que eu mais gostei. Sua família toda era maluca, mas era impossível não dar uma boa risada durante o livro inteiro. Ele podia fazer da situação trágica e humilhante, em divertida.
Sem mais opções - pois já havia pedido ajuda a seu irmão gêmeo Luke, que era completamente o oposto dele. Lindo, engraçado, musculoso e bronzeado. Enquanto Finn era pálido, melancólico, isolado e ainda se chamava Finbar - ele decide se transformar em vampiro. Mas não realmente ser mordido. Ele apenas fingia ser um, adotando o mesmo gesto, até palavras.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2011/01/doce-vampiro.html

Barbie grew 01/07/2013

Pooooooobre Finbar....
Risadas do início ao fim, isso é garantido.
Ao começar pelo nome 'super criativo' que os pais deram a Finbar (detalhe: o irmão dele tem um nome comum), 'Doce vampiro' conta a história de um garoto rejeitado pelas garotas, mas que contém características adoradas por elas: pele sensível e curiosamente pálida, tímido...
E ao perceber isso, SE transforma em vampiro a fim de conquistar as garotas fingindo ser um 'Edward Cullen', 'Nosferatu', 'Stefan e Damon Salvatore' misturados.
Mas infelizmente, o plano não sai como esperado, resultando situações inusitadas e hilárias!

Vicky 13/02/2013

O livro conta a história de Finn que queria se destacar na escola, sair das sombras de seu irmão gêmeo, ser "o" cara. Aproveitando da situação quando a Jenny acha que ele é um vampiro, fazendo assim todos na sua nova escola acharem que ele realmente é um vampiro. Retrata bem como se aceitar de uma maneira divertida e simples.

1 | 2 | 3 | 4 | 5