Meditações

Meditações Marco Aurélio




Resenhas - Meditações


344 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Karla 11/06/2024

Uma leitura incrível! Reflexões importantes e essenciais. Li as cartas aos poucos, grifando e refletindo cada ensinamento. Dá vontade de presentear todo mundo com esse livro.
comentários(0)comente



RaquelLimaaaa 10/06/2024

Excelente obra.
Reflexões filosóficas do imperador romano Marco Aurélio. O estoicismo é evidente.
Acredito que é mais proveitoso ler sem pressa, refletindo cada parágrafo.
A propósito, os parágrafos são enumerados, lembra versículos.
Recomendo.
comentários(0)comente



maxine. 08/06/2024

?o que é o sofrimento? o que é o prazer? o que é a morte? o que é a opinião? quem é para ti causa de desassossego? como ninguém pode ser impedido por outro? por que tudo é suposição??
comentários(0)comente



Mateus 08/06/2024

Ternura, Liberdade e Justiça.
Essa obra de Marco Aurélio é um texto peculiar em diversos aspectos, pois é uma espécie de diário onde o imperador mais poderoso do mundo escrevia mensagens endereçadas a si mesmo e não intencionalmente a leitores, embora o titulo seja Meditações, o manuscrito original era chamado de Reflexões (algo mais intimista), acredito que diante de todas suas responsabilidades e pressões externas, é admirável um homem conseguir escrever ensinos que permearam quase 2 milênios de história.

Conheci esse livro após alguns vídeos sobre estoicismo, mas após a leitura posso afirmar que o Marco Aurélio não foi exatamente um filosofo estoico, ele era uma pessoa estoica, vivia seguindo esses preceitos além de anotar os ensinamentos, foi um homem que viveu de suas ciências práticas, buscando ideais de justiça, coragem, simplicidade, benevolência, coisas que ele considerava fundamentais para a existência do indivíduo.

O livro é divido em outros livros, com parágrafos enumerados como entradas, como frases ou pensamentos soltos anotados de forma aleatória durante a vivência desse grande homem, acredito ser um paradoxo interessante que o homem mais poderoso do mundo ocidental daquela época jamais tenha sido seduzido pela fama ou gloria e poder de esmagar e humilhar os menos fortes.

- Em todas as ações virtuosas, ter em vista sempre o interesse da comunidade e não o individual; o indivíduo existe enquanto membro da comunidade e não isoladamente.

- Diante de toda ação alheia que observas, acostuma-te, na medida do possível, a indagar a ti próprio o seguinte: ?Essa ação está relacionada com qual objetivo??. Mas princípio por ti mesmo, sendo tu o primeiro a ser sondado.
comentários(0)comente



Stefrancisn 05/06/2024

Guia para uma vida virtuosa
Este livro que reúne anotações pessoais de Marco Aurélio nos convida a uma reflexão profunda sobre a efemeridade da vida e como devemos vivê-la conforme os princípios da natureza, buscando sempre o bem estar da comunidade.
De acordo com os princípios estoicos, não nascemos tão somente para os prazeres mundanos, mas sim para agir em prol da humanidade.
É fato que perante a eternidade nossa magnitude é menor que a de um grão de areia mas parecemos nos esquecer disso em nossa vida corriqueira.
A busca constante por status, glória, honrarias e aprovação nos priva, muitas vezes, de viver uma vida autêntica e com propósito.
Marco Aurélio, em um de seus trechos, nos lembra lindamente de como grandes nomes, pessoas extremamente brilhantes, já caíram no esquecimento e reitera que quem somos nós pobres mortais, seres humanos medianos, buscando a glória eterna, se nem mesmo os mais excepcionais estão livres do esquecimento?!
Devemos aceitar com gratidão o que a natureza nos reservou. Viver a vida com verdade, princípios e livre de julgamentos.

? ?Homem não deveria pensar no tempo que durará a sua vida mas se limitar a examinar de qual maneira poderá viver o melhor no período que lhe foi destinado.?
comentários(0)comente



Rcmayworm 04/06/2024

“Meditações” apresenta reflexões profundas de Marco Aurélio sobre ética e filosofia. A leitura é densa, mas planejo reler futuramente para uma compreensão mais profunda. Para quem se interessa pelo estoicismo, indico “Diário de um Estoico”, o qual discursa sobre algumas reflexões estoicas de diferentes pensadores. ?????
comentários(0)comente



thiagodsfreitas 01/06/2024

Meditações", de Marco Aurélio, chamou minha atenção por serem manuscritos datados de pouco mais de 100 d.C., em um período após a presença de Jesus Cristo ter impactado o Império Romano. Este fato despertou minha curiosidade sobre a obra, que se revela como um tratado prático e introspectivo, elaborado pelo filósofo e imperador romano. Marco Aurélio aborda temas como a brevidade da vida, o tempo e as relações, oferecendo críticas aos excessos e à falta de disciplina, com foco na vida cotidiana.

?Não te lamentes com as dificuldades fixadas pelo destino no presente. Nem temas ou procures fugir do que, para ti, está reservado no futuro.?

?Aquele, porém, que persevera no engano e na ignorância causa danos a si mesmo.?

?Acostuma-te a ouvir com atenção o que a outra pessoa fala. E, na medida do possível, procura ter acesso à alma daquele que fala. Aquilo que não traz utilidade ao enxame, tampouco é útil à abelha.?

?Não são as ações dos outros seres humanos que nos perturbam ou incomodam, pois seus princípios estão na faculdade, condutora dessas pessoas, mas sim as nossas opiniões sobre essas ações.?
comentários(0)comente



Agnaldo 28/05/2024

"Tudo é opinião"
Marco Aurélio traz em suas "Meditações" lições de grande valia e profundidade.
Em alguns momentos senti um tom de conformismo no discurso, ainda assim, obtive grandes aprendizados.
"Se algo não é justo, não faça; se não for verdade, não diga"
comentários(0)comente



Mosiah1 19/05/2024

Um ótimo livro para entender os conselhos de Marco Aurélio e o estoicismo. Suas ideias ainda são muito atuais
comentários(0)comente



Luiz358 10/05/2024

Obra prima atemporal.
Essa versão que escolhi não é a que li. Pois a lida é uma versão bem recente com apenas 2 meses e não a achei no Skoob. Essa escolhida foi a mais próxima.
Uma leitura tranquila, sem tanto aprofundamento histórico e geopolítico, o que pode facilitar a escrita. Jornada incrível no sobre autoconhecimento, ética, disciplina e liberdade.
comentários(0)comente



R.H N'fer 28/04/2024

"SIGAM O SOL NASCENTE, POIS EU ESTOU ME PONDO"
Livro maravilhoso para um engrandecimento da alma. Surpreendente que um imperador romano tivesse tamanha ponderação e adoração à vida própria e à do outro. Certamente, soube aproveitar o Estoicismo e as oportunidades que a vida, apesar de dificil, lhe deu. Recomendadíssimo, pois claramente é um daqueles livros que lêmos e saímos melhor que antes, sendo assim faz-se leitura obrigatória!
comentários(0)comente



blackivory 27/04/2024

Uma espécie de manual para a vida
Louco pensar que um cara que escreveu isso lá nos tempos a.C sem querer, porque é um diário e ele não tinha intenção de não ser pública (ainda bem que foi!!) fez basicamente um diário para vida. Pra quem quer aprender a tentar ter uma vida mais plena e aprender um pouco mais sobre o estoicismo, é com certeza uma indispensável leitura.
comentários(0)comente



Nath Nakaishi 26/04/2024

Sabedoria antiga
Apesar de controverso por falar de escravidão abertamente, sobre existir uns melhores que outros? esse livro apresenta excelentes reflexões da vida cotidiana. Como tudo é passageiro, independente do tempo que dure.
comentários(0)comente



Yugi.Affonso 23/04/2024

Esse livro é brabooo?? parabéns Marcos
?Pense em você como alguém que morreu. Você já viveu a sua vida até aqui. Agora, agarre os dias que te sobraram, e viva-os de maneira adequada. Aquele que não transmite luz cria sua própria escuridão.?
Juhayama 23/04/2024minha estante
Boa resenha!! Muito detalhada!! ????


Juhayama 23/04/2024minha estante
É Marco não Marcos


Juhayama 23/04/2024minha estante
Boa frase!! ????


giovani.gt 24/04/2024minha estante
caramba ele parece sábio q nem um imperador deveria ser mesmo




GuiToochi 21/04/2024

Algumas meditações
Uma boa porta de entrada para o pensamento estoico, um livro relativamente simples e de fácil entendimento para todos, mesmo aqueles que não leram nada de filosofia
comentários(0)comente



344 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR